Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Ana 16/04/2023

Quem é Amália?
Eu engoli esse livro ao mesmo tempo em que pausava a leitura para absorver o que eu precisava e lidar com o que eu podia. Acho que o Burnout é um sofrimento que todos presos na sociedade capitalista baseada em produtividade tem tendência a conhecer. Ver uma mulher lidando com isso e escolhendo a si, mesmo com toda a dificuldade do processo, foi no mínimo lindo. Mas a questão que me incomoda mais do que tudo: POR QUE NINGUÉM TA FALANDO DO MISTICISMO DESSE LIVRO? A lagoa mágica, a Glória ter sido atacada do nada e a personagem principal não se lembrar de nada? Quem é Amália? Por que ela sumiu? Primeiramente, por que ela apareceu? Vim no skoob buscar respostas e não encontrei. Mas é um ótimo livro que com certeza irei reler diversas vezes na vida.
anacarola.s2 27/04/2023minha estante
Também tô procurando respostas pra isso também

anacarola.s2 27/04/2023minha estante
Eu acho que Amália é a própria protagonista

anacarola.s2 27/04/2023minha estante
Não fala o nome dela no livro... ?

Ana 03/05/2023minha estante
Eu não tinha parado pra pensar nisso, faz muito sentidoo

Alexy4 05/05/2023minha estante
MEU DEUS SIIIM PRECISAMOS DE RESPOSTAS na minha visão, fica 3 coisas: Amalia é a própria protagonista e ela tenha TDI ou algum transtorno que o burnout gatilhou OU pelo lado místico, Amalia é uma alma perdida que encostou nela já que estava frágil, OU Amalia é a protagonista também, mas só ela sendo ela mesmo, o lado que ela não narra na história já que notei que em alguns momentos ela esconde um pouco as informações e mostra mais o dela, é só o lado que ela sabe que é, mas jamais pode mostrar ?

Luinne.Amorim 10/04/2024minha estante
EU ME FIZ as mesmas perguntas assim que terminei! Estou impactada buscando entendimento kkk eu adoro um mistério mas preciso de explicações! No mais o livro é muito gostosinho, um 3.5 pra mim.

akasaori 11/05/2021

Escrita avassaladora, potente e tocante. Como dói ler uma dor tão semelhante no rosto de tantas de nós em seus diversos níveis. Viver no século XXI é abdicar de algum dos seus "pratos" pra manter os outros equilibrados, mas a vida cobra isso mais pra frente ou seu próprio corpo. Confesso que queria mais explicações no final, principalmente sobre questão da personagem X que não sei se entendi muito bem. Curiosa pra mais livros da autora, incrível mesmo.
Maria Eduarda 11/05/2021minha estante
você leu fisico?

akasaori 11/05/2021minha estante
Li em e-book, tem no kindle unlimited!

Fer 11/05/2021minha estante
??????

Maria Eduarda 11/05/2021minha estante
nossa amei to DOIDA pra ler

Lana 20/05/2021minha estante
Vi os comentários, tinha a esperança que era alguém respondendo rs. Também não entendi. Se era uma pessoa real ou só uma alucinação.

akasaori 20/05/2021minha estante
Vou te chamar no pv!!

Isabela 07/02/2022

Trama boa, mas não sustentou
Começou ok, tava achando a trama interessante, mulher atolada de trabalho, vai pra Jericoacoara conhecer pessoas e viver um romance. Quando tava só na preparação pra ela ir, ótimo. Gata, quando ela chega lá em Jeri e começam os diálogos NÃO AGUENTEI. Diálogos muito mal escritos, quem é que fala assim na vida real?? Só me lembrei do sketch da Tatá Werneck como Patrícia Poeta pq foi aquele nível de cringe. Era pra ser um papo de recomeço e se conectar com seu eu interior (uma vibe meio Paulo Coelho, só q mal escrita), mas honestamente só vi uma personagem principal OTÁRIA que se colocou em situações ruins desnecessariamente "porque a sociedade a forçou para tal com sua mentalidade tóxica".
Enfim, garanto que vai achar seu público good vibes, mas definitivamente não foi minha praia. O que posso defender do livro é que as descrições são legais, apesar dos diálogos toscos, e no geral a essência de Jeri foi capturada nas páginas.
Juliana M. 11/02/2022minha estante
Kkkkkk amei! Tava vendo resenhas tão fru-frus, bem que estranhei quando li a sinopse, parece ser um livro extremamente tedioso e supérfluo.

Isabela 11/02/2022minha estante
Amiga eu juro q fiquei procurando a profundidade e a emoção que as pessoas sentiram nesse livro, porque a história muito da mal costurada, termina de uma hora pra outra sem resolver o conflito de uma das personagens, além dos diálogos *estranhíssimos*. Enfim, se quiser dar uma chance e tirar suas próprias conclusões, à vontade, porém pra mim deixou MUITO a desejar.

Juliana M. 11/02/2022minha estante
Dispenso, pelo título achei que era algo profundo, que ia me fazer refletir e tal, mas pelo visto só vai me irritar kkkkk vou até tirar da minha lista. Enfim, ótima resenha, gosto de sinceridade.

Isabela 11/02/2022minha estante
KKKKKKKKKK passo maaa
Amg poisé, TB não gosto de review que é só babação. (Só espero q a autora não veja coitada)

lalarissalala 25/04/2023minha estante
Finalmente um comentário que me representa.

Maria 21/01/2024

Faltou mais um pouco de desenvolvimento das questões abordadas, não sou tão fã de acontecimentos de livro ficarem sem nenhum tipo de explicação também... Enfim...
Natalia Oliveira 23/01/2024minha estante
Você entendeu a parte da Amália??? E a agressão com a Glória a noite???

Maria 27/01/2024minha estante
Tentei entender, mas não consegui. Vc entendeu?

Natalia Oliveira 27/01/2024minha estante
Não ???? também tentei entender e não consegui ???

Maria 27/01/2024minha estante
O ruim que achei foi isso, ela deixou em aberto sobre quem era Amália, e o episódio dos arranhões... Ficou sem sentido pra mim, o que fez o livro me decepcionar

laura retamero 16/01/2024

Não é uma resenha
Não quero escrever resenha mas o skoob ta me obrigando

enfim vi metade em audiolivro e metade li e é muito bom e curtinho amei
Anne.Lin 17/01/2024minha estante
Moça, vc pode me dizer o nome da protagonista? Pq eu não sei se perdi a página em q ela fala, ou realidade não é citado

Anne.Lin 17/01/2024minha estante
Realmente*

laura retamero 17/01/2024minha estante
Amg acredito que nao seja citado, apenas é falado da Amalia depois

Anne.Lin 18/01/2024minha estante
Amg, eu já reli algumas páginas, pensando q eu tinha perdido essa parte da apresentação. E tô ficando doida pensando o pq ngm fala sobre a protagonista não ter nome.. sério, coisa besta, mas depois q eu me toquei q não sabia o nome dela fiquei biruta kkkkkkk

Natalia Oliveira 23/01/2024minha estante
Não entendi a questão da Amália... E a parte da agressão da Glória

isa 27/01/2024minha estante
na minha opinião a Amália é um "devaneio" da própria personagem principal

Belle 29/01/2024minha estante
concordo mto!

Ricardo.Borges 22/05/2023

A vida pode ser profundamente dura e, muitas vezes, neste mergulho, nós somos perversos conosco mesmos ao não admitir isso, de fato, apostando nossas fichas em qualquer válvula de escape. No começo do livro, me identifiquei com o excesso de trabalho vivido pela protagonista que, infelizmente, ainda soma dores que apenas as mulheres poderiam relatar de maneira tão vigorosa (e, até mesmo, desconfortável). Além do impacto dessa violência, também me deparei com o reconhecimento da geografia e , digamos, sociologia de Jericoacoara, um lugar incrível. Mas estes itens são apenas panos de fundo para uma história sofrida, com muita dor, ? daquelas cujo grito fica na garganta e não sai ? que faz o leitor ter vontade de intervir, de ajudar, ou mesmo de não acreditar que aquele sofrimento todo é possível. O primeiro plano é uma enxurrada de relações humanas com amores, carinhos, afetos, esforços, expectativas, traições e medos?
A forma como a autora conduz a personagem nestas relações é sedutora (para o leitor), a ponto de eu não querer para de ler antes de finalizar, de salvar a vítima, de fazer alguma coisa!
Eu torcia para que o livro tivesse mais algumas páginas e acontecesse algo muito feliz no final, mas, ao mesmo tempo, também sabia que isso contradiria tudo o que fora construído até ali?
Thamiris.Treigher 23/05/2023minha estante
?????

Ricardo.Borges 23/05/2023minha estante
Thamiris, eu fiquei ?mexido? com sua resenha e não resisti, furei a fila com este livro! Rsrs
Muito obrigado pela dica!!!!

Thamiris.Treigher 24/05/2023minha estante
Eu fico muito feliz mesmo em saber disso ??

Apreenchia 21/02/2023minha estante
Também tive as mesmas dúvidas, principalmente em relação a Amália

marina.siqueira 27/03/2023minha estante
Da lagoa não sei, mas a Amália pra mim foi a personificação da rejeição que ela tinha dela mesma

marina.siqueira 27/03/2023minha estante
Então, pra mim Amália não existiu de verdade. Foi só fruto de uma mente perturbada pelos próprios traumas

Blue33 03/06/2023minha estante
Eu adorei como vc enxergou as outras personagens como sentimentos, eu só tinha conseguido perceber a Amelia como autosabotagem

amanda 06/06/2023minha estante
Ah, é que foi o que elas me transmitiram rs parecia que a personagem tava se recarregando nelas de alguma forma sabe?

fernandaararuna 09/09/2022

quanto tempo se leva para morrer?
a princípio, quando ouvi falar pela primeira vez de 'primeiro eu tive que morrer" tive uma expectativa altíssima sobre o seu enredo, mas que no momento em que pude conhecê-lo beirei entre ficar maravilhada e um tanto desapontada.

o modo como lorena aborda sobre o capitalismo, síndrome de bornout, assédio, maternidade, educação, saúde mental, amor, empoderamento feminino, e principalmente sobre a morte, é de forma completamente real e necessária. por outro lado, eu acredito, no meu ponto de vista, que muitos pontos da história ficaram soltos e rápidos demais, o que acabou deixando o desenvolvimento do livro a desejar.

é sim um livro muito bom e vale a pena conhecer, são apresentados cenários do cotidiano de grande relevância, questões sobre vida-morte tanto interna quanto externa, que cabe a nós refletirmos sobre, mas que no fim careceu de mais profundidade e tranquilidade na finalização da obra. mas confiem em mim, leiam!
victoria.maria 14/09/2022minha estante
não lerei?

fernandaararuna 14/09/2022minha estante
@victoria.maria quem

hazel 09/09/2023

Adorei o livro, a escrita da autora é poética e profunda mas ao mesmo tempo fluida, apenas um questionamento quem é Amália?
livia 09/09/2023minha estante
fiquei em dúvida tb

hazel 09/09/2023minha estante
pra mim era o subconsciente dela doidao

profa_ana_paula 30/12/2022

Fraco
Não me senti atraída pela forma de escrita, mas segui porque era o livro combinado pelo clube de leitura. Achei até interessante o início e senti expectativa pelo que se passaria mas achei o desenrolar da história fraco.
Marina.Evaristo 03/01/2023minha estante
Eu me arrastei na leitura e fiquei ainda mais desapontada no final, muitas pontas soltas e acaba ?do nada?

profa_ana_paula 03/01/2023minha estante
Bem isso Mari, achei o título bem forte mas na verdade é forte demais para o livro

arqueofarias 26/10/2023

Um bom livro. Narrativa fluida? passa depressa. De fácil entendimento.
O foco da historia é interessante. Mas a narrativa da protagonista por vezes me soa boba, cheia de white peoples problems que me dava preguiça.

Gosto de alguns personagens, principalmente os da pousada. Era meu núcleo favorito.

Podia ser melhor desenvolvido sem essa aura ?meu deus como eu sofro (tendo trabalho e dinheiro)? hahahahahah?

Me parece uma novela das 18h.
Roberta.Simoni 28/10/2023minha estante
Amei a sua análise! Tô com esse livro aqui pra ler faz tempo. Vou tentar pegar pra ler.

Jazz 23/11/2023minha estante
eu tô na metade e tô achando um pouco disso

Isadora 01/05/2022

Maravilhoso!
Antes de falar do enredo sensacional desse livro, já adianto que a linguagem dele vai te deixar um pouco perdido, não espere nada rebuscado ou requintado. Acredito que esse é o primeiro livro de Lorena então é perceptível a diferença de escrita dela com escritores com mais experiência.

Porém, isso não impede em nada que a história flua e passe sua mensagem: você tem que ? morrer? algumas vezes para entender o fluxo da vida.

Primeiro Eu Tive Que Morrer nos fala que sempre teremos recomeços e é preciso trabalhar em nós mesmos a força para seguir em frente. É saber que não estamos sozinhos nessa jornada doida que é a vida e quem nos ama escolhe diariamente está ao nosso lado, sendo longe ou perto, nos apoiando.

Tudo isso é passado ao leitor com o clima gostoso de Jeri, tão bem retratada por Portela, que captou bem a essência do local.

Leia essa obra com o coração aberto e sem muitos julgamentos, irá se surpreender!
Ana Lívia 01/05/2022minha estante
amiga eu detestei esse livro kakakaka terminei hoje também

Isadora 02/05/2022minha estante
Pq meu bem? Me conta!