Marcados Caio Rossan

Resenhas - Marcados

B.Dias 07/09/2022

Um livro que tinha muitas expectativas, mas não foi pra mim. Achei algumas coisas viajadas, muitos personagens, que acabei nem lembrando o nome na hora que apareciam, além de laços de amizade rápidos e forçados.

lau 04/06/2021

o livro demorou um pouco pra me prender, mas valeu a pena não desistir. depois disso, devorei ele com uma voracidade enorme. é uma obra incrível!! porém, acredito que o pouco desenvolvimento de alguns personagens foi um ponto negativo e que dificultou a compreensão do desfecho da história.

Heloisa M 14/05/2021

Um dos melhores livros que li até hoje, conseguiu me surpreender a cada capítulo. Melhor ainda poder ter a oportunidade de ler um livro de um conterrâneo, fugir da hegemonia sudestina é sempre um grande prazer.

Caio 22/04/2021minha estante
João, tudo bem? Agradeço demais por seu feedback! E também por ter dado oportunidade ao Marcados, isso é muito importante para quem está se lançando agora. Levarei em consideração suas colocações para a segunda edição e tambémpara a sequência, pode ter certeza!

Bito Borges 22/04/2021minha estante
Obaa! Sucesso, Caio!

silvanasartori 14/04/2021

A leitura de Marcados proporciona muitos sentimentos e sensações durante a leitura
Marcados é um livro cheio de acontecimentos e muitas reflexões, a narrativa em primeira pessoa nos permite estar mais próximo de Calila e da visão que ela tem de si mesma, do que ela espera do mundo e das pessoas a seu redor. Calila nos mostra que todos somos falhos em vários momentos da vida, seja nas escolhas erradas que fazemos, seja no que acreditamos, no que esperamos do outro. Há pessoas boas que fazem coisas ruins e pessoas ruins que fazem coisas boas. E há aquelas que são simplesmente más.

Uma série de acontecimentos fará Calila rever suas concepções e seu modo de agir, em quem e no que acreditar. Mortes estão acontecendo e amigos estão morrendo como se fossem insetos e ela não descansará até descobrir o porquê dessas mortes e como acabar com elas. Tudo e todos passam a ser suspeitos e caberá a Calila a desvendar quem está por trás disso tudo. Com a saudade no peito, o medo na alma e a revolta da mudança, Calila irá descobrir o que realmente tem valor na vida e o que merece nosso tempo, nossa gratidão, nosso respeito e a nossa luta.

Marcados é apresentado com um romance policial, mas aqui tem mais thriller que romance (risos). Uma morte atrás da outra, suspeitos que mudam a todo momento e você fica igual a Calila sem saber em quem e no que acreditar, e nós leitores, juntamente com a personagem, passamos a elaborar várias suposições e conspirações para descobrir o culpado e suas motivações para os crime.

Aqui percebi que vai muito além do thriller e isso é um fato. Ele soube abordar temáticas sérias e muitos importantes a todos, mas principalmente para os adolescentes. Os romances são apenas um detalhe e a meu ver não foi o foco da história, os crimes e mortes trazidos aqui têm uma mensagem para o leitor e mexe até mesmo com o psicológico.

O autor trouxe também para nós uma variedade de personagens e digo isso tanto na quantidade quanto na personalidade e diversidade deles. Um livro cheio de representatividade feminina, com personagens obrigados a tomarem escolhas boas ou ruins, justificáveis ou não. Relações de poder e interesses estão bem presentes na leitura também. A busca da própria identidade e do conhecimento de si, da sexualidade, bullying, medos, descobertas íntimas e de mundo. A representatividade que Calila traz transcende a cor da pele e estilo do cabelo. Ela quer e pode se afirmar e reafirmar quantas vezes forem necessárias, o que nos mostra como devemos acreditar em nós mesmas sem julgamentos pré-concebidos e que é permitido mudar. Mudar é evoluir e Calila foi obrigada a mudar de uma forma bem dolorosa.

Confira a Resenha completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela colaboradora Drica Mendes

site: https://www.lovemybookss.com/2021/04/resenha-marcados.html

Eliz 27/03/2021

Rápido e cheio de surpresas
O que eu mais gosto em autores nacionais é a conexão que consigo fazer com as personagens. Aqui não foi diferente, podia ter sido amiga de todos no colégio. Calila e cia são bem desenhados pelo autor, consegui imaginar todos. As ilustrações do livro ajudaram bastante tb.
A história em si é um thriller que você devora rápido. Até o final, há surpresas. A minha única crítica é que em alguns momentos, a história me pareceu confusa, mas nada que atrapalhasse a experiência.

Gabriela 26/03/2021

Suspense Nacional com o Livro Marcados, Caio Rossan
Publicado em e-book e formato físico pela Amazon, o livro nacional Marcados, do autor Caio Rossan, é uma ficção recheada de suspense e mistério de tirar o fôlego.

São 274 páginas de respiração presa, coração aos saltos e uma angústia constante. Quem vem assolando a paz dos alunos do ILMA?

Calila é a protagonista dessa trama, uma garota forte, determinada, debochada e sagaz, que consegue enxergar as minúcias, despercebidas até pelas autoridades competentes.

Entretanto, o sangue e horror só mostra sua face mais perversa quando a adolescente é obrigada a se mudar, junto com a mãe, para uma cidade nova, largando amigos, planos e sonhos.

Mal sabia Calila que sua vida simplória, cotidiana e conturbada pelos hormônios da puberdade, seria revirada de ponta cabeça por uma herança maldita e nada atrativa.

Livros Nacionais e o Suspense

Sou uma amante incorrigível de casos criminais, assisto todos os documentários que saem na Netflix, leio não-ficção sobre psicologia forense e me debruço sobre os relatos de caso dos maiores assassinos da história.

Por essa razão, tendo a recusar filmes e livros ficcionais que tentam reproduzir as cenas de crime envolvendo psicopatas. Em geral, o fazem muito mal e tendem a romantizar certos aspectos da psicopatologia envolvendo a sociopatia ou quando diagnosticam uma mente genuinamente má como um psicopata, o que é um erro.

Contrariando minhas expectativas, Caio Rossan consegue aprisionar a curiosidade do leitor de um jeito único. E, claro, sua trama tem razão, modus operandi genuíno e um motivo que está longe de ser torpe.

A Inspiração que é Calila

Encontrar um protagonismo feminino em uma história escrita por um homem e, ainda mais, em um suspense, é quase uma raridade.

Calila é uma garota difícil, engenhosa, para não dizer rebelde. Sua impulsão, provocada, principalmente, pelos hormônios a flor da pele, caracteriza uma adolescente contrariada pela mudança repentina de sua vida. Tudo por causa do falecimento do seu tio, que deixou para sua mãe a herança de um Antiquário.

Não consigo nem imaginar como me sentiria se precisasse deixar tudo que sou e vivo, do dia para a noite. Isso, me referindo ao meu eu do passado, uma adolescente tão emburrada quanto Calila.

Falando nisso, é fácil se apegar a essa garota, ao que ela é, ao seu coração tão fugaz, a sua mente predatória e indomável. Identifiquei-me com a Lila desde a primeira linha e esse é o detalhe mais delicioso desse livro. Jamais vou me esquecer dessa menina.

Valorização do Folclore em Cenas Criminais

O que me deixou surpresa foi como o autor usou as lendas do nosso folclore para armar uma teia de crimes tão bem bolada que achei difícil de identificar o culpado. Entretanto, meu segundo palpite deu certo, felizmente. Relaxem, não vou dar pistas!

Adorei cada personagem que ali apareceu. Como escritora, fiquei surpresa pelo modo como as personalidades que aparecem te conquistam tanto quanto a protagonista. São, de fato, muito bem construídas, firmes e que despertam o gostinho de querer sabem o que estão pensando.

Quem disse que as personagens secundárias não precisam ser bem trabalhadas? Sou uma defensora assídua das fichas de personagens e uma boa trama exige que as mentes vividas por ela sejam concretas e convincentes.

Esse detalhe fez o meu lado leitora ser conquistado derradeiramente. Fisgou-me do começo ao fim.

Ilustrações e Ritmo Frenético

A história tem um ritmo gostoso, imagens incríveis e uma leitura leve, sem deixar de ser rica e de vocabulário abrangente.

Gostei de cada passagem de cena, as pistas reveladas no tempo perfeito, deixando a curiosidade ainda mais aflorada. Foi difícil parar de ler e confesso que terminei em pouco menos de três dias.

O jeito como as ilustrações casaram com as passagens de capítulos me deixou inspirada para arriscar algo similar em minha saga. Simplesmente estou apaixonada e confesso que queria saber mais sobre Calila, o depois. Mas acredito que se existissem ressalvas a trama não seria tão visceral e boa.

Quem desejar adquirir seu exemplar e conferir, basta clicar aqui.

Espero que tenham gostado!

Beijos de Fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/

Rafaela - @esculpindoaboboras 14/03/2021

Um suspense nacional eletrizante!
Em “Marcados”, conhecemos Calila, uma jovem negra, de poucos amigos, que está de mudança para uma pequena cidade de interior com sua mãe. A garota não sabe, mas sua família tem um passado sombrio que lhe artormentará.
Calila é, praticamente, obrigada a tentar uma bolsa em uma das escolas de maior prestígio da região; sua mãe estudou lá durante a adolescência e deseja que a menina siga seus passos. Mais uma vez, o passado a aguarda.
Falsas amizades, mortes, amigos sinceros, mortes, festas, mortes. Quem será que está por trás de tudo isso?

Que narrativa fantástica! Enredo muito bem construído, com várias camadas e sem pontas soltas.
Notei muitas características regionais na obra, como a presença do folclore e gírias brasileiras, o que dá um toque especial a narrativa. Eu amo isso! Ler e conhecer o que está sendo dito, ver ali nos detalhes coisas que eu vejo na minha vida real.

A narração é feita em 1º pessoa e alinear, aumentando o mistério e tornando a leitura super fluída e envolvente. Em alguns momentos é IMPOSSÍVEL parar de ler.

Já os personagens são extremamente humanizados. A maioria é jovem, no último ano do colégio. Sabe aquela história de que ninguém é perfeito? Aqui vemos bem isso. Jovem faz merda e eles fazem merda. Erra, aprende, quebra a cara, erra de novo. Esse é um dos pontos mais foda desse livro.

"Marcados" me colocou num conflito moral interno surreal. Sempre falo que quando o livro me faz refletir ganha +100 pontinhos e esse aqui tá de parabéns ahahahah Passei dias pensando: "tá, mas o que >eu< faria? até que ponto isso é errado?" E, mais uma vez entrei num impasse.

Para os amantes de suspense juvenil, aos que gostam de um bom mistério, super recomendo.

Amanda 05/03/2021

Marcados
Achei um suspense na medida certa, apesar de ficar um pouco confusa durante o desenrolar da história, não consegui parar de ler. O final realmente me surpreendeu.

Talita 20/02/2021

Nesse livro iremos conhecer a história da Calila. Uma adolescente que acabou de se mudar para uma cidade nova, indo morar na casa de um parente que morreu a pouco tempo em circunstâncias estranhas.

A partir dessa premissa, iremos acompanhar Calila no seu processo de adaptação a nova vida e a nova escola, um colégio de elite o qual ela conseguiu uma bolsa de estudos.

A vida da adolescente ia seguindo, aparentemente normal, até que uma série de assassinatos começam acontecer com pessoas que se tornaram próximas dela. A personagem então decide investigar quem seria esse assassino e porque ele estaria fazendo isso, com o objetivo também de acabar com essa série de crimes.

Eu gostei bastante da leitura, pois ela é extremamente viciante, quando você começa a ler só quer saber o que vai acontecer no final. O autor foi muito sagaz ao conseguir prender absurdamente o leitor do início ao fim.

Além disso, o livro contém muita diversidade, colocando protagonistas que saem totalmente dos esteriótipos padrões. Por exemplo, temos a protagonista que é uma menina negra, temos personagens LGBT e um menino gordo. Para mais, o livro também contém várias ilustrações que ajudam muito no desenvolvimento dos personagens e da narrativa.

Entretanto, apesar de ter curtido muito a experiência de leitura, acredito que o livro tem alguns problemas na construção da história. Isso porque, a parte final fica muito confusa pra entender o que está acontecendo e algumas cenas eu até agora não entendi o que escritor quis passar. (INCLUSIVE ESTOU PROCURANDO ALGUÉM QUE JÁ TENHA LIDO PRA ME AJUDAR).

Por fim, acho que quem gosta de livros de investigação, mistério e vingança, vai gostar muito da leitura. Os problemas que observei podem não ser relevantes pra muitos leitores.

??Quem gosta de um bom Plot twist leia esse livro, por favor ??

Isa 18/02/2021

"E entender que algumas pessoas são doentes, mas outras, outras simplesmente são más."
Durante toda a leitura, havia uma faísca que me fazia querer saber cada vez mais sobre aquele lugar, aqueles personagens e o motivo de estarem "marcados". Foi um mistério que me surpreendeu até a ultima página e mostrou que nada, nem ninguém, é o que parece ser, uma vez que, eu nunca suspeitei dos verdadeiros culpados. Achei muito interessante a relação que o autor estabeleceu com o folclore brasileiro e como cada detalhe se encaixa nesse contexto.
O final foi frenético! As coisas aconteceram em uma sequência alucinante, que me fez questionar varias vezes se tudo aquilo estava acontecendo mesmo, devido ao ritmo acelerado da história. Houveram muitas cenas agonizantes e assustadoras. Nesse sentido, o livro cumpre seu objetivo perfeitamente.
Tive dificuldade para me conectar com a Calila, tanto que eu terminei o livro sem saber o que pensar sobre a protagonista. O grande número de personagens secundários fez com que eu ficasse um pouco perdida no começo. E, na minha opinião, alguns arcos poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
Mas, muito além dessas pequenas criticas, o livro é arrepiante do início ao fim.

Lucas 04/02/2021

Me perdeu um pouco no final
De início eu fui engolido pela história e a narrativa super ágil do autor. Porém do meio pro fim a história foi perdendo força no meu ponto de vista. Visto que muita coisa fica embaralhada na história. Primeiro que são muitos personagens, acabei me confundindo em alguns momentos, e ainda cheguei no final do livro com o autor me jogando personagens que eu já nem lembrava se apareceu no começo da história. Acredito que foi um erro meu de não ter anotado os nomes para identificar quem é quem.

Portanto, o final se perdeu pra mim porque além dos personagens que surgiam e que eu não lembrava, ainda o autor saiu jogando um monte de suspeitos e os motivos deles serem suspeitos. Isso acabou confundindo minha mente e não consegui entender e ligar muita coisa com tanta informação que o autor te joga no final. Enfim, a leitura vale super a pena. O livro tem bastante representatividade e flui bastante. Só do meio pro fim que me perdeu por conta do número de informações que o autor ficava tacando pra confundir o leitor. E isso acabou me tirando um pouco o peso da surpresa que ele faz no final com relação ao Assassino (a).

Sanchez 30/01/2021

Eletrizante
Impossível não ler direto até o fim. O autor sabia bem o que estava fazendo e nos prende completamente. Escrita fluida embora em alguns momentos confusa. Muitas muitas revelações. Personagens incríveis com uma enorme gama de nuances. Mas acho que perdeu a mão em algumas cenas de drama que pra mim ficaram com cara de drama mexicano. Porém nada que diminua a experiência que foi essa leitura. Super recomendo.

Thalles.Haydan 24/01/2021

Marcados
Um livro incrível!! Tive diversos pontos positivos para falar sobre esse livro!! O autor prende a nossa atenção do início ao fim, a escrita é bem fluida, o enredo é bem construído, todo o background da personagem principal é feito de forma bem construída, enfim, mesmo tendo questões que complicam um pouco e deixam o leitor um pouco confuso, o livro é sensacional e eu indico pra todo mundo!!

Carlos Bennoda 24/01/2021

O rei dos plot
Que livro sensacional, não esperava nada deste livro. Desconhecia totalmente, entrei de cabeça sem nem ter lido a sinopse.

Fui feito de trouxa durante toda a leitura. Cada personagem aqui neste livro é complexo e tem uma motivação forte para fazer o que fazem. O livro fala sobre feridas que não cicatrizaram e transformou o agredido em agressor.

Conhecemos também elementos do nosso folclore que é tão rico e não muito explorados na nossa mitologia.