O Povo das Histórias de Assombração

O Povo das Histórias de Assombração Yaguarê Yamã...

Resenhas - O Povo das Histórias de Assombração

Gaby 23/12/2023

O Povo das Histórias de Assombração
Apesar de algumas histórias serem um pouco mais confusas por se tratares de seres que não são tão conhecidos, é bem rápida a leitura e bem legal de poder conhecer um pouco da cultura de um povo.

Natalia Faria 21/10/2023

Através de poucas páginas conhecemos o povo Maraguá e sua mitologia, principalmente em relação às suas populares histórias assombrosas. Mesclando textos descritivos com narrativos, a sensação que o livro passa é a de realmente estarmos sentados em uma mirixawaruka (casa de conselho) ouvindo as histórias sendo contadas. Além dos textos, as incríveis ilustrações reforçam o poder das narrativas e também o medo que elas geram.

Outro ponto a se destacar é que os autores utilizam palavras na língua Maraguá em determinados pontos dos textos, além de terem inserido um glossário ao final com as mesmas utilizadas. Foi uma leitura enriquecedora, por vezes assustadora e em outras esclarecedora (principalmente quando reconhecia algumas das histórias, embora não as soubesse por completo).

Livros como esse são essenciais para preservação e propagação da cultura do povo Maraguá, bem como apresentar a fonte original que outras histórias beberam e que na sua maioria não são creditadas. Recomendo a leitura e espero que cada vez mais pessoas tenham interesse em conhecer mais sobre a cultura dos povos indígenas.

Natália Tomazeli 27/07/2023

Histórias de fantasmas que realmente assustam!
"Conhecidos por suas histórias de fantasmas, os Maraguás têm em sua mitologia uma rica e variada cultura de seres e visajes."

"O Povo das Histórias de Assombração" foi meu livro escolhido para ler no mês de fevereiro de 2022 do desafio #leiarepresentatividade que consistia em ler um livro ou uma HQ para descolonizar construções sobre povos originários e/ou que tivesse sido indicado no perfil @leiamulheresindigenas

E escolhi esse livro por causa de sua proposta, que entrega primorosamente as histórias mais assustadoras que já li, superando todos livros de terror que consumi até hoje, sério! É muito incrível porque os contos do livro são super curtos e objetivos (inclusive queria mais!) mas entregam criaturas malignas de desesperar! Mas claro, o livro também apresenta entidades que não dão medo e que não fazem mal a ninguém.

O livro traz muito além dos seres encantados que eu já conhecia, como os boto-gente, kurupyra e boitatá, mostrando alguns que são na verdade mais sombrios do que esses!

Me chamou a atenção a Pókuara, uma demônia que habita os cantos escuros de casas velhas. O livro apresenta ela e logo depois conta a lenda pela qual surgiu esse ser, e é nessas partes que eu ficava encantada e ao mesmo tempo apreensiva com histórias tão surreais de criaturas tão perigosas!

Outra crença que me encantou muito foi a da transformação da planta Tajá para onça ou jibóia. Sim, segundo a crença, se essas plantas forem benzidas por um(a) pajé, podem se tornar animais! Achei muito legal!

Enfim, poderia falar de várias, mas aí eu estragaria a experiência de leitura de vocês, então aproveita pra conhecer também! É tão legal poder ler algo diferente do que a gente já tá cansado de ver na cultura pop, ou que já está saturado, pra encontrar histórias únicas de culturas que quase sempre acabam caindo no esquecimento popular, por isso é importante conhecer esse tipo de literatura, até mesmo para desconstruir na nossa cabeça ideias estigmatizadas sobre os povos originários!

Lembrando que esse livro tá disponível no kindle unlimited!

Lizandra 19/09/2022

Os Maraguás não tem um dia de paz ?
O livro é um compilado de histórias/lendas de assombrações e visajes famosas entre o povo Maraguá e redondezas. Funciona quase como uma enciclopédia, contando o surgimento e como esses bichos agem.
O texto tem bastante nomenclatura em língua nativa, mas com glossário no final. Coisa que eu amei.
Adoro história desse tipo e essas são super interessantes, além disso, o livro tem várias ilustrações das assombrações.
Recomendo demais.

Carol @solemgemeos15 08/03/2022

É uma espécie de coletânea sobre as entidades do povo Maraguá, tido como o povo das histórias de assombrações.
Pontos positivos:
1 as ilustrações ajudam a imaginar melhor as descrições;
2 são vários seres, então, facilmente poderia se tornar confuso [pela quantidade de informações trazidas logo de início], mas para cada ser é contado um pouco de sua história.
Pontos negativos:
1 em alguns casos, as histórias são bem curtas e eu preferia ter lido uma ficção de uma entidade só, mas com trama do que apenas as informações de tantos.

Gabriela2500 26/10/2021

Interessante
Li o livro porque vi que a Ju and books tinha falado sobre. O livro fala sobre diversos contos/lendas do povo Maraguá de entidades assombradas. Achei o livro bem legal e interessante pelo fato de ser um livro indígena e falar muito da cultura do mesmo, mas não achei que foi um livro que me prendeu muito muito algo assim, por isso as 3 estrelas. Mas é um livro super legal para ler, quando você quiser saber mais sobre a cultura indígena de uma forma mais lúdica!

Laurete | @queridaeusouleitora 16/10/2021

Muito legal, bom pra aprender mais sobre a cultura indígena
O livro conta sobre várias entidades indígenas e sobre suas lendas, poderes ?algumas são mais detalhadas e tem caos por trás e outra são apenas a descrição do ser. Mas é bem legal, fiz vários comentários durante a leitura

@ale_raposo 15/10/2021

Um livro curtinho,rápido de ler e bem divertido.
A tribo Maraguá é conhecida por sua contação de histórias,e aqui você vai conhecer algumas delas.
Todas são histórias de assombrações,algumas defensoras da natureza,outras malignas e traiçoeiras.
Vale muito a pena conferir.

Dri 10/09/2021

Terror com cultura!
Adorei minha experiência com esse livro e por eu ser nortista, fiquei feliz ao perceber que cresci ouvindo vários termos mostrados aqui, com uma escrita diferente em alguns casos. Algumas histórias eu já tinha ouvido falar.

Comecei a ler literatura indígena esse ano e tô curtindo demais, é um ponto de vista bem especial, algumas vezes sábio, com objetivos e hábitos diferentes.

É uma riqueza enorme de mitos e lendas que mostram alguns costumes do povo Maraguá, detalhes culturais, seres mágicos e assustadores da floresta, uma moral no fim igual os contos de fadas.

São histórias que não podem se perder e fico feliz que elas estejam sendo registradas em livros como esse.

readwithjuly 20/08/2021

Resgate necessário
Esse livro se tornou facilmente um favoritado para mim pois me trouxe muito memória afetiva de histórias que escutava quando menor só que não tinha o conhecimento do contexto por trás, a leitura então tornou-se um importante resgate mostrando o quanto da cultura indígena foi apagada. Recomendo muito a todes, é um livro bem rápido de ser lido e de fácil compreensão, a recomendação é especial pra quem tem crianças em casa que adora histórias de dar medo, que tal contar uma história por dia para essa criança? Desperta o interesse nela nas culturas nativas e também na leitura ❤

Gabriela Gonçalves 20/08/2021

Conhecendo um pouco mais das nossas raizes
Amei fazer essa leitura e entrar em contato com histórias indígenas. Super importante conhecer de onde viemos. Normalmente as histórias são inventadas para explicar o mundo ao nosso redor. Durante a leitura fiquei imaginando que acontecimentos inspiraram a criação das histórias. Vale a pena a leitura!

Carla.Ligia 18/08/2021

Conhecendo um pouquonho mais do povo Maraguá
Adorei o livro de assombrações e lendas de monstros do povo e da cultura Maraguá. Acessível e hipnótico, a leitura seria rápida não fosse minha dificuldade em ler as palavras na língua indígena. Problema meu e não da língua, obviamente.????

Maria4556 17/08/2021

Não tenho muito costume de ler literatura indígena e preciso melhorar nesse sentido, admito. Essa obra foi boa pra apresentar a cultura Maraguá, mas eu queria mais explicações (se é que elas existem). O livro tem alguns erros de revisão, mas nada que atrapalha a leitura. Fora isso, a capacidade de fazer o leitor imaginar as imagens descritas pelos autores é incrível.

Gabi 16/08/2021

Riqueza cultural
O povo Maraguá tem tantas lendas, mitos e entidades e esse livro traz com riqueza de detalhes cada um, nos fazendo imaginar, nos encantar e até temer alguns.

Matheus Monteiro 26/09/2020

Fantástico e hipnotizante
Trazendo as narrativas do Povo Maraguá, conhecidos como o povo das histórias de assombração, os autores mostram aqui um repertório de seres diversos e assustadores. Uma leitura muito gostosa pela fluidez da narrativa e por cada ser apresentado. Adorei muito ter lido esse livro.