A Claridade Lá Fora

A Claridade Lá Fora Martha Medeiros

Resenhas - A claridade lá fora

Olgashion 14/12/2020

Gostei muito do desenvolvimento da Lígia ao longo do romance. Como ela foi se modernizando mesmo sem querer. Agora o plot Twist eu pensava que seria outro me surpreendeu legal!

Clara T 14/05/2022

Quase uma novela
Quando recebi o primeiro exemplar do clube O Prazer de Ler da L&PM não fiquei muito animada para ler um romance da Martha Medeiros. Minhas referências haviam sido coletâneas de crônicas, um gênero que eu não me interesso tanto.
Mas a narrativa da vida já idosa de Ligia, revendo seu passado é bem intrigante. Ligia é uma pessoa retraída, avessa a convívio social de qualquer espécie. A exceção é a convivência com o neto Alex. Nuno seu marido e grande companheiro está passando por um problema de saúde e precisa ser levado para Porto Alegre para exames, quando acaba internado e vem a óbito.
A relação de Ligia com sua família, com sua filha, com os vizinhos e com Jerôme precisa ser repassada e ajustada. No fundo, todos se preocupam com o bem estar de Ligia sem Nuno. Mas Ligia é uma pessoa amarga e mal resolvida. Principalmente com relação à filha.
Aos poucos vamos conhecendo um pouco do que tornou Ligia a pessoa que é, considerando as experiências que teve.
Achei um pouco enredo de novela por misturar triângulo amoroso, aceitação de pessoa transgênero, bullying, maternidade solo, astrologia e a discussão sobre o feminismo. Isso só colocando de uma forma superficial.
Surpreendeu mais do que eu imaginava e abriu minha cabeça para a possibilidade de outras leituras do tipo.

Ale 01/01/2022

Sensacional
Uma história quase que filosófica, cheia de reviravoltas, nos coloca em dilemas em que talvez não possamos discernir com facilidade o que é certo ou errado, ?são apenas gafes do destino?. Muito interessante ver como a Martha nos apresenta seu estilo tão particular de escrita nesse romance. Recomendo com toda certeza.

Simone 16/12/2021

Leitura gostosa, surpreendente e envolvente. Àquela mulher que almejamos ser, resolvida, inteligente e independente, mas vem a vida e nos dá ?rasteiras? colocando em cheque conceitos que pareciam solidificados. A vida é feita de experiências, vamos aproveitá-las.

Klelber 20/11/2022

Tradutora. Poliglota. Intelectual. Apreciadora de vinhos. Ligia é uma mulher de opiniões fortes, cabeça feita ? ou pelo menos esse é o conceito que tem de si. Sua existência tranquila e alheia é perturbada subitamente quando sua parceria com Nuno, seu marido, é colocada em xeque. Agora ela precisa reaprender a viver, se deparando com escolhas e questionamentos que não imaginava voltar a enfrentar. Neste que é seu quinto romance, Martha Medeiros nos oferece uma prosa envolvente e contemporânea que tem o ritmo acelerado da vida, convidando o leitor a se entregar a uma dança.

Léia Viana 05/09/2021

É a vida!
"A vida é o que acontece durante o marasmo dos dias, na rotina diária de uma mulher como as outras."

Sou fã de Martha Medeiros. Tenho todos os livros, com excessão de um: "Geração Bivolt", gosto da escrita e do uso das palavras que Martha faz para dar uma maior autenticidade a seus personagens.

"Claridade lá Fora" me arrebatou! É tudo muito atual e nada superficial ou óbvio, também não é um drama e de comédia passa muito longe. Este livro é a vida e as "gafes que o destino nos dá". É a dor da ausência é o andar e sobreviver após a perda, é o preconceito que mais diz sobre nós do que do outro. São nossas mentiras e descobertas, são nossos segredos desvendados. É a vida!

"Ligado a uma sonda e por diversos outros fios conectados a aparelhos, habitava o corpo que resta quando se desiste de lutar. Ligia estava sentada a seu lado, numa poltrona, lendo o mesmo livro desde que ele fora internado, sem conseguir avançar um único capítulo, era apenas um objeto para ocupar as mãos enquanto se faz a leitura da memória, da vida que se levou até aquele instante de iminente ruptura. Preparava-se para uma nova etapa que ainda não havia começado e, simultaneamente, para um desfecho ainda não concluído."

Martha conseguiu trabalhar diversos temas nesta história: luto, redefinição de identidade de gênero, terceira idade, recomeço após a perda, preconceito, bullying, sem deixar a narrativa com lacunas, óbvia ou sem profundidade. O texto é elegante atual, rápido mas que fica dentro da gente, que nos incômoda e nos leva a reflexão de assuntos que ainda não experimentamos em nossas vidas.

Leitura recomendada!

Danny 21/02/2021

Paris nem é tudo isso.
Um livro cheio de reviravoltas, uma vida interessante pra dizer no mínimo.

Trata de feminismo, liberdade sexual, casamento, maternidade e preconceito. Trata-se de aceitação e evolução, e não há idade pra começar nenhuma dessas coisas.

Lígia é uma mistura de todos nós, puritana e liberta.

Caroline.Costa 28/01/2024

Um livro para ser lido duas vezes
Atuando há tanto tempo com a Biblioterapia de Desenvolvimento, acabo tendo esse olhar não somente como leitora como profissional que concebe o livro como uma espécie de terapeuta. Essa leitura, além de fluída, instiga muitos insights sobre relacionamentos, escolhas, formas de ser sem nos sentirmos pressionados a seguirmos algumas pressões sociais, relacionamentos conjugais através dos tempos, inabilidade social. E creio que precisa ser lido duas vezes porque determinadas informações cruciais só chegarão até aos leitores no findar da história, mas que justificam muito das formas de ser da personagem Lígia. Outro ponto que destaco é como as pessoas chegam das formas mais inusitadas em nossas vidas vem para nos ensinar algo!
Para quem leu, vamos trocar mais ideias sobre sssa história? Comentem aqui!

Dessa_R 15/02/2024

Recomendo
Sei que o livro pode estar envolto em certos preconceitos, mas é uma leitura que senti que tenta furar essa bolha, mudar essa visão ultrapassada.
A personagem principal, mesmo com certa idade, prova para si mesma que é possível mudar e superar traumas.
É uma leitura muito interessante sobre como é positivo o modo como algumas pessoas nos ajudam a ter o estalo de mudar quando é para melhor.

Bianca S 04/04/2024

Olha... a sinopse dá a entender que vai ser um livro incrivel, com altas reflexões, super profundidade e tal...

mas, sendo bem sincera, na minha opinião, é um livro bem raso... beleza, q a mulher é fechada pra vida e basicamente o conceito do livro é mostrar q ela deve se abrir mais e viver... mas a forma como é conduzido é rasa e tem quase nada de reflexão...

além disso, achei irresponsável a forma q a terapia é mencionada no livro. acho desnecessario acrescentar que duas personagens nao "acreditam" em terapia se não vai ter nenhum contraponto pra mostrar sua importância e, pior, sem essa informacao delas nao acreditarem contribuir em absolutamente nada na história... ou seja, de forma totalmente gratuita, uma "influência negativa" e, no meu entendimento, um discurso negligente, principalmente nos dias de hoje.

definitivamente não atendeu minhas expectativas...

é uma história ok, não é de todo cansativa de ler, se desenrola ok, mas... nao cumpre oq se propõe (na minha opinião).

por outro lado, deixo aqui o parabéns por incluir a temática trans no livro. não é o contexto q eu acho o ideal, mas, ainda assim, a representatividade é interessante. uma pena que o personagem masculino foi envolvido pelo preconceito da mulher (que na verdade tinha motivações mais profundas do que puramente preconceito) e nao teve contato com a filha... achei ele meio maria vai c as outras nesse sentido. poderia ser mais firme, principalmente pelo fato de q a mae, no fim das contas, tinha outras motivações, como falei.