My Grandmother

My Grandmother's Hands: Racialized Trauma and the Pathway to Mending Our Hearts and Bodies (English Edition) MSW Resmaa Menakem

Resenhas -

kika 20/04/2021

"You have an obligation to threat every human being as an human being. You do not have a free pass to needlessly harm anyone."

Esse livro é uma leitura extremamente necessária, principamente se considerarmos a conjuntura do mundo em que vivemos.
Pessoas pretas são mortas de forma deliberada pela polícia, o racismo é mais e mais evidente (considerando que agora estamos convivendo mais com ele já que se tem como filmar, pois existir ele sempre existiu).

Nesse livro o autor nos leva a uma reflexão sobre a 'origem' do racismo e do porque hoje o racismo estrutural está enraizado em nossas culturas.
Versa ainda sobre como pessoas não pretas são essenciais na luta contra o racismo.
O autor ainda apela para a análise do motivo pelo qual as pessoas no papel de autoridade, como a polícia, precisam rever seus conceitos de treinamento, uma vez que através de suas pesquisas mostra que muitos deles tem em seu corpo o reflexo de temer e atingir o corpo preto no momento de uma ação.

O livro é complexo e possui muita informação. Mas é um livro muito elucidativo e que nos leva a diversas reflexões sobre o racismo hj presente na nossa sociedade, e mesmo para o Brasil, ainda que o foco do livro seja centrado nos casos ocorridos nos EUA.