Se quiser mudar o mundo

Se quiser mudar o mundo Sabrina Fernandes

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

mizumonoo 10/08/2022

Didático e informativo
O livro é uma introdução ao pensamento político (de esquerda) extremamente didático e informativo. Boa parte das informações já era do meu conhecimento, mas isso não afetou a experiência em ler, porque ver os conceitos que já conhecia sendo explicados de maneira tão elucidativa tornou o meu sentimento de compressão maior. Também descobri novos dados, fontes e visões que adorarei me aprofundar futuramente. Eu li apenas por curiosidade, mas acabou que o livro ampliou imensamente o meu horizonte político. É um daqueles livros que deixam o leitor, sobretudo, com uma mensagem.

nathaliavirginia.meirelles 04/08/2022

Necessário.
"Sem resistência, não há condições para revolucionar. Sem uma construção revolucionária no horizonte, a resistência se torna frágil, passageira e cooptável."

Que livro maravilhoso!!! Uma leitura de fácil entendimento, conceitos necessários explicados de maneira não só que nos faz compreender, mas que nos estimula a levar pra vida e não desistir de acreditar. Todo mundo deveria ler. Sabrina Fernandes mandou muito bem!

Tiago.Ropke 27/07/2022

Bem legal! O que me chamou mais atenção foram os conceitos maxistas e de ecossocialismo explicados de uma maneira bem simples.

Mariana113 24/07/2022

Conheci o canal da Sabrina através da Midia Ninja e soube da existência do seu livro pela Lana de Holanda. Amei conhecer mais seu trabalho. Esse ano presto vestibular e, caso não passe em psicologia, farei ciências sociais.

brunasmpaio 23/07/2022

para quem quer mudar o mundo
em tempos tão difíceis, esse livro é uma pontinha de esperança por dias melhores
a leitura é cativante e a linguagem é simples, mas sem ser superficial

Giovanna 20/07/2022

A luta por mudar o mundo é uma luta de mudança de condições.
"Se quiser mudar o mundo, seu objetivo precisa ser estabelecer algo melhor, mais desejável e mais sustentável, buscando os materiais possíveis para essa construção. Se quiser mudar o mundo, é preciso tornar o capitalismo obsoleto. É menos sobre substituí-lo e mais sobre ultrapassá-lo."

Bruno Palmeiras 13/07/2022

Faltou aprofundar mais
O livro é um ótimo resumo para pensarmos que as mudanças só virão com ações coletivas e que não temos que depender do sistema capitalista e dos estados-nações, que trabalham para quem manda no mundo; Porém eu achei que a Sabrina poderia ter aprofundado em alguns temas como por exemplo o ecossocialismo.

joy 13/07/2022

hablou muito sabrina rainha
Um livro bem introdutório (como ela mesma se propôs a fazer), mas não deixa de ser incrível e com uma linguagem muito fácil e gostosinha de ler.

A sabrina é sem dúvidas uma das figuras que me inspiram muito a continuar na luta por um futuro real, e que me ajuda a lidar com o fardo do pessimismo (assim como tantos outros comunicadores comunistas) espero que ela continue com esse trabalho incrível por muito tempo, é muito necessário! ?

Sidney 16/06/2022

Um manual, mas não uma receita
Super recomendado para estudos e para quem quer compreender e colocar em prática ideias para nos livrar de uma minoria que só sabe explorar e destruir. Sabrina explica de forma muito didática vários conceitos, que também estão nos vídeos de seu canal Tese Onze. Interessante que ela conseguiu criar um manual para mudar o mundo, mas não é uma receita, muito menos uma imposição.

Gabriela Gonçalves 16/05/2022

?Por que é tão mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo??

?O pessimista engajado encontra em seu pessimismo razões para agir?

Eu gostei bastante de fazer a leitura desse livro. Ele é bem introdutório e ajuda na compreensão de alguns conceitos. Eu acompanho a Sabrina nas redes sociais e gosto muito do trabalho e da visão crítica dela sobre o mundo. Gosto muito das ideias ecossocialistas que são abordadas aqui. Sabrina chama atenção para o desenvolvimento da consciência crítica e mostra as contradições do sistema capitalista, um sistema de crises. Não tem como fazer a leitura sem se revoltar contra o capitalismo. Ela também discute o que é revolucionar o mundo. A mudança não é rápida, não é simples e demanda muito das pessoas envolvidas, mas é possível! Há alternativas para o capitalismo, por mais que ?eles? digam que não. Acho que essas são as principais mensagens: consciência política e de classe; coletividade; luta; esperança. Enfim, foi uma leitura instigante e interessante e que com certeza me fez ver que é possível mudar o mundo.

bibibs 14/05/2022

uau
um verdadeiro manual pra quem se importa com o cenário atual e quer mudar radicalmente (buscar e tratar diretamente as raizes dos problemas)
ótima leitura, pode te deixar meio desesperado mas traz métodos e soluções difíceis, porém possíveis.

Sara277 29/04/2022

Rainha
Sabrina é rainha, né?
Leitura didática, bem estruturada e referenciada. Seu tato com tornar a leitura ?próxima? como uma conversa entre camaradas que buscam se compreender e compreender a realidade que está posta.
O raciocínio crítico e enviesado, porque tudo tem diferentes perspectivas e todo mundo representa um lado como ela mesma fala no livro, que ela traz é simples e direto, por mais que se trate de temas complexos, interseccionais e sem receita de bolo, é de fácil compreensão e até mesmo um pouco ?superficial?. Mas esse é um livro pra despertar questionamentos e também concordâncias, para que através dessa reflexão crítica possamos buscar mais entendimento, conhecimento. Porque afinal, à esquerda é sempre melhor.
Animadíssima para ler Sintomas Mórbidos e aprofundar mais ainda meu desejo, conhecimento e embasamento para construir essa mudança no mundo.

Karol 23/04/2022

Precisamos de camaradas
Um livro de linguagem fácil para todo tipo de escolaridade e nível de leitura que facilita demais o entendimento de alguns conceitos iniciais muito importantes e que começam a te fazer pensar e refletir sobre o mundo que vive e o que podemos fazer para mudá-lo. Enfim, indico a todos que querem de alguma forma iniciar na luta. Sabrina sabe como comunicar a uma população nem sempre informada sobre as coisas e espero que ela continue com esse trabalho porque é incrível e feito com maestria. Precisamos de camaradas

Tiago.Porto 18/04/2022

Um resumo das inter-relações entre tudo
Gostei muito da leitura, recomendo especialmente para quem está buscando um aprofundamento na política. Mesmo com muito esforço e habilidade didática de Sabrina, ainda é complexo relacionar tantos temas de forma gradual e conectada.