Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

Anna - @annaleituras 25/04/2023

Quantas mortes uma mulher já enfrentou para ficar viva?
O quanto de dor uma mulher é capaz de suportar para se manter de pé?

Vou começar dizendo que esse livro não funcionou para mim como eu gostaria que tivesse sido. Não consegui me conectar com a personagem principal, mas, ainda assim, senti algumas coisas enquanto lia.

É uma história sobre amor, mas muito mais sobre descobertas, encontros, dor e saúde mental. É sobre uma mulher que precisou "morrer" para começar a viver.

Em contrapartida, achei raso em diversos momentos, parecia que foram jogadas algumas frases bonitas com letras de músicas que, em vários momentos, não faziam sentido, e talvez por isso, não me conectei com a história :(
lalarissalala 25/04/2023minha estante
Mesmo sentimento sobre as frases bonitas sem tanto contexto.

adjalina.menezes 28/06/2021

Uma jornada de autoconhecimento
O que primeiro me impactou nesse livro foi o título. O eu da narradora/protagonista teve que morrer para que ela renascesse num processo de redescoberta. O lindo cenário traz um paralelo interessante, por mais que você esteja num paraíso, mergulhar dentro de si, encarar seus fantasmas, pode difícil, espinhoso e perturbador...
A maioria dos personagens são mulheres que vivem, lutam e se reinventam.
A lição que fica é que a busca pelo autoconhecimento é a jornada mais excitante e reveladora que pode existir.
Esse romance de estreia de Lorena Portela foi uma grata surpresa. Achei bem legal a playlist que se encontra no transcorrer no livro (tá no spotify)
Isadora 01/05/2022minha estante
Falou tudo que pensei!!!

ananda 08/11/2023

Gente ???
Começou mt bom, a escrita levinha, a atmosfera legal etc etc mas da metade pro fim virou uma pataquada sem fim que isso?? de repente se o livro tivesse mais páginas e mais desenvolvimento a história tivesse dado certo, mas desse jeito foi um esculacho carakkkkk
Greice.Alana 12/11/2023minha estante
Senti a mesma coisa

Dessa 19/12/2023

Não gostei...Leitura maçante, arrastada, confusa. Temas importantes mas que só foram jogados ali sem muito desenvolvimento.
Marina.Evaristo 19/12/2023minha estante
Sim!!!!

Lostinha 13/11/2023

Torci muito, mas no final, o time parou de jogar.
De fato esse livro é de uma leitura fácil e dinâmica, aborda um sentimento muito específico de trabalhar aos montes e sacrificar muito da vida no processo. As descrições de Jericoacoara e até o comecinho quando a personagem vai descobrindo a vida fora do inferno de trabalhar me deixou contente por ela, estava torcendo muito. A relação com Guida foi o ponto alto da história, diria que foi a parte que mais devorei desse livro.

Mas curiosa que sou, saí mais confusa do que nunca e até um pouco frustrada, a sensação é que li uma história que começa bem e que o final me deixou "ué?", como se eu tivesse ido num show e no meio da música, bem perto do clímax, a banda simplesmente parasse de tocar. Ficaram muitas dúvidas no ar, mas não daquele jeito aberto que permite que você construa as teorias, porque não tinham muitas pistas concretas no caminho.

Não é uma ideia ruim, longe disso, a história me envolveu de um jeito que queria saber mais: sobre a lagoa encantada, sobre a Glória e até mesmo sobre o que era a Amália de fato: Era ela? Uma alucinação? Esse gostinho de "quero mais" deixou a experiência agridoce.
Larissa.Haga 20/11/2023minha estante
Nossa sim, concordo mt. To completamente transtornada sem a conclusão doq era a Amalia

Paskally | @booksdapaska 24/04/2021

@booksdapaska
Quanto tempo se leva para morrer?

É com essa pergunta que a história começa, soa meio mórbido, não é? Mas ao longo do livro vamos entendendo que a história é sobre RENASCER.

RENASCER no sentido de abandonar velhas dores, viver novos amores, ser cura e se curar.

RENASCER no sentido de abandonar o piloto automático que vivemos e já não nos faz mais feliz, mas que aceitamos por conformismo, insegurança, medo da mudança ou por não nos acharmos merecedores de algo mais.

Mas somos, sempre merecemos a felicidade, ela que se acostume com a gente. ?

9° de 2021
Paola 25/04/2021minha estante
Adorei! ????

Francisco.Tambani 15/04/2023

?E eu pensava que não merecia sentir aquilo. Estar feliz daquele jeito me fazia acreditar que algo muito ruim aconteceria em breve, para garantir que aquele sentimento terno e pleno não era para mim. A felicidade era tipo um artigo de luxo, feita para pessoas melhores do que eu, mais bonitas do que eu.?
Bruno 15/04/2023minha estante
Tava afim de ler, mas desanimei dps dessa nota kkk

leleituras 25/04/2023

Perfeito
Que leitura absolutamente deliciosa, que texto bonito!!! as palavras parecem ter sido colhidas como flores em um campo colorido. é difícil eu me sentir tão imersa em uma história, e foi assim que me senti. agora me resta sonhar com um mergulho no mar de jeri. :)
laura solzinho 02/05/2023minha estante
que lindo amor

mariacristinamrs 15/10/2023

Não gostei do livro, achei raso, cringe em mts partes, chato e forçado???????????????
chryssouto 16/10/2023minha estante
Superrrr superficial, alguns comentários meio nada a ver

Vi 16/10/2023

Eu realmente não gostei. A escrita pareceu de fanfic e ficaram muitas pontas abertas que deu a impressão de que a autora colocou ali e nem ela sabia o porquê, meio sem pé nem cabeça.
chryssouto 16/10/2023minha estante
Tive a mesma impressão, esse livro poderia racialmente ser uma fan fic

Tata Ruiva 31/12/2023

Livro muito bom , com temas incríveis. Leitura maravilhosa e envolvente gostei muitooo. Trouxe muitas reflexões!
Gusmão 09/01/2024minha estante
penso em ler esse

maria 12/12/2023

Fiquei na lagoa
Eu achei muito confuso, uma leitura maçante, arrastada, foi difícil terminar. E foi TERRÍVEL não saber o que aconteceu na lagoa!!!!!! como começa daquele jeito e não termina????? o livro traz temas muito importantes mas acabou que ficou coisa demais, como se tivesse misturado muitos ingredientes gostosos e no fim a receita ficou ruim, sabe? faltou alguma coisa.
sam 14/12/2023minha estante
Eu tbm fiquei em parafuso! Mas olha minha resenha que criei uma teoria kkkk

Maria 13/02/2023

Quanto tempo leva pra morrer?
?Quantas mortes uma mulher já enfrentou pra continuar viva? O quanto de dor uma mulher é capaz de suportar e se manter de pé??

Livro sensível, leitura fácil e arrebatadora, mistura questionamentos da vida com leveza e profundidade ao mesmo tempo.
Luíza 06/06/2023minha estante
tu pode me dizer se esse livro tem romance sáfico?

Lanna Vieira 06/01/2024

Eu gostei dos elementos de brasilidade do livro e tem uma premissa parecida com comer, rezar e amar. No entanto achei tudo meio raso. As crises psicológicas, as reflexões e os personagens meio que não vão para lugar nenhum,
já que, falta desenvolvimento. Além de que, sempre que parecia que ela ia aprofundar um assunto, isso não acontecia e tudo ficava meio atropelado.
Nathalia.Camposs 06/01/2024minha estante
também tive essa sensação!

sam 14/12/2023minha estante
Olha minha resenha q tenho uma teoria sobre