Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

Ana Caroline 25/04/2024

Não existem palavras certas para descrever esse livro. Acompanhar os personagens ao longo da vida, alguns desde o nascimento, outros até a morte, me impactou tremendamente. Senti na pele o que todos sofreram, cada preconceito e injustiça, cada esperança e cada dor. A história é incrível e eu ainda estou com lágrimas nos olhos apenas por escrever essa resenha e me lembrar de tudo o que senti. De tudo o que eles sentiram.

MelQuezado 24/04/2024

Excepcional
Não tenho palavras suficientes para falar sobre esse livro. Primeiro assisti a série e fiquei ainda mais interessada no livro. E eu de fato, achei que o livro foi uma extensão mesmo da série. No livro as coisas foram muito mais além do que na série, que acho que não fechou mesmo. Fiquei chateada em muitas partes do livro, chorei em muitas partes dele também. Me apeguei a vários personagens. O livro é muito rico e é apaixonante mesmo. Quem tiver oportunidade, leia!

Brenda 22/04/2024

"o destino da mulher é sofrer"
" - omoni, eu sinto muito.
- eu sei, eu sei. - yangjin fechou a boca e acariciou os cabelos de sunja - você é tudo que eu tenho. e, agora que está indo embora, não tenho mais nada."

nunca li nada parecido: o livro acompanha 4 gerações, em uma história que se inicia na coreia, continua em um movimento de emigração para o japão e chega até aos estados unidos. o livro é bem grande, e tem muitos saltos temporais. por acompanhar personagens por toda a vida, você se sente envolvida num nível surreal. o livro me fez pensar sobre questões não comumente comentadas, retratando o período de colonização da coreia, a segunda guerra, a luta por sobrevivência quando não se tem acesso a refúgio e comida, a divisão das coreias, enfim. em meio a isso tudo, uma família coreana que sofre com o pão que o diabo amassou vivendo no japão, tendo cenas pesadas e tristíssimas descritas... apesar disso, é bonito ver a união forte e o amor que os mobiliza, o zelo pelo laço que os liga.

porém, o que mais ressoa no livro são os fatores que envolvem o fato de serem coreanos-japoneses: sofrer preconceito, conviver com mais de um idioma, não se sentir pertencente a nenhuma pátria e, acima de tudo, sonhar com uma vida melhor para a família. sunja, a personagem central da história, é uma mulher que fez de tudo pelos filhos. a cena final, quando ela coloca a foto dos filhos em um buraquinho dentro do túmulo do marido, é de uma sensibilidade enorme. favoritado!

Emily153 21/04/2024

Favoritei
Se tornou um dos meus livros favoritos. toda a história dela, desde o seu nascimento até o falecimento me intrigou MUITO, tanto dela quanto dos filhos dela.

dayminyard 20/04/2024

Surpreendente
Eu não sou bom em história, então certas coisas eu sempre soube por cima, a questão Japão-Coréia eu comecei a ver sobre desde que comecei a ver doramas, agora por ter lido esse livro foi realmente mais aprofundado. A história vai de geração a geração e sempre fico curiosa quando é apresentado mais um membro da família. Eu fui muito surpreendido ao longo da história, certas atitudes ou até mesmos acontecimentos que não poderiam ser evitados, me deixaram abismado. A principal questão de identidade é o que me deixou mais intrigado. Eu sou péssimo em resenhas, e isso foi o máximo que eu conseguir por em palavras, porque sinceramente eu nem sabia se ia conseguir fazer uma resenha de como eu me senti, porque nem eu sei como eu me sinto. É fantástico.

Paula.Cristina 20/04/2024

Nos mostra que a vida das pessoas asiáticas, principalmente coreanos, não foi tão fácil durante a era colonial, mas mesmo com todas as dificuldades uma família imigrante conseguiu superar as adversidades da vida, mesmo com altos e baixos.
Cada pessoa é unica, mas aquilo que seremos no futuro, só depende de nós.
Livro lindo, fascinante e muito interessante.

wendygabrielle 20/04/2024

Pachinko
Que livro SENSACIONAL. perfeito. virou um dos meus favoritos da vida. A cada acontecimento da história eu parava e pensava "é serio?", a autora foi genial, ela conseguiu fazer com que eu estivesse tão ligada com a história que eu sentia a dor dos personagens como se fossem meus conhecidos

Dani 19/04/2024

Pachinko
Um dos melhores livros que eu já li. A escrita é envolvedora te deixa totalmente envolvido com a história que é muito bem contada. A época foi muito bem retratada e a autora descreveu os sentimentos dos imigrantes coreanos de uma forma que você sofria aquilo com os personagens.
10/10
Bibi 19/04/2024minha estante
maravilhoso

Roberta 18/04/2024

Que história sensacional
Um romance geracional que acompanha a invasão da Coréia pelo Japão, depois o fim da segunda guerra mundial, a invasão russa, americana e inglesa, e a busca por pertencimento desse povo que teve que se refugiar morando no Japão e mesmo após gerações nascendo lá ainda eram considerados estrangeiros. Além disso, na Coréia dizem ?go saeng? o destino de uma mulher é sofrer, e assim vamos acompanhando Sunja e sua família sofrendo e encontrando oportunidades no Pachinko . Você acaba o livro mas continua presa a história. A única certeza que tenho é que não há vencedores em uma guerra, só há sofrimento.

Brenda 17/04/2024

Muito bom, mas...
Achei o livro simplesmente maravilhoso, porém, acho que a autora insistiu em assuntos que não eram tão relevantes pra história, ou seja, repetições desnecessárias e acabou "deixando pra lá" assuntos relevantes e que mereciam mais atenção, como, por exemplo, as questões do personagem Noa (não vou falar muito aqui pra não dar spoiler). Ela trata de assuntos importantes, mas em algumas partes focou muito em "cenas" irrelevantes, deixando assim de se aprofundar no lado realmente importante de tal assunto. Um exemplo perfeito seria da prostituição, onde ela até focou na personagem, mas repetia os mesmos assuntos... Acho que poderia se aprofundar mais na questão, mas ela focava em determinado assunto e depois simplesmente isso era deixado de lado. Enfim, o livro é ótimo, mesmo, mas com essa ressalva. Vale a pena ler, principalmente por conta da história da Coreia, das personagens femininas fortes. Pra mim, o contexto histórico contou demais. Gostei muito do livro!

Lady Lia 15/04/2024

Go-saeng o destino de uma mulher é sofrer
O que dizer depois de ler essa obra?
Pachinko é um livro sobre a importância do pertencimento! Nós que nascemos em um berço democrático como o Brasil, aberto para todos os povos e que não reconhe a presença de uma dita raça pura,não sabemos até ter um exemplo crivel da rejeição de não fazer parte dessa pureza até viver ou se debruçar em representações de histórias tão vividas e brutais com a de Sunja. Já que nascemos fazendo parte de um povo miscigenado e compomos apenas uma nação,o Brasil.

Não cabe a mim julgar a história de um povo, pois isso se chama eurocentrismo e que Deus possa nos livrar do pátrio poder que colonizadores ousam demonstrar.

Ler para relembrar e relembrar para jamais esquecer, o machismo escancarado, reproduzido e mascarado. O retrato do ostracismo e a fragilidade de ser invisível e estrangeiro em seu próprio país.
Ter uma terra para chamar de sua, um país para lutar, Pachinko é também a representação da construção do patriotismo coreano.
Lindo!

arthur_arrais 15/04/2024

Uma história que atravessa gerações e toca nossos corações
Difícil de sintetizar a grandeza dessa obra em poucas palavras! A autora fez um trabalho sensacional de pesquisa histórica para construir a jornada de Sunja e sua família, abordando temas como família, pertencimento e identidade. Não há como emergirmos dessa história sem nos sensibilizarmos por toda a peregrinação que o povo coreano passa até os dias atuais para reconhecerem sua legitimidade e humanidade. Um livro excelente que merece ser lido e divulgado!

Bia Amaral 14/04/2024

Lindo!
Romance geracional que acompanha família coreana que imigra para o Japão durante a ocupação. Sensível, complexo, cheio de reflexões! Chorei bastante e amei demais!!
Thayná S. 14/04/2024minha estante
Insuperável, apenas

Geise 12/04/2024

História ao longo de uma vida inteira (ou quase)
Não lembro a última vez que li um livro assim, que retrata toda uma vida, desde a juventude até a velhice. Gostei da estória mas achei arrastada em alguns momentos, e sem muita descrição em outros, o que não tornou essas partes superficiais, mas eu senti que faltou um pouco de aprofundamento, talvez. Num geral, gostei muito da estória.
Brenda 17/04/2024minha estante
Senti isso também!

yasneryst 11/04/2024

Fascinante
Desde o início fiquei embasbacada com o livro. É de uma beleza simples, embora sejam complexos os personagens e o enredo.
São reflexões muito profundas sobre o preconceito, a pobreza, os costumes. Você vê, de forma genial, os personagens seguindo rumos e tendo de fazer escolhas sempre com isso em consideração.
É muito comum em livros com essa temática que tem personagens combativos de uma maneira quase distópica. Fica difícil acreditar no livro e frustrante ver a realidade.
Não é o caso aqui.
Nunca o cenário difícil de preconceito fica esquecido, por mais que todo o resto ao redor mude. E absolutamente todos os passos são dados “porquê é assim”.
Uma obra fascinante, que amadurece conforme as páginas passam. Onde o sofrimento é real, crível, palpável e muito, muito, respeitosamente mostrado.