Se quiser mudar o mundo

Se quiser mudar o mundo Sabrina Fernandes

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

Lukinhas 16/04/2022

PERFEITO!!
Amei a leitura desse livro, a linguagem é fácil mas não é simplista, fala sobre vários assuntos importantes e em nenhum momento enche linguiça ou fala de coisas nada a ver, tive vários momentos de reflexão graças a esse livro, grande Sabrina Fernandes!!

Natalie.Rios 11/04/2022

Simples e didático
É um livro excelente pra quem quer entender questões básicas sobre política, principalmente os mitos sobre a esquerda. Achei os primeiro capítulos cansativos, mas gostei da parte propositiva no final.

marisa13 07/04/2022

ótimo para os iniciantes
Não imaginei que seria uma leitura tão rápida, mas a linguagem e o modo de escrita proporcionam isso. É perceptível a diferença quando se lê ?Sintomas Mórbidos?, livro escrito para quem já possui uma certa formação política. ?Se quiser mudar o mundo? tem o intuito de ser introdutório, objetivo que foi muito bem concluído. A Sabrina explica alguns conceitos importantes (com uma ótima didática), desmistifica alguns ideais liberais colocados na cabeça da classe trabalhadora desde o seu nascimento. Além disso, faz um chamado a luta, até o nome do livro é uma provocação e um convite. Uma outra realidade é possível, na minha opinião isso é o mais relevante a se entender para começar a mudar o mundo coletivamente? o fatalismo impede que vejamos alternativas. Em resumo, me deixa feliz que a Sabrina trata com tanta maestria do assunto de abandonar esse fatalismo. Tenho muitas coisas a dizer mas vou parar por aqui? enfim, li esse livro com o objetivo de poder indicar para pessoas que quero trazer para o lado vermelho da força kkkkkk e com foda certeza, é uma obra que funciona como primeira leitura marxista. Rumo à vitória, só a luta organizada muda a vida. É isso!

Lais Duanne 05/04/2022

Vale muito a pena!
Eu já conhecia o trabalho da Sabrina então já imaginava por qual caminho ela abordaria as questões e por isso quis tanto ler.

Sabrina trata de muitos conceitos importantes de forma objetiva, simples mas sem ser simplista.

O livro traz um amplo e bom repertório de conceitos, busca desmistificar várias coisas e aproximar o leitor de conceitos que são apresentados por aí de forma complexa.

Gostei muito!!

mai 05/04/2022

incrível
numa linguagem fácil de entender. só pra enaltecer esse livro que amo tanto! e o próximo será sintomas mórbidos com certeza

Breno 14/03/2022

Gostei bastante. Me respondeu algumas perguntas e principalmente me fez novas perguntas que irei buscar, me surpreendeu a fluidez da leitura. Para quem gosta do tema é um bom ponto de partida.

Weslley.Luciano 22/02/2022

Uma belíssima introdução
Com a didática daqueles que são professores por inteiro, Sabrina nos introduz conceitos políticos complicados de maneira orgânica e fluída.

No entanto, julgo que seu maior acerto é saber alinhar à sua didática uma inabalável capacidade de não subestimar o leitor.

Sabrina conversa sobre conceitos complicados das ciências humanas com a sensibilidade para não simplificar além do devido, mesmo que esteja falando para leitores que não são da área.

Especialmente por estar falando com leitores que não são da área.

A obra como um todo é uma excelente introdução ao pensamento crítico, nos dando ferramentas, referências e ampliando as perguntas.

Jamais se contentando em apenas dar respostas.

chapa 21/02/2022

Princípios
Um ótimo livro com conceitos básicos muito bem explicado fazendo alusão não só ao significado desses conceitos, mas consegue fazer junto uma breve análise materialista dialética do que se passou durante a pandemia. Seria interessante a autora fazer um livro mais aprofundado também.

Gustavo Santana 18/02/2022

"Não somos livres se nossa liberdade depende da servidão do outro"
Embora introdutório, a Sabrina consegue construir uma importante base para os seus leitores, uma vez que a realidade do "sistema" se impõe e o movimento de mudança deve ser diário e contínuo.

"A observação da realidade é um ato poderoso".

Sarinha 14/02/2022

Se quiser mudar o mundo é o livro perfeito para quem quer entender mais criticamente e politicamente o mundo em que vivemos e ter uma noção de como pode atuar pra melhorá-lo. Eu já era admiradora da Sabrina pelo seu trabalho nas mídias digitais, mas estou ainda mais pela leitura do seu livro. Se quiser mudar o mundo traz de forma simples e muito didática os principais conceitos para entender a política e o materialismo dialético, sem deixar de dar profundidade e desenvolvimento a cada uma das conceituações. Foi uma leitura demorada para mim, mas que levei a longos goles. Também é um excelente ponto de partida para leituras mais críticas porque tem referências incríveis que já estão na minha lista de leituras. Mal posso esperar pra ter ler o outro da Sabrina "Sintomas Mórbidos"

Brenoae 10/02/2022

Esse é um livro introdutório bem tranquilo de ler. Gostei muito da leitura, Sabrina sempre muito didática.

toledo 01/02/2022

Se você quer mudar o mundo, esse livro é para você
Nesse livro, Sabrina Fernandes nos dá uma aula introdutória sobre os mecanismos do capitalismo, seus reflexos nas relações sociais e no planeta e maneiras de contribuir para a mudança no mundo. Para quem já acompanha seu canal no YouTube, Tese Onze, não é nenhuma novidade: a autora tem uma didática incrível.

O livro é dividido em três partes.
A primeira, entitulada ?O desejo de mudar o mundo? apresenta dados e teorias científicas como argumentos da necessidade da criação de um senso crítico para fomentar a luta pela melhora da sociedade. Na segunda parte, ?Ferramentas para mudar o mundo?, a autora explica formas de analisar a realidade, o conceito de materialismo histórico e algumas maneiras de se organizar politicamente. Acredito que essa é a parte mais importante, pois nos de fato nos fornece uma base ferramental visando a autonomia. A última parte, ?Você e a mudança no mundo?, aborda sobre os desafios para mudar a realidade.

São muitas reflexões interessantes e desanimadoras, muito embora Sabrina nos dê uma injeção de esperança no fim do livro. Não a esperança do ato de esperar, mas aquela proveniente da ação.

Por fim, uma verdade seja gritada por aí ?se vivemos no capitalismo hoje, não é porque ele venceu. É porque não o vencemos AINDA.? (p. 163)

Pautar alternativas ao sistema atual é a única alternativa!

Holding0ntoyou 31/01/2022

Os desafios do nosso tempo
" Se vivemos sob o capitalismo hoje, não é porque ele venceu. É porque não o vencemos ainda"

Esse livro é incrivelmente didático, esclarecedor e pedagógico.
Com linguagem simples eu, super iniciante no assunto, consegui captar a mensagem do livro e mudar muitos conceitos esteriotipados que tinha sobre capitalismo e socialismo.
Sempre me considerei uma pessoa pessimista em relação ao futuro do planeta, e pelo livro vemos que a Sabrina Fernandes também é, mas ela usa este pessimismo como força para tentar ao máximo muda-lo antes que nosso tempo acabe.
Se procura um livro imparcial, este não é o indicado. Com duras críticas ao capitalismo, Sabrina nos apresenta ecosocialismo, mostrando que não basta mudarmos o modo de governo se deixarmos de lado toda a questão ambiental que engloba o planeta (questão climática, exploração, invasão de terras indígenas, agronegócio, todos agravados pelo capitalismo).
Indico o livro para quem assim como eu, só tinha uma pequena noção desses fatos.
Ao contrário de "Sintomas mórbidos" escrito pela mesma autora, este tem linguagem simples e explicação de temos políticos.
Não pense que encontrará todas as respostas para mudar o mundo neste livro, ao contrário, você sairá com mais dúvidas ainda!
Agradeço a autora por ter feito um livro tão esclarecedor e didático ?

Luci 23/01/2022

Muito bom!
"É um texto introdutório, mas não abre mão da complexidade imposta pela própria realidade. Não oferece passo a passo nem receita de bolo. Não responde a todas as perguntas, pelo contrário."