O Mulato

Resenhas - O Mulato

1 | 2 | 3 | 4

Maria.Barreto 17/03/2024

O mulato
Um livro necessário. Temas como escravidão, cultura e religião são abordados de forma muito realista.

Carolina 16/02/2024

Sentia-se estrangeiro na sua própria terra
A história retrata um período de tempo passado porém em uma realidade que é possível ser vista até os dias de hoje, o preconceito é constante, e leva muito o leitor a ter um pensamento empático como a própria vítima o porque de tanta rejeição mesmo Raimundo sendo uma pessoa íntegra, estudada e sincera, isso apenas pelo fato do mesmo carregar consigo a cor da sua mãe, ex escrava.

Eu estava com expectativa demais no livro e acredito que por conta disso me fez acabar rápido, mas não acho que a leitura seja fluída, algumas partes são bem lentas e difíceis de se ter uma concentração a história, como nas partes das festas, que retrata cada detalhe ( o que eu acho maçante), mas concordo que são detalhes importantíssimos para a riqueza da história.

Os personagens em si não são interessantes, Raimundo é o que mais me chama atenção pelo jeito com que lida com as coisas, a visão que tenho da Ana Rosa é de uma menina imatura e um tanto mimada, não considero o pai da Ana Rosa uma pessoa má considerando o desenrolar da história, acredito q ele seja muito influenciado pela sociedade e claramente pela sogra, isso não quer dizer que ele deveria perpetuar os atos racistas, e o cônego Diogo nem preciso falar né, o diabo disfarçado, o que mais me deixou ?triste? foi o fato do padre não ter tido um final ruim.

A história começa lenta e termina sem muitas explicações, não informa claramente o que aconteceu com o filho de Raimundo dentro outros pequenos detalhes, mas acredito que valha muito a pena ler o livro, seja pela riqueza de detalhes da época ou simplesmente pela história em sí a qual é uma literatura importantíssima para entendermos um pouco até mesmo da história acontecidas no Brasil.

Marcos774 25/01/2024

Livraaaaaaaço
Adorei a leitura. Uma obra que os remete ao tempo da escravidão onde as pessoas são diminuídas e "condenadas" apenas por sua cor de pele ou descendência. Nessa obra vamos conhecer Raimundo e Ana Rosa que tentarão ser impedidos de se casarem poia Raimundo é fruto de um amor "proibido". Será que ele conseguirá sustentar seu amor enfrentando tudo o que o impedia naquela época?

Yamaai 18/01/2024

Então tá, então tá bom
Livro difícil, demorei meses para terminar. Final meio mehhh; esperava mais. Recomendo pra quem tem muita paciência ou sla quer aumentar o ¿vocabulário?? Porque pra descontrair não dá! ksksks

anatms 30/12/2023

O Mulato
Eu gosto de ler clássicos, mas esse aqui não foi para mim
fiquei me sentindo mal o livro todo pela situação era exposta, o jeito que ele era tratado, os familiares... não consegui gostar de nadaa

Helainy 18/10/2023

Os romances de Aluísio de Azevedo me lembram as tragédias de Shakespeare. Esse livro me deixou triste, fiquei triste por Raimundo.

Michel.Nascimento 08/10/2023

A leitura inicia de forma fluida e do meio pro fim é muito envolvente, prendendo o leitor. Demonstra o preconceito sobre raça no Brasil pós escravatura, ainda maior do que já se pregara fora do Brasil. Fala sobre um romance proibido exatamente devido ao racismo, entre um homem negro, e uma mulher branca, filha de comerciante.

alinasjornadas 04/10/2023

Indicação Semanal = ?O Mulato"
Indicação Semanal = ?O Mulato"
PUBLICAÇÃO DE = Aluísio Azevedo
PÁGINAS = 48
Avaliação: 5.0;

O uso dos quadrinhos, mesmo que com enfoque lúdico para concessão de acessibilidade na simplificação da obra, não é deveras aplicado. Esse recurso, resume em pouquíssimas páginas um livro denso, com um enredo profundo e que se consolida pelas suas críticas e
análises de cunho social. Porém, a essência da produção permanece visível nas questões raciais narradas, que envolvem históricos e resquícios de um longo período de escravidão nacional. O processo de estereotipação é preservado, na confecção de figuras cômicas.

LEIA ONLINE: //issuu.com/brasilemquadrinhos/docs/pdfomulato-versa_ocompleta

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #OMulato #AluísioAzevedo

Amanda.Lima 27/09/2023

O livro é sensacional, uma história repleta de romance e mistério. Aborda temas como escravidão e o racismo com uma linguagem simples e envolvente.

Isabel 04/09/2023

Ao terminar esse livro, me vi questionando como atitudes do século XIX continuam tão atuais no contexto da nossa sociedade. Pra quem gosta de livros reais, O Mulato é perfeito, sendo esse um retrato verossímil da sociedade brasileira da época e que pouco mudou nos dias atuais. Com diálogos fortes e que nos despertam sentimentos de injustiça, essa obra vem para denunciar a perversidade do ser humano da época, sem excluir o viés biológico da escola literária que permeia a obra a todo momento.

Isis243 10/07/2023

Raiva e indignação
Esse romane é a obra literária que inaugura o gênero naturalismo no Brasil. Livro escrito em 1881.

Tristemente do mundo experimentado no interior do Maranhão, daqueles anos para cá o Brasil de 2023 pouco mudou.

A história é envolvente, trama bem montado faz com que a revolta que cresce aumente nosso desejo por conhecer o final.

O final não decepciona.
Nós dá a verdade. Verdade está doída, indigna, covarde é tão, tão tristemente realista!

1 | 2 | 3 | 4