A Claridade Lá Fora

A Claridade Lá Fora Martha Medeiros

Resenhas - A claridade lá fora

ramiromat 25/10/2020

Um relato do cotidiano na contemporaneidade
O livro é sobre Lígia, uma mulher que acredita estar no comando de sua vida, e, após sofrer uma perda importante, acaba refletindo sobre o rumo que sua vida tomou. Com a ajuda do neto Alex, da vizinha esotérica Rosaura, da empregada Juliana e até mesmo da filha Chantal, defronta-se com as consequências de suas escolhas no passado e floresce para o mundo contemporâneo. É um livro muito gostoso e a leitura flui, além de abordar temas atuais e necessários à sociedade.
Uma dos melhores momentos é o episódio do VHS.
Caroline.Costa 23/01/2024minha estante
To ouvindo em um audiobook e ta muito interessante a historia. Aí vim buscar aqui alguém que tenha lido também pra comentar

ramiromat 24/01/2024minha estante
Ah sim, é um livro bem legal.

Caroline.Costa 28/01/2024minha estante
Nossa, que final surpreendente, né? Eu atuo com Biblioterapia de Desenvolvimento, que concebe a leitura como terapia e vou usar mais a rede aqui para trocar ideias nesse sentido. Ahh, meu insta é @escritoracaroline , caso tenha esta rede também. Eu sinto que esse livro pode trabalhar muitos insights para a temática de inabilidade social, esse enrijecimento causado pelas escolhas do passado e acaba que é um livro a ser lido duas vezes para termos determinadas informações que justificam alguns comportamentos da Lígia, concorda? O que essa leitura te fez refletir ou se identificar?

ramiromat 28/01/2024minha estante
Sim, ele tem muitos aspectos que podem ser discutidos. Eu li somente uma vez, até o momento, mas acho que uma segunda leitura só confirmaria os comportamentos da Lígia (foi essa a percepção que tive). Não sei se são características regionais, ou se foi só empatia mesmo, pois compreendi o que se passava com ela. O que mais gostei foi a identificação com os locais. Conheço as cidades em que se passa a história. Talvez isso tenha feito a diferença, na experiência da leitura.

Iza 13/12/2020

Impactante!
Terminei de ler na madrugada passada e estou até agora sob o efeito da leitura. Até então tinha lido somente as crônicas de M Medeiros, relatos de viagens mas este texto de ficção foi demais!!! Leitura fluida, com suspense e vc não consegue largar , algo vai ser revelado!!!
Adorei!!!

Olgashion 14/12/2020

Gostei muito do desenvolvimento da Lígia ao longo do romance. Como ela foi se modernizando mesmo sem querer. Agora o plot Twist eu pensava que seria outro me surpreendeu legal!

João Bruno 09/01/2021

Não é, nem se tornará um grande clássico da literatura nacional, mas não é descartável.
Tem uma leitura bem agradável, simples e rápida, e a história também é bem interessante, uma personagem principal bem marcante.
Acontece uma reviravolta certa altura do livro, bem forçada, quase que inacreditável, porém não altera muito a linearidade, embora a situação tenda a mudar completamente a direção das coisas, mas acaba se encaixando pelo fato de que esse susto tenha sido bem pouco explorado, um ou dois capítulos, que inclusive são bem curtos.
De maneira geral, é um livro gostoso de ler, pra passar um tempo sem maiores pretensões.

Arlete.Bordin 15/02/2021

Como diz Martha Medeiros: Jogar fora o passado ensina ...e no fim das contas, nossos erros, mesmo os imperdoáveis, não passam disso...uma gafe do destino.

Danny 21/02/2021

Paris nem é tudo isso.
Um livro cheio de reviravoltas, uma vida interessante pra dizer no mínimo.

Trata de feminismo, liberdade sexual, casamento, maternidade e preconceito. Trata-se de aceitação e evolução, e não há idade pra começar nenhuma dessas coisas.

Lígia é uma mistura de todos nós, puritana e liberta.

Eduardo Santos 21/04/2021

A perspectiva que esse livro trás a terceira idade é rara na literatura brasileira.

nifontana13 13/05/2021

Um livro que nos faz pensar em muitos aspectos da sociedade e até mesmo nos levar para uma autoavaliação.
Como sempre, Martha foi genial ao mostrar que precisamos de um pouco mais de cultura em nosso dia-a-dia, mas que não podemos dispensar conexões reais.

Léia Viana 05/09/2021

É a vida!
"A vida é o que acontece durante o marasmo dos dias, na rotina diária de uma mulher como as outras."

Sou fã de Martha Medeiros. Tenho todos os livros, com excessão de um: "Geração Bivolt", gosto da escrita e do uso das palavras que Martha faz para dar uma maior autenticidade a seus personagens.

"Claridade lá Fora" me arrebatou! É tudo muito atual e nada superficial ou óbvio, também não é um drama e de comédia passa muito longe. Este livro é a vida e as "gafes que o destino nos dá". É a dor da ausência é o andar e sobreviver após a perda, é o preconceito que mais diz sobre nós do que do outro. São nossas mentiras e descobertas, são nossos segredos desvendados. É a vida!

"Ligado a uma sonda e por diversos outros fios conectados a aparelhos, habitava o corpo que resta quando se desiste de lutar. Ligia estava sentada a seu lado, numa poltrona, lendo o mesmo livro desde que ele fora internado, sem conseguir avançar um único capítulo, era apenas um objeto para ocupar as mãos enquanto se faz a leitura da memória, da vida que se levou até aquele instante de iminente ruptura. Preparava-se para uma nova etapa que ainda não havia começado e, simultaneamente, para um desfecho ainda não concluído."

Martha conseguiu trabalhar diversos temas nesta história: luto, redefinição de identidade de gênero, terceira idade, recomeço após a perda, preconceito, bullying, sem deixar a narrativa com lacunas, óbvia ou sem profundidade. O texto é elegante atual, rápido mas que fica dentro da gente, que nos incômoda e nos leva a reflexão de assuntos que ainda não experimentamos em nossas vidas.

Leitura recomendada!

Simone 16/12/2021

Leitura gostosa, surpreendente e envolvente. Àquela mulher que almejamos ser, resolvida, inteligente e independente, mas vem a vida e nos dá ?rasteiras? colocando em cheque conceitos que pareciam solidificados. A vida é feita de experiências, vamos aproveitá-las.

Ale 01/01/2022

Sensacional
Uma história quase que filosófica, cheia de reviravoltas, nos coloca em dilemas em que talvez não possamos discernir com facilidade o que é certo ou errado, ?são apenas gafes do destino?. Muito interessante ver como a Martha nos apresenta seu estilo tão particular de escrita nesse romance. Recomendo com toda certeza.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2022

O muito esperado romance da escritora Martha Medeiros chega mostrando a vida de Ligia, que depois de sofrer uma perda, repensa toda sua vida com a ajuda de familiares e amigos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556660967

Clara T 14/05/2022

Quase uma novela
Quando recebi o primeiro exemplar do clube O Prazer de Ler da L&PM não fiquei muito animada para ler um romance da Martha Medeiros. Minhas referências haviam sido coletâneas de crônicas, um gênero que eu não me interesso tanto.
Mas a narrativa da vida já idosa de Ligia, revendo seu passado é bem intrigante. Ligia é uma pessoa retraída, avessa a convívio social de qualquer espécie. A exceção é a convivência com o neto Alex. Nuno seu marido e grande companheiro está passando por um problema de saúde e precisa ser levado para Porto Alegre para exames, quando acaba internado e vem a óbito.
A relação de Ligia com sua família, com sua filha, com os vizinhos e com Jerôme precisa ser repassada e ajustada. No fundo, todos se preocupam com o bem estar de Ligia sem Nuno. Mas Ligia é uma pessoa amarga e mal resolvida. Principalmente com relação à filha.
Aos poucos vamos conhecendo um pouco do que tornou Ligia a pessoa que é, considerando as experiências que teve.
Achei um pouco enredo de novela por misturar triângulo amoroso, aceitação de pessoa transgênero, bullying, maternidade solo, astrologia e a discussão sobre o feminismo. Isso só colocando de uma forma superficial.
Surpreendeu mais do que eu imaginava e abriu minha cabeça para a possibilidade de outras leituras do tipo.

Renata 17/05/2022

Uma visão honesta sobre nossas imperfeições.

Afinal, quem não tem seus pre-conceitos, no sentido literal da palavra? E às vezes é preciso uma mudança muito grande na vida para que deixemos a porta aberta para novos mundos, novas realidades.

Nos faz pensar sobre a hipocrisia de não aceitar a diferença dos outros, mas querer ser aceita pelo que se é. Fato é que os problemas de Ligia nunca foram as diferenças dos outros? foram seus próprios erros.