Degenerado Chloé Cruchaudet

Resenhas - Degenerado

Nane 24/03/2024

Ameiiiii
Sem palavras para essa HQ que foi inspirada numa história real. Ilustrações belíssimas e muito reais. Nem consigo imaginar o escândalo que deve ter sido causado na época em razão das aventuras vividas pelos personagens. Simplesmente maravilhosa!!!!

Ju 13/03/2024

Degenerado
Não fazia ideia de que era uma historia real, o que me surpreendeu com o doc no fim. É um quadrinho muito relevante sobre a ideia de binaridade e sociedade. Entretanto, o traço me deixou irritada por algum motivo que eu não consigo transcrever.

Adriana1161 21/02/2024

Loucos anos 1920 em Paris
Baseada em fatos reais, é uma história bem intensa.
Guerra e seus traumas, amor, ciúmes, liberdade sexual, fetiches, vida louca!
Personagens: Paul, Louise
Local: Paris - 1911/1925
@driperini

palola1 21/02/2024

Suzanne
Acho meio complexo falar sobre esse livro, simplesmente pelo fato dele envolver muita coisa, e ser bem profundo, além de ser também baseado em fatos

toda a história se origina já com um ponto delicado, a Guerra.
é mostrado de forma nua e crua toda a situação deplorável e o medo que consome os homens pouco a pouco, a ponto de fazê-los cometerem loucuras.
fato exemplificado pelo protagonista, que após a guerra mostra sinais claros de abalo, não podendo ser quem é, mas também não sabendo quem deveria ser.

A ambientação possui momentos esdrúxulos, mas que nos cativa a querer saber mais, e há muitos temas além desse que são abordados, não de maneira sutil.
Houve momentos que eu não sabia se era realmente uma realidade, ou a mente do protagonista brincando com ele ? e conosco ? que tornou tudo mais intenso p mim

De qualquer forma, não é um livro que eu levaria p vida, mas é uma leitura super válida

millena77 27/01/2024

Degenerado
Que leitura... interessante. mostra a realidade nua e crua, cruel e triste. não sei entender o mito de sentimentos que senti lendo ele, foi mistura de raiva, empatia, tristeza e mts outras
não sei se gostei ou não, mas a leitura foi bem interessante, recomendo a leitura

27/jan/24

Lara 23/01/2024

Que quadrinho foi esse. Ainda estou absorvendo a leitura, ele é baseado em fatos reais o que o torna ainda mais chocante e viceral, um favorito que vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.

Victor.Almeida 16/01/2024

Desilusao. Toda a gente me falava bem mas fiquei desiludido,foi com um pouco de suplicio que terminei. Muito rebuscado. Ou talvez porque as expectativas eram enormes

Lurdes 14/12/2023

Uma Graphic Novel baseada no livro La Garçonne et l?assassin, de Fabrice Virgili e Danièle Voldman, que por sua vez, se inspirou em fatos reais.

Paul e Louise se casaram muito jovens e, pouco depois da união, Paul é convocado a lutar na Primeira Guerra Mundial.
Os horrores da guerra são demais para ele, que acaba se tornando um desertor.

Livre da guerra, entretanto, ele se torna um foragido, pois a deserção é considerada um grave crime.

Uma vida diferente espera pelo casal. Louise segue trabalhando e sustentando a casa enquanto seu marido permanece escondido dentro de casa. Buscando uma forma de sair, pelo menos por algumas horas, Paul experimenta se vestir como mulher.
Percebendo que deu certo, eles começam a aperfeiçoar o disfarce, tanto nas vestimentas e maquiagem como no gestual, adotando o nome de Suzanne.
Mas até quando eles vão conseguir sustentar esta mentira?
Até que ponto Paul, que tem um gênio irascível e gosta muito de beber vai se comportar e manter seu personagem?
E Louise, que vê seu marido se transformar em uma pessoa instável e agressiva, como vai encarar esta nova situação que começa a ficar muito desconfortável?

Os desenhos de Chloé são primororos, quase todos em preto e branco, com o uso do vermelho pontuando ações mais dramáticas ou a roupa de Suzanne.
E a história? Nossa. Muito bem conduzida, mostrando as mudanças pelas quais os personagens e suas interações vão se modificando, assim como os sentimentos que os une.

Temos a abordagem de vários temas, como identidade de gênero, relacionamentos hetero e homoafetivos, preconceito, assédio, violência doméstica...
Gostei demais e recomendo.
Não vou dar spoiler mas preciso contar que passei muita raiva com Paul/Suzanne e que fui surpreendida várias vezes com as atitudes do casal e o desenrolar da estória.

Morgana93 13/12/2023

Gatilhos da realidade.
Eu li Graphic Novel sem saber absolutamente nada sobre ela e foi uma experiência bem interessante. A leitura é rápida e envolvente, com um final inusitado. Não sei classificar se gostei ou não, mas fiquei surpresa com o final, principalmente ao descobrir que se tratar de uma trama que representa uma história real.
A apresentação dos documentos que se encontra no final da obra foi um ponto positivo, ajuda o leitor a compreender melhor a subjetividade dos personagens e as singularidades e de alguns acontecimentos descritos ao longo dos quadrinhos que não ficam evidentes num primeiro momento.
A história é com certeza uma narrativa de resistência aos padrões e imposições da época e traz muitas reflexões sobre a binaridade de gênero, além de ser complexa e inusitada, o que para mim fez a obra valer apena.
No entanto, a obra contém muitos gatilhos, especialmente relacionados relacionamentos com abusos psicológicos e uma violência absurda contra a mulher. X personagem principal tem vários comportamentos naturalizados na sociedade patriarcal da época (e até o presente) que se caracterizam por uma masculinidade tóxica, demonstrando efeitos de uma educação binária, que naturaliza os homens como figuras de autoridade e autoriza a violência de formas sutis e escrachadas.
A autora fez um excelente trabalho suavizando a violência e tornando-a palatável, apesar de evidente. Ficou também evidente que as cenas descritas davam o tom de cenas que foram ocultadas. Atribui esse incomodo a realidade da obra e a minha própria subjetividade, o que de certa maneira engrandece a obra em qualidade.
No entanto, isso fez com que x personagem principal não me cativasse. O que me fez questionar inclusive se valia a pena a leitura. Mas fui alertada de um final surpreendente e a minha curiosidade venceu, li até o final.

Paola.Grossl 06/12/2023

Interessantíssima
Gostei bastante dessa HQ, fiquei mais intrigada ainda depois de saber que era uma história real. Ótima experiência

Mirella.Augusta 06/12/2023

Intenso e violento
Ainda não sei se gostei ou achei razoável, mas como se trata de fatos reais, apenas posso dizer que, para a época, foi algo chocante e corajoso.

Bruno 19/10/2023

Achei bom, mas sla...
Gostei do livro, me prendeu e tudo o mais, mas... acho que esperava mais. Não sei o que, mas esperava. É uma leitura rápida e gostosa. Achei muito interessante a história que envolve os personagens principais.

Thábata 14/10/2023

Achei que o título se adequa perfeitamente à obra, não porque o Paul ou sua eventual orientação sexual sejam sinônimo de degeneração, mas por conta da degeneração sofrida pelo amor do Paul e da Louise em razão da guerra, da miséria, do alcoolismo e, porque não dizer, das escolhas feitas em consequência de casa um desses. Gostei muito da história, forte e triste, e o final me surpreendeu.

LaAs 21/09/2023

Estou em choque com o final, em descobrir que foi baseado em um caso real, e que eles seguiram fielmente com os relatos.

Não sou muito boa em escrever minha opinião sem dar spoilers, mas será um dos livros que vou recomendar.