A Arte de Escrever Bem

A Arte de Escrever Bem Arlete Salvador e Dad Squarisi

Resenhas - A arte de escrever bem

Alberto 21/07/2022

Boas dicas para jornalistas
"O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?"

O livro A arte de escrever bem, da linguista Dad Squarisi e da jornalista Arlete Salvador, em sua nova edição revisada de 2020, traz dicas que ajudam iniciantes no jornalismo e servem como revisão para os veteranos da área. O conteúdo da obra também pode ajudar a outros profissionais que se valem da escrita, mas em menor escala.

As autoras usam uma abordagem bem-humorada e transformam assunto pragmático em leitura agradável. São diversos pequenos tópicos, recheados de exemplos retirados de notícias, notas e artigos de jornais e jornalistas famosos, que facilitam o entendimento mesmo de assuntos mais complicados. É um bom livro para se ter à mão na hora de escrever, ainda que seja somente uma resenha no Skoob.
Dayse.Ariane 21/07/2022minha estante
Pela sua resenha, achei bem interessante.

Alberto 21/07/2022minha estante
Obrigado, Dayse! :) Ele é interessante mesmo. É curto e bem estruturado. Tem uma boas dicas e exemplos.

Gabriela.Padora 30/03/2021

A arte de escrever bem
A autor dá dicas incríveis para escrever melhor, coesão, coerência e muito mais. Amei!

Jorge Luiz da Silva 14/07/2023

Escrever bem é muito importante e essencial para que se possa ter uma comunicação fácil em qualquer setor da vida. Esse livro é de grande ajuda.

Dante 30/12/2020

A língua portuguesa é a ferramenta básica de trabalho.
Dominar a língua portuguesa é um trabalho árduo. Indispensável para definir um bom profissional. Através de um texto bem articulado que se convence e se conquista o leitor.
Mesmo o texto com destino aos profissionais da área jornalística. Devo relatar que outras áreas, que também usam da linguagem como trabalho é valido a leitura. A autora apresenta muitas dicas e manhãs para prender seu interlocutor em um texto coerência com inicio, meio e fim. Uma ciência linda.

Daniella.Mendes 31/05/2020

Recomendo para quem pensa em fazer Jornalismo
No momento que escrevi essa resenha, estou no quinto período de jornalismo. Ler esse livro foi ler tudo que já aprendi na faculdade. Ele é bom para quem pensa em fazer o curso de jornalismo ou quem deseja escrever em portais jornalísticos. Pra mim, que já fiz faculdade, pareceu estudar de novo o que na estudei.
Excluido 31/05/2020minha estante

Saulo.Fragoso 06/06/2021

Um pai!
Um excelente livro para futuros jornalistas! O livro me trouxe o conhecimento que estava precisando como estudante do segundo semestre de jornalismo. Gostei muito, o tanto que preferi ler aos poucos, temendo deixá-lo.

Rebekah4 26/03/2024

Livro básico, onde tem algumas dicas que são importantes para você estar escrevendo da forma correta em uma matéria jornalística.

Ana Mardegan 05/11/2021

É um ótimo livro de dicas de escrita, mas acho que pra quem já trabalha com isso e/ou está familiarizado com o jornalismo é um pouco "mais do mesmo". Não é tão "engraçado" ou "descontraído" como promete. As piadinhas são bem óbvias. Ainda assim, super vale a leitura.

Guto 06/02/2011

Excelente
Um livro pra ficar na mesa do jornalista e tirar eventuais dúvidas que venham a surgir. E dar dicas, claro.

Cássio 19/05/2014

O livro é notadamente orientado para jornalistas. As dicas de português presentes no livro são boas, porém 90% delas são orientadas pelo seguinte raciocínio: Você é um jornalista, logo trabalha para um grande jornal ou editora, empresa capitalista que visa o lucro. Para essas empresas, tempo é dinheiro, o que faz com que você tenha que entregar o texto no prazo e da maneira mais objetiva possível. Portanto, escreva de forma concisa, sucinta, objetiva, enxuta, parcimoniosa e impactante - para chamar atenção do leitor.
Dito isso, a despeito de , como já disse, as dicas de português serem boas e ajudarem o leitor a corrigir determinados vícios, as dicas de estilo são para deixar o texto enxuto e objetivo.

Rejane Melo 20/09/2023

Escrever é fundamental
Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens por e-mail, escrever relatórios, fazer uma redação do ENEM?
Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é o mais claro e bem-humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter.
As autoras, donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador, mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.

Leandro 01/05/2020

Conciso, claro e prático
Neste conciso manual de escrita jornalística e de não ficção, encontramos, em linguagem clara e objetiva, uma farta quantidade de dicas, explicadas por meio de tópicos e exemplificadas por meio de textos consagrados, onde vícios e virtudes da arte das palavras são explorados. Além disso, também encontramos definições de gêneros jornalísticos, bem como orientações acerca de suas estruturas e do que devem ou não conter.

O único ponto negativo do livro é o tratamento dado às citações. Em algumas linhas, não há espaçamento entre as palavras e a legibilidade do texto fica comprometida. Feita essa ressalva, trata-se de um oportuno e competente trabalho, onde interessados em escrita, em especial aspirantes a jornalistas, encontrarão recomendações e conselhos de quem vivencia o dia a dia de uma redação de jornal.

Leonardo Lemos 15/02/2023

Útil, didático e, de quebra, contém tiradas divertidas
Me pareceu introdutório até certo ponto. Trata-se de um livro voltado majoritariamente para a escrita de textos jornalísticos, apesar de ter ficado com a impressão de que a lição principal serve para todo e qualquer texto: não complique desnecessariamente o texto.

Amei as epígrafes colocadas ao início de cada parte. Selecionei minhas citações favoritas:

"Montaigne, há quatrocentos anos, ensinou: “O estilo deve ter três qualidades – clareza, clareza, clareza”."

"Escrever é cortar" – Marques Rebelo.

"“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”, dizia Samuel Johnson. [...]"

Mas o livro não se restringe a frases de efeito: apresenta muitos conceitos e teorias do jornalismo (a técnica da pirâmide invertida, os primórdios do New Journalism) e de nossa gramática (com uma atenção maior para questões sintáticas, já que trata da escrita), as "armadilhas" e peças que nossa língua nos prega constantemente.

É penoso melhorar a escrita, porém, o livro nos adverte: não tem muito o que fazer. É difícil para nós todos:

"“Lutar com palavras”, escreveu Drummond, “é a luta mais vã. Entanto lutamos mal chega a manhã”. [...] A luta é difícil porque se trava contra fantasmas. Vale, aí, a receita de Leonel Brizola: para lutar contra o diabo, é preciso recorrer a todos os demônios. Afinal, o diabo nunca tira férias. Se necessário, faz hora extra. Quando não pode comparecer, manda a sogra. Resistir a ele? Só há uma receita. É a eterna vigilância."

Dlay 12/12/2020

Técnica.
Busquei a leitura em busca da técnica. Leitura para iniciantes.

Katita2013 02/08/2013

Divertido e com conteúdo
Este livro se propõe a ser um guia para escrever bem,como afirmam as autoras logo de inicio: " É possível escrever bem". Dedicado tanto a Jornalistas como a estudantes o livro fornece orientações básicas para o manejo da língua usada na imprensa.
As autoras, cada uma na sua especialidade, discorrem ao longo dos capítulos sobre vários temas, mas respeitando sempre as diretrizes nos quais cada uma é especialista, ou seja Jornalismo no caso de Arlete Salvador, e Técnicas de Redação e Gramática, no caso de Dad Squarisi. Por isso uma boa parte parte do livro (mais ou menos 2/3 ) é dedicado ao Jornalismo e ao Texto Jornalístico, e o restante com dicas na arte de manejar as palavras corretamente e aplicá-las no contexto correto, pois elas como dizem as autoras " são a ferramenta do Jornalista, e conhecê-las é o primeiro requisito de quem quer escrever para ser entendido".
É escrito de uma forma leve e muito agradável de se ler no geral.
A parte mais jocosa e divertida fica por conta, ao meu ver, da parte responsável por Dad Squarisi, que num estilo altamente coloquial nos dá a impressão de que é "aquela" nossa amiga divertida que está ali do noso lado nos dando conselhos e dicas.
Mas não se enganem,o conteúdo de suas regras, conselhos e dicas para se escrever bem um texto jornalístico é absolutamente informativo e com conteúdo, e de quebra divertido e leve ao fazê-lo.
Ao meu ver é um livro honesto ao que se propõe, pois não é superficial no seu conteúdo, e nem é altamente técnico e entendiante como muitos livros do gênero.
De leitura fácil, com conteúdo e ainda por cima divertido.
Altamente recomendável.