A autobiografia da minha mãe Jamaica Kincaid

Resenhas -

vvics 19/04/2024

Forte.
Que difícil foi tentar me colocar no lugar da Xuela. Ao mesmo tempo que eu entendia coisas sobre mim que nem sabia. Esse livro trata de questões profundas com muita maestria.

Janaina.Aggens 24/03/2024

Difícil resenhar...
Foi uma leitura arrastada pra mim. Em alguns momentos fluía bem, em outras sentia vontade de pular alguns parágrafos. Tem reflexões ótimas, mas por vezes para mim se tornou repetitivo.
Fico pensando que tem algo que não entendi. Até porque não consegui relacionar o título com o conteúdo.

Sylvia 16/03/2024

Achei bom, achei triste, achei arrastado, achei curto.

Gostei.

Ozzy 12/01/2024

Trauma Generacional
"Esse é o relato de uma pessoa que nunca teve a permissão para ser e um relato da pessoa que nunca permiti me tornar."

Jamaica Kincaid é uma mestre das palavras, nesse livro, através de uma escrita poética, cheia de ritmo, cores, cheiros e sabores ela nos traz um relato triste. Uma representação do sofrimento da mulher negra caribenha. Suas dores, suas alegrias, suas paixões e desilusões, sobre traumas que estendem suas sombras por gerações e gerações.
Esse é um livro sobre a busca pela auto suficiência que as pessoas marginalizadas tanto procuram, e como mesmo depois de alcançada, essa auto suficiência tem um gosto agridoce que te lembra tudo aquilo que você poderia ter sido mas foi impedido de ser.

"O romance é o refúgio dos derrotados; os derrotados precisam de canções para se apaziguarem, precisam de uma melodia doce para se apaziguarem, pois eles inteiros são uma fenda; precisam de uma cama macia onde dormir, pois quando estão acordados é um pesadelo, o sonho da noite é sua realidade."

Luiza.Kaiser 05/11/2023

A autobiografia da minha mãe - Jamaica Kincaid
Aí gente esse livro, embora curto, foi bem arrastado para mim?

A livro traz temáticas como abandono, morte, desigualdade, ódio, machismo?

A personagem é Xuela, alheia de sentimentos desde seu nascimento. Sua mãe faleceu neste dia e desde então ela não sabe o que é se sentir amada de verdade, uma falta que nunca seria preenchida.

Xuela vive um dia após o outro, sobrevivendo como pode.

Sei lá gente, não sei dizer muito

Entre1 18/10/2023

A autobiografia da minha mãe
O presente é sempre perfeito. Não interessa o quanto fui feliz no passado, não tenho saudade dele. O presente é sempre o momento pelo qual vivo. Pelo futuro nunca anseio, venha ele ou não; um dia não virá. Mas ele não se avulta à minha frente, nunca vivo na expectativa. O futuro não é como o espaço negro acima do céu, com uma faísca intermitente de luz; parece mais um cômodo sem teto ou chão ou paredes, é o presente que lhe dá formato, é o presente que o circunda. O passado é um cômodo cheio de bagagem e lixo e às vezes coisas que têm utilidade, mas se têm utilidade de fato eu as guardei.

Manu 27/09/2023

A autobiografia da minha mãe
Gostei, o livro é interessante para se pensar naa temáticas e críticas pelas entrelinhas, quando não completamente explícitas.

Nana 11/05/2023

Livro nr 06 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Antígua e Barbuda"

Que Livro!!!!
Eu não conhecia essa escritora e fiquei encantada com a sua habilidade com as palavras. Não sou muito fã de escrita poética, mas nesse caso tive que me render a forma dela escrever, cheia de sentimentos, com muita profundidade sem ser cansativo. Não é aquele poético que descreve a cor do céu, das pedras, das paredes etc.
Não sei explicar, mas consegui sentir o que ela quis passar com todo aquele sofrimento da personagem Xuela, uma questão de empatia.

O livro é denso, triste, pesado e apesar de poucas páginas é uma leitura profunda e demorada, não flui facilmente
Relata temas como o abandono, a raiva, a morte, a inveja.
Valeu muito a leitura!
Livia Barini 11/05/2023minha estante
Esse livro é muito famoso lá fora

Nana 11/05/2023minha estante
Não sabia Livia, vou procurar outros livros dela, escreve muito bem!

Aline 01/05/2023

Literatura decolonial
Tô colocando as leituras em dia e acabei de terminar esse livro.

Era o livro do mês do Leia Mulheres Campinas e decidi ler. No começo, gostei muito da história, sobretudo da maneira como a narrativa é escrita: num fluxo de pensamento intenso que parece nos colocar dentro da cabeça da narradora protagonista.

No entanto, conforme a leitura avançava, essa escrita me cansou um pouco e parecei ter se tornado um tanto quanto lenta. Sabe quando você passa um tempão lendo o livro e sente que a leitura não avança, conseguiu ler poucas páginas?

Mas é um livro interessante sim, de uma história que se ambienta na América Central e aborda temas como miscigenação, colonização, racismo e machismo - além de desigualdade social.

Quem gosta de romances que seguem uma estrutura mais padrão, talvez não goste deste aqui. Mas pra quem gosta de conhecer novas escritoras e abrir o olhar para literaturas decoloniais, é uma boa escolha sim.

Luana 24/10/2022

Gostei bastante. O mais incrível é que você não consegue se identificar com a protagonista, pois ela é isenta de sentimentos. A vida a ensinou a não sentir. É cruel. Difícil de ler e de "tragar". Foi uma experiência fantástica para mim e o meu primeiro contato com a autora. Com certeza lerei outros livros dela.

Lú Ribeiro 11/09/2022

O que faz o mundo girar?
"Um tapa na cara!"
Livro altamente reflexivo, traz questões como colonialismo, submissão das raças, maternidade, dores e alegrias da vida, humanidade, etc.
Um livro forte e realista.

Eduardo 24/08/2022

Um livro pesado, realista e perturbador. Como a vida de uma mulher pode ser tão subjugada e reduzida a procriar, a ser objetificada.

Um turbilhão de emoções, de força e resiliência.