Abril Encantado

Elizabeth von Arnim
Elizabeth von Arnim

Resenhas - Abril Encantado

Isadora.Berto 20/04/2024

O livro é muito bem escrito, as ambientações são lindas e dá pra realmente imaginar o lugar com todos os detalhes, é como se eu estivesse sentada em uma das salas da casa lendo sobre ela. Lindo demais.

A leitura no início é meio massante mas com o passar das páginas vai se tornando mais fluida. As coisas se encaixam durante a leitura, muitas coisas não fazem sentido até as últimas 40 ou 50 páginas. É quase um pequeno quebra-cabeças.

É meio complicado de entender quem está "narrando" em cada momento, a troca geralmente é brusca e só fica explícito de quem é a visão depois de um bom tempo.

Mas de qualquer forma, adorei a experiência de passar essas semanas com sra. Fisher, sra. Arbuthnot, sra. Williams e Miúda, na Itália ?.

ThayAvalon 14/04/2024

Ué ???
Do jeito que começou bem foi só ladeira abaixo, 3 mulheres uma tríade praticamente, uma em cada idade , 19, 28 e 50 .... resolvem fugir de suas obrigações e maneirismos de vida de esposa perfeita e devota a igreja e principalmente ao marido, para um castelo na Itália alugado por 1 mês em Abril. Lá elas tem suas características e caráteres testados, umas reprovam as outras mas mesmo assim, tentam se intender profundamente, até a chegada dos maridos ??????? pra que ? não entendi pq a autora mandou eles pra lá??, e ai desandou toda a história... eu já tinha aceitado que ia ser mais ou menos um conto sem grandes acontecimentos mas .... poxa.

Jacon 23/05/2023

Resenha: Abril Encantando
O livro tenta trazer algumas reflexões durante a viagem de algumas mulheres.
Definitivamente não é o meu estilo de livro, achei extremamente parado tornando a leitura penosa.

Lah 21/04/2023

Um livro pra deixar o coração quentinho
Demorei um tempo pra ler Abril Encantado, pq eu queria ler o livro em abril e sempre deixava passar. Esse ano resolvi pegar o livro. Eu gostei muito! Conta a história de quatro mulheres que estão exaustas, seja por qual motivo for, ela estão exaustas. E através de um anúncio, ela resolvem tirar umas "férias" no castelo San Salvatore, na Itália. O castelo é mágico! Mas não mágico de ter magia e tals, não. O lugar é lindo e perfeito pra ficar em paz! Até que uma das nossas protagonistas resolve convidar mais alguém pra passar as férias no castelo.
Achei o livro tão aconchegante, sabe? Tão gostosinho de ler. Vai mostrando aos poucos a mudança que o castelo faz nas protagonistas. Eu gostei muito! Recomendo pra todo mundo que esteja exausto e quiser ler um livro de boinhas.

Michele Alberton 27/02/2023

Achei encantador! 4 mulheres cansadas e entendiadas de suas vidas, e sem vínculo prévio entre si, resolvem passar 1 mês em uma casa num cantinho bucólico da Itália. E vão se redescobrir nesse lindo lugar.

Mesmo com algumas ideias que hoje soam incômodas, como a submissão feminina e tudo mais, ainda assim achei o livro muito bom e me fez ter uma vontade imensa de tirar um mês de férias com pessoas desconhecidas.

Recomendo a leitura!

Consumidora de Histórias 10/02/2023

Leitura Deliciosa!
Abril Encantado, publicado originalmente 1922, é o primeiro livro do semestre da série Sociedade das Relíquias Literárias. Até o momento eu tinha lido apenas contos curtos na série criada pela editora Wish e achei Abril Encantado um romance leve como uma brisa, mas que proporcionou uma leitura deliciosa.

Elizabeth Von Arnim dá voz a quatro mulheres distintas que resolvem viajarem juntas durante o mês de Abril. Tudo começa quando a Sra. Wilkins vê o anúncio no jornal, numa tarde de Fevereiro, sobre um antigo castelo medieval na Itália enquanto estava sentada na sala do Clube de Senhoras em Londres. Ela estava meio infeliz e a ideia de ter um mês inteiro disponível apenas para ela sem nenhuma preocupação com o marido, a deixava inquieta.

Contudo, a Sra. Wilkins sabia perfeitamente que suas economias não eram suficientes para bancar uma viagem e passar um mês no castelo. É quando ela percebe a Sra. Arbuthnot, com jornal nas mãos e mesmo antes que dela cair por si, já estava tentando convencer a Sra. Arbuthnot de ir viajar com ela para o castelo na Itália. A Sra. Arbuthnot não foi convencida tão facilmente, ainda mais porque a Sra. Wilkins era praticamente uma desconhecida para ela. No entanto a Sra. Arbuthnot, que pertencia a um dos vários grupos da igreja, também estava descontente com sua vida atual e ficou surpresa consigo mesma ao aceitar o convide da Sra. Wilkins.

Tentando reduzir os valores das despesas dessa aventura, a Sra. Arbuthnot e a Sra. Wilkins decidem colocar um anúncio no jornal, para encontrar mais duas mulheres e dessa maneira, elas conhecem a Sra. Fisher, uma velhinha meio ranzinza e a jovem glamourosa Lady Caroline Dester. Assim, as quatro mulheres com personalidades totalmente diferentes se juntam para interagir numa grande aventura no pequeno castelo.

Quando comecei a ler as histórias que estão na Sociedade das Relíquias Literárias, não imaginava encontrar tanta diversidade de gêneros. Cada leitura está sendo surpreendente e aumentando minha expectativa para continuar conhecendo as outras leituras desse projeto literário da Wish. A história de Abril Encantado pode parecer simples, pois a história é praticamente mostrando o mês de férias delas e como a convivência de cada uma influenciou em suas vidas, mas é conduzida de maneira tão bem construída que a leitura consegue transmitir sutileza. Porém contém um inicio em ritmo lento.

Se for comparada com a nossa atual situação, é perfeitamente natural um grupo de mulheres viajarem sem seus maridos e filhos para descansar e ter momentos consigo mesma. Não é e nunca foi um ato de egoísmo, mas se o leitor olhar a história com olhos de pessoas daquela ocasião, esse ato das quatro mulheres eram algo inovador. Totalmente diferente e talvez alarmante porque nenhuma delas estava pensando nos maridos, nas suas obrigações e tarefas diárias. Elas apenas queriam tirar um momento só para elas, uma férias da vida que estavam levando e não estavam satisfeitas.

Teve momentos que até se sentiram culpadas por estarem fazendo algo para elas sem que os maridos dessem permissão. É um absurdo pensar no marido dando permissão para a esposa viajar, é sim, mas quando este livro foi escrito, era outra época com outros costumes. Entretanto, ao longo da leitura elas descobrem que são fortes e inteligentes. Especialmente a Sra.Wilkins e a Sr. Arbuthnot que são particularmente bem desenvolvidas na história, tendo seus casamentos com situações diferentes para enfrentar com seus respectivos maridos. A Lady Caroline também foi uma personagem que provocou certa surpresa. Para ser sincera no princípio ela deixou a impressão de ser mimada e bastante ingrata, no entanto à medida que o romance avançou, ela mostrou um lado diferente. Além de ter a Sra. Fisher sentindo-se jovem novamente.

Depois que terminei a leitura descobri que essa história ganhou uma adaptação chamada Um Sonho de Primavera que foi estreado em 1992, recebendo dois prêmios no Globo de Ouro em Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Enfim, Se você procura uma leitura leve e cativante, Abril Encantado é uma boa dica. Até arrisco em dizer que tornou-se uma leitura divertida e fui surpreendida positivamente. Recomendo para leitores que gostam de leituras clássicas.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/02/abril-encantado-elizabeth-von-arnim.html

Bruh Pellizzari 08/02/2023

Essa edição da Wish é primorosa, a capa é linda e internamente impecável com todos os detalhes. Gostei muito da história porque é muito bom poder ver uma história com mulheres como protagonistas, ainda mais 4!
É ótimo de ver como elas vão evoluindo e se conhecendo ao longo da história, é fácil de perceber que todas elas se encontraram na Itália. Senti no final um quentinha no coração e não deixou nada a desejar. O livro não tem grandes reviravoltas e essa é a parte mais legal, de que não é preciso coisas extraordinárias na vida pra que a gente consiga parar pra pensar no que é melhor pra gente.
Como sou uma pessoa que gosta de diálogo nos livros, senti falta disso durante a história e achei os capítulos um pouco monótonos em alguns momentos. Apesar do livro não ser grande, não consegui ler em sequência muitos capítulos de uma vez.

Rosy 23/08/2022

Bem bom, mas podia ter menos páginas
O livro começa bem interessante, contando a história da Sra. Mellersh/Wilkins e seu marido. Depois vão sendo introduzidos outros personagens, como a Sra. Arbuthnot (e seu marido), Lady Caroline (e família) e Sra. Fisher que se encontram numa viagem que decidem fazer, cada uma por seus motivos à Itália e aí q começa a treta. Algumas personagens já não se dão logo de cara, uma ranzinza, outra metida, outra recatada demais outra falante demais. Cada uma com suas particularidades e histórias bem bacanas de acompanhar. Com o passar do tempo e do convício dessas mulheres, bem diferentes entre si, é q vamos desvendando alguns mistérios do pq cada uma está nesse viagem, o q as motivou e o que elas querem mudar em suas vidas. A relação delas vai se intensificando, umas com as outras, umas mais que outras, mas é mto gostoso de ler. Rola mta confusão tbm, pois o marido de uma quer/tem um caso com a o da outra. Uma delas querem o dono do local em que ficaram hospedadas, mas ele quer e depois não quer, quer outra... Enfim, é uma fofocaiada da boa. Pra quem é fifi, vai amar! Só achei q algumas partes ficam mto jogadas ou nem mesmo são importantes. Então, a ideia é mto boa, várias fofocas, tretas, personagens bacanas e eu gostei mto. Enrola um pouco e poderia ter menos páginas, mas gostei mto. Recomendo.

Virgínia 11/07/2022

Poderia ter sido muito melhor
Nota 2,5

Estava gostando muito da leitura até os 80% do livro, a história era leve, agradável e divertida de ler. Mas depois a história ficou muito estranha e terminou de maneira bem ruim.
A autora, na minha opinião, não soube desenvolver e concluir sua história.
Os personagem subitamente mudaram sem a narrativa mostrar o desenvolvimento para tal mudança e a autora, de forma bastante preguiçosa, apenas deu a desculpa que o lugar mudava as pessoas sem se preocupar em descrever isso, finalizando o livro sem realmente desenvolver e concluir as histórias das personagens que ela construiu durante uma parte do livro.
Tive a impressão que a escritora tinha um enredo enquanto escrevia o livro, mas se cansou de escrever, ou não soube como dar prosseguimento a história, e simplesmente decidiu terminá-la de qualquer maneira.

Bela 05/05/2022

Otimista
Eu não sei o que eu esperava deste livro, mas nao é difícil de dizer que me surpreendi positivamente com esta história! Personagens femininas com diversas facetas e forças, que são de fácil identificação apesar de terem sido escritas a 100 anos atrás.
É um livro envolvente, que apesar de não ser meu estilo de leitura, é escrito de forma tão prazerosa e divertida que nos traz a sensação de também estar vivendo em San Salvatore. Me afeiçoei muito a Miúda, Lotty, Rose e a Sra. Fischer, e me fez tanto sentir seus sentimentos e ações que era como se eu fosse amiga delas.
Uma bela leitura, muito gratificante.

livronaesquina 01/03/2022

Um livro de 1922, republicado no Brasil pela editora Wish. Trás a história de 4 mulheres em diferentes idades, enfrentando diferentes dramas e momentos em suas vidas.
Elas decidem ir passar um abril em uma propriedade incrível na Itália. Cada uma delas têm diferentes objetivos com esse mês de férias.
Eu fiquei envolvida demais com a história dessas mulheres e adorei o retrato que esse livro trás da época em que ele foi escrito.
Apesar de ser um livro de 100 anos atrás eu consegui me enxergar em várias das atitudes e vivências das personagens. Achei um livro muito real e sem meias palavras sobre como era a viver naquela sociedade.
E gostei dos desfechos de cada uma delas, achei otimista e gostoso de ler.