Lembre-se de mim

Lembre-se de mim Amanda Oliveira
Sthephanie Figueiredo

Resenhas - Lembre-se de mim

Andressa541 09/09/2020

Livro importante e necessário!
Amanda e Sthephanie trazem em “Lembre-se de mim: histórias de cuidadores de idosos com doença de Alzheimer” uma importante e necessária visibilidade aos cuidadores dos portadores dessa doença tão cruel que, como ressaltado por uma das entrevistadas, muitas vezes não é visível aos olhos de quem não conhece e/ou não convive.
Como muitas vezes ressaltado no livro, perder suas memórias e, aos poucos, sua identidade, não é só difícil pra quem tem a doença, mas também para quem se dispõe a cuidar e as autoras não só deram ouvidos às experiências e histórias de alguns cuidadores (que lidaram com a doença e a enxergaram de maneiras diferentes e essencialmente, no que tange ao amor, iguais), como relataram de uma forma muito sensível, com uma grande preocupação e também didática, trazendo conhecimento técnico, pesquisas, estatísticas e entrevistas com especialistas.
Finalizo essa resenha reiterando o quanto o tema é importante e necessário e recomendando o livro a todos que querem, além de entender sobre Alzheimer, aprender sobre compreensão e empatia.
Amanda 09/09/2020minha estante
Que resenha linda!! Fico muito feliz, obrigada pelo apoio!!

sthemotta 25/09/2020minha estante
Muito obrigada! É muito importante para nós vermos que as pessoas estão percebendo a importância do tema.

Caroline Ramos 09/09/2020

Quem cuida dos cuidadores de idosos com Alzheimer?
Com certeza todo mundo tem ou conhece alguém que tenha algum caso de Alzheimer na família. Mesmo sendo uma doença já conhecida, são poucas as pessoas que conhecem o dia a dia desses pacientes. Mais difícil ainda é saber quem está por trás de todos os cuidados que esses pacientes requerem. Afinal, quem cuida dos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer?
Amanda e Sthephanie conseguiram retratar com uma delicadeza sem igual as histórias de cuidadores que suspenderam suas vidas para cuidar dos entes queridos, mesmo com todas as dificuldades emocionais que esse trabalho hercúleo requer. Também conseguimos ter uma ideia da doença em si, de forma simples e de fácil compreensão para qualquer pessoa que não seja da área da saúde.
Eu te desafio a não se emocionar, ou ainda derramar uma, duas ou várias lágrimas com os relatos desses cuidadores. Um livro essencial para que possamos refletir sobre carinho, memória e cuidado, em todos os aspectos da nossa jornada.
Amanda 09/09/2020minha estante
Que alegria ler essa resenha!! Muito obrigada, Carol!

sthemotta 25/09/2020minha estante
Que resenha incrível, muito obrigada!!

andradedecamila 16/10/2020

faltam palavras pra descrever a experiência que foi essa leitura. acima de qualquer dificuldade que cuidadores de idosos com doença de alzheimer enfrentam nas suas jornadas, este livro é uma história de amor. definitivamente, posso dizer que essa leitura foi uma das coisas que me salvaram nesse ano caótico e incerto. ??
Amanda 17/10/2020minha estante
???

mrsllopes 24/07/2021

Alzheimer por outro ângulo
Cumpre o objetivo de um livro-reportagem: aprofundar um determinado tema, trazer boas histórias, apresentar dados e ?educar? quem lê. Consegui entender melhor a doença de Alzheimer e, principalmente, a vida dos cuidadores. As autoras foram muito sensíveis em tudo! Soube do livro porque elas se formaram na minha faculdade ? a FAPCOM, e logo fiquei interessada em ler.

A história de Nani-Eliane foi a que mais me tocou e a última frase do capítulo me fez chorar, não esperava. Ler não-ficção é isso: chorar porque a realidade é dura mesmo.

Só não dei 5 estrelas porque demorei pra engatar na leitura ? acho que o começo é lento mesmo ? e porque fiquei incomodada com a pontuação de alguns capítulos. Mas, claro, nada disso tira o valor do trabalho. Quero escrever um livro tão lindo quanto esse no meu TCC! Que Deus me ajude.