A Filha de Rappaccini

A Filha de Rappaccini Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Filha de Rappaccini

Maria14598 11/05/2022

Conto super interessante... Não consegui parar de ler em nenhum momento. Fico super feliz que a Wish trouxe isso para a gente, e estou super animada para ler a coletânea deles de Gótico Botânico

Lucas 15/11/2020

Poderes medicinais em ebulição
O poder das plantas é algo deslumbrante nessa obra e nos faz refletir sobre o quanto são importantes e quão pouco ainda sabemos face à imensidão de possibilidades que ainda podem ser alcançadas.

(Clube Sociedade das Relíquias Literárias - outubro/2020)

Kit 11/02/2022

A princípio achei um pouco lento, mas com o desenrolar da história as coisas começaram a fluir bem. História legal, ideia interessante, só que achei que ia ter mais? acabou meio do nada, mas ao mesmo tempo com uma frase direcionada que caiu muito bem na ?treta secundária? da história. Enfim? vale a leitura.

vasilisamorozko 16/01/2021

É Clichê Eu Falar Que Amo Nathaniel Hawthorne Outra Vez?
"Quando as impossibilidades são superadas e os sonhos condensam sua substância nebulosa em realidades tangíveis, nos vermos calmos, e até mesmo friamente controlados, em meio a circunstâncias cuja previsão seria um delírio de felicidade ou de angústia?”

“Cada pedacinho do solo era povoado de plantas e ervas que, embora fossem menos bonitas, ainda apresentavam sinais de um cuidado assíduo, como se todas tivessem virtudes individuais.”

#19 - Eu gostei muito de A Filha de Rappaccini, não sei se foi por ele ser do tema do Halloween mas eu imaginei tudo com o cenário de o estranho mundo de Jack, sim, a Beatrice ficou perfeita como Sally… na minha mente tudo ficou muito interessante juro pra vocês.

A história é bem intrigante, fazendo você querer saber o que vai acontecer (caso você não conheça a lenda vai querer ainda mais) e se você for como eu vai se apegar a Beatrice e por todo o segredo que a envolve e vai ficar meio "Giovanni, me poupe né ?" Quando ele fica falando aquelas coisas pra ela no final. Gostei mesmo, recomendo!

adson 15/07/2022

Um jovem está hospedado em uma pousada, na janela de seus aposentos ele observa diariamente o jardim do Dr. Rappaccini, após conhecer a filha do médico, Giovanni é arrebatado pela beleza e mistério da bela garota. A narrativa do livro se desenvolve a partir desses mistérios e a curiosidade do rapaz, a história tem descrições bem escritas e uma mistura de medicina e natureza, apesar do desfecho quase instantâneo, o livro é uma boa recomendação, vale a pena também conferir outras obras publicadas pela editora.

Letícia 20/11/2021

Poe?
Foi uma leitura comum, nada de extraordinário.
E a trama e até o nome da personagem, Beatrice, me lembrou muito um conto do Poe.
Não sei se há referência entre ambos, não procurei.
O final é bem o que se espera.
O conto foi enviado em Outubro por ocasião do Halloween, mas só li hoje.

leiturasdadriane 25/03/2022

A leitura do conto nos retrata até onde em nome da ciência o homem é levado a fazer coisas inexplicáveis, mudando a biologia de sua filha e criando isolada sem ter direito a convivência com outros seres humanos.
A beleza externa dela em contraponto ao interior que pode matar uma coisa viva que entre em contato com ela.
Giovani enfeitiçado pela beleza de Beatrice se vê também contaminado e tentando livrar a amada desse fardo acaba tento um fim trágico.

Coruja 15/03/2021

Em seu jardim de plantas venenosas, Giacomo Rappaccini cultiva mais que objetos de pesquisa médica: aqui floresce também sua bela filha que, criada desde a primeira infância entre tais venenos, não apenas se torna resistente a eles, como ela mesma se converte numa criatura tóxica. A despeito disso, sua beleza e modos gentis conquistam a afeição do estudante recém-chegado a Pádua, Giovanni, cuja janela dá para o perigoso jardim.

Há um certo eco do Gênesis aqui: um Éden, um casal de amantes, com Beatrice fazendo as vezes tanto de Eva como de fruto proibido. Da mesma forma, a rivalidade entre o pai de Beatrice e o mentor de Giovanni introduzem algo de Romeu e Julieta. A tragédia final é anunciada desde o começo e Beatrice, a própria erva venenosa, é vítima sacrificial dos homens que a cercam na narrativa.

Esse conto foi enviado como especial de Halloween na SRL e sua aura gótica foi uma escolha bem acertada para celebrar o mês das bruxas.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

@biacanelas 15/05/2021

Referência nos pequenos detalhes
Sou amante de contos italianos ou situados na Itália, não posso negar, mas esse em particular, me prendeu a atenção por tantas referências delicadamente colocadas pelo autor. Podemos ver, na história escrita por Nathaniel Hawthorne. Americano nascido na conhecida cidade de Salém, o aspecto de sua cidade natal passa para seu conto: simples, porém intenso. A forma com a qual o autor utiliza o terror é brando, mas certeiro, uma vez que ele utiliza um imaginário que poderia ser muito bem real, o fato de ser conhecido que experimentos extraornarios como esse existiam (fosse por fé ou mesmo pela própria ciência, a evolução tinha que continuar para muitos), os detalhes continuam por referências que vão desde Romeu e Julieta até A Divina Comédia ou mesmo Doutor e o Monstro. Mesmo que ao meu jeito de falar possa parecer muita coisa junta, Nathaniel Hawthorne nos guida de forma suave dentro do sentimental humano, mas nós deixa o questionamento: no fim, qual foi o verdadeiro veneno?

Beatriz.Sanchez 13/11/2020

Conto gótico melancólico
Maravilhoso! Uma história envolvente, tão encantadora quanto é terrível, excelente para qualquer fã de literatura gótica.

Thici Rodrigues 11/03/2021

Melancólico
Foi o conto do Relíquias Literárias que eu mais adiei a leitura, apesar de ter lido em dezembro senti que não li direito e deveria ler apropriadamente, o conto é bem melancólico, se arrasta em várias partes e isso é um incomodo, a passagem de tempo não é esclarecida, não dá pra saber se os fatos foram em meses ou em dias muito por isso é difícil se conectar com os personagens, o final me surpreendeu, é uma leitura regular/boa, é um conto rápido, se não fosse pelo clube jamais teria lido.

Bárbara 31/12/2020

Que experiência incrível de leitura!
Esta noveleta foi escrita em 1844, pelo mesmo autor de A letra escarlate, e disponibilizado para os assinantes da Sociedade das Relíquias Literárias, um projeto incrível da @editorawish no catarse, plataforma de financiamento coletivo. Mensalmente, são disponibilizados contos digitais raros com um valor super acessível.

No mês do Halloween, uma história super reflexiva, em plena Itália medieval, envolvendo até onde a sede de conhecimento deve ir, e a necessidade de se impor limites à ciência. Beatrice Rappaccini é uma bela garota, que vive isolada numa casa, tendo por companhia apenas seu pai, o Dr. Giacomo Rappaccini, um conhecedor e estudioso de plantas como ninguém.

Giovanni Guasconti, um jovem estudante, instala-se numa espécie de pensão para dedicar-se aos estudos, e descobre um jardim anexo ao lugar, que o deixa bastante intrigado por conta das plantas que ali existem. É lá que ele também vê pela primeira vez Beatrice, e fica completamente encantado e curioso com ela. Envolto nas brumas dos aposentos, ele observa sem ser observado, e percebe também o jeito exótico, pálido e proscrito de Giacomo. Chega ao seu conhecimento, inclusive, que aquele médico é bastante criticado por seus pares por destilar venenos poderosos daquelas plantas estranhas.

No decorrer do enredo, acompanhamos o interesse de Giovanni por Beatrice, seus encontros e as consequências advindas deles. Desde a mais tenra idade, Beatrice serviu de cobaia do próprio pai, que a envenenava sistematicamente, fazendo-a uma arma tóxica ambulante: imune aos venenos, mas completamente mortal para qualquer outra pessoa. Por conta disso, ela vive extirpada do convívio social. O que poderia surgir, então, de uma aproximação entre ela e o Giovanni? Ela, apaixonada em sua inocência, pede que o rapaz a veja além de um veneno. Mas, como não poderia deixar de acontecer, Giovanni acaba sofrendo as consequências desses encontros, e ele também torna-se venenoso. A saída para ele advém de seu mentor, o Dr. Pietro Baglioni: um antídoto para extirpar o veneno. Mas seria essa a melhor saída?

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Patricia Milani 20/02/2024

Boa leitura, recomendo. Boa porta de entrada para conhecer a escrita do autor.
A história apesar de ser um "suspense" é bem previsível, o final já era esperado apesar
de querer que fosse diferente hahaha.

brendasnb 08/04/2021

Lido em uma "sentada"
Contos/noveletas são curtos e tendem a ter pouca informação, como algo contado numa conversa. É importante ter isso em mente antes de iniciar essa leitura.

Aqui vemos a ciência ultrapassar os limites da ética e o desespero fazendo com que terríveis palavras sejam ditas ao mais puro dos corações. Apesar de acabar deixando-nos com vontade de mais, a história nos leva a refletir sobre egoísmo, julgamento, vingança, vida e humanidade. Experiência interessante.