O Segredo do Bicho da Seda

O Segredo do Bicho da Seda Rhonda Forrest

Resenhas - O Segredo do Bicho da Seda

Luciana Maria 02/03/2024

Segredos
Quem não tem segredos? Quem nunca prometeu segredo? Foi isso que vi nessa leitura. Segredos, fidelidade a uma amizade que superou enormes sofrimentos até encontrar a paz.
Gostei muito, vale a pena ler.

Sandra 14/02/2024

Fevereiro 2024 Bom
É uma estória de amizade, segredos, violência domésticas e superação.
O começo é muito bom. Na infância dos personagens. Dinâmico, mistérios, amizades.
Mas de repente, tudo muda. Passa os anos, e a estória fica morna.
E a solução é muito rápida, previsível.
Gostaria que no fim do livro, as coisas fosse mais profundas, mas consistente.
Não sei , muito, o que eu queria. Mas ficou faltando algo.
Mas é uma boa leitura

Mari 01/02/2024

Objetivamente é uma história clichê, mas que não deixa de ser boa de acompanhar, e que funcionou p/ mim.

Acompanhamos a amizade de Bobby e Ruby desde a infância e as situações traumáticas que o Bobby enfrentava em casa. Depois acompanhamos os dois já adultos tendo que encarar os fantasmas do passado e como isso afetou suas vidas; e também uma história de perda, luto e solidão.

É bonita a maneira como eles sempre tiveram um ao outro nos piores momentos na vida de cada um, e como essa amizade se transformou com o tempo.

Não é um livro necessariamente romântico, é mais sobre encontrar a si mesmo para depois se encontrar a dois.

Só achei que o final foi meio apressado. Afinal, aquelas palavras em itálico no final foram uma carta do Bobby? Um diário? Um pensamento? Um segredo do bicho da seda? Achei a construção confusa, uma tentativa não muito bem executada de soar poética rs

Carol Guimarães 27/11/2023

Leia, Leiam e Leiam
Como boa canceriana que sou quando me falaram que esse era um livro que fazia chorar e que rolava um drama, eu precisava ler urgentemente, então me rendi.

Uma história comovente que nos mostra na primeira parte do livro a infância dos protas, uma amizade sincera, cheia de amor, confiança e segredo entre os personagens, na década de 70 e todas as aventuras que duas criança poderiam viver numa casa na árvore. Segredos e traumas também são vividos.

Quando seguimos para a segunda parte, os protas já adultos em meados do início dos anos 2000.
Que levaram a vida por caminhos diferentes, mas que se cruzam por conta do passado.

A escrita da autora é envolvente demais.
O desenrolar da história a trama, nos prende de modo que não queremos parar de ler.

Me apaixonei pela Ruby, uma ótima amiga mandona, mas com o coração de ouro.

E o que dizer do Bobby que a gente tem vontade de por no colo e acalentar, cuidar e proteger.

Nem tenho vergonha de dizer que chorei lendo no trem.

Não consigo falar muito se não eu dou spoiler 🙈🙊.

Só digo leiam, leiam, leiam. Conheça a escrita da Rhonda.

"Não é o dinheiro nem as casas grandes que deixam as pessoas felizes. É o amor, e estar rodeado de pessoas boas e honestas."

"Nunca desista. Se quiser muito alguma coisa, pode conquistar o que quiser."

Rita.Liziet 16/11/2023

Um livro marcante para mim: minha primeira leitura coletiva e meu primeiro livro da Leabhar.

Ruby e Bobby são amigos desde a infância, e os acontecimentos dessa fase da vida afetaram profundamente seus futuros?

O bicho da seda serve de pano de fundo para esconder as maldades da família de Bobby e de outras crianças que passam pelo mesmo abuso.

No futuro, Ruby é assistente social e procura por Bobby para fazer justiça contra o que aconteceu com ele e a família no passado.

Como um bichinho tão delicado pode esconder segredos tão sombrios? Uma nova releitura me trouxe novos olhares, mas o drama persiste.

A autora foi muito sensível para que não doesse tanto em nós, leitores, mascarando os abusos pelos quais muitas personagens passaram. E nos acende a chama da esperança de refazer o futuro, bastando dar uma chance a si mesmo de reparar erros e fazer Justiça!

Flavia.Sachet 24/10/2023

Gostei mas não amei
O livro trata de crianças que sofreram abuso sexual. Não é um livro leve, mas no decorrer da trama fica mais interessante, principalmente quando Ruby vai em busca de Bobby. É um livro previsível, não tem plot. Mas mesmo assim, é uma boa história.

AlechandraClio 15/09/2023

Ruby, Bobby e Sally.
Alguns segredos necessitam de um grande grau de confiança em si mesmo e também para quem o compartilha. Sejam eles de pequenas travessuras ou com o peso muito maior do que consegui compreender.

Nesse livro a autora não focou em um romance ou sonhos de um futuro do qual uma Ruby tinha com a sua alma gêmea e melhor amigo, o Bobby.

Rondha Forrest escreveu com uma leveza e ao mesmo tempo temas fortes e impactantes envolvendo as descobertas e simplicidade que eram compartilhados no clube do Bicho da Seda.

Uma casa da árvore podia abrigar além das lagartas ou dos pequenos cadernos de registros. Era uma janela para além das imaginações e sonhos. A realidade também existia.

Ruby vivia o que todas as crianças deveriam viver e ter: Proteção, alegria e amor.

Bobby tinha o que o clube lhe dava: sonhos e fuga. E Sally só tinha os irmãos, em especial o Bobby. Um dia e tudo se perde.

Uma história que nos faz mergulhar nos cenários do interior da Austrália, com suas diferenças e contrastes de uma região para a outra e como uma descoberta pode levar a tona o que estava escondido.

Recomendo a leitura.

klissia.santosgs 13/09/2023

Maravilhoso
O livro é repertório de várias emoções, com ele vivemos momentos de alegrias, encantamento e tristeza,revolta e tristeza. É uma história,que marcou pela presença,da sutileza dela ao contar a a vida dos personagens centrais,o Bobby e Ruby que se tornam grandes amigos. E dividem juntos , uma casa na árvore,um lugar sagrado para eles. Para a Ruby, um lugar de paz e de celebrar a amizade, dividir descobertas com o amigo. Já para o Bobby,um refúgio, um lugar seguro e de tranquilidade,onde ele esquece dos seus problemas,e as experiências ruins que vive no dia a dia. E essas experiências, que envolve realidades trágicas , que ninguém teria que passar. Pois, seus momentos sombrios são, proporcionados por sua família,cujo o objetivo é proteger. E contra partida, temos o oposto na família da Ruby, ela pode se dizer, que é tranquila, acolhedora, são pais incríveis cujo intuito é o amor a compartilhar entre eles. Durante a leitura,nos deparamos com situações,bem difíceis de ver e ler,mas sabemos que é real e dói, e destrói sonhos e marcam para sempre,vidas inocentes. A autora, é simplesmente perfeita nesse livro. Apesar,dos gatilhos, como pedófila , violência doméstica, precariedade da de moradia, doenças emocionais , depressão. A leitura foi fluida e rápida. Ele, foi perfeito, história comove e faz a gente refletir sobre muitas coisas.

Mara Regina 12/09/2023

Maravilhoso
Adorei a história da Ruby e do Bobby.
Se conheceram qdo crianças.
Eram melhores amigos.
Tinham uma casa na árvore onde cuidavam dos bicho da seda.
Tinham segredos que eles diziam segredo do bicho da seda e não poderiam contar a ninguém.
Ruby tinha pais amorosos porém Bobby era castigado pelo pai por qquer motivo.
Vale muito a pena ler.
Recomendo a todos.
Parabéns a autora nota 10.

mirna 13/03/2022

O Segredo do Bicho-da-seda
Uma estória bem bacana de amizade, superação e amor. No começo do livro é muito sofrimento para os personagens, não é muito o estilo que gosto... mas é um drama bom, com personagens cativantes.

quel @indicacoes_da_quel 25/02/2022

Até que ponto segredos devem ser guardados?
Ruby e Bobby,  eram apenas duas crianças e não sabiam como lidar com segredos sórdidos que aconteciam fora da casa da árvore. Um refúgio para as maldades da vida.

Guardavam segredos que jamais deveriam ser revelados e para isso, ambos fizeram um pacto no clube do Segredo do Bicho-da-seda.

Amigos inseparáveis, guardaram por anos terríveis revelações.

Mas, o passado retornaria para assombrar o conturbado, Bobby e Ruby, fará tudo para consertar os erros e omissões do passado.

Pode haver justiça em meio ao poder?

Rhonda Forrest em, O segredo do bicho da seda, lida de forma sensível temas sérios e infelizmente muito comuns.

Os personagens, Ruby e Bobby têm que lidar com situações graves como o abuso de menores, violência familiar, abuso psicológico e medo.

Uma excelente leitura para emocionar.

Juliana 17/06/2021

Gostei bastante desse livro! Uma história de amizade e cumplicidade, um amor verdadeiro! Muito bom, recomendo!

ritita 21/03/2021

Podia ser suspense, mas não é.
A narrativa é muito boa, e fiquei encantada com a amizade das duas crianças livres para brincar e sonhar, Ruby é uma fofa, mas....

O desenvolvimento é extremamente repetitivo sobre as belezas selvagens da Austrália é irritante, mais um pouco e fico conhecendo as árvores sem precisar ir até lá. (encheção de linguiça mesmo).

Não se trata de suspense porque o narrador, em 3ª pessoa, nos conta alguns deles, mas era segredo entre os meninos que não os partilharam com ninguém até a vida adulta, e por motivo justo.

Por conta dos segredos, alguns que até Ruby desconhecia, Bobby arrastou correntes durante toda sua vida, fugindo, isolando-se e não acreditando mais em ninguém que o rodeava.

Porém, não é plausível que uma menina criada no campo seja tão ingênua quanto Rubby aos 11 anos, ainda mais sendo curiosa como era - não rolou esta parte.

Que segredos fortes! Infanticídio, feminicídio, violência doméstica, pedofilia......

O que me assombrou mesmo, mais que a descoberta dos segredos escondidos e quase atrapalhando a evolução da leitura foram os muitos erros gramaticais na grafia e ortografia, inadmissíveis quando se publica um texto em qualquer idioma.

O revisor não fez seu trabalho.

Beatriz @lendo_com_bia 04/03/2021

O que dois melhores amigos, Ruby e Bobby, testemunharam lá do alto, no santuário de sua casa na árvore? Que cadeia de eventos levarão no fundo de suas mentes, até que um processo judicial, vinte anos depois, desencadeie memórias e segredos que permaneciam em silêncio?
O subúrbio rural de Brisbane deveria ser um lugar idílico para Ruby e Bobby crescerem. Seu refúgio na casa da árvore, situado no alto de uma amoreira, oferece a eles um lugar seguro, não apenas para compartilhar sua amizade e problemas, mas também para assistir aos eventos dos quintais vizinhos. No entanto, à medida que os anos passam e os dois se tornam adolescentes, a ingênua Ruby é exposta aos eventos infelizes com os quais Bobby tem que lidar em sua vida familiar.
Quando os dois amigos seguem caminhos separados, os eventos da infância se tornam uma memória distante. No entanto, quando más ações são expostas anos depois, Ruby e Bobby são forçados a enfrentar a realidade do que viram tantos anos atrás.
Esta é uma história sobre os segredos que as crianças guardam, a força que vem de uma amizade de infância e um amor familiar especial que supera as dificuldades do passado.
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, ele aborda temas importantes este romance explora questões mais profundas e sombrias - mas a vida pode ser assim, complicada, desafiadora e injusta. Um passeio em uma montanha-russa de emoções, mas vale a pena. Este romance australiano, por excelência, é uma leitura obrigatória.
Ruby é uma personagem maravilhosa e Bobby passou por tanta coisa que eu queria colocá-lo dentro de um potinho
Quote

— Precisa apenas continuar dizendo a si mesmo que pode fazer qualquer coisa. Nunca desista. Se quiser muito alguma coisa, pode conquistar o que quiser.