Sem hora pra voltar

Sem hora pra voltar Vicent Bernardo A Santos

Resenhas - Sem hora pra voltar

Victor 03/10/2020

O amor volta.
Micaela é uma jovem ansiosa. Quer ser aprovada no vestibular como se sua vida dependesse disso. Quer ter amor, como se o sentimento nunca voltasse depois de uma decepção. Quer viver em paz, num mundo que ignora informações importantes sobre PcDs (como o fato de Libras ser o segundo idioma oficial do país). E quer um recomeço!

"Sem hora pra voltar" é sobre recomeços. É como pensar no pós-mundo depois de um apocalipse (na história, representado por Nora), o que sobrou no dia seguinte a um maremoto que arrastou sentimentos bons, lembranças que pareciam intocáveis e deixou para trás um ambiente destroçado. A jornada é tão bela e significativa, que o leitor se vê perdido nas divagações de Micaela e rapidamente inserido na realidade das superações e do novo começo.

O amor volta. Queria poder entrar na história e contar isso para Micaela. Ele volta, e você pode esperar. Esperar para amar, aguardar antes de cair de cabeça na faculdade. Não achar, principalmente, que fins são definitivos. Tive de discordar da fala sobre amores da vida! Pessoas vem, pessoas vão. E nós podemos amar de novo.

Uma excelente leitura, com uma mensagem linda e um final feliz! Recomendo.

mundo1 14/05/2021

Meio enrolado..
"Sem hora pra voltar" vai contar a história da Micaela, uma jovem de 18 com PCD que enfrenta a pressão do vestibular, a dor de um coração partido, o encontro do amor verdadeiro e a busca por se auto conhecer e se entender um pouco melhor....
Eu gostei da forma que o livro abordou a 'surdez' de uma forma mais natural, quebrando vários preconceitos que grande parte das pessoas - e aqui eu me incluo, por nunca ter ido pesquisar profundamente sobre este assunto - possuem em relação a esta deficiência. A leitura para mim, acabou ficando um pouco maçante, os capítulos são poucos, porém, extensos o que acabou tornando a leitura um pouco mais demorada.
Acompanhar a evolução da Mica em relação à pressão que ela sentia por conta do vestibular e os seus motivos, fez com que eu me identificasse um pouco (estou em ano de vestibular, então entendo a pressão que acabam colocando na gente e que nós mesmos nos colocamos); Ver ela se recuperar de um trauma em relação ao seu antigo relacionamento e tentar novamente com uma pessoa totalmente diferente, foi maravilhoso e revigorante, e a forma que a sua sexualidade foi abordada é realmente essencial para que muitas pessoas entendam ao menos um pouco, o que realmente é ser bi!
Infelizmente, eu acabei não gostando tanto do livro e o seu final não me agradou, embora eu saiba que era exatamente isso o que muitas pessoas queriam, pra mim não foi exatamente um bom desfecho. De toda a forma, recomendo este livro para quem queira entender - e se desfazer de certos preconceitos - um pouco mais sobre quem tem PCD (exclusivamente pessoas surdas, como é o caso da Mica); Agradeço ao autor pela forma que ele abordo essa deficiência, e principalmente por ter me esclarecido várias dúvidas de forma indireta com o passar das páginas.
Vanessa Freitas 06/07/2021minha estante
Concordo totalmente contigo. O final também me incomodou bastante, não achei que tenha deixado uma mensagem muito bacana. Por outro lado, sei que não necessariamente ele quisesse passar alguma mensagem, tão pouco essa que ficou para mim. No mais, o autor escreve bem e eu compartilho dessa sua visão, pois também não sabia quase nada sobre o universo PCD (principalmente pessoas surdas) e aprendi bastante coisa através desse conto e o agradeço por isso.

mundo1 07/07/2021minha estante
Sim! Eu gostei do livro por ele quebrar vários preconceitos q eu nem sabia q tinhakkkj. Acho q o final só não me agrado por uma questão pessoal msmo, mas, fico contente q concorde cmg! ?

@cheiade9h 19/10/2020

Já conhecia a personagem pelo conto Feito Confete (que agora está em processo de revisão e relançamento para o ano que vem!!!) mas me aprofundar na história de Micaela foi simplesmente perfeito, foi outra leitura que me deixou com um quentinho no coração.
A cada história do autor que leio mais fico orgulhosa do Bernardo

Grailson 26/04/2021

Incrível
Uma história linda para aquecer o coração do leitor. Sempre é ótimo ver histórias tão representativas, principalmente quando é um romance clichê delicioso como esse.
A escrita do autor é incrível e a leitura flui muito bem, amei o modo como a protagonista Micaela foi representada e mais ainda, o final feliz que a história teve, uma leitura para trazer esperança de dias melhores, sem sombra de dúvidas. O amor sempre vence as barreiras.
Eu fiquei muito curioso para ler o conto Feito Confete, de onde esta história originou-se. Mal posso esperar para que seja republicado e eu possa ler também.

Foxfire 09/08/2021

Uma estória com bastante representatividade. Gosto muito de ler contos com personagens fora da "norma" social, esse foi um dos melhores que encontrei. Como ouvinte quero me desviar desculpar a comunidade surda por ainda não falar libras. Já faz um tempo que estou aprendendo, mas não faço mais que a minha obrigação!!

Jão.Silver 03/08/2021

Sem hora pra voltar
"O engraçado do amor é que quando você ama uma pessoa com todo o seu coração, é como se sempre fosse a primeira vez."

Adorei a escrita e a pegada do livro, a dinâmica de uma personagem surda a ambientação brasileira foram incríveis. Achei o final meio clichê, mas no geral foi uma leitura boa e super rápida, recomendo.

Cicin 30/09/2020

Adorei demais o conto e a representatividade que há nele. A forma que aborda cada personagem e suas particularidades é perfeita.

Júnior 15/10/2020

Micaela é uma jovem surda que está prestando um curso para entrar em um vestibular, ela se vê muito pressionada para consegui uma vaga em uma faculdade federal.
Porém sua vida está um caos pois terminou recentemente um namoro, sua melhor amiga está longe e vê sua mãe cansada de trabalha acaba com seu psicológico, no decorrer do livro ela luta para consegui seguir em frente até que Sofia aparece e consegue trazer seu melhor lado para fora novamente.
É possível nota o crescimento da personagem durante o livro, além de mostra como é o cotidiano de alguém que nasceu com surdez, a importância das libras.

Gabi Otavio 05/10/2021

Nenhum pouco clichê
Eu nunca tinha lido antes um livro que contava sobre uma pessoa surda e acho que isso realmente abre nossa mente, faz ver a vida de outra maneira pq as vezes ouvir ou falar claramente é algo tão comum que não damos valor e uma pessoa com este tipo de problema apesar de ser uma pessoa como qualquer outra, enfrenta muito mais dificuldades em aspectos da vida.

Dara Mendes 24/11/2022

Sem hora pra voltar - ? 2,5
Muitos elementos para trabalhar em pouco tempo de história. Com um final que quebra tudo o que o livro tentou representar. Bem fraquinho, mas dá pra passar o tempo.

JAlia.Reginato 11/07/2023

Gosteii
A mensagem de livro é simplesmente incrível!
Durante o livro vamos acompanhando o dia a dia de uma pessoa que quer mais que tudo ser aprovada no vestibular, mas que tira um ano de folga para se conhecer, conhecer o mundo e encontrar o amor!