A alma perdida

A alma perdida Olga Tokarczuk

Resenhas - A alma perdida

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tamiris 04/07/2023

A singeleza de uma história
História curtinha. Na muito profunda. Para a leitura do mais jovem ao meias velho dos leitores, onde cada um vai tirar sua interpretação. Leitura rápida e gostosa , só não gostei mais por que não estava num momento propícios para a leitura, esse é um livro pra ser ler refletindo. Mas gostei da leitura .

tguedes2 13/06/2023

Faltou tempero
Achei um texto bobo e sem graça. Até uma redação do Enem é maior que esse livro. Não entendi a intenção de publicar esses poucos parágrafos como um livro com uma edição própria, visto que ele não tem substância alguma.
Talvez esse texto encha os olhos de uma criança da 12 anos e a faça ter alguma reflexão, mas não acho que ele impressione leitores mais experientes.
Alê | @alexandrejjr 14/06/2023minha estante
Thiffany, mas acho que ele é infantil mesmo, não?

tguedes2 14/06/2023minha estante
Alexandre, não sei! Talvez seja. Mas toda a propaganda feita em torno do livro não faz essa ressalva, sabe? Fiquei esperando a profundidade e a reflexão que prometeram e não veio.

Tay ð· 04/06/2023

A obra transmite profundidade e simplesmente ao mesmo tempo.
Você já sentiu que às vezes sua alma não acompanha seu corpo? Parece quase absurdo dizer isso, mas e se isso realmente estiver acontecendo com você agora? Essa foi exatamente a reflexão que me veio à cabeça ao ler "A Alma Perdida" de Olga Tokarczuk.

Neste livro encantador, somos levados a acompanhar a jornada de um homem solitário em busca da própria alma, após perceber que, em meio à correria do dia a dia, eles se distanciaram e perderam o contato.

A história retrata a confusão e desordem que ocorre quando as almas se perdem de seus donos, fazendo com que as pessoas esqueçam até mesmo seus nomes, uma poderosa metáfora sobre a perda de identidade e o vazio existencial.

A certa altura, há um trecho que diz: "Se alguém pudesse olhar para nós lá de cima, veria que o mundo está cheio de pessoas com pressa, suadas e exaustas, e também veria suas almas, atrasados e perdidos no caminho por não conseguirem acompanhar seus donos."

Quando refletimos sobre a vida atual, percebemos que é exatamente assim, quase ninguém sabe para onde vai, apenas sabe que não pode parar mesmo que custe a essência.

Apesar de ser curto, podendo ser lido em apenas 10 a 15 minutos, ou até menos, não se deixe enganar pelo tamanho, ele tem uma mensagem poderosa. A obra é enriquecida com belas ilustrações, tornando a leitura ainda mais envolvente e visualmente atraente.

A simplicidade da escrita de Tokarczuk é surpreendente. Ela consegue transmitir mensagens profundas de forma acessível, tornando o livro convidativo tanto para leitores iniciantes quanto para os acostumados a obras mais densas.

Recomendo "A Alma Perdida" a todos que desejam mergulhar em uma leitura delicada, profunda e inspiradora. Este livro nos convida a refletir sobre a importância de estar em sintonia com a nossa alma e valorizar a singularidade de cada ser humano.

Pam 02/06/2023

Além de sobreviver, viva.
Algumas perguntas que esse conto nos traz são:
1 - Você é feliz?
2 - O que é felicidade?
3 - Você tem tempo? E desse tempo, você se dá tempo?

Vivemos em uma época em que tudo é instantâneo, seja uma informação que pedimos ou que nos pedem, enviar uma mensagem, chegar em algum lugar etc, e no meio de tudo isso quase tudo se resume a trabalho, e quando não é trabalho, é estudo ou os dois juntos, mas no meio de tudo isso onde fica o viver? O apreciar a vida e os momentos? Porque isso certamente não é viver, pelo contrário, é sobreviver, é lutar para sobreviver, e é para isso que essa curta narrativa nos abre os olhos; para o quanto vivemos na pressa, e que aquilo que achamos nos preencher e fazer feliz nem sempre faz isso, e que na verdade cumpre o papel de "tapa buraco".

O livro nos convida a olhar para nossa vida, nossa rotina e nos incentiva a buscar a vida e viver com mais leveza, não nos esquecendo de nós mesmos.

PS: A Metamorfose poderia muito bem ser entendido como um paradoxo para A Alma Perdida.

Natália 26/05/2023

Que coisa mais linda! as ilustrações, o uso das cores, tudo é muito bonito e tocante. estava há tempos querendo ler esse e não me decepcionei.

kindle0 20/04/2023

O livro é uma gracinha, uma pena ser tão curtinho.
As ilustrações são bem bonitas também!
É um livro para ser lido e relido várias vezes.

Bruna 22/03/2023

A Alma Perdida
Que livro lindo, lindo, lindo!
A história é curtinha, as ilustrações são maravilhosas!
Uma preciosidade muito bonita.

Danie 14/03/2023

Uma obra de arte
O livro é uma obra de arte projetiva, então só vendo e sentindo para saber, já que cada um faz uma interpretação de uma obra como essa.
Para mim, fala da desconexão do Eu, e o quanto sentimos saudades de ser inteiros, novamente.

Jaci Lira 24/01/2023

Um livrinho para ser lido e relido sempre que possível. E nessas releituras, sempre perceberemos coisas novas na narrativa que se completa com as imagens belíssimas, passando a olhar pra nós mesmos com mais calmaria e respeito.

Robs 28/12/2022

Proposta diferente de qualquer coisa que já li, voltei a infância olhando imagens e imaginando, mas tive que usar a maturidade para ter hma compreensão mais profunda. Gostei muito

Kah Paula 13/12/2022

Uma delícia!!
Que livro leve e profundo ao mesmo tempo. Te faz pensar bastante e te coloca em uma posição de ? vou desacelerar e viver o momento?. A ilustração é bem bonita e fica claro perceber a transição de acordo com a escrita do livro.
Indicado para todas as idades.

Michelle 07/12/2022

A Alma perdida
O livro de belas ilustrações que nos falam muito e complementam o pouco e significativo texto.
Uma metáfora, da nossa busca por nós mesmos!

Dila 05/11/2022

Lindo
Livro lindo, sensível, poético. Tem um tempo muito próprio, pois por muitas páginas não há palavras, apenas as ilustrações. E elas, as ilustrações, são arrebatadoras.

Bruna 14/10/2022

Uma leitura rápida mas que gera bastante reflexão. A autora trouxe uma experiência diferente de entender a si mesmo, e seguir as coisas no seu tempo. As artes são muito lindas.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/09/2022

Esta é uma história que leva o leitor em busca de si mesmo, conduzindo-o a um desenlace maravilhoso e inesperado, como só os grandes contos de fada são capazes de fazer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556920641

1 | 2 | 3 | 4 | 5