Clássicos da Literatura Disney - Volume 5

Clássicos da Literatura Disney - Volume 5 Disney

Resenhas - Clássicos da Literatura Disney - Volume 5

z..... 08/05/2015

Gosto dos quadrinhos que brincam com a História/Literatura e a coleção "Clássicos da Literatura Disney" tem essa proposta. A série foi publicada em 2010 em homenagem aos 60 anos da revista do Pato Donald (a mais bem sucedida HQ editada no país), que circula sem interrupções desde 1960. Curiosidades a parte.
Já li outros volumes da coleção, mas deste não gostei. A tal brincadeira com a história não se revelou, como a capa sugestiona, vendo-se duas HQs com referências muito limitadas. Em "Ilíada" há o confronto do Donald e Gastão por conta de uma dama (o jogo de tabuleiro) e em "Odisséia" o Donald retorna a sua casa, após dez anos, e tem que lidar com credores. Queria ter visto a turma de Patópolis aprontando das suas lá em Troia ou no regresso de Ulisses a Ítaca.
Um ponto positivo na coleção é a atenção dada às obras inspiradoras, com páginas dedicadas ao contexto histórico e importância, tendo ilustrações, citando livros secundários e filmes, além de referências aos criadores dos quadrinhos da série. Notas assim deveriam constar em toda obra adaptada ou inspirada (seis páginas nesse volume).

Legal mesmo, na Disney, é aquela outra coleção: "Pateta faz História".