Berlim

Resenhas - Berlim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vênus_Alice 10/11/2022

Berlim
Que livro ótimo! No início demorei a me apegar aos personagens e entender que são várias histórias acontecendo ao mesmo tempo.
Se passa na ascensão do nazismo e Hitler antes da 2 Guerra.
Onde a fome, a violência e a divisão está cada vez mais crescendo.
Onde novos amores, descobertas de novos mundos, perda da família, morte da mãe, o ódio toma o coração de uns, outros sucumbem ao desespero e tristeza, cada um em sua luta interna e sobrevivência externa.
Famosos, jornalistas, operários, miltantes, artistas.... dividem e vivem a vida nessa cidade, e aqui, vemos mais uma vez, que nem tudo é preto e branco, é uma emocionante e intensa história.

George 25/03/2021

Livro muito bom
O livro retrata Berlim antes da segunda guerra mundial, como era as pessoas suas rotinas, os conflitos de partidos políticos você se sente naquela época nas dificuldade que passavam todos muito ansiosos com conflitos de entereses o final faz você pensar pois mostra suas ruínas da cidade tudo foi destruído e aonde estão os personagens que conhecemos....

Vania.Cristina 17/08/2023

Cidade, história, diversidade, conflitos e contradições
Essa HQ foi publicada originalmente em três partes, em 2001, 2003 e 2018, resultado de extensa pesquisa. A narrativa começa quando Marthe Müller conhece Kurt Severing num trem, rumo a Berlim. O ano é 1928, Marthe está se mudando para estudar arte na universidade e Severing é um jornalista que volta de um trabalho de campo. Começamos a acompanhar os pensamentos e as vivências desses dois personagens, ao mesmo tempo que conhecemos vários outros. Aos poucos, o autor vai nos revelando a terceira protagonista da história: a cidade de Berlim, rica em diversidade e repleta de contradições. Os personagens, que vão criando vida diante de nossos olhos, representam diferentes mundos, que por vezes interagem entre si, por vezes se chocam. Alguns deles são celebridades da época, mas todos são reais, mesmo que nem todos tenham existido de verdade. Temos os estudantes e professores, os jornalistas e intelectuais, os artistas, a elite burguesa, os operários, os desempregados, os mendigos, os imigrantes, as famílias, os militantes comunistas, os partidários do nacional socialismo, os políticos, os judeus, os ex soldados, os músicos de jazz, as coristas e a comunidade gay, dentre outros. Vários acontecimentos históricos são narrados: as viagens de zeppelin, o massacre de primeiro de maio, a prisão de jornalistas, os conflitos de rua, a perseguição contra os judeus, as manobras políticas etc. As histórias narradas trazem os contextos sociais, políticos e culturais, mas também a humanidade de seus personagens. Marthe está descobrindo sua sexualidade e seu papel no mundo enquanto artista e mulher. Severing, que mantém um pensamento pacifista, está cada vez mais depressivo, descontente com os rumos que a sociedade alemã vai tomando. Esse livro precisa ser lido com atenção e calma porque podemos ficar confusos com a quantidade de personagens. Eu precisei anotar nomes e voltar pra trás algumas vezes durante a leitura. As notas no final do livro ajudam e trazem informações surpreendentes. Aprendi muito. Recomendo.

Adiel.Guimaraes 15/11/2022

!!!!
É tudo lindo e lógico. Não necessita de explicação. Todas as regras que conhecemos tão bem e obedecemos com tanto cuidado se tornam completamente vazias. Vamos nos tornar crianças de novo.

joaoggur 27/02/2021

Uma obra prima.
Vi um punhado de críticas positivas em relação a esse quadrinho de um misterioso autor. Vi vídeos, e percebendo q era um edição muito bonita, fiz o maior de meus pecados: comprei o livro só vendo a capa!

Primeiro, quero elogiar a Veneta: que edição ESPETACULAR! Quando compro um quadrinho, sinceramente, é para isso que pago o meu dinheiro (além de ler, é claro). Extras bem feitos, boa impressão, capa boa...

E nem preciso dizer que os desenhos são estupendos. Jason Lutes fez um excelente trabalho ao recriar a cidade de Berlin; conseguimos vivenciar o lugar, sentimos as pessoas, as ruas..

A história é muito boa; mesmo em alguns pontos sendo parada, cria um ótimo romance abordando temas polêmicos para a época.

O final, SEM SPOILERS, é bem emocionante, mas muito digno a história.

Vale a pena conferir, e mesmo com um preço deveras elevado, é um puta quadrinho. Um acerto da Veneta.

Jean Bernard 10/03/2023

Magistral
Uma das melhores HQs que já li. Uma obra de arte magistral.
Várias histórias de personagens se cruzam em um ponto comum. A grande personagem: Berlin dos anos pré segunda guerra. Uma personagem viva que mostra o complicados panoramas políticos, sociais, culturais e familiares daquela Alemanha que sucumbiu ao nazismo. Sofreu. Renasceu.
Imprescindível. 10/10.

Luan 27/01/2022

A obra de uma vida, ou melhor, de muitas vidas
Tá aí em um quadrinho em que as páginas passam pelas mãos como fotografias de um longíquo verão. Jason nos trás um mundo real e mescla a História com a sua própria estória. Vemos o nascimento, os altos e baixos do Nazismo na sociedade alemã. Somos conduzidos à História e seus desdobramentos: o papel da polícia tomando partido pelos nazistas e o pensamento de que eles, embora nefastos, pelo menos defendiam o capital e a propriedade privada, coisa que os comunas não faziam.
Muito é explorado nessa obra; os aspectos sociais e como a sociedade germânica reverbera-se ante ao modernismo e como as concepções e desdobramentos políticos impactam na micro-política, na vida e no cotidiano de cada pessoa.
É um livro cheio de vida, ou melhor, vidas. O autor nos trás personagens reais assim como trouxe personagens fictícios que parecem extremamente verossímeis. Kurt, Marthe, Anna?Vemos a ascensão e a queda da República de Weimar e todo surgimento de Hitler. Um livro muito atual.
Com um traço sóbrio, nada cartunesco e nem muito elaborado, exceto nas páginas que retratam Berlim e seus espaços geográficos(que são um desbunde!), Lutes produziu a obra de sua vida (que levou mais de 20 anos para ser concluída), abordando a vida de muitos personagens ? reais ou fictícios. O sentimento é como se uma representação fidedigna do real percorresse entre as páginas que se lê.

Aline.Rodrigues 05/01/2022

Berlim, HQ perfeita...
Que experiência fantástica!

Estava lendo que o autor levou 20 anos para finalizar esse livro e dá para entender! Que perfeição! Nunca li, em, nenhum lugar, "a descrição" tão exata de como foi a Alemanha pré-nazismo. Você chega a sentir a angústia, a impotência, de ver correntes ideológicas tão imparciais, tão desonestas e ególatras, como as que surgiram na Alemanha nesta época.

Em alguns momentos, fiquei horrorizada com a semelhança das impressões cotidianas dos personagens, os acontecimentos, que formaram aquele pensamento "ariano" na Alemanha, com os comportamentos de alguns grupos da sociedade brasileira.

Que a história siga nos ensinando.
Bastos 05/01/2022minha estante
Nossa deu até vontade de reler essa maravilha depois dessa resenha kaka

Jonatas 07/01/2022minha estante
Eu curto muito história, mas curiosamente tenho dificuldades com o tema na mídia impressa.

Aline.Rodrigues 07/01/2022minha estante
Em formato de quadrinhos, ficou muito dinâmico e interessante!

Jonatas 09/01/2022minha estante
Hum... Interessante... Nunca tentei algo assim em HQ... Pode ser uma experiência nova. Vou tentar este ano

Bastos 27/03/2021

Uma obra magnífica
Primeiramente meus parabéns para a editora Veneta, a qualidade da edição é sensacional, é um quadrinhos volumoso com quase 600 paginas e mesmo sendo em capa dura não tive problemas com a lombada da edição, que ficou intacta sem nenhuma marcação.
Na história acompanhamos a ascensão do fascismo através de vários personagens, vamos acompanhando a intolerância e a violência crescendo cada vez mais a cada página, o fascismo cresce devagar, com seu discurso nacionalista, com mentiras e manipulações iludindo a muitos, acompanhamos também desde as passeatas dos comunistas até as festas liberais que ocorriam na surdina.
Uma obra essencial para os dias de hoje.

FalaLud 30/11/2022

Muito interessante
Um livro que nos dá uma ampla noção do clima da Alemanha durante o período entreguerras. Adentramos em um caos generalizado de ideias políticas, fome, desemprego e violência, tudo isso através do ponto de vista de diversos personagens, muitos dos quais foram inspirados em pessoas e eventos reais. Gostei bastante da forma como as muitas histórias se conectam.

Mama 31/01/2022

Me surpreendeu
Não imaginava encontrar tantas informações interessantes quando comecei a ler esse livro. Achava que ia falar da política alemã no pós primeira guerra, mas o autor entregou muito mais. O leitor se vê dentro de uma Berlim na qual as pessoas lgbts já mostravam para a sociedade que existiam, porém não eram respeitadas, como muitas vezes ainda não são. Nos vemos dentro de dilemas políticos e sociais durante toda a história que se ambiente entre as duas guerras mundiais. Vale muito a pena ler!

Ju Duarte 15/08/2021

Em um relaciomamento sério com HQs
Esse ano foi um ano de descobertas. Ler HQs se tornou um delicioso hábito.
E o amor pelas HQs históricas foi a primeira vista
Berlim é uma HQ histórica linda. A história envolvente e os traços do autor então?
Entrou pro hall das melhores ja lidas

Giulia 15/07/2022

Excelente.
Acompanhando alguns personagens no decorrer da obra, temos diversas perspectivas do que acontecia na Alemanha, mais especificamente em Berlim, entre o período de 1928 a 1933. Podemos, assim, ter um panorama da situação politica e social que permeava o país na época.

A arte é belíssima e a obra é uma leitura obrigatória para quem gosta de quadrinhos e/ou de história.

Onyxia 03/04/2022

Esse quadrinho é maravilhoso e denso. Diálogos bem construindos, ótimo traço e balões organizados. Em cada capítulo há uma nova lição, uma nova situação que faz o leitor pensar "se fosse eu nessa situação".
No decorrer do quadrinho também mostra uma visão de vários personagens diante desse momento de ascensão do nazismo na capital alemã. Vale muito a leitura.

Sapere Aude 16/01/2022

Berlim: um épico sobre a Ascensão do Nazismo em HQ
Berlim, de Jason Lutes, é um épico sobre a ascensão do nazismo em uma das mais efervescentes e cosmopolitas cidades europeias do século 20. Fruto de 20 anos de trabalho, é considerado pela crítica internacional uma obra-prima e um marco na história dos quadrinhos, o livro é um retrato multifacetado da Berlim dos anos 1920: os cabarés, a vida operária, a vanguarda artística, a intelectualidade de esquerda, os comunistas enfrentando nazistas nas ruas e uma sociedade escorregando à vista de todos para a brutalidade fascista.

Usando recursos que só os quadrinhos proporcionam, Lutes faz, na forma de um romance emocionante, um retrato do trágico declínio da República de Weimar pelos olhos de seus cidadãos. Marthe Müller, uma jovem que troca a vida burguesa em Colônia pela libertária Berlim; Kurt Severing, um jornalista idealista que perde a convicção na palavra impressa à medida o extremismo e o fascismo avançam; os Brauns, uma família dilacerada pela pobreza e pela política. O livro acompanha a vida desses personagens conforme a cidade, onde a intelectualidade, a criatividade e a liberdade prosperaram, vai se despedaçando.
Osvaldo Junior 21/01/2022minha estante
Muito bom! Interessante uma visão pré-nazista, nunca tinha visto um livro com essa proposta.
Legal, que vou começar agora a leitura de um HQ super famoso sobre o Holocausto, Maus de Art Spiegelman.

Sapere Aude 21/01/2022minha estante
Vai gostar demais Vavá! Já li e tenho muitos sobre esse tema para te indicar! Meu irmão! Um abraço

1 | 2 | 3 | 4 | 5