Uma cidadezinha distante: A Diamantina de Helena Morley

Uma cidadezinha distante: A Diamantina de Helena Morley Elizabeth Bishop

Resenhas -

Idayane.Ferreira 06/04/2024

A Diamantina de Bishop
?Uma cidadezinha distante: A Diamantina de Helena Morley?, de Elizabeth Bishop é um depoimento (e prefácio) da tradução que ela fez em inglês do livro ?Minha vida de menina?, de Helena Morley (diário de Alice Dayrell Brant). Encantada pela obra, Bishop entrevistou a autora e também foi em Minas Gerais conhecer lugares citados no diário.

É interessante ler sobre nossos costumes e tradições na visão de uma estrangeira. Bishop tem um olhar arguto, inquieto e, por vezes, mordaz descrevendo a cidade de Diamantina. No final das contas, depois de ler seu relato fiquei interessada em ler ?Minha vida de menina? e conhecer também a cidade.

Andressa 05/01/2024

Recomendo.
Um prefácio de livro muito bem escrito e com riquezas de detalhes. Para quem gosta de Brasil e História do Brasil, é ótimo para conhecer e entender épocas distintas descritas nele.

Ri :) 07/03/2022

Um livro curto que não acabava nunca. Descobri, depois do término, que virou prefácio do Minha vida de menina. Livro que, com certeza, jamais lerei. Amém! Recomendo não. =)

Ale 04/10/2021

É um texto da tradutora
Então...a tradutora faz uma visão de Diamantina, quando vem para o Brasil conhecer a autora do livro que ela vai traduzir . Tem bastante detalhes da viagem e a impressão dela da cidade, das comidas , das pessoas. Tem momentos que não gostei do jeito da descrição...

Luiz.Goulart 15/09/2021

Elizabeth Bishop mostra como amou o Brasil
Um livrinho da talentosa e premiada poeta americana Elizabeth Bishop, que viveu 15 anos no Brasil e traduziu o célebre volume de memórias de Helena Morley, Vida de Menina, também já adaptado para o cinema. Aqui Bishop narra sua viagem a Diamantina, Minas Gerais para conhecer de perto o cenário do livro que traduziu e tornou um sucesso internacional, revelando o olhar original de uma estrangeira que observou como ninguém o Brasil, nossos costumes e tradições.

Marcelha.Leone 03/06/2021

O livro na verdade foi escrito como prefácio para a edição norte-americana de "Minha Vida de Menina" que consiste no diário de Helena Morley. Apesar de bastante interessante, principalmente pelo contexto histórico e cultural da cidade de Diamantina, a leitura foi arrastada.

Marta Skoober 18/04/2021

Esses tempos esquisitos não têm favorecido à leitura, confesso que livros de ficção, sejam eles clássicos ou não, são o que menos me atrai no momento.

Se antes eram motivo de enlevo, diversão e entusiasmo agora muitas vezes provocam-me enfado e até mesmo tédio. Tem sido difícil encontrar a leitura certa.

Esse "Uma cidadezinha distante" é o prefácio da edição americana de Minha Vida de Menina, de Helena Morley, disponibilizado gratuitamente pela editora Companhia das Letras.

Um prefácio é pra se pensar: moleza, lê-se numa tacada só. Quem dera, foi difícil, foi arrastado, foi lento. Culpa da autora? Talvez, mas não só. Pois vou ser obrigada a reconhecer que é bem escrito, então deveria ser fluído e rápido. Então qual seria o problema? Neste caso não foi a pandemia, não foi a política e muito menos a economia. Foi a Flip que NÃO FOI. Como esquecer tudo o que li e ouvi sobre a autora quando lá em 2019 anunciou-se a escolha da poeta para ser a homenageada de 2020? Aquela da Flip que não teve... Não deixa de ser irônico que depois de tanto reboliço, fofoca, confusão nem Flip teve.

Mas voltemos à leitura. Como esquecer tudo e ler com isenção? Como por de lado o politicamente correto? E meu bairrismo? Não consegui, e ainda que reconheça que era pra ser o tipo de coisa que me agrada, memórias e reminiscências, me armei com uma luva, uma pinça e uma lupa e saí a cata de algo, ou tudo, que confirmasse o pensamento preconcebido. Levei uma semana fazendo isso, foi sofrido, quando era pra ser uma delícia.

17/04/2021 01:53

Lilian 01/04/2021

Apenas descrições
O livro descreve Diamantina e acaba aí. Não tem enredo, conflito, nada disso. Pelo menos é curto...

Henrique Artuni 02/03/2021

Helena, um passado presente
Grande privilégio de Bishop conhecer a autora e a sua cidade, mesmo transformada. Nada como reencontrar na realidade uma graça das letras, ainda que pela chave da decepção.

Gi Gutierrez 26/02/2021

Uma cidadezinha distante
Prefácio de Elizabeth Bishop para a edição americana do livro Minha Vida de Menina, de Helena Morley. Um texto que, apesar de curto, afinal é um prefácio, deixa entrever a riqueza da escrita de Bishop. Ponto alto para a descrição da cidadezinha de Diamantina, palco do diário de Helena, e para o encontro das duas escritoras no Rio de Janeiro.

Arlindo.Ramos 11/02/2021

Uma Cidadezinha Distante
Lendo esse livro, me deu vontade de ler o livro original. Não gostei da maneira que a autora retrata Minas Gerais.

Geysla 11/11/2020

Diamantina por Elizabeth Bishop
"Minha vida de menina" foi indicado por amigos de Elizabeth Bishop, quando ela chegou ao Brasil, em 1952, e perguntou por quais livros deveria começar. Ela se encantou pela brasilidade e autenticidade dos diários de Helena Morley e chegou a traduzir a obra para o inglês.
A publicação era originalmente o prefácio da edição norte-americana, e nela encontramos a visão de Bishop sobre a cidade de Diamantina, seus moradores, suas cores, frutas, paisagens e construções; tudo comparado às narrações dos diários de Helena.

kessia18 23/10/2020

Mais ou menos!!
Esse livro é uma história de outra história (que se diga de passagem, bem melhor que essa).
Achei interessante a forma como o tema foi abordado mas não gostei de alguns aspectos que a autora ressaltou. A forma que foi colocado me incomodou. Achei que ela minimizou o local onde se passou a verdadeira história. Pode ser do impressão minha, mas não gostei muito!