Memento

Memento Amie Kaufman...

Resenhas - Memento

Liliane32 18/03/2023

Novela Curta
Esta novela se passa dentro do Alexander dias antes do ataque que destruiu parte do AIDAN. Tem um pequeno romance entre dois oficiais e o AIDAN interferindo para "salvar" vidas....
Achei interessante o "problema do vagão do trem" ou dilema de decisão, mais ou menos assim: se um vagão esta descarrilhado, mas tem um cruzamento na ferrovia: se ele seguir para a direita ele tem a possiblidade de matar 5 pessoas, se ele for para a esquerda ele mata somente uma. É moralmente aceitável matar uma e não 5? e se esta 1 for alguém que vc conhece e ama? É aceitável matar 5 pessoas?
No final, quem já leu os demais livros da série sabe o que o AIDAN fez, aqui só mostra o começo...

Gabriela 26/01/2022

Why they made it so short? I wanted more.
It's more like 3.5 stars, but I'm an Illuminae Files fan, so I gave it 4 stars instead. hehe
I liked this one as we get to know a bit more about Aidan and why he started doing the things he did through the series. Pity, it was so short.
I must say, Aidan is my favourite character in this series, I'm not gonna lie... Is that weird? I hope not.

Matheus 16/10/2021

Origem de AIDAN
Esta novella de Illuminae Files é um prequel à história dos livros, passada pouco tempo antes do início do primeiro livro. Nele vemos o início da corrupção da IA AIDAN, e como ele foi de um ajudante virtual útil a um assassino. Chega a ser um pouco assustador ver como IA poderiam facilmente chegar às mesmas conclusões que ele chegou e acabar justificando as mesmas atrocidades.

Bookarina 06/05/2021

Curto
Foi uma ótima novela, perfeito para ter aquele gostinho do universo Illuminae Files de novo e conhecer mais do Aidan. Tirei uma estrela e meia porque foi MUITO curto, não deu pra aproveitar direito ):

site: https://www.youtube.com/channel/UChOslcVPGVzn3w-ZltiSQ-Q

nayanebrito 29/04/2021

Como superar AIDAN?
"Memento" é o prequel da trilogia "The Illuminae Files" que vai abordar a história de AIDAN, mostrando a trajetória dele, de forma resumida, até se tornar a inteligência artificial de Illuminae. Li recentemente após terminar a série, e aconselho a fazer isso depois de ter lido também, porque existem alguns pequenos detalhes que estão presentes na trilogia.

Aqui vamos acompanhar o que aconteceu antes do ataque ao Kerenza IV. A vida a bordo da nave Alexander antes dos acontecimentos de The Illuminae Files. Eu adorei ver alguns personagens que estão presentes nos livros principais, apesar de que eles não tenham grande presença, mas ainda gosto bastante deles.

Terminei com a vontade de reler tudo, principalmente o primeiro livro que é o meu preferido de trilogia. Enfim, AIDAN tudo pra mim.

bluesargent 26/04/2021

Obra prima em forma de conto!
Simplesmente amei esse conto! Até introduzindo rapidamente uma nova narrativa a Amie e o Jay acertam, eu fico pasma com isso!

A história tem um ritmo muito bom, introduz outra personagem muito bem construída, trás vários nomes conhecidos de volta e nos dá uma luz sobre quais foram os motivos do colapso do AIDAN, uma coisa que eu tinha muita curiosidade desde a leitura da trilogia!

Leitura obrigatória pra quem terminou a trilogia, e assim como eu, não vai conseguir superar tão cedo esse universo e esses personagens!

Yasmin675 15/01/2021

Muito bom.
Acho que falo por todos os leitores de Illuminae Files quando digo que a backstory de AIDAN era uma grande interrogação durante os livros da trilogia, e então Amie Kaufman e Jay Kristoff resolveram finalmente revelar o que realmente aconteceu com a AI e a levou aos caminhos mostrados nos livros.

Em Memento somos apresentados a um AIDAN cuja consciência de si ainda não existe e acompanhamos seu processo de evolução através dos arquivos. Somos apresentados a Olivia, a cientista responsável pela sua evolução, e acompanhamos a rotina dela na Alexander. Sua relação com AIDAN é... interessante, muitas vezes um pouco creepy, bem similar ao que encontramos entre Kady e AIDAN após os acontecimentos de Illuminae.

Pessoalmente, gostei muito dessa novella. Amie e Jay conseguiram explicar tudo e dar um norte bastante coerente sobre tudo o que aconteceu e como isso levou AIDAN a agir do modo que agiu. Também nos mostraram como a Alexander acabou chegando em Kerenza e suas reações sobre a descoberta dos planos da BeiTech. Os personagens novos são interessantes, são bem estabelecidos e conseguem manter relações legais uns com os outros, o que é muito bom, considerando que tem poucas páginas.

Minha única reclamação é o formato. Li os três livros da trilogia em exemplares físicos e o ebook de Memento realmente me atrapalhou, acho que não somente por conta do esquema de cores na hora de descrever o pov de AIDAN, mas também por quebrar um pouco com o formato que eu estava acostumada a ler os livros da série. No mais, é uma ótima leitura.

Cih @cinthyan.leu 27/11/2020

Emoticon da cabeça explodindo!

Mister Kristoff e Miss Kaufman,oh sweet holly jesus...
Durante a leitura da trilogia eu já achava fascinante o pensamento lógico acima de tudo do AIDAN a melhor parte,mas ver como foi desenvolvido o "gatilho" do plot foi *emoticon da cabeça explodindo*,nunca vi nada igual.

A escrita desse dois é rasteira atrás de rasteira,rs... e no fim blown our minds!

Heloisa Galindo 10/11/2020

Era a peça que faltava para que ficasse mais perfeito
Um prequel da trilogia maravilhosa The Illuminae Files, Memento conta a história de antes do ataque em Kerenza e antes da nave Alexander resgatar os sobreviventes do planeta. O que levou AIDAN a fazer tudo o que ele fez o primeiro livro da trilogia.Eu adoro a trilogia toda em si e, quando os autores anunciaram esse livro eu fiquei igual a uma louca procurando em todos os sites possiveis para comprar, só para descobrir que esse livro foi exclusivo de alguma caixa misteriosa gringa ou algo assim.Quando me falaram que tinha ebook eu comprei sem nem pensar duas vezes e eu amei cada segundinho dessa história curta.Gosto muito do AIDAN, mesmo ele sendo como é, e ver como ele se tornou o que ele é nos livros, o que levou ele a fazer tudo o que ele fez, foi muito legal.Amo Illuminae, e saber onde tudo começou foi maravilhoso. Memento foi o livro que faltava para que a trilogia ficasse ainda mais perfeita.

Thayná 30/10/2020

Um gostinho a mais sobre o AIDAN
O livro entrega, principalmente, um entendimento maior sobre o que aconteceu ao AIDAN e como ele era antes e momentos depois do ataque ao Kerenza IV. Além disso, é muito gostoso ver personagens recorrentes em Illuminae, aparecendo aqui, mesmo que seja por uma única frase.

Memento não causa o mesmo efeito que os outros livros de The Illuminae Files causam, talvez até pela diferença na quantidade de páginas, já que esse é minúsculo, mas cumpre o seu papel em explicar um pouco mais sobre o AIDAN.

Dica: é bacana de se ler após a leitura de Illuminae, já que Memento se passa pouquíssimo tempo antes de Illuminae.

Sarah | @only_a_snowflake 21/10/2020

It begins | Booktalk sem spoilers
Memento é a prequel de Illuminae, se passando alguns meses antes dos eventos em Kerenza. Conhecemos Olivia, neuroprogramadora que passa a trabalhar na Inteligência Artificial da nave Alexander, AIDAN, juntamente com uma equipe.

O propósito da equipe é estudar e aprimorar o entendimento do AIDAN sobre ações humanas, o que leva o ser humano a cometer certas ações e como a moral e juízo de valor são subjetivos. As interações do AIDAN com a Olívia, num primeiro momento chegam a ser cômicas, mas à medida que ele vai se tornando mais incisivo nos seus questionamentos, a situação vai mudando e Olivia acaba ficando em uma situação complicada, pois imaginem o quão difícil tentar explicar para uma máquina algo que nem nós humanos conseguimos entender direito.

Os fatos ocorridos em Memento iriam impactar diretamente com os acontecimentos em Illuminae e Obsídio. Infelizmente, para minha decepção, não foi falado sobre o "nascimento" do AIDAN, já que eu tinha grandes expectativas em saber quem foi o cientista por trás de tão grandiosa invenção. Mesmo assim, a leitura não decepciona, mas senti falta de algo, não sei bem o quê.

"To acknowledge life's complexity, one must acknowledge the subjectivity of moralty, and know that all manner of atrocity might be justifiable if done for the greater good". (p.55)

BGM: Neptune (Sleeping at Last)
//Thread by thread I come apart
If brokenness is a work of art
Surely this must be my masterpiece//