Comunicação - do grito ao satélite

Comunicação - do grito ao satélite Antonio F. Costella

Resenhas - Comunicação - do grito ao satélite

Juli 23/10/2009

Minúcias da comunicação
“Comunicação – Do grito ao satélite” pode ser indicado para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto, pois trata de forma clara a história dos meios de comunicação. Com uma linguagem simplificada, o autor discorre sobre todas as formas de comunicação presentes na história da humanidade até a época em que o livro foi escrito.
O livro é completo, porém diversas vezes o autor peca pelo excesso de detalhes, pois a obra contém muitas datas, nomes e detalhes que poderiam ser retirados do texto sem causar nenhum prejuízo em seu conteúdo ou entendimento.
O objetivo do autor é mostrar a importância e evolução dos meios de comunicação para a humanidade e como esta sempre teve preocupação em aprimorar seus modos de comunicar-se. Não trata dos meios de comunicação em massa apenas no cenário mundial, o autor contextualiza o progresso comunicacional do Brasil, citando os governos que impulsionaram a expansão e contribuíram para a inserção do nosso país no cenário de desenvolvimento da comunicação como Barão de Mauá, Marechal Rondon e D. Pedro II.
Mesmo depois de passados trinta anos do lançamento, o livro continua atual. Vemos que os mesmos problemas presentes nos séculos passados ainda continuam como, por exemplo, o monopólio dos meios e redes cominicacionais.
Como estamos acostumados com nossas tecnologias e facilidades de comunicação presentes em nossa rotina, muitas vezes não valorizamos (ou até mesmo ignoramos) as formas mais antigas como o envio de cartas ou telegramas, e o livro nos faz perceber a importância e o peso delas para esse cenário atual, de como foram necessárias para o desenvolvimento social e econômico de muitos povos e civilizações como, por exemplo, o Império Romano.