O homem que sabia javanês

O homem que sabia javanês Lima Barreto

Resenhas -

Vinicius.Escorce 13/04/2024

Lima Barreto nos mostra, com ironia, o quanto nossa politica é suja e invalida. O que vale são os amigos e as historias e não as lutas, infelizmente.

KarolDMelo7 13/02/2024

Cômico e atual
O conto "O Homem que Sabia Javanês" de Lima Barreto critica a hipocrisia e a superficialidade da sociedade brasileira no final do século XIX. O autor usa a história do protagonista, que afirma saber javanês para questionar as noções de status, conhecimento e hierarquia social. Barreto utiliza o conto para fazer uma crítica à valorização de atributos superficiais em detrimento do verdadeiro valor do conhecimento e da cultura.

Bianca Martins 31/01/2024

é isso neah
É uma leitura rapidinha, de um amigo contando para o outro como se virou nos 30 para conseguir uma vaga de professor de javanês e as coisas foram escalando rápido, mas ainda assim o cara sustentou a mentira e foi feliz.

Vale a leitura, uma boa distração.

E se for de sua curiosidade:
O javanês é uma língua malaio-polinésia falada pela maioria dos habitantes da ilha de Java, na Indonésia. É a língua materna de mais de 75 milhões de pessoas e está relacionada com o malaio, o sudanês e o madurês.

Nicoly 31/01/2024

Excelente
Eu sempre me esqueço como é maravilhoso ler clássicos brasileiros. É um conto bem curtinho de uma pessoa que resolveu se candidatar para um emprego que tinha zero qualificações, mas como tudo na vida (atual, inclusive), o QI (quem indica) é o mais importante na vida. Ainda me assombra como essas obras, de alguma maneira, conseguem atingir a gente do passado de maneira tão precisa.

quinikim 27/01/2024

Todo dia acorda cedo um malandro e um otário
?Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios.?

Lima Barreto, neste conto, ressalta as falhas nas instituições públicas, destacando como a ignorância frequentemente é elogiada. Uma boa crítica, considerando que o próprio sequer foi reconhecido pela Academia Brasileira de Letras durante sua vida.
Este é o meu primeiro contato com uma de suas obras, e sinceramente, gostei bastante.

Paulo2144 19/01/2024

O homem que sabia javanês
Um conto simples, porém cativante e intrigante. Lima Barreto me parece ser o tipo de escritor que escreve fácil, fluido. Quero conhecer mais da obra desse autor.

Kaka148 05/01/2024

único
Pra começar, eu amo a escrita de Lima Barreto.

esse é um conto sobre um homem que não sabia javanês e se torna professor de javanês ? ao ponto de tudo virar uma bola de neve.

é rapido de ler, a linguagem não é enrolona, e sim bem direta, dá pra tirar uma "lição" no final da história e ainda por cima, se divertir enquanto lê. eu super recomendo

kpcarv 27/12/2023

Elegante e divertido
A escrita de Lima Barreto é elegante e refinada. Neste divertido conto, o personagem expõe uma de suas aventuras vividas "neste Brasil imbecil e burocrático", onde ele conquistou inúmeros privilégios ao fingir ser professor de javanês. Uma pequena história ficcional que faz o leitor refletir se isso realmente não poderia ter acontecido, já que a arte imita a vida. Nota 10, recomendo!

Maryane27 30/11/2023

É o puro suco do Brasil
De difícil leitura. Porém, apesar de ser um conto de jornal (publicado na gazeta da tarde), poderia facilmente ser uma conversa real entre amigos no bar.

O jeitinho brasileiro é isso, todos podem saber javanês.

Camila 23/11/2023

Conto bem curtinho, clássico e bem legal. Gostei da crítica em cima da história. Bom para distrair.

Oliveira208 22/11/2023

A construção de uma imagem.
Esse livro é um ótimo relato de como algumas pessoas nem de longe são geniais, elas só aparentam muito bem e fazem fama em cima disso.

Silvestre 21/10/2023

Puro suco de Brasil
Meu primeiro contato com um conto do Lima Barreto, mas já me senti arrebatado. Quer um puro suco de Brasil maior do que essa história? Um cara que não sabe uma língua, mas vai correndo tentar aprender o máximo que pode sobre ela... Isso é a cara do nosso país e não mudou muito do que acontecia antigamente. Boas histórias serão boas histórias independente do tempo.

Gabriel1994 13/10/2023

O Homem Que Sabia Javanês
O Homem Que Sabia Javanês é um conto rápido de Lima Barreto. Um dos grandes nomes da literatura nacional.

Uma conversa de bar entre dois compatriotas que batem um papo sobre como estão levando a vida. Um deles começa a contar como foi sua empreitada para obter um grande cargo público.

Entendi como uma crítica a pessoas que encontram uma maneira de se dar bem na vida do "jeitinho brasileiro" ou "metendo o louco" e que pagam de entendedores de coisas que não dominam de fato.

É um conto bem dinâmico e rápido de ser lido. Achei a crítica válida, um exercício. É um bom conto e ótimo passatempo.

Recomendo. Um bom conto nacional esse do Lima Barreto.