O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo

Resenhas - O Mulato

1 | 2 | 3 | 4

Isabel 04/09/2023

Ao terminar esse livro, me vi questionando como atitudes do século XIX continuam tão atuais no contexto da nossa sociedade. Pra quem gosta de livros reais, O Mulato é perfeito, sendo esse um retrato verossímil da sociedade brasileira da época e que pouco mudou nos dias atuais. Com diálogos fortes e que nos despertam sentimentos de injustiça, essa obra vem para denunciar a perversidade do ser humano da época, sem excluir o viés biológico da escola literária que permeia a obra a todo momento.

Michel.Nascimento 08/10/2023

A leitura inicia de forma fluida e do meio pro fim é muito envolvente, prendendo o leitor. Demonstra o preconceito sobre raça no Brasil pós escravatura, ainda maior do que já se pregara fora do Brasil. Fala sobre um romance proibido exatamente devido ao racismo, entre um homem negro, e uma mulher branca, filha de comerciante.

Yamaai 18/01/2024

Então tá, então tá bom
Livro difícil, demorei meses para terminar. Final meio mehhh; esperava mais. Recomendo pra quem tem muita paciência ou sla quer aumentar o ¿vocabulário?? Porque pra descontrair não dá! ksksks

Gabriel.Marques 04/10/2022

Um livro denso, pesado e com um desenrolar onde você consegue pressentir de longe e ele te obriga a definhar junto, página por página. Realmente um marco atemporal, infelizmente, por trazer tantas similaridades com o Brasil da atualidade

Lívia 19/05/2022

Essencial
Racismo escancarado e enraizado desde a época em que o Brasil era uma província. Triste demais mas muito inteligente.

Bia 11/05/2022

O mulato, publicado em 1881 por Aluísio Azevedo, retrata o racismo da época, através do personagem Raimundo filho de escrava, formado na Europa, impedido de viver um amor por sua cor.
A história se passa na cidade de São Luís do Maranhão.
Impossível não comparar com a sociedade atual, mesmo passando mais de 140 anos da publicação do livro, ainda temos uma sociedade extremamente racista.

Ana 13/03/2022

Apesar de um pouco denso, é uma boa leitura.
Só foi um pouco difícil de ler por causa da escrita que não é tão fluida quanto eu estou acostumada maaaasssss gostei bastante do livro porém não esperava esse final.Jurava que a Ana Rosa ia conseguir fugir com o Raimundo e fiquei muito triste em como afetou o fato dele ser mulato na sociedade antiga,e como isso ainda é recorrente nos dias de hoje de uma maneira que praticamente apesar de ter mudado muita coisa,os fundamentos da escravatura continuam presentes na nossa sociedade atual como uma coluna que sustenta uma casa,a qual é muito difícil de ser derrubada.

Isis243 10/07/2023

Raiva e indignação
Esse romane é a obra literária que inaugura o gênero naturalismo no Brasil. Livro escrito em 1881.

Tristemente do mundo experimentado no interior do Maranhão, daqueles anos para cá o Brasil de 2023 pouco mudou.

A história é envolvente, trama bem montado faz com que a revolta que cresce aumente nosso desejo por conhecer o final.

O final não decepciona.
Nós dá a verdade. Verdade está doída, indigna, covarde é tão, tão tristemente realista!

almeid. 11/04/2023

Acreditei fielmente que teriam um final feliz, mas esqueci que o livro se passa em uma época onde os preconceitos eram maior que tudo, e no fim, a história praticamente se repetiu.

Vínia 19/03/2023

Resenha : O Mulato
Construir uma resenha super elaborada é difícil em relação à esse livro,pois as situações retratadas nele não são nem um pouco elaboradas, são naturais e cruas.
O Mulato retrata 1/10 de todo o preconceito e destruição familiar vividos por pessoas de cor na época, me doendo muito o fato de Ana Rosa, ao fim do livro, aceitar ( de forma obrigatória ) a situação a qual foi submetida mesmo sabendo que seu verdadeiro amor estava debaixo da terra.
E enfatizo SIM que os ditos religiosos são os principais manipuladores da realidade ( Não todos, é lógico) para o que os convém "em nome de Deus", quando um cônego precisa ofertar uma arma para o assassínio de um "destruidor da moral".
Dói muito, meus olhos e principalmente o coração, mas muito obrigada Aluísio!
Obrigada por uma gota de reflexão num mar de repressão.

Vick 05/09/2022

O mulato
Apesar de ser um livro bem antigo, ele possui diálogos fortes, sobre preconceito e religiosidade. Ele critica muito a escravidão e o preconceito racial, mas em vários momentos, retrata os escravos como feios, idiotas, doentes mentais.

1 | 2 | 3 | 4