Donos do mercado

Donos do mercado Victor Matioli...

Resenhas - Donos do mercado

Bruno Palmeiras 01/12/2023

Que livro MARAVILHOSO (e triste)!!!
Começar a resenha destacando a minha ignorância: Eu não sabia como as grandes redes de supermercado do país, principalmente as duas principais (Carrefour e Pão de Açucar) mandam em toda cadeia de alimentos e demais produtos que vendem em suas lojas.
Essas grandes redes de supermercados simplesmente destroem a vida e a produção de pequenos agricultores (e de alguns médios e grandes também) extorquindo os (sim, esta é a palavra correta a ser usada no caso) até a última gota, e para isso usam atravessadores (que também são vítimas dessas grandes redes).
E obviamente que o agronegócio se beneficia com esta cadeia, esses que querem colocar na mente das pessoas que alimentam a população ao invés da realidade: destroem o meio ambiente, promovem o genocídio animal e lucram com a fome.
Claro que também não podemos deixar o Estado fora desta abordagem, como ele compactua com os donos bilionários dessas redes e do agronegócio. Quanto essas redes devem para o Estado? BILHÕES E BILHÕES. Mas o Estado esta mais preocupado em gastar nosso dinheiro encarcerando pobres que furtam alimentos, para sobreviver, nesses supermercados que cobrar essas dívidas bilionárias.
Outros pontos interessantes abordados no livro: Como as grandes redes transformam alimentos saudáveis (como os orgânicos) em nicho gourmetizado para não incentivar o consumo massivo deles, eles passam a ideia que é mais caro nos alimentarmos com esses alimentos, é proposital, as Bayers e Syngentas da vida agradecem. Outro ponto é como supermercados exploraram ao máximo trabalhadores durante a pandemia, muitos trabalhando doentes e com cargas muito maiores do que as já extenuantes. Outra pela abordagem é como escondem tudo essa cadeia de mortes e exploração deixando suas lojas bem organizadas, limpas e bonitinhas.
Quem puder não comprar nada dessas grandes redes de supermercados, o faça, mas sei que é difícil, praticamente impossível, a única solução seria uma transformação social através do ecossocialismo.

Tarsila.Helena 27/09/2023

Nossos gestos de consumo mais banais
Comprar alimentos realmente virou um mero gesto de consumo. Não sabemos de onde vem este alimento, quem produziu, em que condições e principalmente toda a cadeia de exploração que está por trás. E os donos de supermercados amam isso.

Exploração da Terra até a erosão total, ao ponto que teremos que migrar porque o solo não irá mais servir para habitação nem produção de alimentos. Exploração dos produtores que ficam com a fatia menor do lucro e maior do trabalho. Exploração dos trabalhadores que recebem salários mínimos para aguentarem todo tipo de humilhação e com cada vez menos direitos. Exploração dos consumidores, que acham estar fazendo uma ótima de escolha no "pague um e leve 3" de algum pseudoalimento em uma embalagem bonita no supermercado, mas no final só está conaumindo o excesso da produção de soja que iria pro gado de exportação. Tudo para encher os bolsos de bilionários.

Esse é o sistema alimentar brasileiro: o lucro acima de tudo, mas sempre fantasiado de "evolução e modernização". Ótimo que estamos ficando evoluídos e modernos igual os EUA, com bastante sedentarismo e má alimentação. Pior seria se comessemos do que vem da Terra, na época de cada alimento e respeitando todos os envolvidos na cadeia de produção... Isso é coisa do passado e de comunista!

Giovana 16/02/2022

Extremamente importante
A escrita durante o livro todo é incrível, as vezes mal da pra sentir que é uma investigação e um livro de não-ficção de tão envolvente. Mesmo trazendo assuntos extremamente complexos o livro os passa de forma muito simples e de fácil entendimento (apesar que nas partes sobre mercado financeiro eu fiquei perdidinha rs). O tema é dificílimo de ler, faz revisar o estômago constantemente e dá aquela sensação de não ter o que fazer. Mas no fim um pouco de ódio faz bem pra gente lembrar que tem muita coisa contra a qual lutar ainda. Juntando com a atualidade da investigação isso faz com que seja um livro imprescindível.

Juliana Gouveia 26/01/2022

Na jaula com os leões.
Excelente pesquisa realizada pelos jornalistas do "O joio e o trigo" sobre o supermercadismo e todas as tramas e tramoias as quais as grandes redes de supermercados e atacarejos criam e envolvem fornecedores e colaboradores, além dos próprios consumidores.
Exploração, sonegação de impostos, paraísos fiscais e mais exploração aparecem o tempo todo ao longo das páginas muito bem escritas por João e Victor.
De forma resumida, concluem que precisamos mudar nossas relações com a produção e a aquisição de alimentos. Colaborar com os pequenos produtores, a agricultura familiar e, consequentemente com o melhor manejo do solo e das espécies alimentícias. Mudanças individuais são importantes, mas mudanças sistêmicas, político-estratégicas são essenciais para que o supermercadismo seja superado.

Mari Guerra 13/01/2022

A primeira vista pode parecer algo muito aleatório um livro sobre as maiores redes de supermercado do Brasil, mas assim que chega na informação de que duas redes "controlam 32% do faturamento do varejo alimentar brasileiro", a grande ficha cai. Ainda mais quando uma deles é o Carrefour, famoso por coisas horríveis que acontecem lá.
Esse livro é uma excelente investigação sobre como grandes redes deixaram de ter o foco em vender comida e itens de primeira necessidade para então lucrar infinitamente, do campo ao caixa. Explorando do produtor ao funcionário (contratado ou terceirizado).
Ações individuais podem ser irrelevantes para um Pão de Açúcar ou um Carrefour, mas estar munido dessas informações é um passo bem importante. É uma excelente leitura anticapitalista.

Karina.Hikari 23/12/2021

Leitura fluida e muito rica em informações, que descortinam e nos convidam a uma série de reflexões importantes sobre aspectos que permeiam nossas relações com as grandes redes de supermercados no Brasil, as quais impõem cada vez mais a sua presença em nosso dia a dia.
Corporações, Estado e consumidores tem cada qual seu papel a cumprir (ou deixar de cumprir) para a manutenção desse intricado sistema em que operam as redes, e os impactos causados aos trabalhadores e à sociedade são considerados apenas feitos colaterais em suas estratégias para a concentração máxima de lucros. Investigação extremamente relevante.

Rick 15/08/2021

Interessante
Um livro muito interessante com uma abordagem bem realista sobre como funcionam as grandes redes de supermercado. Simples e objetivo, de leitura fácil e rápida, é um bom livro pra quem deseja saber um pouco mais sobre os bastidores das grandes redes supermercadistas.

Gregori Pavan 01/06/2021

Fruto de investigação e depoimentos, é um relato de como as nossas ações e escolhas, mesmo que inconsciente, tem impacto. É um tema muito interessante. Muito do que nós já imaginamos, mas é um pouco chocante ler. A parte da sonegação fiscal por parte dos grandes grupos de supermercado realmente me surpreendeu.
O texto é leve, inteligente e envolvente. Recomendo muito a leitura.