Os portugueses

Os portugueses Ana Silvia Scott

Resenhas - Os Portugueses

Julião 23/03/2024

Simplesmente maravilhoso!!
Ao concluir a leitura, fui tomado por uma profunda admiração pela obra. Este livro não é apenas uma narrativa histórica; é uma viagem enriquecedora que desvenda as camadas da relação entre Brasil e Portugal, oferecendo um olhar detalhado sobre as raízes que entrelaçam nossas nações.

A autora, com maestria, conduz o leitor por um percurso repleto de referências culturais e contextos históricos que iluminam o entendimento sobre como os portugueses moldaram aspectos fundamentais do Brasil. A leitura é um convite à reflexão sobre a importância de conhecer a história do país que nos colonizou, pois é um reflexo direto de quem somos hoje. A língua que falamos, os costumes que seguimos e os hábitos que mantemos são ecos de um passado compartilhado, e Ana Silva Scott nos apresenta essas conexões com clareza e profundidade.

O livro se destaca por sua abordagem didática, tornando-se acessível tanto para estudiosos da história quanto para leitores casuais interessados em compreender melhor as origens de nossa identidade cultural. A cada capítulo, somos convidados a explorar mais do que fatos e datas; somos incentivados a compreender o impacto desses eventos em nossa sociedade contemporânea.

É uma obra que merece ser revisitada! As informações e referências contidas no livro são um tesouro para quem busca embasar conhecimentos e enriquecer perspectivas. Recomendo enfaticamente a leitura a todos os brasileiros, pois acredito que compreender nossa herança portuguesa é um passo fundamental para entender a complexidade e a riqueza de nossa própria história.

Paula 13/10/2020

Uma enxurrada
Olha, se prepare. O livro é denso, cheio de informações. Gostei demais, assim como todos dessa coleção. Apresenta muito da cultura do povo e praticamente toda a história de Portugal está contemplada. Nem tenho pretenção de conseguir me lembrar de tudo que está ali, mas certamente após ler este livro, a imagem que tenho de Portugal e dos portugueses está bastante diferente.

Jr 17/11/2018

Excelente!
Livro excelente! Vale a pena a leitura!

penapensante 16/06/2018

Excelente!
É de suma relevância aos brasileiros se aprofundarem na história do povo português ao longo dos anos, antes mesmo de chegarem à America e colorizarem o Brasil. Somos conectados por inúmeros fatores além do idioma oficial, indo ao encontro de hábitos e práticas comuns, cuja gênese se consolida do outro lado do Atlântico. Enfim, qualquer um que se interesse pelo tema ganha uma ostensiva referência ao ler a obra de Ana Silva Scott, Os Portugueses, que figura-se na coleção Povos e Civilizações.

► Acesse a resenha completa no site Pena Pensante.

site: www.penapensante.com.br