A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

Lopes74 23/04/2024

Sigo envolvida com essa história
É realmente impressionante como um quadrinho continua sendo capaz de transmitir tanta profundidade em uma história tão triste e complexa, acompanhar o Hakim tentando fugir do caos de uma guerra civil está sendo uma experiência marcante e envolvente.

Bia Amaral 14/03/2024

Completamente envolvida
Quem não chorar nesse segundo volume tem uma força que eu não tenho porque eu estava aos prantos. Como pode um quadrinho de 3 cores transmitir tantos sentimentos? Emocionante, cativante e uma jornada também para o leitor.

Lia 03/02/2024

Da Turquia à Grécia
Nesse volume dois, ficamos sabendo sobre a parte da viagem de Hakin saindo da Turquia e chegando a Grécia com direito a uma travessia marítima.

Wagner47 18/12/2023

A falta de compaixão por um bote
Hakim continua passando por problemas, principalmente financeiros, mas surge uma esperança: sua esposa consegue se estabelecer na França, então ele e seu filho poderão se juntar a ela em breve.
Porém não demora pra perceber que a falta de dinheiro é a menor de suas preocupações.

Consciente de que esperaria alguns meses para que os trâmites legais fossem resolvidos, Hakim foi sobrevivendo da forma que pôde, seja juntando o que dava por dia ou sendo derrotado por uma notícia que o perturbaria por muito tempo: seu reencontro está muito longe de acontecer.

Não vendo outra saída, decide atravessar o Mediterrâneo. Saindo de casa com o básico, arriscará não somente sua vida, como também a de seu filho para que a família possa se reunir novamente.

O grande trunfo desse volume é ser aflitivo. A gente sabe que no final deu tudo certo, já que a história é contada por Hakim ao autor, mas mesmo assim não deixa de se preocupar.

E não bastasse apenas a travessia, mas o antes e o depois dela também são incrivelmente fortes, seja pela perda ou por não fazer ideia de como seguir.

Gabriela.Steindorf 01/11/2023

Me arrancou lágrimas
Nessa continuação da história de Hakim acompanhamos a trajetória extremamente perigosa de Hakim da Turquia (passando por duas cidades) pra Grécia. Os famosos botes aparecem e foi muito aflitivo ler e ver essa passagem. Mas por outro lado, nesse volume Hakim também constitui família, um pequeno alívio e fulgor de esperança na sua vida.

Bruno.Rafael 25/09/2023

Decisões difíceis no meio da odisseia
A segunda parte da trilogia é bem mais dura, embora, como o próprio Fabien diz para Hakim: não que o que você já passou não tenha sido fácil. Pois é, nesse volume Hakim passa por muitas dificuldades, mas agora ao lado do seu filho, o que torna os desafios maiores do que antes. Não é só sua vida agora que corre riscos, é a do seu filho também. O que tinha de humor no volume 1 foi trocado por angústias e aflições. E de pensar que tudo é baseado em fatos reais. A mensagem de empatia para com os refugiados fica cada vez mais fortalecida ao longo das páginas. Os sentimentos de aflição e preocupação com Hakim e sua família só vai aumentando com o decorrer da história e só não é pior para quem lê, porque sabemos que Hakim sobreviveu a todos os problemas e é ele quem está contando a sua história para Fabien. Mas só para quem não leu ainda, isso não é spoiler, é fato desde o início do volume 1. Se no final do volume 1 ficamos com uma perspectiva de alguma melhoria na vida deles, no fim desse é o contrário, muitas atribulações ainda estão por vir. Mas força de vontade e coragem para superar desafios é que não faltam a Hakim.

Ana Tambara 18/08/2023

Devastador
Se o primeiro volume não tinha me afetado TANTO esse então... Me destruiu. Uma parte específica do livro mostra com muito detalhe, quase tudo o que Hakim teve que passar para conseguir chegar na Grécia. É uma realidade que muito foi colocada na mídia. Muitas vezes não temos nem noção desse sofrimento do deslocamento. Leiam!

03/08/2023

A Odisséia de Hakim
Fiquei absolutamente imersa na HQ. É uma espécie de livro que tem meu coração e esse, em especial, é perfeito em toda a sua sensibilidade, verdade, humanidade.
O livro nos permite conhecer um pequeno recorte de como é a vida e as circunstâncias, que podem acontecer a qualquer um, que levam alguém a ser um refugiado.
Fiquei com um questionamento que não consegui encontrar resposta: Hakim recebeu alguma parte dos ganhos com os livros? Afinal, é sua história.
Ana Tambara 18/08/2023minha estante
Pensei nisso também! Espero que ele tenha ganho parte dos direitos.

Emilly473 08/07/2023

A história continua interessante, ver como o Hakin foi corajoso para fazer essa jornada é incrível.
No entanto, achei que esse volume ficou muito focado em uma parte da história e deixou de lado outras partes que também são importantes.

_lendogibi 18/04/2023

ESPETACULAR!
Comovente, emocionante e angustiante...
Isso é uma obra prima dos quadrinhos, nem tem muito dizer, apenas leiam.

Maria13245 07/04/2023

Da Turquia à Grécia
Minha nossa, que história!!!
Tudo que não me emocionei no primeiro, me emocionei nesse. Que difícil é acompanhar essa história principalmente sabendo que é um relato real e que coisas semelhantes ou piores continuam acontecendo.
Uma leitura essencial para todos!

angel lita 31/01/2023

uma realidade cruel de alguém que não teve outra alternativa a não ser tentar sobreviver. é chocante e piora quando lembramos que tudo é real.

Rodrigo 27/01/2023

Da Turquia à Grécia
Na fase adulta, nunca dei muito valor a quadrinhos, mas, recentemente, fui surpreendido por um escritor-desenhista que, imagino, deve ser um dos grandes nessa arte. Fabien Toulmé, autor francês da saga "a Odisséia de Hakim", nos brinda com uma história baseada em fatos reais e contada em 3 volumes, sobre a vida de Hakim, um jovem cidadão sírio que, por causa da guerra em seu país, é obrigado a abandonar tudo e fugir sozinho para os países vizinhos em busca de trabalho e melhores condições de vida; entre um país e outro, se apaixona e se casa, forma uma família e passa a arriscar a vida para colocar comida na mesa e vencer o preconceito das sociedades por onde passa.

Toda a saga é incrível, e os desenhos cativam pela simplicidade com que transmitem sensações variadas, boas e más, e todas intensas. E nesse 2o volume, há momentos realmente tensos, não há como não sentir um frio na espinha. Eu ainda tenho o vol 3 pela frente, mas já virei fã do autor que, vejam só, já morou no Brasil e é casado com uma brasileira, e isso deve explicar um pouco sobre a minha conexão com a obra. Mais um livro sobre guerra, dessa vez pelo olhar do refugiado, num início de ano cheio de leituras arrebatadoras.
Priscilla Teles 22/02/2023minha estante
muitooooooo bom esse

Gusta . 23/01/2023

Meu ódio só aumenta.
O mais do mesmo, Hakim ainda contando seu trajeto, um pouco diferenciado agora depois de tanta tragédia...

Eu só fiquei pensando no filho dele... esse trauma, pelo menos, ele não vai lembrar...

Foi muito bom, cruel e triste, porém foi legalzinho.

A sociedade não tem jeito mesmo?
No momento, só podemos nos lamentar por essa realidade...