A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Maria 25/12/2022

A cachorra
Quando comecei a ler o livro, achei que ia me incomodar muito e não conseguiria continuar a leitura. Porém, fiquei presa a história de Damaris, Rogelio e Chirli até o fim.
Damaris sonha em ser mãe e Rogelio embarca nesse sonho, porém após anos de tentativas infrutíferas, o casal se afasta mesmo debaixo do mesmo teto.
Damaris vê na adoção de Chirli, uma cachorra, a possibilidade de realizar seu desejo de ser mãe
A história apesar de curta é muito densa e cheia de nuances, de conflitos e de sentimentos.
Gostei muito da leitura!
andressaclemente 25/12/2022minha estante
Li numa sentada. Achei a história linda, muito bem escrita e o plot twist então hehe. Indico muito

Robert Alvees 29/09/2021

Gostei demais...
Desde muito nova, Damaris sonha em ter um filho. Ano após ano, vê a ideia de ser mãe se esvair à medida que a infertilidade é atestada por falidas infusões de ervas, rezas e consultas com um médico indígena. Ao beirar os 40, idade em que ?as mulheres secam?, adota uma cachorra e a batiza de Chirli. A protagonista, então, projeta nela suas questões mais íntimas com a maternidade ? sanando algumas e descobrindo outras.

Elaine - @narealidadedasletras 18/06/2022

Visceral, angustiante
Minha descrição dele é :
Indigesto, visceral, angustiante, assustador, mas vale a pena ler pelas questões abordadas pela autora.
Que são:dinâmicas sociais, casamento, maternidade e o principal o livro fala sobre as profundezas da mente humana e os terrores que a habitam.

vanessa.pivotto 24/01/2024

A complexidade do ser humano, suas emoções, projeções, medos e atitudes impulsionadas pelo inconsciente. O recorte da vida de uma mulher sofrida, que não pode ter filhos e que, ao adotar uma cachorrinha, projeta sua maternidade nela, mas de maneira conturbada.
A escrita da autora é fluída, o livro tem vários significados, mas não é uma história memorável, pelo menos não para mim.

romulorocha 04/06/2023

A cachorra, de Pilar Quintana - 10/10

Editora: @intrinseca 2020
Gênero: romance
País: Colômbia
160 págs

A cachorra conta a história de Damaris, uma mulher de meia idade que vive em um povoado no litoral da Colômbia. Com uma vida cheia de perdas e um grande vazio por não ter conseguido ser mãe até então, Damaris segue uma rotina desesperançosa ao lado de seu companheiro Rogelio. Isso tudo muda quando a cachorra da vizinha pare muitos filhotes e precisa doá-los para que não morram. Damaris adota uma fêmea, ainda de forma despretenciosa, mas antes que ela perceba, muitos de seus traumas e expectativas vão sendo depositados na cachorrinha, um exemplo está no nome que ela lhe dá, Chirli, o nome que seria de sua filha. À medida que Chirli vai crescendo, as expectativas de Damaris vão também e junto delas muitas surpresas e decepções.

Eu gostei demais desse livro. Não foi só a escrita ou roteiro que me tocaram, mas os inúmeros momentos em que somos pegos de surpresa refletindo a relação de Damaris e chirli, pois de longe se trata apenas de uma relação tutora-pet. Ela pode ser pai/mãe-filhe, amige-amige, parceires amorosos, etc.

A cachorra é um livro sobre relacionamentos, expectativas e sobre como lidamos com isso. É um livro sobre mulheres também e sobre como essa “expectativa social” em torno da maternidade pode adoecer.

#acachorra #literaturacolombiana #pilarquintana #resenhasdoromulo

Sofia 18/01/2023

Num pequeno povoado na Colômbia, Damaris, que nunca conseguiu realizar o sonho de ter filhos, adota uma cachorrinha. Em casa, seus outros três cachorros são maltratados pelo marido, Rogelio, mas dessa vez está decidida que não irá acontecer o mesmo. A cadela será tratada como uma criança, a começar pelo nome, Chirli, como imaginava chamar sua esperada filha desde pequena. Assim, vamos acompanhando as dificuldades de Damaris em cuidar de Chirli ao passo que reflete seus desejos maternais no animal.

O livro é bem curto e tem um enredo bem simples, mas retrata um pouco sobre a maternidade e suas adversidades. Damaris nunca se conformou totalmente sobre não ter gerado filhos com seu marido. Por isso, percebemos em vários momentos ela sentindo tristeza ou inveja das outras mulheres do vilarejo ao tocar no assunto. Ao adotar Chirli, ela projeta todo esse peso emocional na sua criação, e à medida que a cadela vai se tornando independente da dona, Damaris se irrita, até chegar no seu limite. Passa a negligenciá-la e a agredi-la, tem pensamentos de matá-la, mesmo com a mesma grávida, e a entrega para uma vizinha. “A cachorra” é um livro sobre o qual é preciso compreender a intenção por trás para que seja lido e apreciado por completo.

Kess 07/10/2023

É a história de Damaris, uma mulher que não pode ter filhos. Desde criança, a vida de Damaris é marcada por perdas, tristeza e solidão, e sua trajetória é narrada por meio dos acontecimentos de sua vida adulta em seu relacionamento com uma cachorra que ela adota, Chirli.

A história me amarrou por completo e confesso que senti na pele o suspense do final do livro junto a essa melancolia que acompanha toda a narrativa. A escrita também é maravilhosa, a forma de ir e voltar nos pensamentos e ações, passado, presente e ânsia do futuro.

Aborda questão bem interessante sobre a vulnerabilidade e pobreza de povoados isolados na Colômbia, reconhecer as violências que Damaris sofreu ao longo da vida e ainda assim te faz sentir muita raiva dela.

PS: Ao final do livro, você se pergunta: quem é a cachorra? Quem foi mais animalesca? Quem realmente é irracional e age por instinto?

Ana Tambara 11/08/2021

Para amar esse livro é necessário pensar muito além do que está escrito e conectar os acontecimentos com a própria história da personagem, para então entender o enredo todo.

É uma história de ciclos e repetições e mais ainda: de culpa.

Recomendo, é um bom livro para ler rapidinho.

Nathália 08/06/2022

Ter ouvido um podcast a respeito mudou minha percepção...
Acho muito importante buscar por fontes que expandam o conhecimento acerca de determinados títulos, principalmente quando abordam questões tão complexas.
No caso de "a cachorra" em particular confesso que daria uma nota inferior se não tivesse compreendido todo o contexto por detrás da trama. Mas após ter ouvido uma conversa sobre onde se passa a história, a ambiguidade do título, questões raciais, sociais, inferiorização da mulher diante do não-maternar e outros pontos de extrema relevância, vi o quanto foi bem escrito principalmente se considerarmos em que momento a Pilar Quintana o escreveu (durante o puerpério).
Recomendo muito a leitura e mais ainda a imersão. Fica aqui também a dica do canal do podcast que ouvi:
"Põe Na Estante, por Gabriela Mayer"

DANILÃO1505 08/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Zelinha.Rossi 22/06/2022minha estante
Obrigada pela indicação do podcast! Muito bom mesmo!

Fernanda 31/08/2022

Materno e brutal
Tão curto e impactante.
As relações - principalmente, as familiares - tratadas nesse livro foram tão bem construídas e brutalmente concluídas.
Recomendo ??

Nat 30/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Damaris leva uma vida amargura, leva-se a crer que por conta de uma tragédia durante sua infância e também pelo fato e nunca ter conseguido ter filhos. Até que um dia ela adota uma cachorrinha, que fica super apegada a ela – porém, ainda assim, a cachorra fica escapando e fugindo às vezes. Gostei muito da ambientação da história, do local, a descrição dos personagens – é um livro curto, porém tudo isso é feito muito bem. No entanto, a história em si, não me cativou muito, acredito que por não ter nenhuma identificação com a personagem principal e também pelo que ela faz no final.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Drica Feitosa 28/03/2021

Reflexivo
Um livro curto e com uma escrita fluída, no entanto impactante, cruel, um verdadeiro soco, não apenas no estômago.
Como a vida, as pessoas e as condições pode mudar tanto os sentimentos da pessoa?! Emoções díspares e profundas!

Elaine cris 15/04/2022

Chorei
Escrita é com uma linguagem popular, livro de poucas páginas e história com muito conteúdo.
Para compreender a história como um todo, não pode se agarrar aos personagens, entender as características de cada e as entrelinhas.
A narrativa gira entre um casal e a esposa que adotou uma cachorra, as entrelinhas são, pessoas simples, rudes e os seus problemas emocionais não tratados. Ótimo para quem gosta de psicologia.