Um Mar Sem Estrelas

Um Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - Um Mar Sem Estrelas

MArcia.ColaAo 18/05/2024

Fantasia Fora De Série
Este é mais um livro de Erin Morgenstern, o segundo que publica em Portugal. Gostei bastante do universo que nos apresenta neste livro, querendo ir para esse mundo de todas as formas. Quem me dera puder viver desta maneira.

Ana Cecilia 15/09/2023

Mais um favorito!
Nem sei como descrever o que foi esse livro, eu passei a leitura inteira amando a história! Foi cada teoria que criei e a fluidez e desenvolvimento do livro fizeram tudo passar muito rápido, isso que é um livro grande.
Nem vou entrar ne uma análise profunda dos personagens, porque se não vou ficar aqui até amanhã, mas o Zachary é maravilhoso! Que protagonista perfeito, ele é inteligente é sentimental é com o passar do livro foi se mostrando cada vez mais sociável e gentil.
A narrativa foi muito interessante, essa mistura de eventos do passado, presente e futuro mesmo misturando várias informações não quebrou a linha principal da história, o que é bem difícil de acontecer.
Eu fiquei chocada que de todas as histórias que já li, acho que não teve um casal com mais química que o Zachary e o Dorian, a conexão deles desde o começo foi algo muito surreal! Eu nunca sofri tanto por um casal tentando ficar junto como por eles.
Foram tantos sentimentos juntos no final que não sabia nem como reagir mais, eu tava chorando com o coração quentinho, tentando absorver o final.

Nadja Maria 20/05/2023

Um livro muito confuso!
Eu não sei se li errado, mas não entendi muita coisa do livro, cada vez que lia ficava mais perdida, pq são histórias dentro de histórias! Não aproveitei muito!

calixxverse 27/03/2023

Um livro para àqueles que desejam se perder em uma história.
"A faísca de algo novo e diferente, mas totalmente formado e frágil. Precisa de proteção. Você quer protegê-la também, mas quer mais que isso. Quer estar dentro dela, posso ver em seus olhos. Eu costumava procurar pessoas como você, tenho prática em identificar o desejo. Você quer estar na história, não como observador externo. Quer estar sob sua casca."

A escrita de Erin Morgenstern sempre me encantou desde a primeira frase lida em o Circo da Noite, então não havia como não me apaixonar também por este livro, sendo levada a sentir sensações únicas sobre a mitologia e magia desse livro, me sentindo conectada com as histórias narradas e interligadas, com seus personagens e o universo como um todo - e claro, também me sentir um tanto quanto atacada com uma ou outra citação da história.
Posso dizer que essa leitura não é para todos, mas apenas para aqueles que se sentem como Zachary Ezra Rawlins, que se deixam envolver pelas histórias como se fizessem parte delas, porque de fato, desejam fazer parte dela mais que tudo. É para aqueles que o sentimento de ler é mais que apenas um conforto, mas o encontro com um lar a cada novo livro descoberto, capaz de proporcionar sensações únicas às quais podemos voltar apenas por nos conectar novamente com aquelas palavras em um papel, para todos aqueles que não encontram palavras suficientes para descrever seu amor pela leitura, mesmo conhecendo tantas graças aos livros lidos.
A maneira como temos diversas histórias que se interligam com calma, como fios emaranhados que aos poucos são desembaraçados e unidos um ao outro em um arranjo bonito é algo que me conquistou completamente, já que mesmo as histórias às quais consideramos um tanto mais sem sentido encontram seu sentido e explicação com o tempo. É um livro para ser lido e relido, sempre se encontrando mais desse universo a cada leitura; os personagens são impecáveis, a construção de tudo é simplesmente magnífica - e devo dizer que isso despertou por completo minha criatividade depois de ler graças à tanta conexão.

Dani 01/01/2023

simplesmente não reaja
é uma mistura de "o que tá acontecendo" com "MEU DEUS O QUE TÁ ACONTECENDO" o livro TODO, e quando parece que você tá entendendo, ele trás mais informação que irá convergir no final
tudo é necessário, tudo ajuda na formação do sentido e cada detalhe é importante pra dar um passo na história, nada é entregado de bandeja e, conforme entendemos isso, nos amarramos cada vez mais à trama
é misterioso, charmoso e (definitivamente) muito foda
quanto menos você souber pra começar a ler, melhor a experiência (pelo menos foi pra mim) e por isso recomendo só pegar e ir, sem saber de nada mesmo
surreal e brilhante

yasminsdreis 30/10/2022

O Tempo e o Destino
Uma vez, muito tempo atrás, o Tempo se apaixonou pelo Destino. Foi uma paixão profunda. As estrelas observaram dos céus, temendo que o fluxo do tempo ou que os fios da fortuna se emaranhassen em nós.
As estrelas conspiraram e separaram os dois. Por um tempo, respiraram mais sossegadas nos céus. O Tempo continuou a correr como sempre, o Destino trançou os caminhos que deveria entrelaçar, mas por fim Destino e Tempo se encontraram de novo.
Mas as estrelas não aceitaram a derrota. Elas azucrinaram a lua com suas preocupações e reclamações até que ela concordou em convocar o parlamento de corujas.
O parlamento de corujas chegou à conclusão lógica de que um dos elementos tinha que ser removido. Elas escolheram manter o que achavam mais importante. Comemoraram enquanto o Destino era destruído, despedaçado por bicos e garras.
A lua certamente teria tentado impedi-las, isso se estivesse lá. Elas escolheram uma noite sem lua para o sacrifício. Ninguém ousou intervir, exceto um rato que tomou o coração do Destino e o manteve a salvo. As corujas não notaram o rato enquanto se banqueteavam. A coruja que consumiu os olhos do Destino ganhou grande visão e foi coroada como Rei das Corujas.
As estrelas ficaram presunçosas nos céus. Observaram o Tempo passar desesperado e com o coração partido, e por fim questionaram tudo que já tinham considerado verdades indisputáveis. Elas viram a coroa do Rei das Corujas passar de uma a outra coruja como uma benção, ou uma maldição, dado que nenhuma criatura mortal deveria ter tal visão.
Ainda hoje as estrelas cintilam de incerteza, agora mesmo, enquanto estamos sentados aqui abaixo delas. Elas são feitas de despeito e arrependimento.
Cedo ou tarde, o Destino vai conseguir juntar suas partes de volta, e o Tempo o estará esperando.

withlovebea 13/09/2022

sinto me como se tivesse aberto uma porta para um mundo incrível. uma história apaixonante que não me vai sair da cabeça por muito tempo. a minha vontade é esquecer que li o livro para me surpreender e apaixonar de novo.

gleh 27/01/2022

um livro maravilhoso mas que eu confesso que um dia vou precisar tirar um tempo pra ler de novo e com muita atenção e mais calma porque diversas vezes eu tive que voltar em várias paginas que eu me perdia

Sarau 19/01/2022

o tempo se apaixonou pelo destino
eu abandonei esse livro um monte de vezes e resolvi ler ele agr, eu amei muito os contos que aparecem e admito que mais no final do livro eu ja tava pulando um monte de paragrafo

maria 10/01/2022

meu novo livro favorito
que livro perfeito, sério, eu amei o universo a leitura foi muito fluida! os plots no final, e tudo se encachando SENHORRRRRRRRR, foi uma experiência surreal!! eu amei d++++
LEIAMM?

nefelibata 09/12/2021

Pra quem ama lê
zachary se vê diante de um mistério, um acontecimento da sua infancia é retrado em um livro aleatório,com sua mente voltada a criar narrativas(ele é um programador de jogos) ele junta todas suas habilidades para resolve-lo.
Apesar da sinopse intrigante,o livro é muito longo e com muitas histórias interligadas.Nao acho que seja um livro ruim ,mas não era o que eu estava esperando.
A escrita e muito bonita e os personagens também muito cativantes,porém por ter muitos personagens secundários as vezes os principais ficaram um pouco de lado.
Ainda sim é uma leitura que vale a pena,mesmo que no final vc mergulhe apenas em metáforas

Angélica Patriano 25/09/2021

A maré
O Mar sem estrelas possui muitos portos, cada Porto sendo uma história dentro das histórias que O Mar contém. Cada história também é um livro, livros que ficam armazenados dentro do Porto próximo ao coração, num nível abaixo porém não tão profundo.
O que acontece quando um livro é tirado do arquivo e levado para a superfície? E se não tiver sido somente um? Foi proposital, mas é considerado crime levar a história até seu personagem para dar um empurrãozinho?
Mar sem estrelas é um livro que aborda histórias, diversas histórias dentro de histórias que participam de outras histórias que perduram no tempo, estando seus personagens sempre presentes de alguma forma.
Pinturas, esculturas, portas, abelhas, espadas, corações, coelhos, corujas, chaves, estalagem, gatos, tempo, destino, Lua e Sol.
Há quem escute a história, quem a pinte, quem a molde e quem a escreva... participar é sua escolha, se bem que sempre haverá o que, ou quem, o impulsione na direção dela.

Andy.Sena 27/08/2021

É um livro bem interessante. Uma história dentro da história. Um livro cheio de metáforas e que nos leva para caminhos inimagináveis. Um livro que deve ser degustado aos poucos, nada de ir muito rápido para não se perder. A escrita é bastante fluída, mas achei o meio meio cansativo, como se história se arrastasse até o final. Mas tirando isso, vale muito a pena o mergulho no mar.

Mare 03/08/2021

Uma história de várias histórias

Um livro denso, que precisa de atenção e dedicação. Me lembrou demais um estilo de escrita (principalmente a dos livros dentro do livro) que muito me agradavam e os quais tentava fazer.

Um mar sem estrelas é um livro para quem gosta de história, fantásticas, fantasiosas... Para quem gosta e acredita na magia das palavras.
É Inception purinho, mas tudo faz sentido, tudo tem um porquê.

O amor por contar histórias, por ser história, grita nas páginas. E elas, por sua vez, são pesadas.

Não é um livro para se distrair, é um livro de pensar, de entender, de juntar peças. Abrace o livro com sua melhor disposição e o entenderá.

Minha ansiedade para terminar de ler por vezes me fez confundir detalhes do enredo. O livro exige calma, mas te recompensa.

Gostei muito. O livro não é o meu favorito da vida, mas me fez lembrar do que eu tento gostava de ler.

Me fez bem, me aqueceu. Entender as diversas referências me animou e arrancou sorrisos muitas vezes. Cultura pop, jogos, livros... Tem de tudo um pouquinho.

Recomendo a leitura, mas reforço: esteja disposto a ler.