A floresta

A floresta Daniel Gruber

Resenhas - A floresta

Isadora.Secol 06/10/2020

Sensacional!
Século XIX, uma colônia alemã, bruxaria, árvores e mistérios: A Floresta é uma intersecção perfeita entre ?A Vila? e ?A Bruxa?.

Folk horror é um dos meus subgêneros de horror preferidos, portanto poder encontrar elementos rurais e míticos na história de Daniel Gruber foi um enorme presente. Esse é o tipo de livro que te devora e garante calafrios, te seduzindo a ler numa sentada só.

A experiência de leitura em ?A Floresta? é como caminhar vendado por terras desconhecidas, sempre á espreita e á espera da luz - que talvez nunca chegue. Espectro. Uma gangorra entre o abismo e o farol. De forma gutural e poética, um cavar-enterrar daquilo que assombra.

Fascinante, cruel, sombrio: um livro excepcional com uma escrita extraordinária!

?Você sabe que nunca seremos livres. Seremos sempre escravas dos nossos desejos?.

*atenção!*
- o livro contém gatilhos quanto a abuso físico e psicológico
Sávio 12/10/2020minha estante
Isadora, você atiçou a minha curiosidade sobre esse livro....kkkkk. Todavia, procurei aqui na Amazon e não encontrei em formato físico. Você comprou aonde?

Isadora.Secol 18/10/2020minha estante
Oi Salvio! Por enquanto está disponível apenas no formato eBook, mas em breve será lançado também em formato físico ??

Sávio 19/10/2020minha estante
Ah! Show! Irei aguardar!
Boa semana pra você! Boas leituras e cuide-se! Essa pandemia ainda está presente...

Jessica599 05/11/2020

Leitura altamente recomendada.
"Há algo desolador na floresta. E se existe um mal, é naquele fundo escuro e intocado que ele se refugia, o qual não queremos nos aproximar, pois algo parece estar sempre à espreita."

Século XIX. Anna Schutz não tinha grandes expectativas na vida. Filha de um pastor, casada com um homem bruto e destinada a viver até o último de seus dias dedicando-se apenas aos afazeres do lar, ela sabia que sonhar com liberdade e autonomia poderia ser altamente perigoso.

Mas a vida nos prega peças e com Anna Schutz não foi diferente. Todos os caminhos que ela cruzou a levaram a conhecer Tilda, uma jovem amiga que lhe mostrou a floresta, as danças ao redor da fogueira e o grito gutural que ecoava o nome da morte.

Reprimida pelo marido e rejeitada pelo próprio pai, Anna só precisava fazer uma escolha: ouvir ou repelir o chamado da floresta. Algo na mata sussurrava ao seu ouvido, a pegava pela mão e a trazia de volta com os pés sujos de lama...

"A floresta é rastejante. Ela está o tempo todo sussurrando histórias proibidas ao pé do ouvido."

Cada capítulo de A Floresta nos apresenta cenas de agonia, curiosidade e (algumas vezes, até) torpor. A história salta das páginas para além das personagens e testa os nossos limites enquanto leitor, nos levando a confrontar a dura realidade do que é ser mulher ainda nos dias de hoje e em que ponto a linha tênue entre vingança e justiça se cruzam e destoam.

Daniel Gruber (@danielgruberautor) escreveu um livro que é mais do que uma história assustadora sobre bruxas e demônios. A narrativa trabalha bem a escuridão da mente humana, suas ações, reações e consequências. Se A Floresta fosse um som, ele seria um grito. Talvez de socorro, talvez de cansaço... Talvez de alívio.

Leitura altamente recomendada.
Contém violência e abuso sexual e psicólogo.

site: https://www.instagram.com/cjessferreira/

Bruna Lima 25/06/2022

Definitivamente uma história bem escrita e construída, com uma escrita imersiva.

O autor explora algumas camadas do horror de maneira bastante interessante.

A forma como é construída a ambientação é fascinante, criando um ritmo que dialoga perfeitamente com a presença de um elemento importante para a história.

Os personagens criados são intrigantes, e ao longo das páginas vamos descobrindo suas diversas camadas, e esmiuçando suas características e peculiaridades.

Sem dúvidas vale a pena conhecer o trabalho do autor!

Gabi 06/06/2021

Me surpreendeu
Assim que terminei o livro jurei de pés juntos que tinha odiado! Já estava mandando mensagem para meus amigos (que acompanharam a leitura) que eles não deveria ler, mas depois de refletir (e me policiar) percebi que minha crítica era baseada no quão assustada eu fiquei e como isso me tira da zona de conforto!
O escritor traz elementos culturais que me remeteram aos museus aqui do RS, a história colonial que me deixa nervosa e angustiada desde criancinha.
Como leitora me senti inserida completamente na história, senti as dores da protagonista e em muitos momentos me questionei qual decisão EU tomaria no lugar da Anna.

Juliana 19/06/2022

Ótimo exemplo de terror nacional! Achei a escrita de A Floresta muito boa: simples, sem ser simplória. Cenários muito bem construídos e cenas tão vívidas que era quase como ver um filme!

O mistério em torno dos personagens é muito bom, e vc se pega imaginando mil coisas sem saber exatamente no que acreditar. Um clima de terror, com um baita clímax e até um certo gore ( que achei necessário e na medida certa) deram o tom sombrio perfeito. Exatamente o que a gente espera de um terror.

Deco 26/01/2022

Um pouco de horror com feminismo
A escrita de Daniel é imersiva, experiente, ou seja, sabe conduzir o leitor ao íntimo dos personagens, trazendo conexões e divertimento. Este livro é entretenimento de qualidade. Uma literatura de horror que trata de vários assuntos relacionados as mulheres e seus desafios na sociedade. A história de Anna vai te fazer torcer por um mundo com mais bruxas e menos hipocrisia. A recomendação é: entre na floresta, não é dela que você deveria ter medo. Excelente leitura!

Thalita234 12/03/2021

Quando vi a foto do autor com uma blusa de the witch não pensei duas vezes, comprei o ebook no amazon e li de uma vez só e não me arrependo, baita história, super recomendo.

Gian 05/06/2021

Horror Colono
O livro traz o folk horror para terras brasileiras e consegue, com elementos, cenários e personagens, apresentar uma atmosfera característica desse nicho do horror mas..... Para mim não funcionou muito bem.

Acredito que algumas partes e desfechos ficaram bem confusos e também tive que voltar algumas vezes em função de me confundir com os nomes. Mas principalmente o conceito da "Arma de Chekhov". Entendo e concordo que nem tudo precisa ser explicado mas aqui algumas coisas são apresentadas, coisas essas com impacto e que demonstram potencial de desenvolver e aprofundar a história mas que em seguida são completamente esquecidas.

E por último, não gostei do final. Opinião minha e gosto particular mas acho que desenvolveu uma tensão e não entregou o que eu esperava. Terminei com o sentimento de que faltou algo.
Campos 05/06/2021minha estante
Fiquei curioso com essa livro

Gian 05/06/2021minha estante
Não é um livro ruim, longe disso. Talvez eu estivesse com expectativas diferentes só. E é sempre bom conhecer horrores brasileiros.

Campos 05/06/2021minha estante
Também sou dessa opinião, gosto de conhecer novos autores

Daocalia 11/03/2021

Manoooooo.... Medo real
"...É preciso enfrentar a escuridão com uma vela acesa e deter os demônios que nela habitam, porque todo tronco sólido que se ergue ao céus também cria raízes podres por dentro da terra..."

É um livro legal, dá um medo, no início é meio enrolado, mas mesmo assim muito bom !! Eu tô preocupada em como eu vou fazer pra dormir agora kkkkk
Que medo !!

Gabi 29/09/2020

Uma obra sensacional, de várias camadas.
Ainda que eu não seja uma leitora muito voraz de terror devorei o livro pela curiosidade de chegar as respostas juntos com a Anna, a protagonista
Conhecer o local e cultura de ambientação da obra foram ao mesmo tempo uma surpresa e facilitaram em muito a visualização dos fatos.
Mas o que realmente me prendeu e fez amar esta história, foi a profundidade das questões, o paradoxo que vai ficando mais e mais profundo entre os mundos, entre as culturas, entre os cenários. A floresta não é apenas um espaço de oposição ao ambiente rural e a vida cotidiana, mas também de encontro com medos, poderes, resignificações. Amei o contraste com a cultura dos "seres" da floresta e todas as reflexões que fiz e ainda estou fazendo, e que nem sei se eram a intenção do autor.

@esthelendo 24/06/2022

Surpreendente
Com um clima de suspense o livro nos apresenta Anna que é obrigada a se casar com um homen que não ama por costume da época, essa jovem cheia de sonhos e vontades se ve fascinada por Tilda uma vizinha da casa nova, juntas elas vão se meter em terrores na floresta e Anna vai descobrir que nem todo o encanto e fascinação são bem vindos, em meio a abusos e presa em lugar novo com pessoas más e uma floresta repleta de terrores que ela nunca ousou imaginar Anna vai ser obrigada a crescer e enfrentar seus piores pesadelos e o principal será que ela é capaz de olhar dentro de si e não se render por completo a escuridão?

Dani Bittencourt 25/06/2022

Curti muito! Primeiro, porque é muito gostoso ler e sentir uma identificação geográfica com a narrativa, conseguir imaginar a história tendo referências estéticas de local, costumes etc. Segundo, porque a escrita é prazerosa, certeira e fluida, mas não simplista. Avancei mais rápido na primeira parte, mas gostei muito do livro em geral. Indico lerem. :)

Leticiametal 01/09/2021

Comecei a ler de noite, mas a casa começou a fazer barulhos e eu não tive coragem de continuar. Então comecei a ler de dia. Leitura muito fluida, me senti muito inserida na história... Só não li mais rápido por ser meio medrosa mesmo. Kkkkk
Caio 01/09/2021minha estante
A casa começou fazer barulhos? Tbm sentiria medo. Rs

Leticiametal 01/09/2021minha estante
Casa antiga e imaginação ativa, uma combinação que acorda os fantasmas.

Caio 01/09/2021minha estante
Imaginação ativa = privilégio.