Paraíso Perdido

Paraíso Perdido John Milton

Resenhas - Paraíso Perdido

Ilmar 07/07/2023

Após 2 anos consegui terminar a leitura. Não estou muito acostumado com poesia mas sempre tive curiosidade com esse livro. Depois que ganhei de presente não tinha mais desculpas. Admito que mais pro final foi dando uma cansada. Mas devagar e sempre se chega longe.

aninha590 10/06/2023

O Paraíso de Mitlon
Não é atoa que Paraíso Perdido é considerado uma das maiores obras da literatura inglesa. Com um lirismo de tirar o fôlego e uma história presente no imaginário ocidental, Miton relata de forma impecavel. Além disso, sua interpretação de Satã é incrível, onde o Diabo se torna um personagem tridimensional, com suas fraquezas e desejos.

Rafael 23/09/2022

Fantástico!
Dentre os contos bíblicos, sempre achei "a queda" um assunto fascinante, seja a de Lúcifer ou da humanidade. Talvez por essa razão gostei tanto de "Paraíso Perdido" (1667), livro em que o tema foi explorado por John Milton com magistral exercício de sua liberdade poética.

Estruturada em doze capítulos (cantos), a obra criativamente contempla diálogos e embates entre célebres personagens, evidenciando, num primeiro momento, os sentimentos, as motivações e os planos experimentados por Satã e seus companheiros demônios, após serem expulsos dos Céus.

Com o surgimento do Mundo e do ser humano, uma nova dinâmica narrativa se verifica, caracterizada pelo protagonismo de Deus e de seus anjos, partilhado também por Satã quando este, para corromper a especial criação divina, vai ao Éden. Aqui, as percepções evidenciadas sobre liberdade e conhecimento são muito interessantes!

Por fim, embora fadados à expulsão do Paraíso, Adão e Eva são consolados pelo arcanjo Miguel. Por meio dele vislumbram a infeliz trajetória pecaminosa de seus futuros filhos, mas também contemplam a Redenção e os bons frutos de uma vida baseada na fé.

Conta-se que John Milton era cristão (protestante), politicamente lutava contra o monarquismo (para alguns, o rei seria Satã) e teria corroborado, nesta obra, a ideia de inferioridade da mulher em relação ao homem.

Para a leitura, escolhi a edição bilíngue do Clube de Literatura Clássica, que além de ricamente preenchida com notas de rodapé, é acompanhada por um livreto de ilustrações, entre as quais se destacam as do renomado francês Gustave Doré.

GabrielMacambira 17/08/2022

Impressionante a quantidade de referêcias e a riqueza de vocabulário e, a medida que a história vai se desenrolando, você vai criando uma afeição por todos os personagens, inclusive aqueles que muitos se sentiriam culpados por sentirem empatia.