Se quiser mudar o mundo Sabrina Fernandes

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

Suane 24/02/2023

Muito bom para quem quer entender o cenário real em que vivemos
Foi uma leitura muito interessante, fiz muitas marcações. A autora explica e exemplifica muitos conceitos sobre a política em um geral. Esse livro não é um guia onde ela vai te dar uma receita de como mudar o mundo, mas vai te apresentar o mundo real como ele é, e como TODOS os nossos problemas estão ligados ao capitalismo, é nesse livro que você vai refletir sobre esses acontecimentos e a parir desse momento você escolhe se quer mudar o mundo ou não.

Apesar de todo o aprendizado e muitas reflexões, esse é um livro bem desno, então aconselho a ler ele bem devagar porq ele pode ser tornar cansativo e você simplesmente se perder no meio da leitura e não captar a mensagem ali presente ou até mesmo desistir (quase fiz isso).

Keenluccas 22/02/2023

Se quiser mudar o mundo
Se quiser mudar o mundo, como o título diz, é para pessoas que querem mudar o mundo. É um livro pequeno que aborda várias assuntos da política e do cotidiano. É para pessoas que estão começando a vida na política, e que querem saber por onde começar.

Confesso que eu tive um pouco de dificuldade para ler, por isso demorei tanto. Precisa de foco, atenção e, principalmente, estudar o conteúdo para entender.

rafa_._cardoso 13/02/2023

Leitura essencial
Leitura muito fluida e, poderia dizer rápida, mas não foi, porque cada paragrafo era uma parada para pensar: "é isso mesmo!"

Todos os capítulos são escritos de forma concisa e de fácil entendimento.

Anna 26/01/2023

Se quiser mudar o mundo
Sabe aquele tipo de livro que traz verdades que são difíceis para as pessoas aceitarem?? Pois é? este é um deles! Vale demais a leitura, para quem quer expandir a ?caixinha? que vivemos na sociedade atual.

Mateus 25/01/2023

Se quiser mudar o mundo
Sabrina Fernandes é incrível! Faz uma introdução muito boa na caminhada do ecosocialismo e o comunismo. Não é possível fazer alguma mudança relevante no mundo sem conhecimento. É preciso se organizar, se ajudar, para lutar.

Acho que é o tipo de livro que todos deveriam ler.

helovd 18/01/2023

Uma introdução bastante didática a conceitos marxistas e que nos ajuda a compreender melhor as contradições e complexidade do sistema em que vivemos. Além disso, o livro é um chamado para o engajamento político e para pensar alternativas de sociedade.

JAQUELINE.ARGOLO 11/01/2023

Inspirador
Escrita muito didática e com certeza, apesar da complexidade das temáticas, você terá uma leitura bem leve. Pra quem se importa com a mudança, eis uma leitura inspiradora. Recomendo.

Amaurijbarros 05/01/2023

Se Quiser Mudar o Mundo
Na minha opinião é complexo pensar numa coletividade que leve avante um processo de rupturas onde há tantas divergências de opiniões e sentimentos.
O PT é um exemplo desse caldeirão.
Mas precisamos evoluir muito em termo de conhecimento e aprendizagem.
Recomendo a leitura.

Alan Alves 26/12/2022

Sabrina Fernandes é essencial no debate político brasileiro. Aqui é uma pequena entrada na grande jornada que é o ecosocialismo e o comunismo. Pra mudar o mundo é preciso se organizar, é preciso estudar e é preciso lutar.

karol 29/10/2022

se quiser mudar o mundo, vamos mudá-los juntos. já é hora de começar.
o título do livro é autoexplicativo sobre seu conteúdo, mas não custa nada frisar a maestria que sabrina fernandes utiliza no desenvolvimento de cada capítulo. se quiser mudar o mundo é mais do que apenas um guia político, é também um grito de esperança em meio ao caos e um chamamento a nos unirmos a luta. nossa conjuntura histórica é a pior possível, então precisamos entende-la para combatê-la e juntar nossas forças o mais rápido que pudermos.

"o mote central do fórum social mundial é 'um outro mundo é possível', mas, para além disso, vale afirmar que um outro fim do mundo é possível. o tempo é muito maior que nós, e essa realidade não é para sempre [...]." (p. 175)

o neoliberalismo pode nos fazer crer nessa falácia, mas o capitalismo não é eterno.

vale demais a leitura!

Letícia Costa 26/10/2022

Introdução e Esperança
Não vou elaborar muito essa resenha. Decidi ler porque estou fortemente interessada em ler "Sintomas Mórbidos", outro livro da mesma autora, mas quando comecei a ler percebi que precisava dar uns passos atrás, precisava de um material Introdutório. O livro é ótimo pra isso, por ser Introdutório. Além de abordar diversos assuntos, como ecossocialismo. O livro aborda vários assuntos, mas não é um livro pesado. É bem levinho, a leitura foi tranquila e fácil. O livro dá um pouquinho de esperança também. Comecei a ler dia 03/10, logo depois das eleições, por causa da ansiedade e o livro me ajudou a me acalmar e a dar esperanças. :)

hanni 08/10/2022

Surpreendente
No meu primeiro contato com o livro eu não sabia como seriam as próximas páginas. Porque acreditem ou não eu gosto de me aventurar em livros que não sei do que se tratam (recebi uma breve indicação dele por um perfil no tiktok). Ao longo do livro quando percebi que era uma espécie de dicionário político pra quem quer mudar o mundo eu me apaixonei. Apesar de definitivamente não ser de humanas (e eu consegui sentir isso devido a minha dificuldade de entender certos conceitos), não posso culpar totalmente a autora já que eu nunca tive contato antes com nenhum outro livro marxista. Mas uma coisa é certo: a autora cumpriu com o objetivo do livro deixado na introdução de me tirar certas dúvidas e me fazer ficar com mais, e isso não é uma análise negativa! Eu amei.

Carina Generale 22/09/2022

Se quiser mudar o mundo é um livro que todos deveriam ler, ainda mais no momento atual! Mais que indicado ??

Lu_Augusto 12/09/2022

Um ótimo livro introdutório no tema do marxismo e do comunismo. Explica didaticamente conceitos como: materialismo histórico dialético, ditadura do proletariado, fetichismo da mercadoria dentre outros.
É excelente para desmentir o senso comum e as fake news disseminadas pela direita, principalmente nos últimos anos; fundamental para criar e aumentar a consciência de classe, a enxergar o mundo de uma forma material e a se organizar para realmente mudar o mundo com a práxis.

Geanne 27/08/2022

Um mergulho com linguagem acessível
Sabrina consegue escrever tão bem de um ponto de vista tão importante para refletirmos atualmente. Esse livro me trouxe diversas reflexões e com certeza vai reverberar nas minhas atitudes e nos meus estudos.