O Mulato

Resenhas - O Mulato

1 | 2 | 3 | 4

Luis Fernando 07/01/2023

Bom e pensativo
Este é o terceiro livro de Aluísio Azevedo que li, todos estão em pé de igualdade quanto á excelência do escritor de tratar dos mais diversos temas. O ocupante da cadera número 4 da Academia Brasileira de Letras sempre surpreende os seus leitores com a profundidade das suas narrativas, com O Mulato não seria diferente, a trajetória de Raimundo no Maranhão é trágica e comovente, é triste o quanto alguém ser tão menosprezado por sua cor de pele. Dessa forma, Aluísio demonstra grande força em sua escrita para lutar contra os abusos e crimes cometidos pela sociedade, algo que até hoje está presente na realidade brasileira.

Instagram: @leitor_eduardo 31/12/2022

O Mulato
Título: #OMulato

Autor: #AluísioAzevedo

Ano: 1881

Nota: ????

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 ? Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um #romancista, #contista, #cronista, #diplomata, #caricaturista e #jornalista brasileiro, além de #desenhista e #pintor. Ele foi bastante coisa!

#OMulato é um romance de #EstéticaNaturalista, assim como #OCortiço (que li também em 2022).

Há muitos momentos em que você fica com raiva e frustrado com o que está sendo dito, no entanto, é essencial realizar essa leitura para entender as relações raciais no #Brasil e suas consequências para a contemporaneidade.

A obra é bem factível e escancara um Brasil cheio de preconceitos, como é até hoje. A mentalidade da sociedade no #SéculoXIX é extremamente preconceituosa, moldando o início, meio e fim da narrativa.

O #racismo da sociedade permeia a história de amor entre #Raimundo e #AnaRosa. Mesmo tendo boas condições financeiras e ótima educação, Raimundo se vê impedido de casar-se com Ana, sem saber que o motivo deste impedimento está no fato de ser filho de uma escrava e um branco, portanto, mulato.

Um livro denso e com um desenrolar onde você consegue pressentir de longe e ele te obriga a definhar junto. Um marco atemporal, infelizmente, por trazer tantas similaridades com o Brasil da atualidade.

O livro é abarrotado de detalhes, o que, em alguns momentos, torna a leitura cansativa, mas valeu à pena a rica leitura.

Este é o último #livro de 2022, portanto, a última resenha. Por ora, vou focar em outras coisas, mas as leituras continuam, ainda que em doses menos frequentes. Mais uma vez, encerro o ano lendo um clássico da #LiteraturaNacional, literatura essa que tardei em descobrir, mas não me arrependo em nenhum momento de por ela ter me apaixonado.

Pablo 29/12/2022

Sombria de Loucura
Personagem Marcante:
Domingas, uma figura sombria de loucura.

O livro é o que abre o naturalismo e realismo, com sua temática racial elevada para a época.
Uma leitura que precisa de atenção e cuidado para se emaranhar entre as linhas da história bem desenvolvida.

Nic_fl 10/11/2022

A REALIDADE DESTRÓI!!
Se vc procura um livro água com açúcar e final feliz não leia esse livro!! A mentalidade da sociedade no século XIX é extremamente preconceituosa, moldando o início, meio e fim da narrativa.
Há muitos momentos em que você fica com raiva e frustado com o que está sendo dito, no entanto, é essencial realizar essa leitura para entender as relações raciais no Brasil e suas consequências para a contemporaneidade.
A narrativa é bem fluida, os personagens são bem desenvolvidos e, no decorrer do romance, é exposto a ?verdadeira? natureza das pessoas.

Gabriel.Marques 04/10/2022

Um livro denso, pesado e com um desenrolar onde você consegue pressentir de longe e ele te obriga a definhar junto, página por página. Realmente um marco atemporal, infelizmente, por trazer tantas similaridades com o Brasil da atualidade

Laura 21/09/2022

o racismo da sociedade permeia a história de amor entre Raimundo e Ana Rosa. mesmo tendo boas condições financeiras e ótima educação, Raimundo se vê impedido de casar-se com Ana, sem saber que o motivo deste impedimento está no fato de ser filho de uma escrava e um branco e, portanto, mulato.
a obra é muito triste mas, infelizmente, não é novidade no histórico brasileiro

Vick 05/09/2022

O mulato
Apesar de ser um livro bem antigo, ele possui diálogos fortes, sobre preconceito e religiosidade. Ele critica muito a escravidão e o preconceito racial, mas em vários momentos, retrata os escravos como feios, idiotas, doentes mentais.

Lívia 19/05/2022

Essencial
Racismo escancarado e enraizado desde a época em que o Brasil era uma província. Triste demais mas muito inteligente.

Bia 11/05/2022

O mulato, publicado em 1881 por Aluísio Azevedo, retrata o racismo da época, através do personagem Raimundo filho de escrava, formado na Europa, impedido de viver um amor por sua cor.
A história se passa na cidade de São Luís do Maranhão.
Impossível não comparar com a sociedade atual, mesmo passando mais de 140 anos da publicação do livro, ainda temos uma sociedade extremamente racista.

Ana 13/03/2022

Apesar de um pouco denso, é uma boa leitura.
Só foi um pouco difícil de ler por causa da escrita que não é tão fluida quanto eu estou acostumada maaaasssss gostei bastante do livro porém não esperava esse final.Jurava que a Ana Rosa ia conseguir fugir com o Raimundo e fiquei muito triste em como afetou o fato dele ser mulato na sociedade antiga,e como isso ainda é recorrente nos dias de hoje de uma maneira que praticamente apesar de ter mudado muita coisa,os fundamentos da escravatura continuam presentes na nossa sociedade atual como uma coluna que sustenta uma casa,a qual é muito difícil de ser derrubada.

Flávio 11/01/2022

Corajoso
Fiquei de cara com tamanha coragem de Aloísio Azevedo em denunciar o racismo e a corrupção da igrreja em pleno século XIX. 1881, pra ser mais exato. Fico imaginando a perseguição que deve ter sofrido. Cabra porreta. Leirura gostosa de ler, principalmente no começo e no fim, maçante no meio, muito descritivo, moda na época, mas valeu muito a pena.

victor.victor.victor 04/12/2021

Maçante
Tudo de ruim sobre o naturalismo jogado aqui. Antipático, sem ritmo. Penei para terminar pois a história é desinteressante.

Camila.Stephane 23/11/2021

Verdade nua e crua da sociedade e sua hipocrisia
O autor conta dele maneira minuciosa as diversas características humanas em.seus personagens, é tão bem detalhado e real que vc consegue visualizar cada um deles. Através dos intermináveis diálogos ele vai exibindo a cara da sociedade e de todos que a compõe com seus defeitos e preconceitos.As descrições podem ser cansativas para a maioria mas eu com maranhense adorei ler e ve o quanto do jeito de falar e dos costumes e superstições,receitas caseiras ainda estão aqui....kkkkk .adorei ve o nome das ruas e lugares da cidade tmb,me diverti bastante. O triste é que ele retrata tmb uma sociedade racista,hipocrita e assustadoramente má,que se diz religiosa mas não tem a menor humanidade pelo próximo, principalmente os escravos,coisa absurda msm. O livro é um pouco cansativo e acho q algumas partes ele se prolonga muito E em outras ele é abrupto demais, eu ficava esperando mais detalhes mas era só aquilo msm,foi o que mais senti falta. Enfim achei uma ótima leitura!

Mateus.Ramos 26/09/2021

Resenha "O Mulato"
Recomendo a leitura, mostra a força de Aluísio Azevedo e seu estilo literário, o naturalismo, vai contra a sociedade da época em mais um livro, uma crítica social imponente e audaciosa. Muito bom.

1 | 2 | 3 | 4