As Crônicas das Sombras

As Crônicas das Sombras Frances Hardinge

Resenhas - As Crônicas das Sombras

Jp_mezes 22/12/2022

Um livro muito interessante
Eu ganhei de aniversário e amei em si a estética, muito bonito, as páginas verdes me ganharam e a capa bem feita e com vários detalhes do livro, muito perfeito.

Em si o livro é muito bem escrito com umas voltas e plot twist que eu não esperava, amei muito. Achei o tema muito bom, fala muito sobre espiritualidade, almas e a vida pós morte.

Eu só acho que tem partes que poderiam ser resumidas, mas são pequenos detalhes, o começo achei meio parado, mas assim que entra na segunda parte eu não parei de ler.

Gabriel.Oliveira 07/01/2023

Um fantasma do que poderia ter sido
É uma boa leitura para passar o tempo, pois tem um bom ritmo e muita ação, mas no final fica a sensação de que poderia ser algo bem melhor.
Gostei da ambientação na Inglaterra do século XVII. Na minha mente os cenários e os personagens eram sempre muito legais e isso é um mérito da autora. Por outro lado, não consegui me afeiçoar muito aos personagens, nem mesmo à protagonista. Entendo que a vida dela foi complicada, mas não consegui enxergar com clareza suas motivações etive dificuldade para me importar com o que lhe ocorria. Os fantasmas que a habitam também não me convenceram muito, sendo até o urso, que tinha tudo para ser legal, acabou se tornando meio sem graça para mim. A própria família Fellmote, vilã da história, também não me impressionou muito, apesar de ser pintada como uma das mais sinistras do mundo. Enfim, absolutamente todos os personagens mereciam melhor desenvolvimento.
Outro ponto que poderia ser melhor trabalhado é o enredo. Não esperava um retrato fiel da realidade ou coisa do tipo, mas achei que muitas coisas aparecem na história em momentos chave por pura conveniência, de modo que os acontecimentos sigam seu rumo.
Também não apreciei muito a caracterização dos fantasmas, que têm uma vibe muito Gasparzinho no livro.
Recomendo para quem quiser uma leitura simples.

yamss 14/01/2023

comecei a ler sem saber nada sobre e no começo fiquei confusa, mas eu sinceramente amei
achei a história muito boa, me apeguei muito à makepeace e à jornada dela
é bem o estilo de história que eu gosto de ler então curti muito
não posso deixar de mencionar como essa edição é linda KKKKK fiquei apaixonada

Dominic nic nic 18/01/2023

Começando essa resenha falando da escrita muito bem feita desse livro, com descrições bonitas e sucintas. A história em si é muito original e interessante, assim como os personagens. Recomendo a leitura.

Elisama27 16/02/2023

....
.... .... ....

Luiza2752 02/03/2023

Gostei muito
É uma leitura bem diferente com personagens bem diferentes uns dos outros, mas isso só fez com q eu amasse mais os diálogos e as relações entre eles?????? gostei mttt do final e da proposta q ele apresenta por ser um final aberto. Mt bom msm, recomendo

Tabata.Baldus 28/03/2023

Surpreendente
Eu não sou de escrever resenhas por "n" motivos, mas me sinto implica a fazer isso com esse livro específico.

Makepeace tem uma infância um tanto quanto enigmática e quando se vê! perdida e completamente confusa diante dos acontecimentos da sua vida, ela encontra James.

E juntos eles formam uma amizade tão linda, tão....unidos. E a própria Makepeace tem pensamentos tão sensatos sobre vários aspectos da guerra ao seu redor.

Afinal o que importa é e sempre foram as pessoas, com suas histórias únicas e seus sentimentos tão próprios que nem o tempo de vida são o suficientes para explicar tamanha complexidade.

É um livro sensível, um romance infanto-juvenil delicioso encantador que pode te surpreender muito no final.

Além disso queria pontuar algumas coisas: a escrita é arrastada no começo e até a página 100 você vai se sentir perdido e desinteressado, melhora demais depois da primeira parte; é um livro de baixa fantasia, está mais ligado a aspectos humanos e das convivências do que a um cenário "fantástico"; apesar de tratar de espíritos e "bruxaria", é super levinho e tranquilo de ler.

Pietra 21/04/2023

Ler As Crônicas das Sombras é viajar à uma Inglaterra do século 17 repleta de aventura e elementos sobrenaturais.

Adoro livros de ficção histórica. A Guerra Civil Inglesa como pano de fundo e a presença de figuras importantes tornaram a história atraente para mim. Aliás, a guerra não fica para trás, ela se envolve e influencia os acontecimentos da narrativa principal.

Confesso que demorei algumas páginas da primeira parte pra entender o que estava acontecendo, mas depois que entendi a história fluiu. Senti que a autora escreveu de forma misteriosa (talvez, confusa?) de propósito para que quem está lendo aprenda, entenda, junto com a protagonista, Makepeace, sua força interior.

O que para algumas pessoas pode ser um ponto negativo, para mim foi positivo. Makepeace não se envolve com ninguém. Ela não tem par romântico ou sequer sente uma faísca em algum momento. Eu gostei disso porque focou no desenvolvimento dela e nas aventuras. Garanto que a ausência de romance não faz a menor falta na trama.

site: https://instagram.com/copodeliteratura

Marina516 18/05/2023

Muito boa...
Particularmente, eu gostei desse livro.
Ele teve sim todo um desenrolar e um final, podemos dizer, até meio inesperado.

Another Wizard 24/07/2023

Faça paz !
Confesso que enrolei demais a continuar lendo pq as primeiras 20 páginas são meio bleh, mas nossa depois que engatei não parei.
Makepeace é uma mulher forte e extremamente hábil e uma ótima em improviso, incrível como ela saia das situações das maneiras mais mirabolantes, uma mulher com uma ótima leitura do seu arredor.
Enfim o livro como um todo é muito gostoso, makepeace é a nossa estrela e gostei demais da Helen e da Morgan tb, de resto os personagens não me simpatizei tanto, mas n deixa o livro menos atrativo por conta disso.

Aninha 30/12/2023

Inicialmente eu achei bem confuso; eram bastantes nomes; e coisas difíceis de imaginar.
Por vezes me perdi na história e nem senti muito entusiasmo em ler.
No decorrer acaba ficando mais interessante a história desenrola melhor.
Esperei um pouco mais do final.
Mas gostei

Enzo.Xavier 05/01/2024

Capa linda, já a história...
Esperava fantasia e recebi aula de história KKKKKKKK
Não sei se foi por conta de expectativa minha que esse livro nao desceu.

A autora mostra um questão fantástica que deixa de lado várias vzs no livro para mostrar a guerra que ngm liga e nao faz diferença nenhuma na história.

A protagonista é Boa, mas a autora não sabe pra onde levar ela no decorrer do livro, deixando a menina que nem um peru tonto (vai pro canto, ai é capturada, se solta de novo, é presa de novo). Eu já não aguentava mais.

Tinha td pra ser um livro 5? mas...

Victória 22/01/2024

Resenha| As Crônicas das Sombras
Eu achei bem interessante. Uma história bem diferente da maioria dos livros que já li. E no geral, eu gostei. O ponto negativo ao meu ver, é o livro se arrastar demais, tiraria umas 100 páginas que ainda sim se encaixaria e não ficaria tão maçante.

Pomaila 22/02/2024

Incrível!
Que delícia de livro! Amei
A história prende do início ao fim, a escrita é fluída, os personagens são ótimos. Quem gosta de uma boa fantasia não pode perder!