O filho de Hitler

O filho de Hitler Mandy Robotham

Resenhas - O filho de Hitler

Jéssica | @jehbreda 02/12/2023

Trama triste, envolvente e curiosa
Imagina se Hittler realmente tivesse um filho nessas circunstâncias? Acredito que toda história seria sabiamente plausível. Eva acabou sendo a mais guerreira de todas junto de Dieter. Anke, ensinou muito sobre partes e agora estou até com medo de quanto tempo realmente leva um parto normal... Mas, não sei se ela seria tão heróica assim, acho que depois de tudo que ela passou a passividade realmente chega igual deve ter acontecido com muitos daquela época.

O mais triste é imaginar que realmente as situações precárias de ganhar um bebê em um campo de concentração deve ter sido bem pior do que o relatado nessas páginas.

Sophia.Mariana 01/12/2023

Incredulidade e paixão nas mesmas páginas
Esse livro é incrível em todos os aspectos.

Por um lado, podemos ver no "dia a dia" da segunda Guerra as torturas e vida insalubre de uma forma que os documentários não contam.

Do outro, como as decisões políticas da personagem se tornam cada vez mais difíceis de sustentar e defender, principalmente ao final do livro.

Uma forma diferente de entender Eva e Hitler, ainda que sendo ficção.

Leitura que me prendeu do início ao fim.

May 07/08/2023

Choque
Esse livro foi tudo oq eu não imaginava que seria eu estou em êxtase até agora oq eu amei esse livro não está escrito eu espero de coração que mais algumas pessoas leiam ele pq ele é muito bom.

Adiel.Guimaraes 01/08/2023

!!!!
O que eu sabia, o pensamento que ficara comigo todos os dias até então, era que tirar uma vida ainda equivalia a um assassinato. Mesmo com a desculpa vil da guerra. Eu me lembrava disso a cada vez que ouvia um tiro ou o barulho de água do barril. Fora um homicídio a sangue frio, praticado por lacaios, mas manipulado por aquele homem que prometera ser o nosso pai e cuidar da pátria. Ele prometeu, para aqueles que acreditavam em seu discurso em Nuremberg, que nos daria uma vida melhor, e lá estava ele, roubando tudo o que era precioso para nós. Nossas vidas. Nossas famílias. Nossa humanidade. Como ele ousava? Adolf Hitler não era um pai.

Michele 10/07/2023

Um amor proibido. Uma escolha impossível. Uma luta por sobrevivência.

Alemanha, 1944. Prisioneira nos campos, a parteira Anke Hoff está fazendo o que pode para manter vivos suas companheiras grávidas e os recém-nascidos delas. Mas, quando seu trabalho é notado, ela é escolhida para uma tarefa mais perigosa do que jamais poderia imaginar: trazer ao mundo o filho de Eva Braun e Hitler.

_estrela_literaria 19/04/2023

O Filho de Hitler - Mandy Robotham
Anke é uma jovem enfermeira alemã que mesmo após o início da guerra, não se negou a ajudar ninguém, independente da raça, cor ou religião. Mas isso fez com que ela fosse levada para os campos de concentração para pagar pela traição contra a nação.

Lá, ela desempenhava seu papel de ajudar as mulheres grávidas a ganhar os seus bebês, e fazia o que estava a seu alcance para que fosse o mais digno possível. Anke sempre foi uma boa parteira e sua reputação ficou conhecida. Até foi designada a realizar o parto do filho do Hitler.

Nesse meio tempo, Anke começa a se apaixonar por um soldado e faz amizades inimagináveis. O maior medo dela é que esse bebê venha ao mundo bem e saudável, pelo contrário, teme pela própria vida e a de sua família.

Como todo livro com esse tema, essa história é impactante, triste e emocionante. Se for ler, já carrega um lencinho com você.

Rafa 28/08/2022

Sinceramente, é um livro muito bom e de certa forma cativante, você se prende na leitura desde o início e acompanhar a cabeça da Anke em relação ao: fazer o certo ou honrar a Alemanha (parte que era contra o regime) é uma sensação de desespero. Ver os relatos dela dos partos é algo incrível e muito triste!! Enfim, acho que vale muito a pena apesar de não ser uma história 100% verdadeira, tem fatos da guerra que claramente são.

Flavia.Oliveira 04/06/2022

Apesar de ser um livro de ficção com fundo histórico, achei muito interessante como a autora desenvolveu um enredo compatível com os acontecimentos reais.
As paisagens são descritas detalhadamente, você consegue se imaginar nas montanhas da Baviera.
Vale a leitura!

Ninha 04/03/2022

Vale a pena ler
Esse livro conta uma história que todos já imaginamos se seria possível acontecer, se Hitler pode ter um filho pelo mundo.

Cah. 12/02/2022

Um livro profundo!
Primeiro livro que leio da autora, e que livro!!!

Anke é parteira e ajuda todos os tipos de mulheres a trazerem seus filhos ao mundo. Ela é prisioneira durante a segunda guerra mundial, ela recebe a missão de acompanhar Eva, uma gestante que espera o filho de Hitler. Onde ela conhece o capitão Dieter, e vivem um romance escondido!

Esse livro foi emocionante, principalmente a parte dos bebês, que tipo de ser humano tem coragem de pegar um recém nascido e jogar dentro de um barril de água?! Desumano, cruel ... E ninguém pode fazer nada, pois são prisioneiros.

Eu fiquei curiosa ao saber o que aconteceu com o bebê! Espero que tenha tido um lar amoroso!

Laura.biral 13/10/2021

o livro mais subestimado do ano
Que leitura incrível, li este livro há mais de 3 meses mas ainda não consegui parar de pensar nele. A ambientação é incrível, a história é emocionante e a personagem principal é perfeita. Quando eu estava lendo, não queria que acabasse. Digo que é subestimado, porque não tem o reconhecimento que merece, encontrei ele por um acaso na livraria, nunca tinha ouvido falar sobre. Se você está em dúvida se começa a ler ele ou não, eu recomendo muito, pode vir falar comigo se não gostar, mas eu duvido. 5 estrelas e favoritado.

Daiana.Rozestolato 07/04/2021

Um coração bom em meio a tanta falta de humanidade.
De todos os livros do tema que já li, sempre vi relatos dos campos de concentração.
Nesse você vai até a casa do Fuher.
Vale a pena cada linha escrita e o desfecho.

Tamara 11/02/2021

Sempre digo e repito que gosto muito das tramas a respeito da segunda guerra mundial, e em se tratando de livros históricos esse é o período sobre o qual mais gosto de ler e também sempre estou de olho nos lançamentos sobre esse tema. Porém, O filho de Hitler foi um livro que eu nunca avia ouvido falar sobre o lançamento, até o dia que vi uma conhecida partilhando a sinopse dele em um grupo.
Naquele mesmo momento, decidi que esse livro seria uma das minhas próximas leituras, pois a premissa me pareceu extremamente promissora, e após algumas outras leituras, resolvi que seria a vez dele.
Esse livro me surpreendeu muito positivamente, e foi uma leitura muito envolvente e intensa, que me deixou fissurada no livro por horas a fio, encantada com os personagens, admirada com a forma como a autora criou essa ficção aliada a coisas que realmente aconteceram, e também curiosa para saber o rumo que esse livro tomaria e o que eu poderia esperar do final.
Um dos maiores diferenciais da obra na minha opinião é a ficção envolvendo um suposto filho de Hitler, o líder do Nazismo e responsável por tantas atrocidades na segunda guerra. Sabemos que Hitler nunca foi pai, pois o seu filho querido era a Alemanha e sua sede de poder, mas aqui a autora nos propõe uma hipótese onde a amante de Hitler, Eva Braun estivesse esperando um filho dele, e onde esse bebê precisasse ser protegido a todo custo, já que muitos desejavam a sua morte.
Com esse ponto de partida básico, acompanhamos então a história de Anke, uma parteira alemã que por ter ajudado judeus está alocada em um dos campos de concentração alemães. Sua vida no campo é ajudar mulheres a dar à luz e sofrer com os longos e difíceis dias, até o momento em que um comandante ordena que ela arrume suas coisas e vá com ele para um lugar distante em uma montanha, com o intuito de cuidar da gravidez de Eva Braun e ajudar o filho de Hitler chegar ao mundo em segurança. A decisão de Anke não é fácil pois apesar de ser obrigada a ir, a parteira se vê em um grande dilema, ajudar o filho de Hitler chegar ao mundo bem e saudável, ou impedi-lo de alguma forma, mesmo que ele seja uma criança inocente no meio daquele jogo de poder.
É com esses dilemas que passamos grande parte do livro, além de é claro acompanharmos mais sobre a vida particular do Furer. O leitor pode nesse ínterim ver a relação de Anke e Eva Braun, entender o modo como essa mulher se sentia, bem como podemos também acompanhar o surgimento de um romance que tem a capacidade de mudar todas as coisas para Anke.
A partir de todos esses pontos, o livro é bastante dinâmico, fluído e não tem um só minuto de tédio, pois ora estamos relembrando os períodos em que Anke esteve no campo de concentração e sofremos com as atrocidades que ela viu, e em outros momentos torcemos pelo romance, tememos pelo bebê que sequer era desejado por Hitler e ficamos na tensão dos próximos passos. Além disso, apesar da trama fictícia, a autora é bastante fiel a realidade de como as pessoas eram tratadas e como eram os campos de concentração, e eu tive um envolvimento ainda maior pois gosto muito de livros que envolvem crianças e também personagens que trabalham com profissões relacionadas a saúde.
Não tenho nada de ruim a destacar a respeito do livro, mas como sempre alerto a respeito de tramas de segunda guerra, estas só devem ser lidas por aqueles que realmente conseguem enfrentar o tema, pois as descrições por vezes não são nada fáceis.
Com toda certeza, recomendo O filho de Hitler como mais um dos livros sobre segunda guerra que vale a pena ser lido, e torço para que ele tenha uma maior divulgação, para que chegue aos leitores do gênero que ainda não o conhecem.
Alê.Aureliano 28/03/2021minha estante
Interessante, Amei sua descrição e também é um tema que me interessa.??

lividuarte 06/07/2022minha estante
Eu também gosto bastante do tema, inclusive, no momento estou lendo: A menina que roubava livros.
O livro é realmente muito bom e se passa nessa época. Acho que vou dar mais uma olhada e talvez eu compre esse livro, pois realmente parece ser maravilhoso.