O Refúgio

Resenhas - O Refúgio

1 | 2 | 3 | 4

Nina.Servilla 20/01/2023

O refúgio
Esse livro me deixou sem palavras. Consegui sentir cada emoção e cada angústia das personagens.
O livro em si é muito bom, porém contém vários gatilhos e acho que deveria ser avisado no início pois muitas vezes fui surpreendida.
Recomendo demais a leitura

Julia sem acento 10/01/2023

Leia por sua conta em risco
Traumatizada me recuso a dizer o que eu senti, por que nem eu sei explicar foi emocionante e desesperador

9/10 ((pelo trauma

Ester.Gabrielle 08/01/2023

É um livro bom
Gostei do livro, prende muito, queremos saber o que vai acontecer na história. Mas no fim não acontece muita coisa. É um livro mais da vivência das meninas ma floresta

Marco 24/12/2022

Sinceramente, eu não dava nada pra essa história, só comecei a ler pq não queria ler agora nenhum outro livro meu. Mas me surpreendeu, consegui facilmente me importar com as duas irmãs acabei devorando o livro rapidamente. Tirando a descrição das plantas usadas na floresta e como foi feito cada abrigo (descrição q se repetia a cada novo abrigo criado), o livro é muito bom e com final satisfatório. Não vi nenhuma problemática na história, mas talvez você veja.

?? Importante falar q a história aborda temas que podem despertar gatilhos. ??

giovanna1975 18/11/2022

achei a escrita, no mínimo, estranha demais. ruim, pra ser bem sincera. acontecimentos completamente aleatórios e descabidos, personagens sem muito propósito e profundidade. existe um nível de verossimilhança que um livro de ficção tem que ter pra que as pessoas consigam ter imersão na história. eu não tive quase nenhuma.

(SPOILER)
e fiquei incomodada com a forma em que o abuso foi relatado, e como DO NADA, o escritor meteu um "dava pra ver o volume dos peitos grandes por baixo do casaco" (pag. 247) quando as crianças reencontram a mãe, sendo essa observação tosca feita pela filha, uma criança de 13 anos. bizarro.

Maria.Fernanda 23/11/2021

O livro mais belo e real que já li.
"O Refúgio é um livro lindo, honesto e cuidadoso. Fala sobre redenção e recomeços, sem fugir do horror da verdade."
Tudo o que eu posso dizer sobre esse livro é que eu estou surpreendentemente feliz, encantada e maravilhada com essa leitura.
É um livro que narra a história de uma adolescente, sua vivência, perspectivas e realidade, juntamente com sua irmã.
Mas que ensina muito!
Cada frase te abre um leque de aprendizados lindos e arrebatador. Acima de cada "porém", cada situação passada, podemos conhecer uma alma forte, persistente e perseverante em toda situação enfrentada.

Ana Brison 15/10/2021

Quando a natureza selvagem é mais segura que um lar de abusos, a única opção de duas crianças, de 13 e 10 anos, é a de se abrigarem em um território inóspito com o conhecimento adquirido via YouTube.
Sal, de 13 anos, cansada dos abusos e prevendo o iminente ataque à irmã Peppa, decide por um fim ao inferno e parte rumo à salvação, contudo, quanto mais o destino lhes reserva?

Gabi 21/09/2021

O Refúgio
Muito bom gente, sério. Sal e Peppa são inteligentíssimas, é uma pena que tiveram que passar por isso. O começo é mais sério, mas a escrita é tão boa que eu nem me importei e nem consegui parar de ler. Eu só não gostei que não disseram o que aconteceu com * ****** (asterisco pra não dar spoiler pra quem não leu), fiquei com cara de palhaça no final, só esperando. Mas no geral é maravilhoso, vale a pena ler.

Kathyllen Lima 27/08/2021

Refúgio não é um livro fácil. Emocionalmente falando. Mas ele está tão bem escrito que não conseguimos parar.

Sal é uma menina de 13 anos, que sofre abusos sexuais do padrasto dês dos 10 anos de idade. E quando sua irmã mais nova completa 10 anos o padrasto a ameaça que começará a entrar também no quarto da irmã.
Sem poder mais suportar isso, Sal foge com sua irmã para a floresta. E encontra o melhor dos refúgios. O livro começa com elas já na floresta e vai nos explicando em Flashs Back.
Sensacional. Sal é uma menina super inteligente, forte, decidida. Que planejou essa fuga por 8 meses. Ela está muito bem preparada. Mas será que ela conseguiu pensar em todos os imprevistos?
Será que elas serão pegas?
Ou viverão para sempre na floresta?
Eu não consegui parar de ler até ter todas essas respostas.
Ao mesmo tempo em que queria abraçar essa menina e dizer: por favor, para de ser tão adulta. Você só tem 13 anos. Você tem que brincar, correr, ir para a escola, brincar com crianças da sua idade. E não aprender a como se defender com uma faca ou aprender a instalar trancas na porta do quarto da irmã.

Um livro forte, emocionante, com tons divertidos e muita parte histórica também.
Sal conta histórias que aprendeu na escola para a irmã antes de dormir.

Eu recomendo muito.

Yssa 23/08/2021

Nhe (sem spoiler)
Bem é um livro interessante mas em algumas partes achei meio chato, as personagens são incríveis e tinham potencial para algo bem melhor, do meio para o fim foi a melhor parte, não gostei do final, não tem uma conclusão certa, poderia ter sido muito melhor, não é do tipo de livro que me arrependo de ler, mas tbm não é do tipo que eu recomendaria.

Karla Samira @pacoteliterario 29/06/2021

Bonito, mas dolorido
Nesse drama denso, conhecemos Sal, uma garotinha de 13 anos bastante esperta. Sofrendo bastante em casa, toma a decisão de fugir. Para evitar que sua irmãzinha menor Peppa passe pelas mesmas atrocidades, leva a pequena consigo.

Sal e Peppa fogem para a floresta e fazem dela seu refúgio, o que dá nome ao livro, que me passou a sensação de que o autor já teve alguma vivência ali no meio da floresta, tamanhos os detalhes daquele meio que compõem a obra.

A floresta literalmente acolhe essas irmãs e lhes ensina bastante sobre a vida. Ali elas lidam com diversos obstáculos e problemas e passam a enxergar as coisas com outros olhos.

Outros personagens interessantes fazem parte desse enredo, que tem dramas familiares, abusos de todo tipo e dependência química. Mas é uma história de recomeços, então me trouxe várias lições de vida.

Resenha em vídeo no link.

site: https://www.youtube.com/watch?v=SxjT5YL14M0&t=7s

Thabi.Almeida 24/05/2021

Precisamos falar sobre Sal
Um livro emocionante, provavelmente fará escorrer umas gotas de suor nos olhos e talvez te deixe confuso e sem saber o que sentir no final....

Temos como protagonista uma menina muito forte, inteligente de apenas 13 anos, onde diversos acontecimentos em sua breve vida de descasos e situações extremamente graves acontecem,a levam a planejar e fugir para sobreviver.

É um livro com muitos gatilhos e narrando com franqueza de uma criança e ao mesmo tempo tem sensibilidade.

Sal, Peppa e Ingrid formaram um trio maravilhoso e acolhedor, temi incontáveis vezes por elas. Acabando o livro sigo preocupada com seus destinos e algumas perguntas sem respostas.

Qual o ponto negativo?
A história tem ações narradas que talvez levem a você leitor, ter a sensação de ser enganado ou sentir que é algo impossível crianças realizarem com tamanha perfeição ou sem dificuldades. No meu caso não interferiu na minha imersão - consegui embarcar na história e também me convenci que quem narra é Sal, ela pode ter esquecido ou não mencionado enfim.... Serviu p mim kkkkk
Outro ponto negativo é que nem tudo é respondido - no meu caso sinto que faltou uma conclusão ao final. Pode ser que p ti não incomode finais abertos.
Um ponto para alguns negativos é os sentimentos da Sal, as vezes ela só age e parece robô, madsssss eu não a vi dessa forma. Acho que nenhum trauma se resolveu pq a vida segue e com ele nossos fantasmas.

Ai é isso e mais que isso é spoiler
Espero que apreciem, o livro tem esse sentimento de "ué gostei ou não?" É bom mas faltou um que a mais ai

Ahhhh acho super válido esse livro ser lido por profissionais e estudantes de psicologia

Jéssica Nogueira 03/05/2021

Indico com ressalvas
Sal e Peppa duas irmãs que fogem do terror de suas vidas para a floresta.
Apesar de a história ter aspectos interessantes e fortes, o que deixou a desejar foi a maneira prolixa do autor, me senti lendo a mesma coisa e a história não parecia ter continuidade.
Tinha tudo pra ser lindo ....

Thaís Guimarães 18/04/2021

De cortar o coração
Sal deveria ter uma infância normal na qual suas principais preocupações seriam brincar, ler, estudar e se divertir. Com treze anos de idade, ela passa meses assistindo vídeos sobre como sobreviver na floresta. Sal precisa fugir para que sua irmã mais nova, Peppa, não sofra as mesmas atrocidades que ela está sofrendo desde os dez anos. O plano é fugir para floresta de Galloway, no sul da Escócia. O ambiente é deslumbrante, mas cheio de perigos. Junto com sua irmã, elas vão lutar para sobreviver e enfrentar o ambiente hostil da floresta.

???

Em seu romance de estréia, Mick Kitson constrói uma ambientação deslumbrante e traz um alerta sobre abuso infantil e violência doméstica. Narrado sob o ponto de vista de uma criança, vamos acompanhar os abusos que essa menina sofreu e sua jornada por sobrevivência e liberdade.

Sal é uma menina corajosa e madura. Meu incomodo com a trama foi não conseguir achar crível as atitudes dela. Sal conseguiu aprender tudo na internet. Uma criança de treze anos sobrevivendo na floresta e conseguindo fazer tudo, desde estripar coelhos a cuidar de ferimentos. O autor se perdeu um pouco nessas descrições e deixou um vazio na personalidade dela, na humanidade da personagem.

Ainda assim fiquei muito emocionada e impactada com o livro. Passei dias refletindo sobre tudo que a pequena Sal passou e narrou. Consegui sentir o desespero dela para sair daquele lugar e entendi cada uma de suas atitudes.

O livro tem um ritmo lento, que envolve aos poucos. Quando terminei a leitura consegui olhar para trás e entender todas as nuances da história. Um dos pontos altos para mim foi a relação das irmãs. Eu só queria carregar as duas no colo e cuidar como se fossem minha irmãs também.

"O Refúgio" é um livro forte de cortar o coração. A narração feita por Sal deixou a trama direta e rasa em detalhes, mas causou impacto e me derrubou mesmo assim. Esse é um livro sobre redenção, perdão, família e irmandade.

1 | 2 | 3 | 4