Sobre Armas, Leis E Loucos

Sobre Armas, Leis E Loucos Bene Barbosa

Resenhas - Sobre Armas, Leis E Loucos

Canoff 04/09/2023

Com esse livro, é possível entender que as pessoas que são contrárias ao armamento civil são divididas em dois grupos: a) ignorantes, por não saberem sobre o assunto e acabarem aderindo ao discurso populista; b) pessoas mal intencionadas e adeptas da pior
Bene Barbosa é um escritor e especialista em segurança pública que dedicou toda a sua vida acadêmica e profissional aos estudos sobre armamento civil. Ao longo de vários anos de palestras, cursos e debates, Bene escreveu centenas de artigos comentando os acontecimentos mundiais e trazendo-os para o contexto armamentista. O conhecimento de Bene é imprescindível para a compreensão dos artigos, pois, além de abordar assuntos de extrema importância, o autor escreve de forma muito acessível, pois segundo ele, nenhum cidadão deve ser poupado de informações, ainda mais quando se refere à segurança individual - uma circunstância que, muitas vezes, resulta em mortes.

Os artigos foram escritos em tempos diferentes, o que os torna bastante abrangentes, pois há uma cronologia e, ao mesmo tempo, uma retrospectiva de acontecimentos e fatos acerca da sociedade e dos históricos de segurança pública no Brasil e fora dele. A abordagem utilizada por Bene é bem inclusiva e didática, pois ele utiliza uma linguagem simples e breve para explicar seus pontos de vista favoráveis ao armamento civil. Bene aborda diferentes assuntos e também refuta todos os argumentos usados pelas grandes mídias e governos. Ele utiliza contextos históricos, trocadilhos, pesquisas e estudos, tudo o que um livro desse porte necessita para se mostrar verdadeiro.

Os artigos estão distribuídos de forma organizada e pensada, sendo possível identificar similaridades e concordância entre eles. Bene também conta com o conhecimento de especialistas de diferentes áreas para fundamentar suas afirmações. Há muitos pontos sendo trabalhados nesse livro, às vezes, até de forma simultânea, o que colabora para que o leitor compreenda todos os contextos, já que se trata de um assunto polêmico, inclusive no Brasil. Bene aborda assuntos que são conhecidos pela população por serem disseminados pelas grandes mídias nacionais e internacionais. Dentre eles, podemos citar:

1. A relação entre armamento e violência;
2. Armamento e "feminicídio";
3. Armamento e homofobia, racismo e outros preconceitos que, infelizmente, estão arraigados no mundo.
4. A relação entre armas e crianças;
5. A proporcionalidade entre armas e aumento/diminuição da criminalidade;
6. Fundamentação com exemplos de países que são armamentistas e antiarmas pelo mundo;
7. Explicação do porquê armas não tornam ninguém violento;
8. A relação imbecil entre livros e armas propagadas pelos ignorantes.

É necessário deixar claro que é impossível expressar uma opinião sobre esse livro sem lê-lo, pois os artigos são extremamente contundentes e não abrem espaço para interpretações. Bene é cirúrgico em suas colocações e explicações. Não há sequer um argumento populista que tenha sobrevivido às explicações do autor. Sem dúvida, um livro indispensável para os debates sobre o assunto em qualquer ambiente que possa proporcioná-lo.

Pedro.Inocente 11/03/2023

Obra indispensável
Como sempre, um ótimo conteúdo do Bene Barbosa, e indispensável pros dias de hoje, aborda com muitos detalhes todas as falácias desarmamentistas, e mostra muitos estudos apontando o fato de que o desarmamento nunca foi e nunca será solução!

Marion 11/02/2022

Vote não
Em pleno pais do ?não reaja? ter uma voz como o Bene Barbosa nos permite ao menos ter um contraponto de tantas vozes desarmamentistas que temos. Deixa claro a importância da defesa de uma pessoa.

Thiago.Silva 30/06/2021

O melhor livro sobre armamento populacional, sem dúvidas.
Livro e x c e l e n t e . Não só para armamentistas que buscam embasamento, mas para compreensão geral da população, sobre como os dados estátisticos sofrem alterações quando a ideologia e as convicções pessoais de alguém (em sua maioria, os governantes) estão em jogo.

Bene Barbosa sempre muito categórico e analítico sobre todas as diversas brechas que a segurança pública brasileira finge abster-se,e eu não podia esperar menos do próprio.Afinal, são mais de 30 anos de luta pra que o cidadão brasileiro tenha enfim o seu direito respeitado e possa possuir/portar uma arma de fogo para defesa de si e de sua família.

Super recomendo.