Contos Góticos Russos

Contos Góticos Russos Fiódor Dostoiévski...

Resenhas - Contos Góticos Russos

1 | 2 | 3 | 4

@acumuladoradelivros 05/04/2024

A cada coisa que eu leio de escritores russos mais tenho vontade de continuar. Contos góticos já são algo que gosto muito e os russos fazem isso muito bem.

Catarina181 12/02/2024

Bom para os livros de antigamente
Os autores de cada história descrevem cada detalhe sendo que descrevem até como a maçaneta gira! realmente os contos são tenebrosos mas acaba sendo muito tedioso

BJekyll0 20/01/2024

O problema é a tradução.
O livro é extremamente chamativo com sua capa holográfica. Para quem gosta de contos e literatura russa, esse é um dos livros. Contudo, novamente, a tradução da Martin claret deixa a desejar. E digo isso porque alguns dos contos já foram traduzidos por outros tradutores e por editoras com o melhor corpo de tradurores.
Mas vamos ao livro.
Ele conta com 6 contos.
O meu favorito é "O monge negro" do Tchêkhov - poderia fazer uma resenha só sobre ele-mas sem spoiler.
Os demais contos são: "O retrato" - Gógol, " A família Vurdalak" - Tolstoi (já imaginou Tolstoi escrevendo sobre vampiros?! Tem aqui... " O encontro de Trezentos anos depois" - Tolstoi (tem correlação com o primeiro conto; "Os fantasmas" - Turguênev; "Bobok" - Dostoievski e por fim "O monge negro" do Tchêkhov.

Helena 17/01/2024

Hmm
Difícil apontar o que eu acho que não me envolveu tanto nas histórias... Acho que simplesmente não sou fã de ler contos.
Mas, qual a diferença, afinal, entre um conto e um romance (além do número de páginas)? Sei la

Vania 11/01/2024

Sou suspeita pra falar sobre literatura russa pois gosto muito. Aqui temos uma ótima coletânea muito bem feita de obras com uma pegada mais horror/sobrenatural. É uma ótima opção pra quem ainda não está familiarizado com literatura russa mas tem curiosidade pois é um aperitivo de alguns autores bem importantes pra literatura russa. A linguagem pode ser a maior barreira, mas as histórias conseguem prender mesmo assim, além de serem recheadas com várias passagens profundas e reflexivas.

Lilie 29/12/2023

É bem interessante como cada autor escolheu elementos sobrenaturais para fazer comentários sobre um sociedade tão "natural".

Nath @biscoito.esperto 20/12/2023

"A glória não pode ser deleitosa para quem a tiver furtado, sem merecê-la; só faz palpitar incessantemente a quem for digno dela".
Como todo mundo sabe, em outubro só é permitido ler obras de terror, suspense, livros góticos, macabros, etc. Por isso li "Contos Góticos Russos", uma coletânea de seis histórias que refletem todas as categorias da literatura gótica.

👨‍🎨 O Retrato, de Nikolai Gogól, é um conto de terror que segue a história do jovem pintor Tchartkov, que um dia compra um misterioso quadro que lhe faz questionar os limites de seu talento para a arte.

🩸 A família do Vurdalak, de Alexei Tolstói, é uma narrativa gótica de fundo histórico. Na minha opinião, é o conto mais bizarro do livro. Um diplomata francês passa um tempo numa pequena vila na Sérvia, onde se depara com uma lenda sobre vampiros eslavos. É meu conto favorito do livro.

🏰 O encontro trezentos anos depois, também de Alexei Tolstói, é uma interessante narrativa histórica sobre uma duquesa que presencia uma cena fantasmagórica num velho castelo da França.

👻 Os fantasmas, de Ivan Turguênev, é uma narrativa de suspense sobre um rapaz que é levado a uma estranha viagem espectral e metafórica.

Eu já havia lido os contos "Bobók" e "O monge negro" em outras edições, mas vou falar deles aqui brevemente:

💀 Bobók, de Fiódor Dostoiévski, é uma paródia de conto gótico. O personagem principal se embebeda e desmaia no cemitério. Quando acorda no meio da noite, percebe que os mortos estão batendo um papo. É uma história incrível.

🌳 O monge negro, de Anton Tchekhov, é uma novela de suspense sobre um intelectual esgotado que vai passar uns dias na casa de campo de um antigo professor. Lá ele presencia visões estranhas que o farão questionar sua realidade.

site: www.nathlambert.blogspot.com

tici 31/10/2023

Finalizado dia 30/10
Gostei muito dos contos, teve dois específicos que não entendi o porquê foram inseridos, são de autores russos; mas não necessariamente góticos, de qualquer forma, achei todos agradáveis de ler. Gostei muito dos: "O retrato", "O encontro trezentos anos depois" e "Bobok".
Isadora.Goncalves 09/11/2023minha estante
Ei tudo bem, a leitura é algo fluida ou é uma escrita densa e culta ?

tici 11/11/2023minha estante
Super fluida, só um conto que é mais denso

Rakell 01/10/2023

Eu piro num gótico
Primeiro contato com literatura russa e leio essa obra prima. Feliz demais por ler esses contos. Cada um melhor que o outro, mas confesso ter o meu favorito sim. Os fantasmas, de Turguênev. Um belo conto que envolve romance e maldade ao mesmo tempo. Simplesmente encantada. Super indico aos leitores desse gênero.

Giovanna.Catharina 17/09/2023

O conto do retrato ??
Amei muito a coletânea. Claro que teve contos melhores do que outros, mas o meu preferido foi o do retrato, sem dúvidas!

Pih 12/09/2023

Amo literatura russa
Todas as histórias são tão criativas, cada uma delas tem o seu climax e o seu diferencial. O livro todo é de fato muito bom, mas tenho que destacar os três contos que ficaram na minha cabeça: ?O retrato - Nikolai Gógol? que tem seu amplo mistério; ?A família do Vurdalak - Alexei Tolstói? extremamente criativo, nunca tinha visto vampiros sendo usados dessa forma; ?Bobok - Fiódor Dostoiévski? sou suspeita pra falar pois já tive contato com outros livros do Dostoiévski, e tenho que dizer bobok conseguiu me arrepiar, é macabro e interessante. No geral o livro vale muito a pena, foi uma ótima compra.

PedrokaTBHC 08/09/2023

Vô tá sendo sincero aqui que é bem chatinho alguns contos, outros já são bem legais. No fim, é um boa síntese do gótico russo, os contos sao bem escolhidos sim e tal pa pa. Podem pegar pra ler, n recomendo fazer a leitura direta assim, ler todos os contos de um vez, sugiro ir alternando.
A estética gótica me chama mta atenção, esse realismo fantasioso melancólico é lindo po, sem sacanagem. Ainda russo? Pourra aí juntos arroz com feijão tlgd, mas assim, tem que ter cabeça

fe.sofia 26/07/2023

Literatura gótica russa
O livro é muito bom, um pouco difícil de avaliar de forma geral porque são vários contos reunidos e acho que isso varia de leitor para leitor.
No geral eu curti muito, pra quem gosta de literatura gótica + literatura russa é um achado bem legal, meu conto preferido foi "O Retrato" mas também tem outros que me prenderam bastante. Recomendo.

Tainã 24/07/2023

Ótimo leitura para quem procura mais dos russos
Adorei o livro. Para aqueles que querem ler mais um pouco dos russos, eis aqui uma obra repleta de escritos que eu os achei muito bons.
O livro é composto por um prefácio, com uma visão sobre os contos que se colocarão daí em diante, de Oleg Almeida, após isso vem os contos: são 6 ao todo, de 5 autores diferentes (Dostoiévski, Tolstói (x2), Gógol, Turguênev e Tchêknov), cada um com seu estilo de escrita e histórias, e, no final do livro, há notas sobre a vida dos autores.
Os contos em si são muito divertidos de serem lidos, alguns realmente é de ficar tenso ao ler, com as histórias sobre fantasmas, vampiros e etc., uns têm uma certa critica social por trás do conto, variam entre 70 e 20 páginas, os menores, apesar de pequenos, são muito bons de se ler em menos de uma horinha só para distrair da realidade.
Isadora.Goncalves 09/11/2023minha estante
Ei tudo bem, a leitura é algo fluida ou em uma escrita densa e culta ?

Clau Melo 01/06/2023

Literatura russa
Literatura russa. Contos góticos.
Os contos que mais gostei foram Bobók e O retrato.

1.O retrato, Nikolai Gógol 4?
2.A família do Vurdalak, Alexei Tolstói 4?
3. O encontro trezentos anos depois, Alexei Tolstói 4?
4.Os fantasmas, Ivan Turneguênev 3,5?
5.Bobók, Fiódor Dostoiévski 4?
6.O monge negro, Anton Tchekhov 4?

A literatura gótica, igualmente conhecida como a de suspense e terror, teve início na Inglaterra, em meados do século XVIII, e nunca deixou, desde então, de ser valorizada pelos leitores. Os textos que compõem este livro, criados pela imaginação dos grandes autores russos, ilustram as principais vertentes dessa literatura: o conto de terror (O retrato, de Nikolai Gógol), a narrativa de suspense (Os fantasmas, de Ivan Turguênev, O monge negro, de Anton Tchêkhov), o conto de fundo histórico (A família do vurdalak e O encontro trezentos anos depois, de Alexei Tolstói) e a paródia dos escritos góticos (Bobok, de Fiódor Dostoiévski). Interessantes e fáceis de ler, caracterizam-se tanto pela singularidade das histórias narradas quanto por seu estilo denso, enérgico e pitoresco. Não se desapontará quem os conhecer: vislumbrará, em meio a impressões arrepiantes, aquele lado obscuro e enigmático da Rússia que talvez ignore ainda!

1 | 2 | 3 | 4