Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Nado 12/12/2022

O que Tolkien fez caprichosamente ao longo de 20 anos, impressos tão lindamente nessa edição, é de encantar qualquer pessoa. Nosso mestre da fantasia escreveu cartas do Papai Noel aos seus filhos durante todo esse tempo criando personagens e, claro, uma língua própria. Tolkien acredita muito mais na magia do Natal e em Papai Noel do que os seus filhos crescidos, com isso, nossa criança interior fica com os olhos marejados a cada cartinha. Impossível não se emocionar com a melancolia do autor, conforme seus filhos iam crescendo e não se importando mais com essa festividade como antes.

KKbarros82 18/12/2021

"Casa do Penhasco, próximo ao mastro do Polo Norte."
Há tempos não lia algo do Tolkien, apesar de ser um dos meus escritores favoritos, há anos nada relacionado a ele fazia parte da minha lista de leituras. Mas sempre é uma grata alegria voltar aos seus escritos, nem que seja no último mês do ano.

"Ler Carta do Papai Noel" é tudo que você precisa para entrar no clima de Natal. Com uma escrita simples e divertida Tolkien nos leva em cada carta, escrita para seus filhos, há um mundo recheado do espírito Natalino.

E como um escritor de fantasia seu Noel não seria qualquer Noel. Acompanhado do preguiçoso, mas valente Urso Polar do Norte e do elfo Ilbereth vai construindo a cada envio um mundo próprio para o famoso Papai Noel. Guerras com Gobelins, atrapalhadas do Urso Polar e sua rotina sempre muito atarefado cativa o leitor a cada passagem de páginas.

Além de ilustrações simples porém belíssimas do próprio Tolkien que são já são bem conhecidas pelos fãs de seus livros e enriquece ainda mais sua narrativa.

Para toda essa beleza não passar despercebida pelo leitor a HarperColins Brasil caprichou em sua edição que possui capa dura, papel de miolo couché e uma tradução impecável. Até as fontes utilizadas no livro foram criadas pela própria editora. Um capricho só.

Esta é uma edição imperdível para qualquer fã de Tolkien e para todo leitor que queira vislumbrar uma encantadora história de Natal. Excelente leitura também para ser feita com toda a família ou ler carta a carta até o Natal. Corre que ainda dá tempo.

Gostou da resenha? Comenta e me conta o que você está lendo.

San 25/12/2020

Para dar boas risadas
Não tem como dar menos que 5 para esse livro, Tolkien foi e sempre será o melhor escritor da literatura fantástica. Sou fã, não vou negar, amo Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion (meu favorito), entre outros... Ele não decepciona.

Carta do Papai Noel, apresenta um compilado de cartas que Tolkien (se passando pelo Papai Noel) escrevia todos os anos, de 1920 a 1943, e encaminhava para seus filhos John, Michael, Christopher e Priscilla, ainda crianças. Nas cartas, Tolkien conta as aventuras do Papai Noel e seus ajudantes, Elfos, Gnomo, Homens de Neve, Ursos das Cavernas... e sendo um dos principais, o mais atrapalhado e que vive colocando o focinho no armário da cozinha, o Urso Polar do Norte. Detalhe para os vilões Gobelins.

Nas últimas cartas encaminhadas a sua filha Priscilla, é com muita sutileza que ele menciona a 2 guerra mundial que ocorreu na época, porém sem afetar a história e a magia das cartas. Tolkien, não restringiu toda sua criatividade somente à Terra Média, ele não só a levou, como foi capaz de povoar o Polo Norte com alguns personagens já conhecidos.

Livro muito bom para dar boas risadas, e aquecer o coração no Natal.

Não posso deixar de mencionar as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien, impossível não comparar um pouco com as da Terra Média.

Elexandra.Amaral 28/12/2020

Papai Noel também tem problemas
Não sou um dos filhos de Tolkien, porém não consegui deixar de imergir nas estórias narradas pelo Papai Noel por ele criado e pelos demais personagens que vez ou outra assinam as cartas endereçadas para John, Michael, Christopher e Priscilla.
Nas cartas descobrimos que a vida do bom velhinho não é tranquila, mas muito atribulada, sobretudo por causa de seu ajudante atrapalhado, o Urso Polar, e que os problemas por ele enfrentado não são de pouca monta (quantas pessoas têm de mudar de casa por que um mastro a destruiu?).
Na linda edição da Harper Collins as cartas são intercaladas com as ilustrações desenhadas pelo próprio Tolkien: um prato cheio para fãs e crianças pequenas, que tendem a imergir mais facilmente quando há imagens.

arthurisco 17/12/2022

Perfeito para ler para uma criança.
Eu resolvi fazer essa leitura lendo um pouquinho todo dia antes de dormir, acredito que foi uma boa ideia, pois esse livro tem muito cara daqueles livros de história de ninar. No futuro, se eu tiver filhos, com certeza nessa época do ano vou tentar fazer a leitura desse livro para eles. Amo a época natalina e esse livro ajudou nisso.

Yasmin1198 16/12/2022

Uma belezinha
Este livro é lindo, te deixa de coração quentinho. É muito legal ver o Tolkien não como o mestre da escrita que criou O senhor dos anéis mas sim um pai carinhoso que ama seus filhos e os quer felizes. É um ótimo livro de natal, as cartinhas são muito fofas e cheias de amor. Estou completamente apaixonada por esse livro!

Alessandra.Adams 25/12/2021

Que graça de livro. Trata-se de várias cartas de Tolkien, em resposta as cartas recebidas de seus filhos, sob o nome de Papai Noel, no período de 1920 a 1943.
Perfeito, adorei! ?

Roberth 31/12/2020

Fantástica experiência!!
A última leitura do ano não poderia ser melhor! Uau! Comprei o livro pensando nas crianças e ele é tão rico que resolvi aguardar mais um pouco para ler com elas. Creio que curtirão bem mais daqui a um ou dois anos.

A experiência para qualquer adulto amante das obras de Tolkien é apaixonante! As ilustrações, as cartas direcionadas aos filhos (em nenhuma outra obra dele você se sentirá tão parte de sua família), os personagens que vão sendo acrescentados, a história que vai se desdobrando e se ramificando em mais beleza a cada novo ano, sem contar a edição primorosa que realça a fantasia e a familiaridade... Tudo incrível!

Vale muito adquirir a obra e ler em família, um pouquinho a cada dia, durante todo o mês de dezembro. Experiência que já sonho fazendo com os meus pequenos...

Leya 22/12/2023

Que amor de livro
Um livro que é um acalento e incentivo para que tradições sejam perpetuados em nossas casas mesmo em momentos difíceis. Ameeeii

angelakashya 05/12/2022

Esse livro foi uma das coisas mais fofinhas que li esse ano e também meu primeiro contato com algo que o Tolkien escreveu.
Eu achei incrível o quanto as histórias das cartinhas prendem nossa atenção e a gente fica querendo saber tudo e ler mais.
E também nesse livro se percebe bastante o quão envolvente é a escrita do Tolkien e já fiquei ansiosa pra ler mais livros dele.

Recomendo demais esse livro, principalmente pra essa época de Natal.

Giuliana 07/12/2020

Adorável!
Amei. Cheio de magia, encantador, criativo, com seres míticos e guerras. E alguns acontecimentos da vida real dos Tolkiens. Pra mim, só faltou um posfácio com mais elementos da vida dos Tolkiens.

Anninha 27/12/2020

Fiquei emocionada com o capricho e engenhosidade do Tolkien pra criar um polo norte habitado por figuras divertidas, um lugar cheio de aventuras e confusões por mais de 20 anos.
Amei

@jessicabatista94 12/12/2020

Adorável, fofo, delicado... Esse livro traz muita emoção... Acompanhar a delicadeza e atenção com os filhos! Lindo

Bia 22/01/2023

Carta aos leitores
Foi conhecendo mais do Tolkien que eu comecei a leitura de ?O senhor dos anéis?. Essa descoberta do autor começou ao ter assistido ao filme de sua trajetória e, aqui, com ?Cartas do Papai Noel?, renovo a vontade de terminar a trilogia. Nessa obra, que é um compilado de cartas que ele enviava aos filhos, passando-se pelo bom velhinho, a gente não só descobre o lado criativo de Tolkien, que proporcionou tamanha imersão dos filhos em seu mundo mágico, como também o lado indivíduo tomado pela Segunda Guerra Mundial, quando, em 1939, passa a relatar o sofrimento por viver em meio à guerra. Além disso, ao mesmo tempo em que é bonito ver o envolvimento dos filhos nas suas histórias, é também triste entender o crescimento destes, que os faz deixar de enviar cartas ao Papai Noel. No fim, a leitura, ideal para uma época natalina (não é bem o meu caso), traz de volta a magia de uma vida com literatura.