Quarentena

Quarentena Maurizio Ruzzi

Resenhas - Quarentena

Foxback 19/02/2024

Contos da Vida Real na Pandemia
Quarentena aborda a Pandemia da Covid em seus contos, de diversas maneiras. Alguns mais curtos, outros mais elaborados. Outros ate mesmo sem um final conclusivo ou ligeiramente "confusos". Todos dentro do contexto desse periodo tao complicado para a humanidade. E por ser brasileiro, o autor consegue captar com mais precisao o que passamos por aqui. Recomendo a leitura, ate mesmo pela ediçao caprichada da Skull, pequena editora nacional.Obs: o livro esta por apenas 10 reais na Amazon.

Pollyana 30/08/2022

Resenha por Pollyana Trindade
"Quarentena – Contos Isolados" contém 13 contos de histórias bem diferentes, mas todas contendo a mesma temática: a pandemia.

Sabe aquelas histórias que contamos na companhia de amigos assim que o sol se põe com o único propósito de assombrar ou causar certo terror? Essa é a sensação que cada um dos contos transmite.
O mais insano, porém, é perceber que cada um deles são reais e ocorreram não da mesma forma, mas com uma familiaridade bizarra. É como ler um relato de um mesmo evento vivenciado por você, embora de outra pesperctiva.

Presenciamos, seja de forma indireta ou direta, cada um desses eventos:

- A aproximação das pessoas (mesmo que não intencionalmente);

- Os conflitos familiares que começaram a surgir com a convivência 24 horas por dia devido a quarentena;

- O medo da contaminação que ocasionou em afastamento social. Enquanto por um lado tivemos a aproximação de entes queridos, familiares e amigos, houve um certo retrocesso na convivência social;

- Todos nós já nos deparamos com a pessoa descrente que afirmava que o Coronavírus era uma espécie de mentira da mídia e uma forma de espalhar o caos no mundo;

- O desespero em massa fazendo com que determinadas pessoas agissem de forma descontrolada e maluca, como por exemplo, estocar uma quantidade absurda de alimentos em casa, ou no caso do conto, uma atitude mais extrema como fazer um pouso forçado no meio da floresta.

O autor consegue nos transportar para uma
época tão próxima, mas ao mesmo tempo que parece tão distante...
Sua descrição sobre cada um dos eventos rende uma leitura estranhamente saborosa.
A obra mostra o quanto a pandemia alterou a vida das pessoas, seja de uma forma positiva ou negativa. De alguma forma, nunca mais seremos os mesmos. As marcas deixadas por essa época irão perpetuar por longos anos. A pergunta que devemos responder no entanto é: o que podemos aprender com ela?

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Ana Elisa 27/10/2020

Quarentena
Quando o livro chegou, fiquei imensamente feliz e agradecida, não imaginava que o autor ainda lembraria de mim para uma nova resenha sobre seu novo livro.

Quarenta é mais um livro sobre a pandemia, mas não é qualquer livro sobre a pandemia. As histórias apresentadas aqui não são aqueles clichês de pessoas que se apaixonam, de amigos que ficam distantes, de shows que foram cancelados, são histórias muitas vezes reais.

As histórias contadas aqui poderiam e podem muito bem ter/estar acontecendo, como a história O Bicho que conta a história de um morador de rua durante a pandemia ou a história Vector de um comandante de aeronave que não quer que o vírus entre no país.

São tantas situações que eu acabei me colocando em muitas elas, ficando até emocionada e triste com alguns dos contos.

Mas é como diz na capa do livro:"tantas vezes foi dito que a ficção imita a vida, e também que a vida imita a ficção. Quem imita quem?" ou então "um espelho perfeito de um mundo imperfeito."

Um mundo em colapso onde alguns contos podem abrir o olho de muita gente, basta le-los e compreender o caos que o mundo se encontra.