Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Julya 22/11/2021

Maravilhoso
Eu amei tanto o jeito que a Lorena ambientou o romance, me senti lá de corpo e alma e fiquei com vontade mesmo de passar uma temporada em Jeri
Leitura muito fluida, pra sentar e ler em uma tarde, se perder no tempo. Eu amei demais, leria mil vezes. ??

markelly.lima 30/10/2023

Lindo
Eu amei, nao ao ponto de dar cinco estrelas mas amei.
adoro livro de gente perdida que nao sabe o que ta fazendo da vida e que no final te deixa meia hora olhando para o teto pensando ?o que eu to fazendo da minha vida?. a leitura leve um romancezinho sáfico p dar um sabor ?????? a leitura foi bem gostosa.

Missiele O 23/04/2024

Forte
O início desse livro é muito forte, mostra mulheres aguentam coisa demais, e a personagem principal já estava quase desaparecendo de tanto ceder dela pro serviço, e aguentar homens querendo ser melhores o tempo todo, ver homens tomando ideias das mulheres? Burnout.

A parte de Jeri é encantadora, ela ver o contato dela com as outras mulheres me aqueceu bastante o coração.

Eu achei esse livro belíssimo, gostei bastante da escrita, amei a mensagem que ele quis passar, porém, aconteceu rápido demais, poderia ter explorado mais algumas questões. Sinto que ele foi direto ao ponto, quando poderia haver mais introdução . Mas não tira a beleza e a mensagem que a autora quis passar.

Maíra 05/02/2022

Primeiro eu tive que morrer é uma história de amor, aquele amor que acontece quando o destino sopra areia em nossos olhos para que assim possamos, de uma vez por todas, nos enxergar .

História linda com muitas referências musicais e literárias, ambientada em Jericoacoara (preciso conhecer). Um curto, mas com uma escrita delicada e profunda que nos fazem refletir quanto as estruturas tóxicas, ao conceito de ?estar sozinha?, o segredo da felicidade e quanto vale o sucesso.

Cris 05/02/2022

Perdendo o medo da chuva
Que livro lindo, forte e sensível!
Me identifiquei muito com a personagem e acho que muitas mulheres também vão se identificar.
Eu senti a angústia dela. Suas angústias também eram as minhas em diversos momentos. E digo que ele me fez refletir sobre algumas coisas que ainda estava em dúvida.
Vou guardar pra sempre essa história comigo ?

Ps.: Amei as referências musicais no livro!

Katielly5 13/04/2024

Meus parabéns a Lorena Portela!!! Um livro bem desenvolvido que te faz esquecer que está lendo e eu amo essa sensação, bem fluida e que te faz sentir bem próxima de cada personagem. Uma história necessária para mulheres que querem se reencontrar com si mesmas e enfrentar seus medos e traumas.
Muitos pontos ficaram abertos, mas isso vai da perspectiva de cada leitor, eu amo livros curtos que não ficam presos em detalhes desnecessários e que mesmo sendo pequeno te trás um grande impacto!

cxvmilena 26/03/2024

Esse livro me surpreendeu, sendo bem honesta. não me lembro por qual propósito coloquei na lista - acredito que tenha sido por causa do nome - e me surpreendi com uma leitura fluída e uma história com um segmento totalmente diferente do que eu esperava.
a ambientação me passou uma vibe tranquila diante aos caos dos sentimentos e confusões da vida da protagonista. e a única parte que me chateou foi esse final com pontas soltas de muitos assuntos mal explorados... de resto, uma leitura rápida e conselheira para quem quer se desligar um pouco da correria da vida.

Cris Marques 27/03/2023

Muito bom, muito bom para refletir sobre a vida, sobre o trabalho que nos consome tanto, sobre ser mulher.
Achei que ia terminar a leitura sem gostar muito, mas me surpreendi, chorei muito e me deixou muito pensativa.
A leitura é rápida e fácil, valeu muito a pena.
Só não dei 5 ? porque ficaram alguns pontos de interrogação.

Bia* 03/01/2024

Ainda estou absorvendo esse livro, me identifiquei com vários sentimentos da Glória? o sentir-se sempre insuficiente, incompetente, deixar que os outros ditem o que e o quanto somos? a culpa pelos pequenos momentos de felicidade? a estagnação, o medo? a luta contra esse mal quase invisível.

Luly @projetocabeceira 08/08/2021

Sensível
Aquele livro que tu lês em uma sentada. Nas primeiras páginas, achei que seria uma coisa, mas depois ele acabou se revelando outra, ou melhor ele me deu um BUM na história que eu não esperava e que me deixou muito reflexiva sobre medo, ansiedade, sobre saúde mental e nos colocar como nossos principais projetos. Caiu como uma luva pro meu momento.

Bia 10/08/2021

Perdi meu medo da chuva.
Em "Primeiro eu tive que morrer", Lorena Portela nos guia pelas curvas da vida de uma jovem publicitária doente e cansada, que odeia seu trabalho e que aprendeu a se odiar. Como o título sugere, a protagonista é uma mulher morta por dentro, ou alguma coisa muito perto disso.

Os amigos e a psicóloga, então, a obrigam a tirar umas férias forçadas, a afastar-se do trabalho que tanto a fere e da vida dolorosa que ela leva em Fortaleza. A mulher, então, escolhe como destino a pacata e paradisíaca vila de Jericoacoara.

A personagem principal não tem nome (e só agora o percebo). Ela sou eu, você, Lorena Portela, todas nós ao mesmo tempo. E talvez, por isso, sua história seja tão desconcertante. Acho que preciso de alguns dias, no mínimo, pra absorver tudo o que essa brevíssima história me fez sentir. Acho que, agora, morro e renasço com a narradora da história.

Neste livro, Portela fala sobre amor. Um amor indizível e inexplicável: romântico, próprio, bonito e feio, projetado nas pessoas, nos temperos, nos lugares. Um amor que circunda, transborda e dói. Amor por Glória, Guida, Luana, Sabrina, Ana e Amália. Como Cris Lisbôa coloca tão sabiamente no prefácio, é um amor que sussurra: "vai".

Me faltam palavras para descrever o que achei e o que senti durante a leitura e o que acho e sinto agora. O melhor que posso fazer por você, que agora lê esta resenha emocionalmente frágil, é recomendar que leia e que veja e sinta tudo isso, que eu não sei descrever, por você mesma.

Amanda 21/08/2021

Nossas reações, conexões à alguma produção artística dependem tanto de contexto. O contexto que somos e estamos.
E esse livro invade e me toca. Ser mulher é ser contexto para se relacionar com este livro. Que triste e que bom. Muito sensível e real!

Karen84 26/06/2023

Estranho
O livro tinha uma proposta muito boa, mas a execução foi muito mal feita, o começo foi uma pancada só mais depois misturou suspense??? E acabou sem descobrir absolutamente nada

Gabi Martins 01/04/2024

Achei confuso...
Achei o livro muito confuso. Muita coisa acontece e de alguma forma não dá em nada.
Mas não vou mentir: foi um livro que me prendeu, mas só porque eu queria saber qual era o mistério por trás. É como se alguém tivesse vindo correndo até você falando que viu um lindo diamante numa rocha e você chegasse lá e fosse um caco de vidro. Decepcionante, nada valioso, raso e sem graça.
Nas últimas páginas eu estava: "Eita, só faltam mais duas páginas, ela vai explicar tudo agora?" Ledo engano...

Spoiler (talvez): Eu passei o livro todo achando q ela tinha morrido e a Amália era um ceifador que veio buscar ela kkkkk, mas que tinha permitido ela viver uma felicidade antes de ir embora, mas nadaaaaa, errei feio, errei rude.

Nicolle.Procopio 06/04/2022minha estante
Concordo com tudo que disse! A parte da Amália achei meio forçado e sem sentido?