Depois de Aushwitz

Depois de Aushwitz Eva Schloss

Resenhas - Depois de Aushwitz

Gustavo616 30/10/2023

Comovente
Um livro extremamente comovente que retrata não somente a experiência vivida pelos judeus durante o nazismo como também as consequências disso nas sociedades europeia e mundial após a Guerra. Um relato profundo e bastante tocante de quem esteve lá e voltou para ensinar ao mundo que é possível seguir em frente e lutar para que isso não volte a acontecer.

Larissa2690 17/07/2023

Emocionante
Livro extremamente honesto e intenso, ela começa contando sobre a sua vida normal, e a gente sente um baque muito forte nas partes sobre o holocausto em si. achei muito inspirador!!

Jady23 25/05/2023

Emocionante
Eva foi presa pelos nazistas, na véspera de seu aniversário de 15 anos. Os relatos dos horrores que ela sofreu em Aushwitz-Birquenal, são muito fortes e me fez refletir sobre a crueldade humana.

Carol 29/06/2022

?????
Esse livro foi um tanto delicado, demorei um pouco pra terminar porque mexeu comigo, os detalhes que a autora descreveu sobre as coisas que ela viu e passou nos campos foi muito sensível e me comoveu demais. Não podemos deixar o Holocausto no passado, recomendo cuidadosamente esse livro ??

Paty 04/09/2021

Horrores da Guerra
Esse livro mecheu demais comigo. Eu acredito que todo mundo deveria ler essa história, de uma sobrevivente de um dos maiores genocídios da história.
É muito emocionante e palpável a forma como a Eva descreve as coisas que ela viveu e os traumas que teve superar no pós guerra.
É necessário confrontar o passado e refletir sobre o futuro.
O mesmo preconceito que incitou a Grande Guerra tem raízes profundas, e não acabou. Espero que algo assim não aconteça nunca mais!

Lucas 30/06/2021

Podemos fazer/apoiar o bem e o mal... Sempre!
Sendo um relato sensível e real sobre a importância de respeitarmos a diversidade entre seres humanos, Depois de Auschwitz nos faz acreditar e entender que, apesar das dificuldades e sofrimentos que enfrentemos ao longo da vida, podemos sempre buscar nosso caminho e sermos felizes.

Marina 10/06/2021

Esse foi um livro muito forte,e apesar de sabermos desde do início quem sobrevive,ficamos tensos por Eva e pela sua família.
Mudando um pouco das minhas leituras,Depois de Aushwitz traz uma historia verídica,contada em primeira pessoa,pela sobrevivente de um dos maiores e mais cruéis campos de concentração nazista.
Eu sempre me interessei pelo assunto,e se você também se interessa,vale muito a pena!A gente não tem a dimensão da tortura que era aquele lugar até ler e se sentir vivendo lá junto com a Eva.
?Acho que eles não pensavam em nós como seres humanos.Talvez realmente acreditassem que éramos vermes que precisavam ser erradicados.?

Adriane.Peres 02/06/2021

Que livro necessário! Eu gostei muito de poder conhecer a vida dela depois da guerra, amei a forma como mostra todo sentimento que ela teve durante e depois da guerra, como ela se reefueu, como ela seguiu em frente. Todos deveriam ler.

Amanda Guelso 29/04/2021

" Meu sonho é que um dia alguém irá pegá-la, muito tempo depois de eu partir, e ficará chocado e perplexo ao descobrir que o mundo já foi dessa maneira. Perseguir as pessoas porque elas são judias, ou porque são negras, ciganas, mulçumanas ou homossexuais, vai parecer algo tão ridículo, desumano e ultrajante quanto a escravidão nos parece agora."
Que isso nunca volte a acontecer, nós não esqueceremos, nunca será apagado da história, o holocausto deve ser sempre lembrado para que seja evitado novamente.

andressaiorio 23/04/2021

Maravilhoso
É um livro que te prende do início até o fim. Mesmo que eu já tenha lido alguns livros sobre a guerra, esse me impressionou pela quantidade de detalhes e sua experiência pessoal no campo de concentração. Além disso, ela descreve seus próprios sentimentos e como aprendeu a lidar com essa experiência ao longo da vida. É uma história triste, mas importante para nos ensinar a nunca repetir tal atrocidade

Kadu 25/01/2021

Resenha sobre depois de Aushwitz
O livro destrincha sobre o relato pessoal de Eva (irmã póstuma de Anne Frank), de origem austríaca que acabou sendo deportada para o complexo feminino Bikernau em Aushwitz em meados de 1944. Ao chegar, relata todas as barbaridades incompreensíveis cometidas no campo de concentração. Concomitantemente, o livro trás a luta para a sobrevivência e engloba a vida após a libertação em 1945, ainda, trás consigo o preconceito e dificuldade vivido para sobreviver e ser reconhecido como um cidadão, em plena Europa manipulada pelas ideologias nazi-fascistas, e, a queda dessas formentações ao longo dos anos. Fiquei horrorizado com tamanha falta de empatia e com um nó na garganta em muitos dos capítulos, incrédulo por saber que isso aconteceu em menos de um século.

Nise 17/10/2020

Mais uma história real e comovente a respeito do holocausto. O livro obre lacunas a respeito do Diário de Anne Frank e da vida pós guerra do pai dela Otto Frank, único sobrevivente da família, que por incrível que pareça, assim como Eva e Mutti, conseguiu refazer sua vida e dar andamento ao legado que a filha deixou. Além disso, o livro é mais um daqueles que ao relatar os acontecimentos nos faz perceber como a liberdade é importante e também refletir sobre a capacidade humana de superação.

marialeao_ 20/08/2020

Choro, alegria e muita emoção! Livro bem detalhado sobre o antes, durante e principalmente depois de Aushwitz sob o ponto de vista da autora, impossível não se emocionar!