O Segredo do Bicho da Seda

O Segredo do Bicho da Seda Rhonda Forrest

Resenhas - O Segredo do Bicho da Seda

Regiane Moreira 11/10/2020

Perfeição
Estou super atrasada em dar baixa nos meus livros. Já li todos e outros mais e não tive tempo de vir dar baixa e fazer resenhas. Mas tive que vir para esse aqui.
Gente, que livro é esse? A autora aborda temas muito complexos, pesados e difíceis de uma forma tão especial e leve que você viaja, literalmente, na narrativa.
Os personagens são carismáticos. O teor psicológico é o ponto alto. É difícil explicar sem dar Spoiler então só posso dizer LEIAM. Pra ontem. Nota mil... meu preferido do ano até agora.

site: https://meupitacoliterario.blogspot.com/
Dea 12/10/2020minha estante
Pra lista, já

Renata1004 06/11/2020minha estante
Eu Amooo

Noellen 11/11/2020

Como traumas infantis moldam o nosso caráter e como isso vai refletir em toda a nossa vida
Achei que seria uma leitura tranquila, não esperava ler uma história que abordasse temas tão pesados, como abuso infantil, e de como essas crianças que cresceram com todo esse sofrimento lidaram com isso na sua vida depois de adulto. Vamos entendendo no decorrer do livro em como traumas infantis moldam o nosso caráter e como isso vai refletir em toda a nossa vida.

Acredito que a autora abordou os temas de maneira extraordinária, pois a raiva e a revolta que senti durante a leitura foi devastadora, e entendo que uma história assim não é apenas ficção e não é única, muitas crianças passaram e ainda passam por esse tipo de sofrimento.

A sociedade peca em cuidar das crianças, talvez seja por isso que vivemos em um mundo doente.

site: @resenhasdanoellen

Leituras da Cielo 02/10/2020

História com temas fortes
Resenha

O Segredo do Bicho-da-seda

Ruby e Bobby são melhores amigos, duas crianças que ao chegar da escola, correm pra sua casa da árvore e vão brincar com os bichos-da-seda. Bobby é meio desastrado, consegue diminuir alguns bichinhos com frequências, enquanto Ruby é madura pra sua idade e inteligente, além de compreensiva.

Apesar da amizade entre os dois, dava-se pra notar que, enquanto Ruby tinha pais amorosos, o Bobby por outro lado era sempre esquivo quanto a família dele, até ele revelar certas coisas, como ter uma irmã especial, uma mãe que se mantém apenas em casa e um pai que só sabe reclamar e não sabe lidar com a família, a boca dele é para os outros não verem a filha especial e afirmar que a esposa estava doente.

Ruby completa dez anos, Bobby é três anos mais velho, ainda sim os dois preservam a amizade. Ruby começa a estranhar certas atitudes do amigo, e após ir a casa dele, percebe que coisas estranhas acontecem lá. Por que seu amigo estava com as costas machucadas? O aspecto de Sally era tão frágil, ela era uma criança especial, que tinha a mesma idade que Ruby e ainda sim era tratada como bebê, por que?

Me deparando com a situação de Bobby me fez ver o quanto ele é adulto em um corpo pequeno, na responsabilidade que tem em querer manter a família, pois se não fizer, seu pai daria um jeito de afastar sua mãe e sua irmã. Bobby também tem uma irmã mais velho, de uns quinze anos que sonha em ser enfermeira, mas o pai não aceita.

A amizade é presente de forma forte na história, como também a violência doméstica, as infidelidades do pai e o próprio tio de Bobby, também vemos a reação de Ruby ao saber da situação do seu melhor amigo, aquele que fazia tudo que ela mandava, mas que em sua casa tinha que pegar as rédeas para cuidar de sua mãe e sua irmã.

A história causa um misto de sentimentos, posso dizer que me marcou profundamente e tem detalhes que por um lado eram simples como os encontros de Ruby e Bobby, no cuidado de encontrar bichos-da-seda e cuidar deles, na vida de Ruby com seus pais e na triste vida de Bobby é sua família disfuncional.

Renata1004 11/10/2020

Livro maravilhoso
Aiii, gente!!! Amei muito fazer a leitura de "O segredo do bicho da seda". Temas super importantes são tratados no livro. Engana-se quem pensa que o livro é bobinho... Só pelo título.

Bobby e Ruby, duas crianças com famílias tão distintas .
Ruby teve uma educação maravilhosa, um pai que a incentivou a ser o que quisesse.
Bobby, infelizmente, foi ao contrário.

Os dois guardam segredos terríveis. Coisas que Bobby vivenciou. Chega dói no peito só de lembrar.
A sua única felicidade era quando estava cm Ruby
na casa da árvore, cuidado dos bichos da seda.

Na segunda parte do livro, os dois personagens estão adultos, mas, quando ainda ainda criança, Bobby precisou fugir. E agora? Onde ele está? O que aconteceu para ele ter se tornado uma pessoa tão fechada? Tudo começa a vir a tona quando um processo jurídico precisa ser resolvido. O tio de Bobby fez coisas terríveis e precisa pagar pelo que fez.
Mas... Bobby queria reviver o passado? Ele estaria preparado para isso?

Tô chocada com a forma que a autora finaliza a história. Um misto de emoções surgiu dentro de mim.

Leiam "O segredo do bicho da seda"

Cris crdso 05/01/2021

Livro maravilhoso
? ??????? - ? O Segredo do Bicha da Seda) ???

? Resenha: Os melhores amigos Ruby e Bobby se entendem muito bem. O passatempo favorito de ambos é ficar no refúgio da casa da árvore onde colecionam bichos da seda,assim a amizade entre eles vai se tornando maior .Mas o que Ruby não esperava era que seu amigo passasse por situações que uma criança não deveria passar e quando essa verdade chega até ela, ela tenta ajudar de todas as formas. De seu esconderijo na casa da árvore ela observa uma terrível situação que não compreende, mas depois desse fato seu amigo Bobby nunca será o mesmo .O caminho dos dois se separa e muito tempo passa. Mas o passado precisa de justiça o que torna a unir Bobby e Ruby.

?: ?Quando estou aqui em cima, parece que flutuo, e que todo o resto foi abandonado. Minha mente se acalma enquanto subo a montanha... e me sinto em paz. As árvores antigas, com as cascas duras, envolvem-me como casulos de seda. Os troncos robustos e as raízes engavinhadas agarram-se ao chão como se dissessem: ?Vou te segurar, não vou te soltar. ?As árvores e minha vida com Ruby Rose estão em equilíbrio, estáveis. O ar está limpo, nem abafado, nem estagnado, e há uma brisa que voa através dos galhos, das folhas e pelo meu rosto. O mundo embaixo, por vezes, deixa de existir. Se fecho os olhos, flutuo acima da superfície da terra e?sinto-me calmo. ??Bobby Carlon.

?Minha opinião: Esse livro é cheio de grandes emoções, aborda um assunto muito delicado relatando uma realidade muito triste que acontece onde menos se espera, mas mesmo esse assunto sendo tão delicado, a autora soube como nos mostrar essa realidade tão dura de forma espetacular, nos envolvendo nos problemas de seus personagens com muita intensidade. Este livro nos leva a pensar com mais profundidade sobre como tratamos as crianças e a forma de se relacionar com elas.

ritita 21/03/2021

Podia ser suspense, mas não é.
A narrativa é muito boa, e fiquei encantada com a amizade das duas crianças livres para brincar e sonhar, Ruby é uma fofa, mas....

O desenvolvimento é extremamente repetitivo sobre as belezas selvagens da Austrália é irritante, mais um pouco e fico conhecendo as árvores sem precisar ir até lá. (encheção de linguiça mesmo).

Não se trata de suspense porque o narrador, em 3ª pessoa, nos conta alguns deles, mas era segredo entre os meninos que não os partilharam com ninguém até a vida adulta, e por motivo justo.

Por conta dos segredos, alguns que até Ruby desconhecia, Bobby arrastou correntes durante toda sua vida, fugindo, isolando-se e não acreditando mais em ninguém que o rodeava.

Porém, não é plausível que uma menina criada no campo seja tão ingênua quanto Rubby aos 11 anos, ainda mais sendo curiosa como era - não rolou esta parte.

Que segredos fortes! Infanticídio, feminicídio, violência doméstica, pedofilia......

O que me assombrou mesmo, mais que a descoberta dos segredos escondidos e quase atrapalhando a evolução da leitura foram os muitos erros gramaticais na grafia e ortografia, inadmissíveis quando se publica um texto em qualquer idioma.

O revisor não fez seu trabalho.

Cristiane.Rocumback 01/10/2020

História tocante com final lindo
Uma história cheia de sentimentos baseada numa amizade sincera e profunda, capaz de guardar os mais dolorosos segredos. Tocante e emocionante com um final lindo, tratando de assuntos fortes e sensíveis sem ser totalmente explícito.
Eu gostei demais e indico a leitura sem dúvida.

Rute @pensamentosepoesiadaloba 13/10/2020

Impressionante
Vamos de #Resenhadaloba🐺 ⠀
Livro - O Segredo do Bicho da Seda
Autora- Rhonda Forrest
5/ 5 - ⭐️ .
📚.
Essa é uma história de segredos e superação.
Em uma descrição perfeita de cenários incríveis que você se pega imaginado cada detalhe.
Ruby e Bobby tem uma amizade incrível, ainda são pequenos quando essa amizade surge, é uma cumplicidade que vem crescendo com um tempo e que Ruby consegue aos poucos descobrir sobre a vida um tanto obscura de Bobby.
O menino sofria muito em sua casa com os acontecimentos ali existentes e se apegava a amizade de Ruby e dos amorosos pais dela para se refugiar.
Bobby tinha duas irmãs que também sofriam como ele.
O refúgio deles, na casa da árvore era o santuário para conversas e segredos.
Uma parte que me fez sorrir foi a da vaca com Ruby, elas brigavam como se fossem iguais e isso me divertiu.
A história também me emocionou, quando adolescentes as coisas começaram a desencaminhar e os segredos fizeram com que Bobby fosse embora deixando apenas um embrulho com uma carta pra Ruby.
Eu fiquei tão triste assim como ela, mais entendi o Bobby naquele momento ele não poderia fazer nada a não ser seguir em frente.
20 anos depois Ruby precisou procurar por Bobby, pois a irmã dele necessitava da sua ajuda.
Precisava do testemunho dele em juízo.
E Ruby procurou por ele, seguiu pistas e foi muito admirável o desempenho dela.
O encontro foi surpreendente Bobby mudara radicalmente, não vivia em um só lugar, se tornou bronco só gostava da terra e dos animais.
Foi difícil convencê-lo a voltar e ajudar a irmã, mais algo que Ruby lhe contou fez Bobby recuar e voltar com ela.
A relação dos dois foi tão diferente, e eles lutaram muito pra recuperar um pouco do que tinham.
O enredo é incrível, cheio de mistério vale a pena conhecer esse lindo romance.

#Leabharbooksbr
#Leabhar
#osegredodobichodaseda
#rhondaforrest
#pensamentosepoesiadaloba
#rcloba #rutecoutoloba
# #Amazon

@_paralivreando_ 19/10/2020

o amor faz o mundo andar.
?Quando estou aqui em cima, parece que flutuo... O mundo embaixo deixa de existir? sinto-me calmo.?

Começo dizendo que esse livro foi um dos mais lindos que já li e por isso se tornou um dos favoritos de toda uma vida literária. Mesmo com uma trama um pouco mais pesada, ele não deixa de ser lindo, trágico e fofo !!

"...faria o que fosse preciso para satisfazer Ruby. Porque, afinal de contas, ela era a sua melhor amiga."

Narrado em terceira pessoa, o livro nos apresenta a linda amizade entre Ruby Rose e Bobby. Uma amizade que perdura além de uma simples casinha da árvore, mas que carrega segredos mais intrigantes e misteriosos do que a criação e sobrevivência  de um bicho da seda!

"...com a mão no peito , juro por tudo o que é mais sagrado, pelo túmulo da minha avó...Até eu morrer. Amém. Irmão de sangue, irmã de cuspe, que dividem o mesmo chiclete e juram por tudo o que é mais sagrado de novo."

Uma promessa que não pode ser quebrada, mas que leva a Ruby Rose a ter dúvidas se deveria ou não quebrar o juramento que uma vez foi  feito. A vida de seu melhor amigo e da família deste estava em risco, qual seria a melhor decisão a se tomar?

O que ela, apenas uma criança, poderia fazer quando muitos adultos não deram ouvidos e os que deram não tiveram sucesso?

Na verdade, por que o padre não acreditou em Teresa? Por porque a própria mãe de Lynete não deu ouvidos a própria filha?

"Nunca desista. Se quiser muito alguma coisa, pode conquistar o que quiser."

A primeira parte do livro descreve o dia a dia desses dois jovens, e conforme os fatos acontecem é praticamente impossível acreditar no que a nossa mente está entendendo de toda aquelas situações. E conforme os fatos são confirmados, a sensação de raiva e frustração alcança o leitor.

E são esses acontecimentos que faz com que Bobby fuja para bem longe de toda a civilização e Ruby, com raiva de seu amigo por tê-la abandonado, testemunha uma conversa que pode ser a chave para a condenação de um homem inescrupuloso alguns anos mais tarde.

"Ela sabia que o perdoaria; afinal de contas, era o seu melhor amigo."

Além do testemunho de Ruby Rose, é necessário a presença de Bobby no julgamento, e somente ela com sua persistência e organização poderá encontrar seu amigo de infância e o convencer a voltar para a cidade.

Durante o processo de julgamento Ruby tenta reconquistar a amizade com Bobby, mas ele já não é o mesmo. Um passado sofrido e um presente difícil de lidar faz com que Bobby tenha dificuldades em se comunicar, por isso o pai de Ruby a quem Bobby tinha grande consideração é o único que faz com que esse homem do deserto consiga se abrir.

Após o julgamento, o destino faz com que esses dois amigos se separem novamente, porém agora por um curto período.

"Não penso em muitas outras coisas. Quero apenas tentar viver cada dia sem receber uma surra ou ser mandando para longe"

Ruby Rose sempre foi muito apegada a seu pai. É nele em quem ela encontra a motivação para viver de uma maneira feliz e positiva, até que a morte o leva para longe,  para um lugar inalcançável.

É nesse momento que Ruby se perde. Sua organização, sua vontade de ajudar a todos e consertar tudo desaparecem assim como seu pai.

Ruby só não se entrega totalmente a escuridão porque Bobby retorna para resgata-la assim com ela o resgatou.

"Fique feliz com as coisas simples da vida e não vai precisar de muito."

Se eu adorei esse livro? Com certeza sim! Mesmo ele trazendo temas difíceis de lidar, como pedofilia, violência doméstica, preconceitos, depressão e luto. A autora consegue compensar todo esse sofrimento com uma linda amizade que sobrevive décadas, além do significado de uma verdadeira família!

"Não sou o único, Ruby Rose. Um dia, vai crescer e enxergar a realidade. Eu não dou a mínima para mais nada."

Não sei dizer o que é mais chocante nesse livro, a crueldade e perversidade dos "adultos maus", ou a irresponsabilidade e falta de senso das pessoas que acreditam nesses adultos somente por ocuparem uma posição de honra na sociedade.

"Temos muitos segredos agora, que nunca devem ser contados a ninguém. Não que isso importe, porque ninguém liga mesmo."

A primeira parte do livro acontece em meados dos anos 60 e 70, onde o conhecimento e acesso a informação eram precários. Mas analisando nos dias atuais, a humanidade não evoluiu tanto quanto deveria comparado aos anos que já se passaram.

No fim, a sociedade evoluiu em tecnologias e conhecimentos, mas estagnou-se quanto a evolução ética e relacionamento familiar e social!

"? Não podemos viver para sempre ? disse ele. ? Todos precisamos ir em algum momento."

Jailda 21/10/2020

segredos sombrios
Um livro que fala de uma amizade entre duas crianças, de duas famílias de atitudes completamente diferentes, essas que refletirá na vida de Rubby e Bobby .
Amigos que compartilham segredos e nos fazem questionar até quando podemos guardar um segredo ?
E pra saber o enredo desta história , e o aconteceu com Rubby e Bobby leia o livro o segredo do bicho de seda.

C_R 05/11/2020

Simplesmente arrebatador
O livro tem um enredo super bem construído em que a autora consegue mesclar a inocência da infância e a crueldade do abuso de uma forma não envolvente, que conseguimos recriar todos os cenários e situações vividos pelos personagens em nossa mente. É um livro brilhante, fantástico e encantador, apesar do tema do abuso. É um livro que nos tira da zona de conforto e nos faz refletir e recordar nossa própria infância. Não tem como ler e não gostar, é simplesmente arrebatador.

O livro está disponível no kindle unlimited: https://amzn.to/2TZSxUe
Li na LC da Leabhar Books/Livros e Sorrisos

site: https://www.facebook.com/colecionando.romances/

Dea 16/01/2021

Refletindo... Refletindo...
Dividiria o livro em três partes:

1. Inocência perdida, sofrida, que encontra conforto amizade, cumplicidade e amor.

2. A forma que a quebra de confiança afeta o coração daqueles que supostamente deveriam ser protegidos. Existe justiça suficiente para isso?

3. Superação? Há modo elegível para superar esse tsunami emocional?

Entre outras coisas, o livro traz, em seu final, a reflexão sobre a Efemeridade da vida, a forma como se vive e a dignidade ao se sair dela. Duras realidades, mas que precisam ser encaradas todos os dias e em todos os momentos.

A vida não é fácil, por vezes dura e feia, mas nossas escolhas diárias, aquelas tomadas passo a passo, podem transformar dor em remédio.

Recomendo.

A Levada da Nerd 17/10/2020

Ruby Rose e Bobby Carlon são melhores amigos. No alto de uma amoreira,fica a casa da árvore onde ambos passam o tempo juntos conversando,brincando e observando as lagartas do bicho-da-seda. A família de Ruby é tão acolhedora e feliz que a menina jamais imagina que algo de errado está acontecendo no ambiente familiar de seu amigo.

Bobby,Theresa e Sally são irmãos e moram com um pai violento e uma mãe depressiva que quase não sai do quarto. O tio deles tem um cargo importante e com isso usa de seus privilégios para esconder as atrocidades que comete. Desesperado com toda a situação,Bobby acaba contando a melhor amiga os horrores de sua realidade mas sob a condição dela não contar a ninguém.

Ruby fica dividida entre buscar ajuda para o garoto ou ser fiel ao segredo do bicho-da-seda (segredos esses que não deveriam ser compartilhados). Algo acontece e Bobby toma uma decisão que muda seu destino e nele,Ruby não está inclusa.

20 anos depois,um processo judicial desenterra os segredos e leva Ruby a seguir em uma jornada em busca de seu antigo amigo.

Que revelações poderiam ter nesse processo? Ruby encontrará Bobby? O quanto a atitude de alguém pode alterar nosso futuro?

Ps: A autora soube abordar temas importantes de uma forma que não deixa a leitura pesada. Os personagens foram muito bem construídos e nos trazem a sensação de amor/amizade/ódio/empatia de formas intensas.

Leia e avalie nas plataformas! :)

Tem foto lá no meu ig: @alevadadanerd

Bia 20/10/2020

?O segredo do bicho da seda
Editora: leabhbarbooks
Autora: Rhonda Forrest Author/Previously writing as Lea Davey

? Empoleirada entre a abundante folhagem da gigantesca amoreira, a casa da árvore se escondia; um porto seguro, um lugar com que mais ninguém se importava , obscurecida num canto encoberto por vegetação no quintal de Ruby. Os dois melhores amigos o consideravam o melhor lugar do mundo, e a localização entre outras grandes árvores - figueiras, mangueiras e um imponente pinheiro - provia um cantinho secreto, um abrigo sem adultos.

?A casa da árvore era o lugar onde acontecia os melhores encontros entres os melhores amigos Ruby e Bobby, um esconderijo que carregava inúmeros momentos alegres, e também muitos secredos obscuros.

?Ruby uma menina adoravel, recebia todo amor e cuidado dos seus pais, uma amor que seu amigo Bobby não pode sentir em seu lar.

??????Dois amigos vivendo situações completamente diferentes, enquanto Ruby tinha prazer em estar com seus pais, Bobby tinha receio em pisar as pontas dos pés dentro de casa.

?Bobby viveu dores profundas.

?Vivendo em um lar com sua mãe, seu pai e suas duas irmãs, Bobby sofria por ter uma família sem ter o prazer de viver como uma família feliz, sua mãe parecia ter se desligado do mundo, seu pai parecia um estranho, sua irmã mais nova era uma menina com problemas de saude, precisava de cuidados especiais, Bobby e sua irmã Theresa cuidavam da maneira que podiam da irmã Sally, Bobby fazia de tudo para que sua irmãzinha ficasse bem, longe de todos os maus tratos causados pelo seu pai e seu tio que frequentava constantemente sua casa.

Bobby não poderia controlar as ações do seu pai e do seu tio, e algo inesperado acontece, uma situação muda completamente a vida de Bobby, e ele decide sair de casa fugindo daquela realidade que mais parecia em pesadelo.

O que será que aconteceu com Bobby? O que levou Bobby a fugir? Como Ruby ficou depois que seu melhor amigo partiu?

?As respostas serão descorbetas apenas no livro, se aventure.

Eu realmente me apaixonei pela história, uma delícia, um misto de sentimentos que transbordaram meu coração. Você ja leu o livro ? Deixe aqui seu comentário, beijos.???

Beatriz @lendo_com_bia 04/03/2021

O que dois melhores amigos, Ruby e Bobby, testemunharam lá do alto, no santuário de sua casa na árvore? Que cadeia de eventos levarão no fundo de suas mentes, até que um processo judicial, vinte anos depois, desencadeie memórias e segredos que permaneciam em silêncio?
O subúrbio rural de Brisbane deveria ser um lugar idílico para Ruby e Bobby crescerem. Seu refúgio na casa da árvore, situado no alto de uma amoreira, oferece a eles um lugar seguro, não apenas para compartilhar sua amizade e problemas, mas também para assistir aos eventos dos quintais vizinhos. No entanto, à medida que os anos passam e os dois se tornam adolescentes, a ingênua Ruby é exposta aos eventos infelizes com os quais Bobby tem que lidar em sua vida familiar.
Quando os dois amigos seguem caminhos separados, os eventos da infância se tornam uma memória distante. No entanto, quando más ações são expostas anos depois, Ruby e Bobby são forçados a enfrentar a realidade do que viram tantos anos atrás.
Esta é uma história sobre os segredos que as crianças guardam, a força que vem de uma amizade de infância e um amor familiar especial que supera as dificuldades do passado.
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, ele aborda temas importantes este romance explora questões mais profundas e sombrias - mas a vida pode ser assim, complicada, desafiadora e injusta. Um passeio em uma montanha-russa de emoções, mas vale a pena. Este romance australiano, por excelência, é uma leitura obrigatória.
Ruby é uma personagem maravilhosa e Bobby passou por tanta coisa que eu queria colocá-lo dentro de um potinho
Quote

— Precisa apenas continuar dizendo a si mesmo que pode fazer qualquer coisa. Nunca desista. Se quiser muito alguma coisa, pode conquistar o que quiser.