Contos Góticos Russos

Contos Góticos Russos Fiódor Dostoiévski...

Resenhas - Contos Góticos Russos

1 | 2 | 3 | 4

Carol Grayshadow 27/05/2023

Ótima experiência
Uma ótima leitura e introdução a alguns escritores russos clássicos.
Ao decorrer dos contos vamos conhecendo a forma de escrita e ideias advindas de cada época e como a criatividade surge em seus contos góticos.

Ótima sugestão para quem quer ler literatura russa, mas tem receio de ter dificuldades com esses clássicos. Por meio de uma leitura mais curta (contos), pode-se compreender o desenrolar de cada história e praticar a criticidade com relação ao comportamento humano, como também muitas vezes ao sobrenatural.
Será tudo fruto de nossa imaginação? Ou nossos maiores desejos obscuros? Ou ainda uma loucura tão profunda que nos confundimos com nós mesmo?
Até onde chega a moral do ser humano, que no além túmulo, ainda quer ter seus ideais torpes defendidos?
Todos esses tópicos são relatados por esses gigantes da Literatura Russa Clássica.

*Avaliações CONTOS RUSSOS*

4,5?

*6.O Monge Negro, Anton Tchêkhov*

5?

MykaaMoon 26/05/2023

Entre esse e a outra edição desse eu prefiro o outro. Apesar de amar literatura gótica, eu identifiquei mais aspectos dela no outro livro do que nesse. Teve uns 2 contos que não gostei. Os outros que gostei são de autores que eu já conhecia e tinha lido algum conto deles. Pretendo ler dos outros que eu não conhecia.

cabeca falante 26/03/2023

Legalzinho
Dos 6 contos 2 foram chatos demais: "O encontro trezentos anos depois" e "Os Fantasmas" (os dois do Tolstói) foram extremamente arrastados e com muitas descrições que cansavam.
Mas de resto, adorei a escrita do Dostoiévski, que já serve de incentivo pra começar a ler os livros, gostei do Tchêkhov também e o conto do Gogol eu já conhecia. No fim foi legal ler esses contos só pra conhecer mesmo a escrita dos autores.
(O Monge Negro do Tchêkhov foi o melhor)

LAvia 25/03/2023

Contos principalmente pra vc conhecer um pouco da escrita de cada autor russo mas não recomendo particularmente pra quem nunca leu nenhum autor russo, mas os contos são medianos sendo o do Gogol e do Dostoiévski os melhores

GANGMEMBERNIGHT_ 23/03/2023

Medo
Não aprendi muitas coisas com este livro, mas fiz a leitura como se eu estivesse vendo de perto as lendas, podemos notar a criatividade do ser humano ao desenvolver os contos e a nossa capacidade de sentir medo, mesmo sabendo que é uma ficção.

aliciasmdt 02/03/2023

Criaturas sobrenaturais e humor mórbido
Ótima seleção de contos feita pela Martin Claret, a literatura russa é sempre uma experiência boa, ainda mais quando é gótica. Aqui vai uma pequena impressão sobre cada conto:

O Retrato: O livro se inicia com esse conto muito bem feito, separado em duas partes que parecem bem planejadas pois se alinham. O ambiente artístico e desesperador é intrigante.

A Família do Vurdalak: Meu conto favorito, fala de vampiros e de amor, tenso e instigante.

O Encontro Trezentos Anos Depois: Bem mediano, apesar de ser o mesmo escritor do anterior sinto que faltou algo na narrativa.

Os Fantasmas: Acho que foi o comto que eu menos gostei, apesar da ambientação ser legal não consegui me conectar com a história e a leitura se tornou cansativa.

Bobok: Os mortos conversando em suas tumbas é um elemento muito engraçado, apesar de eu não ter entendido muita coisa.

O Monge Negro: Um conto muito interessante que traz reflexões sobre o quanto ser "louco" faz a realidade se tornar menos massante. Engraçadinho e coringado.

Paulie 01/03/2023

A literatura russa é sempre bastante melancólica e sombria, mas muito agradável de ler. O primeiro conto "o retrato" é, de longe, o melhor da coletânea!

ellen170 07/02/2023

aquela coisa
acho que o ponto desse livro é conhecer um pouco mais dos autores, mas nem isso consegui muito para ser sincera hhaha. mas os contos são rápidos e os dois últimos valem a pena.

Quel Bastos 28/01/2023

É SIM uma ótima introdução a literatura russa.
Eu já conhecia e amava Dostoievski, passei a querer ler muito mais de Tolstói, perdi o medo de que Gogol fosse chato e com certeza lerei mais de todos os autores do livro. Eu li com calma, quase que um conto por dia, valeu a pena. Foi uma experiência super gostosa. Gostei de todos os contos, uns mais que outros, mas todos são bons. Livros de contos são ótimos para ressacas literárias e para leitores ansiosos, pois com eles temos desfechos rápidos. Recomendo a leitura a todos.

Fernanda Souza 13/01/2023

Entendi foi nada
Meu deus o que que rolou aqui? acho que peguei a ideia das histórias mas era tanta palavra em russo que fiquei toda errada tentando entender a história. Provavelmente o desagrado foi necessário, por ler somente livros ocidentais. Acredito que mesmo não amando essa leitura foi importante pra mim.

Luiz.Goulart 24/11/2022

Na estepe com o vampiro
Volume com seis contos: O primeiro é O Retrato, de Nikolai Gógol, sobre um pintor pobre que recorre a forças demoníacas para melhorar de vida. Eu já havia lido este conto num volume individual há alguns anos e é considerado um conto de terror em seu estado puro. O segundo e o terceiro contos são: A Família do Vurdalak e O Encontro 300 Anos Depois, ambos de Alexei Tolstói. O primeiro é trata da figura lendária do upyr russo, conto considerado entre os melhores do gênero vampiresco e foi adaptado para o cinema em 1963, com Bóris Karloff no papel do velho patriarca que vampiriza toda a família. O conto seguinte é sobre um cavaleiro e uma dama que tentam rechaçar, com uma cruz milagrosa, seus pesadelos mostrando um panorama histórico e folclórico da antiga Europa. O quarto conto do livro é Os Fantasmas, de Ivan Turguênev, que narra as viagens de um fazendeiro ávido por emoções com todas as características de um conto de suspense. O quinto conto é Bobok, de Fiódor Dostoiévski, que satiriza os temas góticos e provoca com seu humor, risadas e calafrios. O sexto e último conto é O Monge Negro, de Anton Tchêkhov, ambientado no interior da Rússia onde um professor contracena com um ente sobrenatural. Esses seis contos oferecem uma visão ampla da literatura gótica russa, mas há muito mais a ser explorada em outros livros sobre o tema.

site: http://chacais-sempre-espreitam.blogspot.com/

Mariana.Elisa 01/10/2022

Contos, Góticos e Russos
Eu preciso confessar que esse foi um livro que eu parei e voltei várias vezes e posso atribuir isso a muitos fatores presentes no próprio título, como:
? era uma coletânea de ?contos?, então tiveram histórias que me envolveram mais e outras nem tanto;
? outro ponto é o fato de todos autores serem ?russos? de séculos passados, então não só era gasto um tempo para absorver a linguagem robusta como para compreender elementos culturais próprios do país e da época (nisso a edição ajudou muito por ter várias referências);
? por último, eu posso ter sido muito ingênua, mas o fato de ser no estilo ?gótico? realmente está relacionado ao terror e sombrio, isso fez com que muitos elementos fossem subjetivos o que exigiu um grande trabalho de imaginação (oq convenhamos é até algo bem bom de trabalhar)

Como são muitos contos e eu tô com preguiçinha vou deixar aqui que todos me agregaram em algo, mas os meus favoritos foram o da Família do Vurdalak de Alexei Tolstói (me deu muito medo e eu tive a mesma sensação de ver um filme de terror), Bobok de Dostoiévski (muito irônico e divertido, meio que caçoando desse negócio de assombração) e o Monge Negro de Tchêkhov (esse me trouxe muitas reflexões sobre o que é felicidade, inteligência, loucura, etc).

Por fim, eu recomendo esse livro pra quem quer sair da caixinha inglesa/estadunidense de literatura. Acho legal ler autores clássicos porque a nossa bagagem cultural se expande demaiis e a gente consegue entender o motivo desses caras serem tão famosos e referência até hoje. Além de ser meio chique dizer que já li Dostoievski hihihi
lolo :) 02/10/2022minha estante
tenho a maior vontade de ler literatura de outros lugares tbm, ta na minha lista, um dia eu leio kkk

Bianca 05/09/2022

Uma coletânea de contos góticos de grandes nomes da literatura russa que vale muito a pena ser lida. Admito que comprei mais pela capa, mas não me arrependo, a edição é maravilhosa (gosto muito da diagramação da Martin Claret) e a seleção das obras foi muito boa, seguindo essa temática mais sombria.

Acho um pouco complicado avaliar livros com obras variadas, algumas agradam mais que outras, como foi o caso. Mas ainda é uma leitura muito válida e recomendadíssima.

O retrato [Nikolai Gógol] - 4/5

5. Bobok: 4/5
6. O Monge Negro: 4/5

Luisa Amélia 28/07/2022

Bom livro
O livro conta com 6 contos góticos dos renomados autores Gógol, Tolstói, Turguênev, Dostoiévski e Tchêkhov. Decidi dar 3,5 estrelas pois nem todos os contos conseguem desenvolver um bom suspense. Para a minha surpresa, os contos do Tolstói foram de longe os mais fracos, juntamente com o conto do Tchêkhov. Em contrapartida, os contos do Gógol, Turguênev e Dostoiévski foram os melhores.

Em relação a edição, ela é linda e a Martin Claret mais uma vez fez um trabalho impecável de tradução.

Recomendo o livro a todos que gostam da cultura russa e seus escritores e desejam ler histórias de suspense/terror.

1 | 2 | 3 | 4