O Refúgio

Resenhas - O Refúgio

1 | 2 | 3 | 4

CInt_lo 17/03/2021

Pronto ! Falei
Não tenho condições de falar da história!
Não tô preparada!
Não vô fala !

Toda a sensibilidade da peppa
Toda a maturidade de Sal
.... e a inteligência das duas... foi fascinante ler isso. Mas também temos a história de Ingrid, uma história que também é cheia de intensidade assim como a das meninas, mas muito mais longa e vivida, cheia de guerras, política e medicina !
É extremamente potente a criação dessas três personagens, pois o entrelaçamento de suas histórias ficou incrível!
Como se a escrita dissesse: mulheres e suas guerras. Se fosse para definir,inclusive, definiria assim.
Bom eu não posso contar tudo então... por aqui chega. Ahhhhhh pronto falei !

Gabriel Vilela 09/01/2024

O refúgio
O autor tocou em um assunto muito delicado e sem necessidade. Lamentável.
Tirando esse fato o livro basicamente te ensina a sobreviver na floresta e como você consegue aprender isso vendo YouTube segundo a personagem. Não me prendeu em nenhum momento e o final sem palavras, não teve final.?? não recomendo a ninguém esse livro, se for pra perder tempo que perca com algo útil. Me desculpem mas eu sou muito chato nas minhas resenha
sthe.may 09/01/2024minha estante
Logo no início do ano, e ter uma leitura ruim ???

Gabriel Vilela 09/01/2024minha estante
Na metade eu já tava prevendo rsrs mas eu não abandono vou até o fim pra te certeza absoluta que é ruim kkk vou até mudar a estrela

Daniele92 27/06/2023

Peppa, Ingrid e Sol.
O que eu posso falar sobre esse livro? Vou tentar ser breve.

Na jornada da Sol e Peppa:
A Sol era uma menina que sofreu abusos psicológico e fisico, mas mesmo assim continuou sendo uma garota forte. Ela sempre pensava na sua mãe e irmã em primeiro lugar. O Robert era um cara muito abusivo, e achava que estava no direito de abusar da, Sol e ameaçava que iria fazer o mesmo com a Peppa.

O que eu mais gostei nesse livro é que ele representa muitas familias por ai, muitas garotas que ja passaram por isso ou estão passando. Então ele me prendeu de inicio ao fim.

A Sol é muito inteligente, ela arquiteta um plano e o faz. Vai com a Peppa para uma floresta na qual se torna o seu unico refúgio e de fato é. Em um dia não muito normal no seu novo lar a Peppa conhece a Ingrid. Uma mulher maravilhosa.

Ingrid cheia de energia e historias para contar, sua vida é quase igual a das meninas. Ela ajuda elas nessa jornada.

Gosto muito da Sol, apesar da mãe dela ter dado tanta negligencia ela a perdoou.

Apesar de tudo a vida no refugio era boa e eu como leitora tive vontade de morar lá com elas.

MelQuezado 28/12/2020

Livrinho bom pra passar o tempo. Mas também um pouco triste, pelo tema da leitura

Thabi.Almeida 24/05/2021

Precisamos falar sobre Sal
Um livro emocionante, provavelmente fará escorrer umas gotas de suor nos olhos e talvez te deixe confuso e sem saber o que sentir no final....

Temos como protagonista uma menina muito forte, inteligente de apenas 13 anos, onde diversos acontecimentos em sua breve vida de descasos e situações extremamente graves acontecem,a levam a planejar e fugir para sobreviver.

É um livro com muitos gatilhos e narrando com franqueza de uma criança e ao mesmo tempo tem sensibilidade.

Sal, Peppa e Ingrid formaram um trio maravilhoso e acolhedor, temi incontáveis vezes por elas. Acabando o livro sigo preocupada com seus destinos e algumas perguntas sem respostas.

Qual o ponto negativo?
A história tem ações narradas que talvez levem a você leitor, ter a sensação de ser enganado ou sentir que é algo impossível crianças realizarem com tamanha perfeição ou sem dificuldades. No meu caso não interferiu na minha imersão - consegui embarcar na história e também me convenci que quem narra é Sal, ela pode ter esquecido ou não mencionado enfim.... Serviu p mim kkkkk
Outro ponto negativo é que nem tudo é respondido - no meu caso sinto que faltou uma conclusão ao final. Pode ser que p ti não incomode finais abertos.
Um ponto para alguns negativos é os sentimentos da Sal, as vezes ela só age e parece robô, madsssss eu não a vi dessa forma. Acho que nenhum trauma se resolveu pq a vida segue e com ele nossos fantasmas.

Ai é isso e mais que isso é spoiler
Espero que apreciem, o livro tem esse sentimento de "ué gostei ou não?" É bom mas faltou um que a mais ai

Ahhhh acho super válido esse livro ser lido por profissionais e estudantes de psicologia

Maria.Fernanda 23/11/2021

O livro mais belo e real que já li.
"O Refúgio é um livro lindo, honesto e cuidadoso. Fala sobre redenção e recomeços, sem fugir do horror da verdade."
Tudo o que eu posso dizer sobre esse livro é que eu estou surpreendentemente feliz, encantada e maravilhada com essa leitura.
É um livro que narra a história de uma adolescente, sua vivência, perspectivas e realidade, juntamente com sua irmã.
Mas que ensina muito!
Cada frase te abre um leque de aprendizados lindos e arrebatador. Acima de cada "porém", cada situação passada, podemos conhecer uma alma forte, persistente e perseverante em toda situação enfrentada.

Ceci 21/12/2023

Lar nunca foi sobre um teto para viver ou laços de sangue.
É sobre amor, pertencimento, segurança.

Eu adoro esse tipo de livro que toca em temas muito reais sob a ótica infantil. Fala sobre violência doméstica, abuso infantil, vício, de uma forma sensível.

Miguel364 22/05/2023

Um final nem triste, nem feliz
Livro que achei por um preço camarada e o livro é realmente diferente, pena que o final foi rápido e sem muitas explicações.
O que eu mais gostei foi a forma que a Sal descrevia seus pensamentos, suas memórias e mesmo a paisagem a sua frente, tinha a real noção do que estava acontecendo. Me impressionei com tanta frieza vindo de alguém que sofreu como ela, acho que isso me fazia ficar com mais ódio daquele infeliz do robert.
A peppa e seu não filtro com tudo é impressionante, sem papas na língua de fato.
Um livro que eu discutiria com meus amigos, pelos temas abordados, gostei bastante.
mariavenus 22/05/2023minha estante
me deu vontade de ler

Márcio 20/11/2023

Final extremamente fraco...
O livro conta com uma premissa bem interessante, onde duas irmãs crianças são praticamente forçadas a "amadurecer" prematuramente diante de um lar instável, repleto de violência e vícios por parte dos adultos.

O livro começa bem interessante, porém fiquei muito incomodado com as histórias secundárias que não agregam em nada no enredo principal e com diversas informações bem repetidas e, por conseguinte, ao longo da leitura a história vai perdendo o ritmo suntuosamente.

Diante disso, percebi que o autor se perdeu ao decorrer da narrativa e, com isso, a história acabou ficando bem monótona, isto é, com ações de personagens que não levaram para lugar nenhum, ao passo que alguns capítulos só servem para "encher linguiça".

Por fim, como a história acabou ficando embolada por uma série de narrativas e decisões sem sentido e, dessa forma, o autor "correu" para fazer um fechamento, o que acarretou em um final extremamente raso, simplório e com diversas pontas soltas.

Foi decepcionante, porque a história tinha potencial para dar certo!
Miguel364 25/11/2023minha estante
prometeu muito e nao entregou o prometido

Márcio 25/11/2023minha estante
Exatamente kkkk

Pipoca Nerd 09/12/2020

Resenha do livro O refúgio de Mick Kitson
Olá pipoqueiros, turubom?

A nossa parceria Editora Intrínseca enviou o livro O Refúgio pra gente e eu estava super ansiosa por essa leitura. Se eu curti? Ainda não sei bem… O livro é o primeiro do autor Mick Kitson, que mostrou que tem dom, mas poderia ser melhor.

O livro
A história de Sal e Peppa é intensa. Sal tem treze anos e teve que assumir a responsabilidade de cuidar da irmã de dez. A mãe tá sempre bêbada e o companheiro dela é um babaca. Quando Sal se desdobra pra dar algo de comer pra irmã, pra controlar o idiota que abusa dela e ainda remoi o fato do cara ameaçar começar os abusos na Peppa também, parece que fica muito. Dai, ela decide planejar matar Robert e fugir.

A história
Eu confesso que eu esperava gostar mais do livro. A gente começa a ler achando que vai ser o tipo de livro que te destroi, mas no final nem é tanto assim. A Sal é uma criança muito madura e, na minha visão tem algum tipo de síndrome, como Asperger. O detalhamento das situações e a forma como ela aprende e fixa as informações é totalmente incomum.

O livro começa com as irmãs fugindo e ao mesmo tempo contando o que tinha acontecido. Tem uma fluidez boa, mesmo que seja extremamente detalhado (não sei quantos sachês de açúcar do McDonald’s elas usam). O uso de personagens secundários é bom, mas não tão bem explorado. Temos personagens incríveis, como o Ian e a Ingrid, mas tem tão pouco deles… A Ingrid a gente ainda conhece a história dela por conta de tudo que ela contou pras meninas, mas a sensação é de ser um livro à parte.

Personagens
Ingrid é uma médica refugiada da Alemanha, que já foi hippie e ficou sozinha na vida. A história dela é incrível, mas sabe quando parece que a personagem tá tomando conta do livro e dai você vem e tira pra voltar ao que era antes? Bem isso.

Sal é complicada, com medos e surtos. Totalmente compreensível. Com o que as meninas vivem, é de se espantar que o assunto do abuso e do assassinato não sejam mais trabalhados. Uma criança de 13 anos que mata o padrastro e é capaz de caçar para sobreviver na floresta? Eu queria mais, Mick.

O que achei
Eu adorei o livro, de verdade. Achei gostoso de ler, fluido, mesmo tão detalhado. Você se pega odiando o Robert, odiando a mãe das meninas, odiando o nazismo. Ao mesmo tempo, odiei não ter mais sentimento, mais dor, mais ajuda. A sensação de impotência porque nada ajuda essas crianças, meu deus. Eu odeio abusadores.

Eu amei a forma como ela aprende e como eu aprendi tanta coisa… mesmo que jamais tenha coragem de matar um coelho e arrancar a pele. haha

No fim, eu indico o livro, mesmo que falte algo. É um bom livro, é cheio de histórias bacanas, como movimentos hippies e a Peppa é um amorzinho. A diagramação é ótima e a capa é simples e direta. A Editora entrega exatamente o que promete, mais uma vez.

E você?
Já leu? Me conta o que achou.

site: https://pipocanerd.com/resenha-do-livro-o-refugio-de-mick-kitson/

Elly2 04/05/2023

Um livro de conforto
Paguei 10 reais por ele em uma feirinha de livros na minha cidade, nunca tinha ouvido falar mas ele me chamou muita atenção. Desde o início o livro me prendeu muito, não é um livro de plot twist mas ele consegue manter mesmo sem grandes eventos, a história das duas irmãs e a sobrevivência na floresta é muito interessante cheia de informações, recomendo dmssss

Ana 31/12/2020

Acho deveras interessante quando a gente termina um livro e não consegue avaliá-lo simplesmente porque os pontos positivos e negativos são extremamente equilibrados. Poucas leituras que fiz na vida me deixaram tão divida quanto O Refúgio, e vou tentar colocar em palavras o que eu senti aqui nessa resenha. Ah, justamente por isso vou soltar uns bons spoilers, então quem tiver interesse na história, é bom não passar do terceiro ou quarto parágrafo.

Esse livro conta a história de Sal, uma menina de 13 anos com muitas responsabilidades. Além de ter que cuidar de si, é praticamente responsável por Peppa, sua irmã mais nova, já que mãe passa 70% do tempo bêbada — e os outros 30% derrubada por conta da bebida. Como se a ausência da mãe já não fosse difícil o suficiente, Sal é abusada sexualmente pelo padrasto desde os 10 anos de idade e entra em desespero só de pensar que a mesma coisa pode acontecer com Peppa.

Sendo assim, Sal não vê outra alternativa: elas vão fugir de casa, juntas. A menina passa meses fazendo pesquisas na internet sobre como sobreviver na floresta e aproveita os cartões roubados do padrasto para comprar tudo o que elas vão precisar para ficar minimamente confortáveis. E assim, em um dia como qualquer outro, elas partem sem que ninguém veja, ninguém desconfie.

Bom... Não nego que o que me chamou atenção para essa história foi o enredo envolvendo o abuso sexual. Obviamente não é algo que eu goste, muito pelo contrário, mas é uma situação real, é algo que acontece o tempo inteiro e, na maioria das vezes, nem damos notícia. Então, na minha concepção, tramas como a de Mick Kitson podem funcionar muito bem como forma de identificação e denúncia. Porém, acho que o autor pecou bastante justamente na questão do realismo.

Em primeiro lugar, e aqui vai o primeiro spoiler, Sal passa meses não só pensando em como fugir, mas também em como matar Robert, o pedófilo. E ela consegue, de forma bem bruta, inclusive. E apesar disso realmente acontecer muitas vezes, uma criança chegar a esse extremo de tristeza e desespero, fica difícil para mim imaginá-la cortando o pescoço de um homem adulto e não só isso, sabendo exatamente onde cortar só de ter feito pesquisas na internet.

Da mesma forma, pra mim foi muito surreal ver duas meninas de 13 e 10 anos vivendo no meio da floresta sem praticamente nenhum empecilho. Por exemplo, Sal sabia praticamente tudo, desde ascender fogueiras sem auxílio de fogo a montar abrigos perfeitos impermeáveis; sabia como montar armadilhas para pegar coelhos e como atirar em pássaros, sabia como usar sua faca super afiada para tirar a pele de animais e como cozinhá-los sem dificuldade nenhuma. E como? Estudando pela internet. Gente, não tem condições... Não tem condições conseguir fazer perfeitamente tantas coisas só de ler, sem ter prática nenhuma, entendem?

Em contrapartida, a narrativa de Kitson é tão boa, mas tão boa, que quase me fez acreditar que, realmente, uma criança de 13 anos consegue realizar essa ações. E convenhamos que essa característica não é para poucos. Pode parecer um pouco controverso e estranho, mas nem todos os autores conseguem ter o domínio tão perfeito sob sua criação. Essa característica, essa narrativa tão marcante e fluida, só demonstra muita técnica por parte do autor.

Então é basicamente isso. Não sei como me sinto em relação a O Refúgio, porque apesar de contar uma história importante, apesar de ter protagonistas e personagens secundários extremamente carismáticos e apesar da construção narrativa muito bem feita, o enredo não é crível. Apenas esperando algum de vocês ler esse livro para vir conversar comigo, pelo amor de Deus. Quem sabe assim eu possa entrar em um consenso comigo mesma. rs

site: https://www.roendolivros.com.br/
yoko7 07/01/2021minha estante
eu penso exatamente a mesma coisa sobre esse livro

Kathyllen Lima 27/08/2021

Refúgio não é um livro fácil. Emocionalmente falando. Mas ele está tão bem escrito que não conseguimos parar.

Sal é uma menina de 13 anos, que sofre abusos sexuais do padrasto dês dos 10 anos de idade. E quando sua irmã mais nova completa 10 anos o padrasto a ameaça que começará a entrar também no quarto da irmã.
Sem poder mais suportar isso, Sal foge com sua irmã para a floresta. E encontra o melhor dos refúgios. O livro começa com elas já na floresta e vai nos explicando em Flashs Back.
Sensacional. Sal é uma menina super inteligente, forte, decidida. Que planejou essa fuga por 8 meses. Ela está muito bem preparada. Mas será que ela conseguiu pensar em todos os imprevistos?
Será que elas serão pegas?
Ou viverão para sempre na floresta?
Eu não consegui parar de ler até ter todas essas respostas.
Ao mesmo tempo em que queria abraçar essa menina e dizer: por favor, para de ser tão adulta. Você só tem 13 anos. Você tem que brincar, correr, ir para a escola, brincar com crianças da sua idade. E não aprender a como se defender com uma faca ou aprender a instalar trancas na porta do quarto da irmã.

Um livro forte, emocionante, com tons divertidos e muita parte histórica também.
Sal conta histórias que aprendeu na escola para a irmã antes de dormir.

Eu recomendo muito.

Karla Samira @pacoteliterario 29/06/2021

Bonito, mas dolorido
Nesse drama denso, conhecemos Sal, uma garotinha de 13 anos bastante esperta. Sofrendo bastante em casa, toma a decisão de fugir. Para evitar que sua irmãzinha menor Peppa passe pelas mesmas atrocidades, leva a pequena consigo.

Sal e Peppa fogem para a floresta e fazem dela seu refúgio, o que dá nome ao livro, que me passou a sensação de que o autor já teve alguma vivência ali no meio da floresta, tamanhos os detalhes daquele meio que compõem a obra.

A floresta literalmente acolhe essas irmãs e lhes ensina bastante sobre a vida. Ali elas lidam com diversos obstáculos e problemas e passam a enxergar as coisas com outros olhos.

Outros personagens interessantes fazem parte desse enredo, que tem dramas familiares, abusos de todo tipo e dependência química. Mas é uma história de recomeços, então me trouxe várias lições de vida.

Resenha em vídeo no link.

site: https://www.youtube.com/watch?v=SxjT5YL14M0&t=7s

1 | 2 | 3 | 4