Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Mi 13/04/2024

Jericoacoara: lugar de cura para muitas pessoas.????
Neste livro temos uma protagonista que é publicitária e está esgotada física e mentalmente, com muita relutância ela aceita que precisa de uns dias de férias e se manda pra Jericoacoara.

Em Jeri, ela passa seus dias entre ajudar suas amigas Sabrina e Ana na pousada, fazendo companhia a Guida nos registros de seus temperos, pôr do sol e banho de mar. Até que sua amiga, Glória, chega e elas vivem dias agradáveis na companhia uma da outra, até que Amália aparece e desestabiliza algumas coisas.

Livro de leitura fluida e narrativa poética.
Romance sáfico.
Algumas passagens pode ser gatilhos. Tomar cuidado.
Temas abordados: síndrome de burnout, abandono materno, percas, relações abusivas, dentre outros.

Foi muito bom ler um livro que o cenário principal é sobre parte do município onde moro. Muitas das referências são reais. O que me leva a pensar que isso tudo passou com Lorena. ?
Adri.RMonteiro 15/04/2024minha estante
Ah, fiquei curiosa.

Adri.RMonteiro 15/04/2024minha estante
Já baixei aqui rs

Clara 21/06/2021

Que livro lindo
Ele é lindo, e é único.

Eu nunca tinha lido um livro tão real e singular como esse.

A gente embarca em uma história que é tão particular e singela que nem parece que o livro tá fluindo.

E ele flui, como onda no mar, como grãos na areia e como o vento do nordeste. E ele transforma, nossa alma, coração e mente.

Não dei 5 estrelas apesar de tudo isso pois tive minhas particularidades que senti falta nesse livro. (Como por exemplo o nome da protagonista, mas talvez seja por que ela pode ser eu, e pode ser você. Então talvez ela tenha vários nomes)

Enfim, se você quiser se encontrar e quiser embarcar em uma leitura fluida e nacional, ?primeiro eu tive que morrer? é pra você. Porque as vezes a gente tem que morrer pra se re-encontrar.
Beatriz 21/06/2021minha estante
a capa do livro me chamou para sua resenha, mas o conteúdo me fez prender a atenção. fiquei bastante intrigada com seu comentário, vou até procurar mais sobre o título depois ??

Clara 21/06/2021minha estante
Aaaa ???? procura sim!! Esse livro não tem editora. Então você consegue comprar pelo insta da autora @portelori

profa_ana_paula 30/12/2022

Fraco
Não me senti atraída pela forma de escrita, mas segui porque era o livro combinado pelo clube de leitura. Achei até interessante o início e senti expectativa pelo que se passaria mas achei o desenrolar da história fraco.
Marina.Evaristo 03/01/2023minha estante
Eu me arrastei na leitura e fiquei ainda mais desapontada no final, muitas pontas soltas e acaba ?do nada?

profa_ana_paula 03/01/2023minha estante
Bem isso Mari, achei o título bem forte mas na verdade é forte demais para o livro

Nalí 10/01/2024

Vivências além da vida
"primeiro eu tive que morrer" é uma obra que me cativou desde as primeiras páginas, conquistando minha atenção de maneira envolvente e única; a narrativa habilmente escrita por lorena portela mergulha o leitor em uma jornada emocional intensa, explorando temas profundos e reflexivos de uma maneira que se destaca.

a trama segue a vida de uma protagonista complexa que nos leva por uma jornada emocional intensa, repleta de reviravoltas e descobertas surpreendentes; o enredo é construído de forma magistral, revelando-se como um intricado quebra-cabeças que mantém o leitor ansioso por mais a cada capítulo.

o que realmente se destaca neste livro é a habilidade da autora em explorar temas universais de uma maneira única e tocante; os personagens são profundamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa com suas histórias interligadas e camadas emocionais.

a ambientação do livro é igualmente notável, transportando-nos para cenários vívidos e atmosferas que enriquecem a experiência de leitura; a interconexão entre os elementos da trama é habilmente tecida, criando um enredo coeso e envolvente que mantém o leitor intrigado até a última página.

embora tenha atribuído 4,5 estrelas, é importante ressaltar que isso reflete qualquer deficiência na obra, mas sim minha própria abordagem conservadora em relação às avaliações; "primeiro eu tive que morrer" é, sem dúvida, uma leitura que recomendo entusiasticamente a qualquer amante de literatura que aprecie histórias ricas em emoção, complexidade e profundidade.
Nicole.Zekcer 10/01/2024minha estante
Meu, mas e as respostas? Que é a tal da amália e o que o cara quis dizer sobre o mergulho dela??

Nalí 10/01/2024minha estante
simm, fiquei pensando sobre isso durante toda a leitura, imaginei que seria explicado no final, mas foi apenas mais uma pulga que ficou atras da orelha

Ana Paula Teodoro 17/01/2024

Pois eh...
Não sabia o que esperar dessa leitura... comecei a ler sem nenhuma pretensão e sem saber nada sobre a história. Mas felizmente eu fui surpreendida de uma forma boa.
Cacau Olivo 17/01/2024minha estante
não é ruim, mas é meio sem sal

Ana Paula Teodoro 18/01/2024minha estante
Realmente... não é um "Uau", mas acredito que a autora consiga falar com algumas mulheres por meio dessa história.

luaemcapricornio 22/04/2023

Abstrato e avassalador
Pontos deixados abertos me inquietaram mas foi muito mais incômodo perceber que um mergulho seria bem vindo e que incômodo necessário
anacarola.s2 27/04/2023minha estante
Você acha que Amália existiu? Ou ela é a própria protagonista? Criou alguma teoria?

luaemcapricornio 01/05/2023minha estante
a própria protagonista! Amalia ficou pra mim quase como aquele diabinho, é nosso lado que só a gente conhece, nossa autosabotagem e nossa síndrome do impostor numa só imagem

Blue33 03/06/2023minha estante
Eu adorei como vc enxergou as outras personagens como sentimentos, eu só tinha conseguido perceber a Amelia como autosabotagem

amanda 06/06/2023minha estante
Ah, é que foi o que elas me transmitiram rs parecia que a personagem tava se recarregando nelas de alguma forma sabe?

hazel 09/09/2023

Adorei o livro, a escrita da autora é poética e profunda mas ao mesmo tempo fluida, apenas um questionamento quem é Amália?
livia 09/09/2023minha estante
fiquei em dúvida tb

hazel 09/09/2023minha estante
pra mim era o subconsciente dela doidao

alice1143 24/01/2024

QUE DELÍCIA DE LIVRO!!!
Não sei pq me tocou tanto, mas provavelmente por me identificar muito com a protagonista.
a Amália era a mente dela???? um sentimento??? INCRÍVEL!!
História e histórias simplesmente envolventes e identificáveis. amei Lorena portela ?????
Natiara3 28/01/2024minha estante
Eu li e achei que a Amalia era uma personagem?minha amiga leu e acha que era a mente dela?e agora eu to assim ????

Denise.Dantas 04/02/2024minha estante
Achei que era a mente dela... ela se sabotando, sabotando sua felicidade...

arqueofarias 26/10/2023

Um bom livro. Narrativa fluida? passa depressa. De fácil entendimento.
O foco da historia é interessante. Mas a narrativa da protagonista por vezes me soa boba, cheia de white peoples problems que me dava preguiça.

Gosto de alguns personagens, principalmente os da pousada. Era meu núcleo favorito.

Podia ser melhor desenvolvido sem essa aura ?meu deus como eu sofro (tendo trabalho e dinheiro)? hahahahahah?

Me parece uma novela das 18h.
Roberta.Simoni 28/10/2023minha estante
Amei a sua análise! Tô com esse livro aqui pra ler faz tempo. Vou tentar pegar pra ler.

Jazz 23/11/2023minha estante
eu tô na metade e tô achando um pouco disso

Isadora 01/05/2022

Maravilhoso!
Antes de falar do enredo sensacional desse livro, já adianto que a linguagem dele vai te deixar um pouco perdido, não espere nada rebuscado ou requintado. Acredito que esse é o primeiro livro de Lorena então é perceptível a diferença de escrita dela com escritores com mais experiência.

Porém, isso não impede em nada que a história flua e passe sua mensagem: você tem que ? morrer? algumas vezes para entender o fluxo da vida.

Primeiro Eu Tive Que Morrer nos fala que sempre teremos recomeços e é preciso trabalhar em nós mesmos a força para seguir em frente. É saber que não estamos sozinhos nessa jornada doida que é a vida e quem nos ama escolhe diariamente está ao nosso lado, sendo longe ou perto, nos apoiando.

Tudo isso é passado ao leitor com o clima gostoso de Jeri, tão bem retratada por Portela, que captou bem a essência do local.

Leia essa obra com o coração aberto e sem muitos julgamentos, irá se surpreender!
Ana Lívia 01/05/2022minha estante
amiga eu detestei esse livro kakakaka terminei hoje também

Isadora 02/05/2022minha estante
Pq meu bem? Me conta!

povdelrey 25/01/2024

Definitivamente um dos livros da minha vida
Acho que as pessoas tem razão quando dizem que certas músicas, certos textos, certos livros são um sentimento.
Consegui sentir o Ceará sem ao menos ter colocado o pé naquele lugar, sem nunca ter sentido o cheiro da praia de Jeri e nunca ter experimentado a caipirinha frozen na metade do preço. Ou sem ter sentido o cheiro de temperos fortes, sem ao menos ir ao forró de 00h12m.
Consegui sentir o Sol batendo no rosto mesmo estando de noite, a temperatura da água, o beijo quente de uma espanhola, o peso da culpa, da insuficiência, da depressão, do pânico, a renovação, a descoberta.
Eu senti tudo isso, não somente porquê a personagem mostrava isso na páginas mas porque sou mulher.
E acho que toda mulher deveria ler Primeiro eu tive que Morrer. Esse livro fala sobre auto descoberta e todos nós deveríamos nos dar uma oportunidade de nos descobrir, nos conhecer. De viver um desejo, de viver um turbilhão, ouvir outras histórias e contar as nossas próprias.
De enxergar fases de uma mulher e entender suas dores, seus pensamentos, seus sentimentos.
Acho que eu realmente morri, precisei morrer e me redescobri como mulher, precisei me entender e ser minha.
Durante todo esse tempo como leitura somente um livro havia conquistado minha alma que é Malibu Renasce, porém por conta de Primeiro eu tiver que Morrer agora são dois que me tem.
Maria 25/01/2024minha estante
Moça,você me fez querer ler esse livro, já vou adicionar na minha lista aqui

povdelrey 25/01/2024minha estante
leia!!! é magnífico, sua mente abre de uma forma que nossa não sei nem explicar

carol 07/03/2023

Lindo, sensível
Me identifiquei diversas vezes com as palavras da autora? a sensação angustiante da procura pela felicidade enquanto triste? aiai.. mt bom, amei
Luíza 06/06/2023minha estante
tu pode me dizer se esse livro tem romance sáfico?

Minhas Galáxias 12/02/2024minha estante
Tem sim, Luiza

leleituras 25/04/2023

Perfeito
Que leitura absolutamente deliciosa, que texto bonito!!! as palavras parecem ter sido colhidas como flores em um campo colorido. é difícil eu me sentir tão imersa em uma história, e foi assim que me senti. agora me resta sonhar com um mergulho no mar de jeri. :)
laura solzinho 02/05/2023minha estante
que lindo amor

Anna - @annaleituras 25/04/2023

Quantas mortes uma mulher já enfrentou para ficar viva?
O quanto de dor uma mulher é capaz de suportar para se manter de pé?

Vou começar dizendo que esse livro não funcionou para mim como eu gostaria que tivesse sido. Não consegui me conectar com a personagem principal, mas, ainda assim, senti algumas coisas enquanto lia.

É uma história sobre amor, mas muito mais sobre descobertas, encontros, dor e saúde mental. É sobre uma mulher que precisou "morrer" para começar a viver.

Em contrapartida, achei raso em diversos momentos, parecia que foram jogadas algumas frases bonitas com letras de músicas que, em vários momentos, não faziam sentido, e talvez por isso, não me conectei com a história :(
lalarissalala 25/04/2023minha estante
Mesmo sentimento sobre as frases bonitas sem tanto contexto.