Amigo imaginário

Amigo imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo imaginário

Luzia67 04/07/2023

Eletrizante
Comecem a ler por causa do título. Eu não lembro se já tive uma amigo imaginário, queria ver como seria. Se todos amigo imaginário for assim, não quero não.
Christopher é um garoto de 8 anos que mal consegue ler, na nova cidade ela vai para escola nova e um dia ele some. Passa 6 dias desaparecido e quando volta está muito mais inteligente. Tudo se desenrola bem aí.
É eletrizante os acontecimentos te fazem não querer largar o livro. Vale a pena.

Nana 03/05/2023

Gostei do começo até chegar no final, senti que enrolava demais pra dar um desfecho. mas no geral é bom

Kaique.Henrique 27/04/2023

Poderia ser melhor
O livro não é em TUDO tão ruim assim...
A reviravolta é muito boa, as cenas são descritas muito bem, mas bem até demaaaais... naqueles mííínimussss detalhes! Isso que talvez estraga um pouco.
Um livro de quase 800 páginas que poderia ter 400 e ainda sim teria muito espaço.
Difícil um livro me passar um medo e me arrepiar, como esse incrivelmente fez... Mas precisa ser MUITO paciente, muito insistente até chegar a parte que realmente te faz andar com a leitura.
Até a página 350 praticamente, só palavras e mais palavras, dava pra reduzir em 2 páginas.
Mas enfim, depois de TANTO TEMPO eu venci! Hahaha

laraestevess 11/04/2023

??
RELI PELA TERCEIRA VEZ AMO MUITO A MINHA BÍBLIA, AMO TE CHRISTOPHER SE EU PUDESSE PUNHA TE NUM POTINHO PRA LIVRAR DE TODO O MAL???

Thais.Souza1 26/02/2023

Achei muito cansativo, adorei a ideia dele, o começo foi bem legal, instigante, me prendeu, por isso foi uma 500 páginas fácil, mas depois ficou muito viajado, além da conta, parecia que não acabava nunca. Achei até legal o plot, dei 3.5 por isso, mas a quantidade de páginas cansou muito, e adoro um calhamaço.

Bella 20/10/2022

Detestei, muito viajado, muita enrolação, nada com nada, leitura chata e cansativa. Terminei na esperança de ter algo que me surpreendesse, mas perda de tempo, leitura nada proveitosa.

Vivi 20/10/2022

Suspense ótimo!!! Totalmente inesperado!!!!
Este livro me prendeu do começo ao fim, demorei para ler por falta de tempo mesmo.
Mais é muito fofo Christopher e o amor que ele tem por sua mãe. É maravilhoso, e ao desenrolar da história vemos o espiritual tomar forma.
Eu gostei muito da leitura, achei que a história se perderia por ter tantos personagens, mais pelo contrário, tudo se encaixou como uma luva.
Super recomendo ?

Talita Nascimento 09/10/2022

Fui sem nenhuma expectativa e me surpreendi
Não vou falar aqui do que se trata o livro. Saibam apenas que o que está na sinopse é o bastante. Esse livro me surpreendeu MUITO. Comprei ele daí fui pesquisar resenhas e vê a opinião da galera. Vi muita gente falando que não gostou muito, que era uma coisa que o autor poderia ter feito em Menas páginas.... Isso me deixou receosa de começar a leitura. Até que enfim começo a ler, e minha gente.... Eu amei, amei os personagens crianças, amei alguns dos personagens adultos, até alguns que era detestável, com o passar das páginas aprendi a suporta-los. Não achei que foi uma coisa que poderia ter sido trabalhada em menas páginas do q realmente o livro tem. Não, eu achei tudo perfeito. O escritor ele tem uma escrita muito visual, e descritiva (talvez o que não tenha agradado a alguns, mas a mim agradou e muito) e cada evento do livro me fez realmente viajar na leitura. Eu pude sentir o medo, a insegurança, a esperança... Foi um misto de emoções. O personagem principal o Christopher é uma criança tão linda, foi lindo vê o desenrolar da história dele, da mãe e dos amigos dele ao redor. Não dei 5 estrelas porque no final sim, achei q o autor deu uma enrolada mas do que deveria pra por fim a história. Isso me irritou um pouco. Mas fora isso, só tenho uma coisa a falar , leiam esse livro, é muito bom! Se tornou um favorito . Eu amei cada segundo. Não prometeu nada e entregou tudo. Leiam.

Barbara.Veneroso 24/09/2022

As primeiras 400 páginas são excelentes, o autor escreve muito bem e isso é inegável. Depois o livro se perde um pouco, se torna repetitivo, até que no finalzinho volta a ficar bom. Acho que se fosse mais enxuto seria melhor. Porém a essência da história é muito original. Agora entendo porque é um livro que divide tanto as opiniões kkkk

Léo 27/04/2022

Fantástico e olha que tenho preconceito com livros grandes pelo peso deles, mas que bom que me permiti ler essa obra memorável cheia de alusões e ricas metáforas.
Tudo nesse livro foi intenso do começo ao fim: o amor da mãe pelo filho, a relação do bosque com a cidade, a relação de David com Cristopher, o conluio da Mulher e do Moço. No entanto é só nos 70% finais do livro que as metáforas vão ficando explícitas e as relações interpessoais tão excruciantes que fingir não é mais uma opção e que a vozinha no pé do ouvido pode não ser bem só a sua cabeça...
Eu não dei nota máxima só pelo elo que o autor fez no fim do livro com a mulher e outra personagem bastante conhecida, pq achei que deixar tudo isso a parte da mente (como no decorrer do livro) seria bem mais interessante. Mas de todo resto, PERFEITO!

Joao366 07/02/2022

Amigo Imaginário
Estou dando 2 estrelas porque gostei de metade do livro (da primeira metade). A mãe do personagem principal é a melhor personagem. As primeiras 150/200 páginas o livro é envolvente, te faz ficar curioso com o que vai acontecer e tudo mais. Daí em diante as coisas vão acontecendo, mas é MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo com vários personagens e eu quase fiquei meio perdido (ou até tenha ficado porque é muito doido).
Eu achei o livro muito arrastado, e muito repetitivo... "moço bonzinho, cervos espiões, mulher sibilante, pessoas caixa de correio, nuvem de não sei o que, casa na árvore". Da metade pro final eu já não aguentava mais e abandonei o livro por um tempo, mas voltei e não mudou muita coisa, só piorou na verdade.
As crianças querendo ser os vingadores (e nem é de brincadeira), virgem Maria dos tempos atuais (isso foi o ápice do negócio, fiquei até com pena da personagem, e até agora não entendi o propósito de tal coisa).
Uma doidera literalmente esse livro, pra mim não fluiu e eu não gostei e é isso.

ps. Eu nem atualizava o andamento do livro pq parecia que não saía do lugar

Beatriz2810 07/02/2022minha estante
Nossa, siiiim, que livro chato.

Joao366 07/02/2022minha estante
demais!!! li na força do ódio kkkk

Levovitch 31/01/2022

Livro Incrível!
Uma história muito bem feita e muito bem escrita, os personagens foram maravilhosamente bem construídos, muito emocionante, várias reviravoltas ao longo da história, e uma em específico que foi fenomenal, realmente eu não esperava aquele Plot Twist, o terror foi insano de bom, senti medo em várias partes do livro, recomendo demais.

Douglas | @estacaoimaginaria 14/09/2021

Um thriller que também consegue emocionar
Li “As vantagens de ser invisível” alguns anos atrás. Não me recordo muito bem da narrativa dele, mas o que lembro é de ser algo fluído, com muitos diálogos. Em “Amigo Imaginário”, que tem uma premissa totalmente distinta do primeiro livro dele, as coisas são mais diferentes, com uma leitura mais densa, mas com bons diálogos que ajudam no desenvolvimento da leitura.

No início, é meio que uma apresentação dos personagens, das razões de Kate estar fugindo, da relação dela com o filho, e suas dificuldades na escola. Então, conforme ele vai construindo sua narrativa para chegar ao mote do livro, o autor usa outras tramas, como a escola de Christopher, bullying, os problemas financeiros da mãe dele etc. A partir daí ele vai criando uma atmosfera de que está tudo bem. Como se fosse o fim do livro. Mas não chegamos nem na metade…

A questão é que tem uma expectativa no ar, que o autor consegue deixar ao conduzir a narrativa. Uma expectativa de que algo vai acontecer, cedo ou tarde… algo ruim, obviamente. Mas o autor escreve a história de uma maneira a não te deixar largar o livro enquanto não descobrir o que está acontecendo. A cada capítulo, é uma pista nova, que torna tudo mais confuso, mas que ao final esperamos que faça sentido. Tem os padrões, as coincidências… e a leitura vai avançando, te deixando curioso a cada página pra saber tudo, ter todas as respostas. Se é que elas existem.

As sequências de quando Christopher está nos bosque, principalmente a primeira vez, toda a tensão, o suspense, aquilo que não podemos ver, nem mesmo Christopher, mas ouvir muito bem, é incrível. Acho que o livro consegue fluir muito bem nessas partes, pois o autor parece colocar toda sua energia e criatividade nesses momentos, entre outros. A primeira vez que Chris está no bosque é, para mim, um dos pontos altos da primeira parte do livro. Porque o autor cria uma atmosfera incrível em volta disso que nos deixa ansiosos a cada linha.

Por isso, ao final, a minha avaliação é que os momentos dentro desse bosque são as melhores partes do livro, tão bem escritos quanto tensos. Até por toda ambientação feita pelo autor. Mas há também um histórico de que essas florestas à noite são cheias de monstro e tal. Mas ele não se limita a isso, ele consegue fazer com que o suspense e essa atmosfera de suspense ultrapasse os limites do bosque e chegue às casas das pessoas, ao nosso imaginário. Enquanto isso, ficamos com o coração agitado, sem saber o que vai acontecer na página seguinte.

O autor, ao longo da história, nos apresenta diversos personagens, com histórias diferentes, traumas, problemas, virtudes. Ele disseca o psicológico delas, nos dando uma visão ampla sobre a essência do ser humano nas variadas situações do dia a dia. Eu até poderia considerar isso uma trama paralela por parte do autor. Porque, na verdade, essas questões envolvendo cada personagem têm relação com toda a história do livro. Isso, ao longo da narrativa, influencia nas atitudes de cada, na vida de Christopher e na sua missão.

Certamente eu poderia destacar as personagens de Kate e Christopher, os principais, mas também Jerry, o ex-namorado de Kate, de quem ela foge no começo do livro, os amigos de Christopher, que fogem do padrão do contexto da história, assim como o próprio Christopher. Enfim, são personagens ricos, que nos presenteiam com bons diálogos, influenciam na história e fazem ela se desenvolver. Kate, principalmente, demonstra uma garra e uma força que só uma mãe poderia ter. E isso é o mais incrível.

Ao longo da narrativa, para mim, a história se tornou algo como o bem contra o mal, Deus contra o diabo. Tem até uma áurea meio apocalíptica. O que, claro, é interessante e volta a dar força para a história. Porque confesso, depois da metade, comecei a perder um pouco o interesse. Mas o autor conseguiu me prender novamente. E isso não é fácil, porque estamos falando de um livro de 770 páginas. Então, é até compreensível que o autor perca um pouco do fôlego do início. No entanto, isso é superado, quando as coisas começam a chegar no clímax.

O livro vai do terror ao amor, do assombroso à emoção. E isso acontece de uma forma bonita. Nos mostrando o amor de uma mãe por um filho, de um filho por uma mãe. Tudo o que é sacrificado nesta relação. De fato, é muito bonito, inspirador e emocionante. Mas o autor não deixa o terror de lado. Ele consegue demonstrar tudo isso de uma forma a ainda nos deixar ansiosos para ver o que vai acontecer, de sabermos que os problemas não acabam até a última página – e olhe lá!

Na segunda parte, como disse antes, as coisas esfriam um pouco. Como se o autor fizesse uma pausa naquele suspense e colocasse outros elementos. Mas ele explora de maneira sutil as mudanças de Chris depois de ficar desaparecido. É como se quisesse mostrar como as coisas vão acontecendo devagar. Nessa parte, ele nos deixa intrigado para entender essas mudanças de comportamento, enquanto vai preparando o terreno para o que está para acontecer logo depois.

Então, ainda nesse sentido, lá pela página 200, parece que as coisas estão perto do fim, mas não é bem assim. Ainda temos um longo caminho pela frente. E a leitura chega a ficar um tanto arrastada nesse momento. Mas o autor tem alguns “truques na manga”, com ocasiões em que consegue nos deixar novamente interessados, como o capítulo 39. É de dar medo e te deixar ansioso pra saber o que vai acontecer. O capítulo 40 é mais surpreendente ainda. Para mim, é como se estivéssemos assistindo a um filme de terror com uma cena de ação.

Citei na metade dessa resenha a questão da influência que o autor usa dessa atmosfera que florestas e bosques criam em histórias de terror. E isso é muito bem utilizado por ele. No entanto, há uma outra referência que ele usa: Stephen King. Isso é perceptível ao longo da narrativa. Não a ponto de falar “será que estou lendo um livro de King ou de Chbosky?”. Mas há essa influência, até na “enrolação”, no bom sentido, com muitos devaneios, que fazem sentido para a história e complementam o livro. Só que não deixa de ser algo que foge da objetividade.

Outro ponto que eu gostaria de destacar são as reviravoltas. Óbvio que não darei spoilers, mas o autor consegue te surpreender de uma maneira a te deixar de boca aberta. E isso é muito bom. É aí que vive a fantasia, o suspense, o thriller, na minha visão. Quando pensamos que sabemos pelo menos metade das respostas, o autor vem e nos mostra como estávamos errados – às vezes muito, às vezes só em algumas coisas. Mas é isso que dá o gás para finalizarmos a obra com chave de ouro.

E aí chegamos ao fim. Se me permitem um pequeno spoiler: é um final esperançoso, ao mesmo tempo que assombroso. É só isso o que vou dizer. Tipo, é como se ele colocasse uma deixa para uma possível sequência, ao mesmo tempo que nos deixa com a sensação de que acabou. O resto é para nossa imaginação. Mas o fim representa muita esperança também, principalmente em relação a essa coisa do bem contra o mal, do amor de uma mãe/pai com o filho e vice-versa. Como as amizades são importantes em momentos decisivos.

Enfim, ao acabar o livro, me senti como se tivesse acabado de assistir a uma série de dezenas de temporadas, mas que passaram num piscar de olhos. Sim, é uma leitura instigante, curiosa, de te dar arrepios, te deixar ansioso e com o coração palpitante. Mas também de te deixar com lágrimas nos olhos. Para mim, quando um livro de suspense como tal consegue te emocionar, é o mesmo que juntar todas as peças de um quebra-cabeça. Isso é necessário para completar a obra, ainda mais uma tão tensa e significativa como essa, que vai muito além de um simples romance.

Recomendo muito a leitura, o livro tem mensagens importantes, mas o mais importante é que ele consegue te entreter e te envolver de uma maneira singular. Não que eu tenha terminado a leitura ouvindo vozes na minha cabeça, mas é quase isso haha enfim!

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-amigo-imaginario-stephen-chbosky/

Dana 18/08/2021

Ainda bem que li...
Tinha visto várias resenhas negativas. Dizendo q era chato, repetição, que o autor poderia ter dito a mesma coisa em menos palavras. Pois bem. Eu gostei. MUITO. ME EMOCIONEI em muitas partes. Cada pessoa lê um livro com seus olhos e suas vivências. Talvez você goste, talvez não. Muitos não vão chegar ao fim, outros vão ler em menos de 3 dias. Minha sugestão? Paguem pra ver. A literatura se renova a cada leitor.